Recentemente mandei fazer a caixa de direção do meu XM.
Sendo ela uma Diravi, tive certa dificuldade em encontrarum empresa que se dispusesse a trocar embuxamento e componentes de vedação, mas no final acabei encontrando uma que se habilitou.
Depois de feita a peça apresentou folga no eixo da cremalheira, que foi imediatamente eliminada após a pressurização do sistema, entretanto, quando colocamos o carro para rodar com o objetivo de regular o dispositivo DIRAVI, notamos que o carro apresentava uma tendência de puxar para a esquerda.
Foram tentadas várias regulações, inclusive direcionando toda a rosca do sistema para que as rodas fossem para a esquerda, mas sem nenhum resultado, pelo contrário, quanto mais você jogava para a direita, mais ele ia para a esquerda.
A principal tentativa de regular o sistema, se baseou na teoria de que a cremalheira devria ter seus dentes divididos em número iguais, ficando o centro dela conectado ao pinhão da coluna de direção. Aproveitamos para centralizar o sistema DIRAVI também, assim como o respectivo cabo.
Após tudo montado, partimos para os testes que demonstraram que a tendência agora era de puxar para a direita, e quanto mais se jogava para a esquerda, mais ele ia para a direita.
Como não havia mais nenhuma idéia que retirasse a caixa do seu lugar, que diga-se de passagem, é muito trabalhoso, o dono da oficina onde o veículo está ( Zé da San Marino - Basilio da Cunha, 607 - Aclinação - 6215-8431 ), resolveu tentar mais alguns de seus contatos para saber se havia alguma condição especial de montagem da caixa, obtendo a informação através de um deles, de que haveria um gabarito para a montagem do sistema DIRAVI na caixa de direção.
O trabalho foi concluido ontem e a caixa está sendo montada hoje. Nos próximos dias terei as infromações sofre a aficácia do trabalho que foi feito nela.
Abraço a todos.