Temperatura acima dos 90 graus... é normal
O meu xantia quando fica no transito, o marcador fica nos 100 /110 graus... daí o ventilador aciona e cai para 100 graus novamente e sobe até 110...
A valvula termostática que fica perto do cabeçote possui 3 sensores: azul, marrom e verde...
Já troquei o marrom (a do meio) e percebi que é esse que aciona a ventoinha, mas continua com temperatura alta. Tenho quase certeza que não é problema de relógio...
Alguém sabe quais as funções dos outros dois sensores (azul e verde)? Acho que um é que vai para o relógio e o outro abre/fecha o termostato... Alguém confirma isso? Tem sugestões?
Abraços,
A valvula termostática que fica perto do cabeçote possui 3 sensores: azul, marrom e verde...
Já troquei o marrom (a do meio) e percebi que é esse que aciona a ventoinha, mas continua com temperatura alta. Tenho quase certeza que não é problema de relógio...
Alguém sabe quais as funções dos outros dois sensores (azul e verde)? Acho que um é que vai para o relógio e o outro abre/fecha o termostato... Alguém confirma isso? Tem sugestões?
Abraços,
Boa tarde Lee,
Talvez o seu problema não esteja nos sensores, mas sim na própria válvula termostática.
O funcionamento do sistema de arrefecimento do seu carro é de duplo estágio, onde a temperatura considerada normal, é controlada a partir do funcionamento das ventoinhas ( duas ), em baixa rotação ( primeiro sensor ), o que necessariamente ocorre a partir das medições feitas pelos sensores de temperatura. A rotação alta entra em duas hipóteses: elevação subita de temperatura que não possa ser controlada pela rotação baixa das ventoinhas, ou acionamento do ar condicionado, que antevê que a temperatura naquelas condições, certamente irá aumentar de temperatura ( segundo sensor ). O terceiro sensor, independente de qual seja na questão em foco, envia as informações para o marcador localizado no painel do carro.
Todos os componentes, invariavelmente, são acionados a partir da temperatura da água, que por sua vez, é controlada a partir do funcionamento da válvula termostática. Assim, se ela apresentar funcionamento irregular, a atuação das ventoinhas também o será, o mesmo ocorrendo com o painel.
Se ela demorar mais que o previsto para abrir, a água apresentará temperatura mais elevada, o que fará com que as ventoinhas trabalhem mais para tentar manter a temperatura dentro do normal, onde será notado o funcionamento mais frequente da alta rotação.
O acionamento da válvula termostática é definido única e exclusivamente com base na temperatura da água, ou seja, não há sensor que a faça funcionar, ou ainda funcionar mais ou menos que o normal.
Aproveite e veja com um bom eletricista se as ventoinhas estão funcionando corretamente em alta e baixa rotações. Esse é um fator que pode levar o motor a trabalhar com temperatura fora do adequado.
Boa sorte!
Talvez o seu problema não esteja nos sensores, mas sim na própria válvula termostática.
O funcionamento do sistema de arrefecimento do seu carro é de duplo estágio, onde a temperatura considerada normal, é controlada a partir do funcionamento das ventoinhas ( duas ), em baixa rotação ( primeiro sensor ), o que necessariamente ocorre a partir das medições feitas pelos sensores de temperatura. A rotação alta entra em duas hipóteses: elevação subita de temperatura que não possa ser controlada pela rotação baixa das ventoinhas, ou acionamento do ar condicionado, que antevê que a temperatura naquelas condições, certamente irá aumentar de temperatura ( segundo sensor ). O terceiro sensor, independente de qual seja na questão em foco, envia as informações para o marcador localizado no painel do carro.
Todos os componentes, invariavelmente, são acionados a partir da temperatura da água, que por sua vez, é controlada a partir do funcionamento da válvula termostática. Assim, se ela apresentar funcionamento irregular, a atuação das ventoinhas também o será, o mesmo ocorrendo com o painel.
Se ela demorar mais que o previsto para abrir, a água apresentará temperatura mais elevada, o que fará com que as ventoinhas trabalhem mais para tentar manter a temperatura dentro do normal, onde será notado o funcionamento mais frequente da alta rotação.
O acionamento da válvula termostática é definido única e exclusivamente com base na temperatura da água, ou seja, não há sensor que a faça funcionar, ou ainda funcionar mais ou menos que o normal.
Aproveite e veja com um bom eletricista se as ventoinhas estão funcionando corretamente em alta e baixa rotações. Esse é um fator que pode levar o motor a trabalhar com temperatura fora do adequado.
Boa sorte!
O Administrador
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\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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- Registrado em: Dom Jan 20, 2008 9:12 am
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Ola tens de substituir urgentemente :blink: o termoestato do teu xantia...qual e a cilindrada....se for um i podes meter um de 82º... B)
eduFX
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Xantia ACTIVA 2.0 HDi 11/99
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Ola... :rolleyes:
Para quem tiver sintomas semelhantes, verifique se ha pressão nas mangueiras do radiador!!! <_<
Sem pressão no sistema, o liquido de arrefecimento aquece de maneira anormal. Aperte a mangueira com a mão quando quente, voce deve sentir esta pressão, se a mangueira dar a impressão de "mole" é provavel que a tampa do reservatorio de expansão do radiador (tampa do radiador) esteja com sujeira em suas valvulas ou danificada (mola quebrada ou borracha danificada).
Um abraço a todos...
Para quem tiver sintomas semelhantes, verifique se ha pressão nas mangueiras do radiador!!! <_<
Sem pressão no sistema, o liquido de arrefecimento aquece de maneira anormal. Aperte a mangueira com a mão quando quente, voce deve sentir esta pressão, se a mangueira dar a impressão de "mole" é provavel que a tampa do reservatorio de expansão do radiador (tampa do radiador) esteja com sujeira em suas valvulas ou danificada (mola quebrada ou borracha danificada).
Um abraço a todos...
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Capitão da SS-Enterprise
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[quote name='Lee Wen' post='660' date='Sep 19 2007, 07:50 PM']
O meu xantia quando fica no transito, o marcador fica nos 100 /110 graus... daí o ventilador aciona e cai para 100 graus novamente e sobe até 110...
A valvula termostática que fica perto do cabeçote possui 3 sensores: azul, marrom e verde...
Já troquei o marrom (a do meio) e percebi que é esse que aciona a ventoinha, mas continua com temperatura alta. Tenho quase certeza que não é problema de relógio...
Alguém sabe quais as funções dos outros dois sensores (azul e verde)? Acho que um é que vai para o relógio e o outro abre/fecha o termostato... Alguém confirma isso? Tem sugestões?
Abraços,
[/quote]
Ola como vai
Deixa eu te explicar...
um deles vai para o ECU outro vai para o painel e o outro para os estagios da ventoinha.
O xantia era produzido na europa por isto eles trabalhavam com temperaturas acima da media normal dos nossos carros por causa da neve e frio intenso. Sendo assim, seria bom mesmo vc procurar alguem que mexa com radiador e verificasse se o seu radiador não esta entupido om ferrugem depois verifique as mangueiras que por causa da pressao costumam inchar e rachar por dentro é hora de trocar mangueiras, pois elas entopem, depois de feito isto ai sim verifique se a temperatura se adequa mais ao nosso clima. Se precisar tenho todo o projeto base do xantia e posso enviar atraves do email acsdigital@yahoo.com.br se precisar faca seu pedido. u
Um abraço
Adelmo Silva
O meu xantia quando fica no transito, o marcador fica nos 100 /110 graus... daí o ventilador aciona e cai para 100 graus novamente e sobe até 110...
A valvula termostática que fica perto do cabeçote possui 3 sensores: azul, marrom e verde...
Já troquei o marrom (a do meio) e percebi que é esse que aciona a ventoinha, mas continua com temperatura alta. Tenho quase certeza que não é problema de relógio...
Alguém sabe quais as funções dos outros dois sensores (azul e verde)? Acho que um é que vai para o relógio e o outro abre/fecha o termostato... Alguém confirma isso? Tem sugestões?
Abraços,
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Ola como vai
Deixa eu te explicar...
um deles vai para o ECU outro vai para o painel e o outro para os estagios da ventoinha.
O xantia era produzido na europa por isto eles trabalhavam com temperaturas acima da media normal dos nossos carros por causa da neve e frio intenso. Sendo assim, seria bom mesmo vc procurar alguem que mexa com radiador e verificasse se o seu radiador não esta entupido om ferrugem depois verifique as mangueiras que por causa da pressao costumam inchar e rachar por dentro é hora de trocar mangueiras, pois elas entopem, depois de feito isto ai sim verifique se a temperatura se adequa mais ao nosso clima. Se precisar tenho todo o projeto base do xantia e posso enviar atraves do email acsdigital@yahoo.com.br se precisar faca seu pedido. u
Um abraço
Adelmo Silva
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- Registrado em: Ter Abr 07, 2009 4:20 pm
- Nome: gercino
- Localização: Osasco
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e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
Quando eu troquei o radiador do meu Xantia, mudou a posição de uma mangueira. O carro ficou muito melhor. Com o ar condicionado ligado ele ficava sempre abaixo dos 90º.
Da uma olhada no seu amigo... qualquer sujeira pode danificar.
Tem carro q nunca trocaram o liquido. Manda dar uma geral que fica otimo.
Abraços
Da uma olhada no seu amigo... qualquer sujeira pode danificar.
Tem carro q nunca trocaram o liquido. Manda dar uma geral que fica otimo.
Abraços
[quote name='gercino' post='12217' date='Jan 25 2011, 07:19 PM']
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
[/quote]
essa dica achei bacana meu esta com sistema todo original sempre está em alta vo ver esse esquema do termostatica do monzza obrigado.
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
e valvula termo acima de 100 nao e normal. vai a dica vc pode usar a valvula termostatica do monza 89 que e a mesma. e mais barata e vc encontra em qualquer auto pecas digo isso pois estou usando no meu 2.0 16v e ficou blzzzz um grande abraco..
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essa dica achei bacana meu esta com sistema todo original sempre está em alta vo ver esse esquema do termostatica do monzza obrigado.
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- Curioso
- Mensagens: 281
- Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
- Nome: Vagner Ricardo
- Localização: Rio de Janeiro
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no meu caso o carro estava esquentando eu fiz um procedimento diferente e bem barato.. na realidade soltei a mangueira principal do radiador e coloquei agua até trocar completamente ela...e sair transparente denovo...e estava bastante enferrujada...meu problema com temperatura era ferrujem...antes de sair trocando quaisquer componentes ou até mesmo condenando tudo..acho valido trocar a agua dele toda.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner
vagner@proxybrasil.com.br
Vagner Ricardo dos Santos
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É o que falei... se duvidar ainda é a água q colocaram na França quando fabricaram.
Experimente trocar a água, dar uma limpada legal. Quando completar, coloque o aditivo certo, na quantidade correta. Isso vai melhorar muito.
Que tal tb uma limpeza na ventuinha? Tirar ela, dar um talento legal. As vezes ta tão suja q ela não vai na velocidade certa.
Abraços
Experimente trocar a água, dar uma limpada legal. Quando completar, coloque o aditivo certo, na quantidade correta. Isso vai melhorar muito.
Que tal tb uma limpeza na ventuinha? Tirar ela, dar um talento legal. As vezes ta tão suja q ela não vai na velocidade certa.
Abraços
Em Dez/2010 tive este mesmo problema... a temperatura da agua subia e a ventoinha do radiador ligava só quando ja estava na casa dos 110º... um detalhe Importante... só ligava em Alta :excl: !
depois de pesquisar um pouco na net, vi que podia ser algum relê que estivesse deanificado... fui até uma autoelétrica e os caras resolveram o problema... estava com um relê parcialmente derretido e um segundo ruim també...
Estes relês ficam na frente do radiador do carro... mais ou menos na linha dos Chevron Citroen... é uma caixa triangula... tres relês...
depois de pesquisar um pouco na net, vi que podia ser algum relê que estivesse deanificado... fui até uma autoelétrica e os caras resolveram o problema... estava com um relê parcialmente derretido e um segundo ruim també...
Estes relês ficam na frente do radiador do carro... mais ou menos na linha dos Chevron Citroen... é uma caixa triangula... tres relês...
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- Curioso
- Mensagens: 182
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
- Nome: Ferrara
- Localização: São Paulo - SP
O MEU SO PASSA DE 90 EM ESTRADA E ACIMA DOS 180 KM/H POR MAIS DE 20 MINUTOS, AI TRABALHA PERTO DOS 100.....E NAO SOBE MAIS.
[quote name='Vagner Ricardo' date='Apr 5 2011, 12:30 AM' post='12873']
no meu caso o carro estava esquentando eu fiz um procedimento diferente e bem barato.. na realidade soltei a mangueira principal do radiador e coloquei agua até trocar completamente ela...e sair transparente denovo...e estava bastante enferrujada...meu problema com temperatura era ferrujem...antes de sair trocando quaisquer componentes ou até mesmo condenando tudo..acho valido trocar a agua dele toda.
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[quote name='Vagner Ricardo' date='Apr 5 2011, 12:30 AM' post='12873']
no meu caso o carro estava esquentando eu fiz um procedimento diferente e bem barato.. na realidade soltei a mangueira principal do radiador e coloquei agua até trocar completamente ela...e sair transparente denovo...e estava bastante enferrujada...meu problema com temperatura era ferrujem...antes de sair trocando quaisquer componentes ou até mesmo condenando tudo..acho valido trocar a agua dele toda.
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