O cara disse que tava vazando bastante e que ele tinha que ta enchendo toda vez o reservatório com água torneiral a cada usada de carro..
No que olhei, de cara já ví que era vazamento pelo duto de fluido que vem da bomba pra caixa de passagem(cavalo dagua) mas não falei nada pra não atrapalhar esse meu amigo né.
Pois bem.. dias depois passei lá novamente e era realmente o tubo que é de metal, que de tanta ferrugem, deu uns rasgos por onde vazava.
Trocado o tubo, testado o sistema colocando pressão e nada de vazar mais(com o motor desligado)
Dias depois volto lá e vejo novamente o C4 no elevador.. ai falei..
Ué.. voltou?
O mecânico disse.. a junta do cabeçote ta queimada.. vai ter q trocar.
Depois conversando com ele.. chegamos a seguinte conclusão.. o cliente desse C4 falou que as vezes a temperatura subia e ele parava o carro no aviso.. completava e tal e seguia..
só que tem uma coisa que a gente não percebe..
o sensor de temperatura mede a temperatura do fluido de arrefecimento, não do motor.. então se o fluido vaza.. o motor acaba ficando seco, inclusive o sensor também fica seco, sem contato com nada.. pra chegar o ponto do ar que tá dentro do motor aquecer a ponto de indicar no sensor que a suposta temperatura do suposto fluido que deveria estar ali subiu.. é porque o motor está muitooooo mais quente do que o sensor acha.. e ai com certeza a junta já era.
Então fica o aviso.. ta vazando fluido de arrefecimento? é resolver o quanto antes e evitar ao máximo usar o carro, pois se vazar a ponto do sensor ficar seco.. a leitura dele perde toda a confiabilidade.
Existe uns adesivos tipo selo interessantes que algumas retificas colam no motor, que tem umas bolinhas em sequencia, cada uma relacionada a uma temperatura.. quando atinge essa temperatura.. essa bolinha fica manchada permanentemente. Ele fazem isso pra invalidar a garantia do serviço caso tenha super aquecido o motor.


seria interessante achar umas dessas e colar no bloco pra gente mesmo ficar sabendo se deu cagada hehe