C5 USADO: DOR DE CABEÇA OU ALEGRIA?
Olá pessoal. Tenho um Xsara Break 2.0 16V automático 2001 e gosto tanto do carro que penso em comprar um C5 Break 2002. O meu medo é de uma manutanção bem mais cara que o Xsara, e essa suspensão me parece bem sofisticada e cara caso dê problemas. O que vocês acham? Li algumas opiniões no fórum do best cars e não gostei muito. Fico feliz por ter esse espaço, pois encontrei uma ótima loja de peças para o meu Citroen nesse fórum, entre outras coisas.
Boa noite Khristian,
O que podemos dizer é que tudo tem o seu preço.
A relação custo por beneficios, nesse caso, tem que ser medida não apenas pelo custo de reparação do C5 em relação ao seu Xsara, mas pelo que ele vai te proporcionar em conforto, segurança e, em se tratando de uma versão break, o espaço não pode ser esquecido.
Mesmo com um custo mais elevado que o do seu carro atual, "sustentar" um C5 ainda é mais barato que manter um Audi, uma BMW ou um Mercedes.
O que podemos dizer é que tudo tem o seu preço.
A relação custo por beneficios, nesse caso, tem que ser medida não apenas pelo custo de reparação do C5 em relação ao seu Xsara, mas pelo que ele vai te proporcionar em conforto, segurança e, em se tratando de uma versão break, o espaço não pode ser esquecido.
Mesmo com um custo mais elevado que o do seu carro atual, "sustentar" um C5 ainda é mais barato que manter um Audi, uma BMW ou um Mercedes.
O Administrador
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O meu próximo sonho é um C5 break ano 2006... isso para daqui uns 5 anos, quando eu acabar de pagar meu Xsara! hhehehehehehehe
Realmente, eu já ouvi algumas reclamações sobre o C5, primeira versão... mas se trata de um carro MUITO TOP, num preço muito bom (compra-se um por R$35.000).
Comprou o carro, ou não???
abraço!!!
Realmente, eu já ouvi algumas reclamações sobre o C5, primeira versão... mas se trata de um carro MUITO TOP, num preço muito bom (compra-se um por R$35.000).
Comprou o carro, ou não???
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Boa noite pessoal,
A versão intermediária do C5 realmente ficou muito bonita. A primeira não me agradou muito porque o visual distoou muito do Xantia, inclusive o tamanho.
Há uma tendência bastante forte de que a suspensão hidro seja colocada de lado em beneficio da diminuição dos custos de fabricação do carro, e isso fica muito evidente no modelo mais novo que conta com esse sistema somente na parte traseira do carro, e ainda como opcional.
Uma pena. Imagino o que seria de um C5 com suspensão Activa de 10 esferas com comando computadorizado de última geração.
A versão intermediária do C5 realmente ficou muito bonita. A primeira não me agradou muito porque o visual distoou muito do Xantia, inclusive o tamanho.
Há uma tendência bastante forte de que a suspensão hidro seja colocada de lado em beneficio da diminuição dos custos de fabricação do carro, e isso fica muito evidente no modelo mais novo que conta com esse sistema somente na parte traseira do carro, e ainda como opcional.
Uma pena. Imagino o que seria de um C5 com suspensão Activa de 10 esferas com comando computadorizado de última geração.
Ainda por aqui!
Olas o/
Comprei um C5 2003 ha um mes, e o que posso dizer eh que em questao de conforto realmente nao tem igual, dirigibilidade eh fantastica e ainda eh bonitao =)
Pelo lado negativo tem o fato de que nao dah pra ver o capo do carro, nao importa que ajuste vc use no banco, mas com o tempo acho que acostuma.
Outra coisa eh que o meu tah gastando horrores de gasolina, 5km/l... Mas creio uma troca de velas ou uma regulagem da injecao resolva...
Meu dilema agora eh se tiro o CD player original pra por um com MP3... qdo olho pro painel sinto que eh um pecado fazer isso... alguem ja conseguiu alguma solucao pra esse impasse por aqui?
Bom, as primeiras impressoes sao essas... fico feliz em ter encontrado um clube de proprietarios de Citroen, eu era fazia parte do Vectra Clube (meu carro anterior) e lah era muito movimentado, com o tempo espero que aqui chegue perto disso =)
Comprei um C5 2003 ha um mes, e o que posso dizer eh que em questao de conforto realmente nao tem igual, dirigibilidade eh fantastica e ainda eh bonitao =)
Pelo lado negativo tem o fato de que nao dah pra ver o capo do carro, nao importa que ajuste vc use no banco, mas com o tempo acho que acostuma.
Outra coisa eh que o meu tah gastando horrores de gasolina, 5km/l... Mas creio uma troca de velas ou uma regulagem da injecao resolva...
Meu dilema agora eh se tiro o CD player original pra por um com MP3... qdo olho pro painel sinto que eh um pecado fazer isso... alguem ja conseguiu alguma solucao pra esse impasse por aqui?
Bom, as primeiras impressoes sao essas... fico feliz em ter encontrado um clube de proprietarios de Citroen, eu era fazia parte do Vectra Clube (meu carro anterior) e lah era muito movimentado, com o tempo espero que aqui chegue perto disso =)
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Bem vindo Sapphire!
Essas coisas de dirigibilidade, a gente se adapta! Eu tinha uma ipanema e hoje tenho um Xsara... no começo eu não tinha facilidade com o espaço na traseira, mas já me acostumei :) A gente sempre se acostuma com o melhor! heheheh
O seu consumo ta alto mesmo... qual o seu motor???? Faça uma revisão por inteiro, trocando as velas, óleo, água, enfim... nunca sabemos como o dono anterior tratava o carro...
Sabe, eu já participei de fóruns MUITO movimentados... mas isso tem o seu lado ruim... pq gente em excesso, pode causar muito problema... e quantidade não é qualidade!
Aqui vc sempre encontra alguém que venha a poder te ajudar...
Boa sorte!!!
Abraço!
Essas coisas de dirigibilidade, a gente se adapta! Eu tinha uma ipanema e hoje tenho um Xsara... no começo eu não tinha facilidade com o espaço na traseira, mas já me acostumei :) A gente sempre se acostuma com o melhor! heheheh
O seu consumo ta alto mesmo... qual o seu motor???? Faça uma revisão por inteiro, trocando as velas, óleo, água, enfim... nunca sabemos como o dono anterior tratava o carro...
Sabe, eu já participei de fóruns MUITO movimentados... mas isso tem o seu lado ruim... pq gente em excesso, pode causar muito problema... e quantidade não é qualidade!
Aqui vc sempre encontra alguém que venha a poder te ajudar...
Boa sorte!!!
Abraço!
Valeu =)
Bom, se nao dah pra ver o capo, pelo menos tem o santo sensor de distancia na traseira, jah eh uma ajuda inestimavel xD
O meu eh 2.0 Exclusive... nem se fosse V6 acho que era pra gastar tudo isso, qto mais 2.0 xD
Vou indicar aqui pra um amigo meu, ele tem uma Xantia Break, inclusive foi ele quem me indicou o C5, ate entao nunca nem tinha visto esse carro, alias nem sabia que existia hehehe
Bom, se nao dah pra ver o capo, pelo menos tem o santo sensor de distancia na traseira, jah eh uma ajuda inestimavel xD
O meu eh 2.0 Exclusive... nem se fosse V6 acho que era pra gastar tudo isso, qto mais 2.0 xD
Vou indicar aqui pra um amigo meu, ele tem uma Xantia Break, inclusive foi ele quem me indicou o C5, ate entao nunca nem tinha visto esse carro, alias nem sabia que existia hehehe
Olá galera assim como os demais amigos fiquei muito mais seguro depois que conheci esse site..alias ja comprei algumas peças e consegui ter uma noçao maior dos ``CITROENSS`` ..seguinte comprei um Xm 94 Turbo Ct turbina fumando enfim uma judiaçao fizeram com o carro..mas digamos que ele tem ´´PEDIGREE`` entao vou ajeitando ele sem pressa..bom coloquei a criança pra funcionar e nao é que ele pegou de lata? surpresa minha só ergueu a traseira..como começou a fumar demais desliguei (CALMA GENTE ESTAVA ACOMPANHADO DE MEU MECANICO) preciso de um HELP pois estou meio perdido..abraço e parabens pelas informaçoes!! marcelomaza@ig.com.br
Fui proprietário de 3 C5 (2003, 2004 modelo 2005 e 2006). Sou duvidoso para falar mas o carro na minha opinião é excelente. Não tenho muitos problemas mecânicos a não ser as manutenções periódicas, porém como sou proprietário de oficina, executo tudo aqui mesmo. O custo realmente é um pouco elevado, mas se for colocar na balança o gasto é bem menor que qualquer um da linha audi por exemplo, e traz o mesmo conforto.
Boa tarde a todos
sou um feliz proprietário de uma C5 Break 2.0 exclusive, alias, depois que eu comprei meu primeiro citroen, não mudei mais de marca, e meu sonho era a C5 break. Na verdade lá dentro do meu âmago, eu queria mesmo um Xsara VTS, mas como tenho familia é muita adrenalina. Só para dar um auxilio para a Sapphire (espero que ela não tenha tirado o CD original) é colocar um DVD com opção de MP3, fica dentro do portaluvas e você não tira o original. Foi isso que fiz no meu e estou super satisfeito, tecnologia acalma criança. A propósito, alguem já viu um C5 break tunado? To procurando ...Abraço a todos
sou um feliz proprietário de uma C5 Break 2.0 exclusive, alias, depois que eu comprei meu primeiro citroen, não mudei mais de marca, e meu sonho era a C5 break. Na verdade lá dentro do meu âmago, eu queria mesmo um Xsara VTS, mas como tenho familia é muita adrenalina. Só para dar um auxilio para a Sapphire (espero que ela não tenha tirado o CD original) é colocar um DVD com opção de MP3, fica dentro do portaluvas e você não tira o original. Foi isso que fiz no meu e estou super satisfeito, tecnologia acalma criança. A propósito, alguem já viu um C5 break tunado? To procurando ...Abraço a todos
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Bem vindo C5 no sangue,
Esse modelo que você postou - linha 2009, tem um design muito forte.
Tanto o sedan quando a station ficaram com uma linha fantástica, ficando como ponto negativo, a suspensão hidro apenas como opcional, num modelo desse porte, com o preço de carro de luxo, e na contramão da história, já que várias montadoras estão fazendo uso desse tipo de suspensão nos modelos mais novos de suas linhas.
Esse modelo que você postou - linha 2009, tem um design muito forte.
Tanto o sedan quando a station ficaram com uma linha fantástica, ficando como ponto negativo, a suspensão hidro apenas como opcional, num modelo desse porte, com o preço de carro de luxo, e na contramão da história, já que várias montadoras estão fazendo uso desse tipo de suspensão nos modelos mais novos de suas linhas.
Ainda por aqui!
C5 Break tem um design bem original, eu acho bem legal. Mas se C5 sedan ja eh dificil de achar, qto mais Break... e ainda mais tunado hehehe
Sobre o CD, eu nao tirei ainda, o dilema me consome hehe
Vc disse pra pra por um DVD, mas vc conseguiu ligar no sistema de som do carro? Se sim, como vc fez?
Bom, agora depois de 5 meses com o carro, continuo com a mesma opiniao, conforto inigualavel. Anda muito bem na estrada tb, troquei as velas e o consumo baixou um bocado, agora tah uns 8 na cidade de 10~11 na estrada, mais condizente com um motor 2.0. Uma quinta marcha seria bem vinda, jah que a 170 km/h fica a quase 5000 RPM, mas fazer o que xD
Unica coisa grave que aconteceu foi um vazmento de oleo do cambio, era um retentor, mas felizmente ainda tah na garantia e a concessionaria arcou com o conserto, embora tenha me deixado belas 2 semanas e meia de molho, de resto, tudo tranquilo.
Sobre o CD, eu nao tirei ainda, o dilema me consome hehe
Vc disse pra pra por um DVD, mas vc conseguiu ligar no sistema de som do carro? Se sim, como vc fez?
Bom, agora depois de 5 meses com o carro, continuo com a mesma opiniao, conforto inigualavel. Anda muito bem na estrada tb, troquei as velas e o consumo baixou um bocado, agora tah uns 8 na cidade de 10~11 na estrada, mais condizente com um motor 2.0. Uma quinta marcha seria bem vinda, jah que a 170 km/h fica a quase 5000 RPM, mas fazer o que xD
Unica coisa grave que aconteceu foi um vazmento de oleo do cambio, era um retentor, mas felizmente ainda tah na garantia e a concessionaria arcou com o conserto, embora tenha me deixado belas 2 semanas e meia de molho, de resto, tudo tranquilo.
Como novo membro, gostaria de saudar os participantes do Citroën Clube.
Bem pessoal, minha adesão ao grupo, foi devido ao interesse em comum nos veículos da Marca.
Pessoal, Estou vendo que minhas dúvidas são as mesmas de outros, que já quiseram comprar um Citroen. Pois bem, fui comprar um Picasso(05/05-automatico-azul 50.000km) e fiquei babando por um C5 (03/03-manual-prata-90.000km), Desde então estou buscando informações sobre o carro. Ja descobri que o motor é o mesmo 2.0-16V do Xsara e sobre esse não tenho preocupações dada a opção de peças de reposição.
Agora sobre a suspensão, li alguns artigos e até um video postado pelo Sr Adminstrador, mas confesso que não consegui concluir seu funcionamento.
Sei que na industria, sistemas hidraulicos são bastantes confiáveis e de baixa manutenção e custo, porém no carro não sei como fica. Alguem poderia me dizer a manutençao preventiva que terei com um carro com quase 100mil km no que se refere a suspensão?
O Carro apresenta um bom trato, dado seu estado interno e a carroceria bem alinhada.
Atenciosamente,
Saudações aos Participantes!!
Bem pessoal, minha adesão ao grupo, foi devido ao interesse em comum nos veículos da Marca.
Pessoal, Estou vendo que minhas dúvidas são as mesmas de outros, que já quiseram comprar um Citroen. Pois bem, fui comprar um Picasso(05/05-automatico-azul 50.000km) e fiquei babando por um C5 (03/03-manual-prata-90.000km), Desde então estou buscando informações sobre o carro. Ja descobri que o motor é o mesmo 2.0-16V do Xsara e sobre esse não tenho preocupações dada a opção de peças de reposição.
Agora sobre a suspensão, li alguns artigos e até um video postado pelo Sr Adminstrador, mas confesso que não consegui concluir seu funcionamento.
Sei que na industria, sistemas hidraulicos são bastantes confiáveis e de baixa manutenção e custo, porém no carro não sei como fica. Alguem poderia me dizer a manutençao preventiva que terei com um carro com quase 100mil km no que se refere a suspensão?
O Carro apresenta um bom trato, dado seu estado interno e a carroceria bem alinhada.
Atenciosamente,
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- Curioso
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Bem vindo Phantomas,
A suspensão hidráulica requer atenção quanto ao ressecamento das mangueiras, troca periódica do fluído hidráulico - pelo menos uma vez por ano ou um pouco mais que isso, além de ficar de olho em eventuais vazamentos.
Podem acontecer problemas devido a ação dos componentes, claro, afinal, apesar de ter eletrônica envolvida, a ação propriamente dita é hidromecânica suscitando desgaste principalmente nos componentes móveis, mas nada que preocupe além do necessário.
Não sei se você já dirigiu um carro desses; se não, sugiro que o faça, você verá que as suas impressões iniciais não chegam nem perto da realidade.
Abraço!
A suspensão hidráulica requer atenção quanto ao ressecamento das mangueiras, troca periódica do fluído hidráulico - pelo menos uma vez por ano ou um pouco mais que isso, além de ficar de olho em eventuais vazamentos.
Podem acontecer problemas devido a ação dos componentes, claro, afinal, apesar de ter eletrônica envolvida, a ação propriamente dita é hidromecânica suscitando desgaste principalmente nos componentes móveis, mas nada que preocupe além do necessário.
Não sei se você já dirigiu um carro desses; se não, sugiro que o faça, você verá que as suas impressões iniciais não chegam nem perto da realidade.
Abraço!
- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
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Olá Phantomas, e bem-vindo.
O sistema hidráulico do C5 é simplificado em relação ao do Xantia. O que podia ser substituído por eletrônica foi e o freio foi separado do sistema. Por isso, o fluido hidráulico mudou (é o LDS ao invés do LHM), e sua vida útil aumentou bastante. Para você ter uma idéia, o LHM do Xantia dura 40 mil km (conforme recomendado no manual), enquanto o LDS dura cerca de 100 mil. A razão principal é que, como o circuito de freios é separado, o LDS não sofre aquecimentos excessivos. A outra peça hidráulica, a esfera (o C5 tem 6), também dura bastante mais que o Xantia, cerca de 100 mil km, também. A cablagem é quase toda de tubos de aço e também muito mais robusta que a do Xantia, que usa mangueiras de borracha.
Os C5 que foram importados para o Brasil vieram com a suspensão hydractive 3+, que tem gerenciamento eletrônico. Cada terminal em cada roda escolhe um dentre 16 níveis de firmeza dependendo do curso da suspensão e da velocidade do carro. Quando funciona bem, o sistema é bastante superior à suspensão metálica, associando conforto com firmeza. Como disse o Rafael, é ver para crer.
Normalmente os problemas do C5 estão associados à parte elétrica, nada que seja muito problemático, mas você deve encontrar um bom mecânico. A parte hidráulica é bastante confiável e a parte mecânica, como você disse, é bastante similar à do Xsara Picasso.
Boa sorte com a nave! Eu hei de comprar um, quando chegar a hora de passar meu Xantia para frente!
O sistema hidráulico do C5 é simplificado em relação ao do Xantia. O que podia ser substituído por eletrônica foi e o freio foi separado do sistema. Por isso, o fluido hidráulico mudou (é o LDS ao invés do LHM), e sua vida útil aumentou bastante. Para você ter uma idéia, o LHM do Xantia dura 40 mil km (conforme recomendado no manual), enquanto o LDS dura cerca de 100 mil. A razão principal é que, como o circuito de freios é separado, o LDS não sofre aquecimentos excessivos. A outra peça hidráulica, a esfera (o C5 tem 6), também dura bastante mais que o Xantia, cerca de 100 mil km, também. A cablagem é quase toda de tubos de aço e também muito mais robusta que a do Xantia, que usa mangueiras de borracha.
Os C5 que foram importados para o Brasil vieram com a suspensão hydractive 3+, que tem gerenciamento eletrônico. Cada terminal em cada roda escolhe um dentre 16 níveis de firmeza dependendo do curso da suspensão e da velocidade do carro. Quando funciona bem, o sistema é bastante superior à suspensão metálica, associando conforto com firmeza. Como disse o Rafael, é ver para crer.
Normalmente os problemas do C5 estão associados à parte elétrica, nada que seja muito problemático, mas você deve encontrar um bom mecânico. A parte hidráulica é bastante confiável e a parte mecânica, como você disse, é bastante similar à do Xsara Picasso.
Boa sorte com a nave! Eu hei de comprar um, quando chegar a hora de passar meu Xantia para frente!
Editado pela última vez por Bruno.Carneiro.da.Cunha em Ter Mar 10, 2009 9:36 am, em um total de 1 vez.