defeito na ventoinha do berlingo
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Boa tarde Fernando,
Seu carro pode ter um mal contato em algum ponto da fiação da ventoinha que está paralisada, ou ainda com um problema no respectivo motor. A solução é muito simples de verificar, podendo esse trabalho ser feito por qualquer eletricista.
O primeiro passo para a solução definitiva do problema, é você ter a certeza de que não tem um monstro nas mãos. É comum as pessoas terem medo de defeitos nesses e em outros carros, por acharem que eles são diferentes, como se o umbigo das pessoas ficasse em lugares diferentes dependendo do país de origem. Isso definitivamente não é verdade, assim como a ilustração do umbigo.
O sistema é igual a tantos outros que trabalham com duas ventoinhas, uma de baixa rotação que é responsável pela manutenção do nível da temperatura em condições normais, e outra para alta rotação, responsável por esse equilibrio em condições extremas, como quando o ar condicionado está em uso.
No tópico Xantia, nosso colega Pedro Prado ilustra o funcionamento desse dispositivo e dismistifica tudo o que é dito nos balcões de padaria existentes neste país.
Seu carro pode ter um mal contato em algum ponto da fiação da ventoinha que está paralisada, ou ainda com um problema no respectivo motor. A solução é muito simples de verificar, podendo esse trabalho ser feito por qualquer eletricista.
O primeiro passo para a solução definitiva do problema, é você ter a certeza de que não tem um monstro nas mãos. É comum as pessoas terem medo de defeitos nesses e em outros carros, por acharem que eles são diferentes, como se o umbigo das pessoas ficasse em lugares diferentes dependendo do país de origem. Isso definitivamente não é verdade, assim como a ilustração do umbigo.
O sistema é igual a tantos outros que trabalham com duas ventoinhas, uma de baixa rotação que é responsável pela manutenção do nível da temperatura em condições normais, e outra para alta rotação, responsável por esse equilibrio em condições extremas, como quando o ar condicionado está em uso.
No tópico Xantia, nosso colega Pedro Prado ilustra o funcionamento desse dispositivo e dismistifica tudo o que é dito nos balcões de padaria existentes neste país.
O Administrador
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\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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[quote name='fernandolbere' post='868' date='Dec 2 2007, 03:54 PM']
Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando
[/quote]
AQUECIMENTO DO MOTOR ( ARREFECIMENTO )
Encontrei a solução para este problema de aquecimento do BERLINGO, trata-se de 3 relés que ficam junto aos ventiladores na parte frontal do motor ( em frente ao radioador ).
Estes relés oxidam e danificam por umidade, eles estão dentro de um recipiente plástico entre os ventiladores, isto no meu caso um BERLINGO 1.6 16V 2005.
Trouqei os relés e tudo voltou ao normal, quando a temperatura atinge 65 graus, ambos os ventiladores entram em baixa velocidade, quando a temperatura atinge 90 graus os dois já rodando aumentam suas velocidades baixando rapidamente a temperatura.
Se alguém for realizar este trabalho e sentir dificuldade, tenho o manual de serviço completo do carro portanto posso orientá-los a executar corretamente o reparo, entre em contato comigo, farei um procedimento para execução dos serviços de manutenção do seu sistema de arrefecimento OK.
Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando
[/quote]
AQUECIMENTO DO MOTOR ( ARREFECIMENTO )
Encontrei a solução para este problema de aquecimento do BERLINGO, trata-se de 3 relés que ficam junto aos ventiladores na parte frontal do motor ( em frente ao radioador ).
Estes relés oxidam e danificam por umidade, eles estão dentro de um recipiente plástico entre os ventiladores, isto no meu caso um BERLINGO 1.6 16V 2005.
Trouqei os relés e tudo voltou ao normal, quando a temperatura atinge 65 graus, ambos os ventiladores entram em baixa velocidade, quando a temperatura atinge 90 graus os dois já rodando aumentam suas velocidades baixando rapidamente a temperatura.
Se alguém for realizar este trabalho e sentir dificuldade, tenho o manual de serviço completo do carro portanto posso orientá-los a executar corretamente o reparo, entre em contato comigo, farei um procedimento para execução dos serviços de manutenção do seu sistema de arrefecimento OK.
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Jan 08, 2011 6:15 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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Uma das ventoinhas do Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está parada. Já li alguns posts aqui e tentei até trocar os reles de posição. Não adiantou. Agora vou tentar tirar o motor da ventoinha para "ver" se o problema é lá. Um dos problemas que eu percebi é que em trânsito pesado e dia muito quente, o ar condicionado pára de funcionar. A marcação da temperatura do motor não passa dos 3/4 (não sei dizer a temperatura). Algum comentário?
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Desculpe-me pela demora, estava viajando.
Não basta só trocar os relés deve olhar internamente para ver se eles não estão danificados, dificilmente é o motor do ventilador, mas pode acontecer.
Quando em dia muito quente o ponteiro sobe a 90 graus 3/4 do curso como você citou, entra então os ventiladores em alta velocidade, mas deveria ter acionado 2 ventiladores em média velocidade antes ( está ai o defeito ).
O ideal é o ponetiro ficar próximo ao centro do curso do medidor aproximadamente 2mm depois, não deve aproximar-se do fim de escala ou 3/4 do curso.
Observação: os reles tem internamente um resistor de 390 ohms em paralelo com a bobina, mas você só verá isto se retirar a tampinha do rele, use um multimetro para medir a bobina poderá estar aberta ( abra o relé e olhe dentro dele ).
Ao abrir o relé, observe se os contatos estão carbonizados, pretos chamuscados, se estiver limpe-os, se estiver muito ruim, a solução é trocá-los.
Caso não tenha experiência com eletrônica, leve o relé para alguém que conheça.
Nota: não se deve colocar relés sem o resistor de 390 Ohms ( falo mais detalhadamente em outro tópico ), ele protege o circuito de comando dos ventiladors
Caso necessite, entre em contato novamente OK.
Não basta só trocar os relés deve olhar internamente para ver se eles não estão danificados, dificilmente é o motor do ventilador, mas pode acontecer.
Quando em dia muito quente o ponteiro sobe a 90 graus 3/4 do curso como você citou, entra então os ventiladores em alta velocidade, mas deveria ter acionado 2 ventiladores em média velocidade antes ( está ai o defeito ).
O ideal é o ponetiro ficar próximo ao centro do curso do medidor aproximadamente 2mm depois, não deve aproximar-se do fim de escala ou 3/4 do curso.
Observação: os reles tem internamente um resistor de 390 ohms em paralelo com a bobina, mas você só verá isto se retirar a tampinha do rele, use um multimetro para medir a bobina poderá estar aberta ( abra o relé e olhe dentro dele ).
Ao abrir o relé, observe se os contatos estão carbonizados, pretos chamuscados, se estiver limpe-os, se estiver muito ruim, a solução é trocá-los.
Caso não tenha experiência com eletrônica, leve o relé para alguém que conheça.
Nota: não se deve colocar relés sem o resistor de 390 Ohms ( falo mais detalhadamente em outro tópico ), ele protege o circuito de comando dos ventiladors
Caso necessite, entre em contato novamente OK.
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Jan 08, 2011 6:33 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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Acho que o assunto está bem caracterizado, mas gostaria de dar o depoimento da minha experiência de amador em termos de mecânica/elétrica.
1- O meu Berlingo estava com somente uma ventoinha funcionando
2- Em dias de muito calor e trânsito parado, ou quase, em São Paulo, o ar condicionado parava de funcionar.
3- Li os posts neste forum e cheguei até os relês
4- Retirei os dito cujos, limpei os contatos (perninhas), testei em posições trocadas e NADA.
5- Li com mais cuidado e percebi que não estava fazendo a coisa certa
6- Retirei os relês, abri (é fácil), e olhei os contatos INTERNOS
7- Dois dos relês estavam como que tivessem sido instalados recentemente, estavam novinhos
8- O terceiro estava com uma "oxidação" danada
9- Lixei, limpei os contatos em DUAS posições (dois contatos - um pequeno de contatos bilaterais e outro maior com contato unilateral)
10- Recoloquei os relês e NADA
11- Como uma última tentativa troquei os relês (ois dois de cima), agora com os contatos bem limpinhos e CHABUNGA!!!! funcionou
12- E continua funcionando como deveria, ou seja, em dois estágios de velocidade
13- Como o relê estava um tanto acabado, vou comprar um novo e substituir
Moral da história: Valeu pessoal pelas informações certeiras
1- O meu Berlingo estava com somente uma ventoinha funcionando
2- Em dias de muito calor e trânsito parado, ou quase, em São Paulo, o ar condicionado parava de funcionar.
3- Li os posts neste forum e cheguei até os relês
4- Retirei os dito cujos, limpei os contatos (perninhas), testei em posições trocadas e NADA.
5- Li com mais cuidado e percebi que não estava fazendo a coisa certa
6- Retirei os relês, abri (é fácil), e olhei os contatos INTERNOS
7- Dois dos relês estavam como que tivessem sido instalados recentemente, estavam novinhos
8- O terceiro estava com uma "oxidação" danada
9- Lixei, limpei os contatos em DUAS posições (dois contatos - um pequeno de contatos bilaterais e outro maior com contato unilateral)
10- Recoloquei os relês e NADA
11- Como uma última tentativa troquei os relês (ois dois de cima), agora com os contatos bem limpinhos e CHABUNGA!!!! funcionou
12- E continua funcionando como deveria, ou seja, em dois estágios de velocidade
13- Como o relê estava um tanto acabado, vou comprar um novo e substituir
Moral da história: Valeu pessoal pelas informações certeiras
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Aqui estão todos os detalhes :
<a href="index.php?act=ST&f=13&t=586&st=0#entry6518" target="_blank">index.php?ac...&st=0#entry6518</a>
<a href="index.php?act=ST&f=13&t=586&st=0#entry6518" target="_blank">index.php?ac...&st=0#entry6518</a>
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Dez 17, 2011 8:20 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Gostaria de dar mais uma contribuição.
-Um dos ventiladores do Berlingo estava parado. Abri a caixa de reles (existem 3 reles formando um triângulo), como o nosso amigo ARREDIO postou, lixei os contatos, recoloquei e ... nada.
- Retirei e olhei com mais atenção e percebi que um dos contatos da lingueta já nem tinha mais "a bolinha" de contato e aparecia o orifício onde deveria ter o contato. Além disso, o intrerior já estava muito esfumaçado.
- Comprei dois reles da DNI, um 0139 e outro 0140. Instalei o 0140 e nada.
- Retirei outro rele original e percebi que a folga na lingueta, apesar de ainda ter a "bolinha" do contato, já estava um tanto grande. Isso é questão de décimos de milímetros mesmo.
- Coloquei o outro rele (0139) e... funcionou, ou melhor, os dois ventiladores voltaram a funcionar.
Minhas conclusões:
- para o Berlingo 1.6 16V 2005/2005, servem os reles da marca DNI (0139 ou 0140), para o circuito dos motoventiladores/ventoinha;
- a única diferença entre o 0139 e o 0140 é uma "abinha"/suporte externo à caixa do rele 0140 e que pode/deve ser cortada para instalar, senão não cabe a tampa da caixa dos reles.
- como postado pelo ARREDIO, esses reles não têm o resistor de 390 Ohms. Não sei o que pode prejudicar o circuito com esse componente a menos nos reles.
- no catálogo em papel da DNI o 0139 é o indicado para o Berlingo.
- não adianta lixar os contatos se esses já estiverem um tanto gastos
- paguei cerca de R$7,50 em cada rele.
- Faça você mesmo: você irá precisar de uma chave torx (infelizmente, agora não sei a medida) e uma chave philips bem pequena. No total são 5 parafusos somente. Dois deles (torx) estão escondidos ao lado da grade frontal. Acho que tem um posto mostrando como se encontra esses parafusos.
Espero ter ajudado!
-Um dos ventiladores do Berlingo estava parado. Abri a caixa de reles (existem 3 reles formando um triângulo), como o nosso amigo ARREDIO postou, lixei os contatos, recoloquei e ... nada.
- Retirei e olhei com mais atenção e percebi que um dos contatos da lingueta já nem tinha mais "a bolinha" de contato e aparecia o orifício onde deveria ter o contato. Além disso, o intrerior já estava muito esfumaçado.
- Comprei dois reles da DNI, um 0139 e outro 0140. Instalei o 0140 e nada.
- Retirei outro rele original e percebi que a folga na lingueta, apesar de ainda ter a "bolinha" do contato, já estava um tanto grande. Isso é questão de décimos de milímetros mesmo.
- Coloquei o outro rele (0139) e... funcionou, ou melhor, os dois ventiladores voltaram a funcionar.
Minhas conclusões:
- para o Berlingo 1.6 16V 2005/2005, servem os reles da marca DNI (0139 ou 0140), para o circuito dos motoventiladores/ventoinha;
- a única diferença entre o 0139 e o 0140 é uma "abinha"/suporte externo à caixa do rele 0140 e que pode/deve ser cortada para instalar, senão não cabe a tampa da caixa dos reles.
- como postado pelo ARREDIO, esses reles não têm o resistor de 390 Ohms. Não sei o que pode prejudicar o circuito com esse componente a menos nos reles.
- no catálogo em papel da DNI o 0139 é o indicado para o Berlingo.
- não adianta lixar os contatos se esses já estiverem um tanto gastos
- paguei cerca de R$7,50 em cada rele.
- Faça você mesmo: você irá precisar de uma chave torx (infelizmente, agora não sei a medida) e uma chave philips bem pequena. No total são 5 parafusos somente. Dois deles (torx) estão escondidos ao lado da grade frontal. Acho que tem um posto mostrando como se encontra esses parafusos.
Espero ter ajudado!
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[quote name='prata' post='12400' date='Feb 24 2011, 08:11 AM']
Aparentemente um dos ventiladores (o mesmo que estava parado antes da troca do rele) parou novamente. Vou verificar e coloco um relatório aqui no forum.
[/quote]
Se for necessário mexer no relé, coloque aquele resistor ( 390 ohms ) em paralelo com a bobina dele, para testar o ventilador pode-se colocar 12V direto nele e ver se roda......
Boa sorte..
Aparentemente um dos ventiladores (o mesmo que estava parado antes da troca do rele) parou novamente. Vou verificar e coloco um relatório aqui no forum.
[/quote]
Se for necessário mexer no relé, coloque aquele resistor ( 390 ohms ) em paralelo com a bobina dele, para testar o ventilador pode-se colocar 12V direto nele e ver se roda......
Boa sorte..
Editado pela última vez por Arredio em Qui Fev 24, 2011 12:32 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Em janeiro eu substitui dois reles do conjunto dos ventiladores do radiador. Coloquei, em função da disponibilidade um DNI 139 e um DNI 140. Após algumas semanas, verifiquei (como ja relatado neste fórum) que um dos ventiladores estava parado. Abri novamente a caixa de reles, abri os reles e observei que o DNI 140 estava com o contato quase totalmente exaurido. Limpei, lixei e recoloquei. Não funcionou. Troquei os reles de posição e, funcionou. No catálogo impresso da DNI, o 139 é o recomendado para o Berlingo, mas não sei se o catálogo era atual. Alguém tem outra informação que não seja do site da DNI? Aparentemente, o 139 é melhor construído, até a carcaça é mais firme.
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- Curioso
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<!--coloro:#FF0000b--><span style="color:#FF0000b"><!--/coloro-->Meu amigo PRATA como vai...?
Você colocou o danadinho do resistor de 390 Ohms em paralelo com a bobina do relé, ele evita que o rele feche e abra enumeras vezes ao comandar-se a entrada e saída dele....chamamos este efeito de MATRAQUEAR...?.
Este efeito é um dos mais prejudiciais efeitos em um relé, ele danifica os contatos e carboniza eles, para ter uma idéia, o meu DNI 140 funciona até hoje sem nenhum problema....
Espero ter ajudado...
Abraço<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Você colocou o danadinho do resistor de 390 Ohms em paralelo com a bobina do relé, ele evita que o rele feche e abra enumeras vezes ao comandar-se a entrada e saída dele....chamamos este efeito de MATRAQUEAR...?.
Este efeito é um dos mais prejudiciais efeitos em um relé, ele danifica os contatos e carboniza eles, para ter uma idéia, o meu DNI 140 funciona até hoje sem nenhum problema....
Espero ter ajudado...
Abraço<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Dom Jan 01, 2012 9:38 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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