[quote name='dksBR' date='Feb 23 2014, 03:44 AM' post='23983']
Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^
1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs
"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."
2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?
3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?
Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.
4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs..
Um forte abraço, e obrigado! ;)
[/quote]
:D Prezado dksBR,
o caminho, no Lexia3, para visualizar o funcionamento da caixa é o seguinte: ao invés de
"Teste Global", vá no teste individual ou
"Teste Componente". Lá, com o motor ligado, vá a leitura de dados. No teste global também é possível ver o funcionamento da caixa em tempo real. Clique no
"AL4" com o motor ligado e clique, depois, em
"visualizar dados", que aparecerão todos os dados da caixa de marchas.
Tô falando meio por alto porque eu não trouxe o AL4 aqui para os EUA... :998348:
Com o motor funcionando, observe a pressão da caixa depois dos 68ºC, que deve icar acima dos 2 bars.
Se não estiver, a caixa está com problemas... Uma coisa que me chama especial atenção na questão dos trancos é que as AL4 usam demais as
"cintas de freio" para a adequação da rotação das engrenagens internas e tal uso exagerado das cintas acaba por as levar a desgaste prematuro quando o óleo está deteriorado. Tua caixa está dando trancos nas reduções e entrando em modo de emergência em ladeiras, o que
"bate" exatamente com o defeito que apareceu na caixa de um amigo nosso, que tem uma Picasso, e que é o
"RGDL".
Pelo que me lembro, ele estava cogitando do defeito da caixa dele estar em uma das solenóides, caso em que te aconselho a levar o carro a um bom mecânico de caixa automática. É que uma das solenóides controla o eixo piloto que faz o
"lock up" do conversor de torque e parece ser este um dos defeitos da tua caixa. Quando este solenóide tem de uncionar, para travar o conversor e impedir que gire em falso, aparece o defeito...
Se o amigo
"resetar" a caixa via Lexia3 e os problemas sumirem por alguns quilômetros, troca o óleo desta caixa logo, pois o problema está nele e não na parte eletrônica ou mecânica da caixa. Agora, se o
"reset" não resultar no sumiço dos trancos, há alguma coisa errada na caixa.
É isto que o amigo tem de pesquisar e é por isso que estou te aconselhando o
"reset" da caixa, antes de falar em defeito mecânico propriamente dito.
Quanto ao óleo DEXRON VI, ele é totalmente compatível quimicamente com o DEXRON III, de modo que uma pequena mistura entre ambos não descaracterizará o DEXRON VI. Procure, obviamente, limpar o máximo possível o interior da caixa.
Qunato a rodar com o carro, falei que é suficiente ligar o carro no elevador e acelerar o mesmo em
"Drive", de modo que as marchas sejam passadas, para o óleo percorrer o interior do
"corpo de válvulas" da caixa AL4.
A pressão de funcionamento é muito grande no interior da caixa e a limpeza do corpo de válvulas não é demorada. Liga o motor e deixa em
"drive" por uns 5 minutos. Depois, engata a marcha a ré também, para uma limpeza mais completa.
E o serviço estará feito!
Um abraço grande, meu amigo,
Xamã