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Ventilador

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alexander
Sem Habilitação
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Registrado em: Seg Fev 25, 2008 10:20 pm
Nome: candy

#1

Mensagem por alexander » Seg Fev 25, 2008 11:34 pm

OLÁ AMIGOS, SOU NOVO POR AQUI, TENHO UM XANTIA 2.0 16V SX 97/98 DE VEZ EM QUANDO, O VENTILADOR DO AR CONDICIONADO NÃO ACIONA, MAS O COMPRESSOR DO AR SIM, SE EU ABRIR A RECIRCULAÇÃO, PERCEBO QUE VEM VENTO FRIO, MAS O VENTILADOR NÃO ACIONA, AS VEZES DEMORA HORAS PARA VOLTAR A FUNCIONAR, OU EU DESLIGO O CARRO E LIGO DE NOVO E PRONTO, VOLTA A ACIONAR O VENTILADOR, SERÁ QUE ALGUEM PODERIA ME DAR ALGUMA DICA SOBRE ESTE ASSUNTO? APROVEITANDO A OPORTUNIDADE TAMBÉM GOSTARIA DE REGISTRAR QUE MEU CARRO SEMPRE PRECISA DE AGUA DO ARREFECIMENTO, CHEGA A 1.5 LITROS POR SEMANA, MAS APARENTEMENTE NÃO HÁ VAZAMENTO, SÓ QUANDO SUBO ALGUMA SERRA E PARO O CARRO, PERCEBO QUE ESTÁ BORBULHANDO A ÁGUA E SAINDO PELA TAMPA DO RESERVATÓRIO, MESMO COM O LIQUIDO RAD COOL BARDHAU, NA PROPORÇÃO DE 50 A 50% COM ÁGUA, VÁLVULA TERMOSTÁTICA É NOVA, A TEMPERATURA TÁ NORMAL, SÓ UMA VEZ CHEGOU A 110°, AS VENTUINHAS ESTÃO FUNCIONANDO PERFEITAMENTE O QUE PODERIA SER ESTE PROBLEMA??


RAFAEL
Mestre Curioso
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Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Ter Fev 26, 2008 12:31 pm

Boa tarde Candy,

O problema do ventilador pode estar ligado ao tempo de uso sem manutenção adequada. Compensa gastar um pouco mais e levar o carro numa empresa especializada para fazer uma revisão, e ainda aproveitar para fazer uma higienização nos dutos.

Essa falta de manutenção pode ter oxidado alguns contatos, ou mesmo emperrado o ventilador por causa do excesso de pó, graxa antiga, etc. Na melhor das hipóteses você verá que o trabalho de manutenção preventiva realmente é necessário para qualquer veículo, na pior, verá que a falta dela pode afetar vários sistemas de várias formas diferentes.

Reservatório deixando sair água pela tampa é sinal de problema no sistema de arrefecimento, podendo ser ocasionado pela tampa do reservatório de expansão com defeito, ou mesmo pela válvula termostática ou bomba d´água com funcionamento irregular.

Convêm começar a checar pela válvula termostática. Verifique se as mangueiras da parte de cima e de baixo do radiador, estão aquecendo por igual quando o veículo atingir a temperatura normal de trabalho. Se a de baixo estiver mais fria, sensivelmente mais fria, é sinal de problema com a válvula termostática. Se a de baixo estiver mais quente que a de cima, isso pode indicar um problema com a bomba d´água. Se tudo estiver funcionando normalmente, com as temperaturas adequadas, então o problema pode estar na tampa do reservatório de expensão do sistema de arrefecimento.

O consumo excessivo de liquido pode estar ligado a perda do produto pela tampa do reservatório de expansão, ou ainda por um eventual furo no radiador do ar condicionado. A analise do sistema de ar condicionado sugerida inicialmente, irá verificar possíveis perdas no sistema de arrefecimento que podem estar associadas a utilização desse acessório.

Boa sorte!
O Administrador
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