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Barulho na suspensão

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ilimlima
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#1

Mensagem por ilimlima » Seg Set 10, 2007 11:15 pm

Meu Picasso está com 34.000 Km, e percebo que quando faço curvas para a esquerda há um barulho na suspensão dianteira. Levantei o carro outro dia em uma oficina, mas aparentemente não havia nada danificado, folgado, ou mesmo arrebentado.

Não verifiquei os batentes superiores, e ao examinar as hastes dos amortecedores, verifiquei que as mesmas estavam OK, sem qualquer tipo de vazamento.

Alguém sabe o que pode ser?

Grato desde já por qualquer informação.

I. Lima


RAFAEL
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#2

Mensagem por RAFAEL » Ter Set 11, 2007 6:02 pm

Boa tarde Lima,

Barulhos na suspensão dianteira dos Citroën são bastante comuns por causa do curto curso dos amortecedores e molas, entretanto, como seu carro está com 34.000 km, e você só está percebendo esse barulho agora, isso já é um indicio de que algo não está certo.

A principal fonte de barulhos na dianteira dos Citroën, notadamente na linha Xsara, são as "bieletas" que "ancoram" a barra estabilizadora. Mesmo que aparentemente estejam em condições normais, elas podem apresentar desgaste nos pivos.

Faça um teste simples. Para numa dessas oficinas que trabalham com alinhamento e balanceamento, e que de preferência, também tenham peças para suspensão, e peça para retirarem as bieletas. Em seguida dê um volta com o carro e veja se o barulho ainda está presente. Se não for mais ouvido, você terá matado a xarada. Se ele persistir, deverão ser checados as bandejas e os coxins dos amortecedores.

Boa sorte!
O Administrador
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William Vicentin
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#3

Mensagem por William Vicentin » Qua Fev 06, 2008 10:09 pm

Eu acredito mais no desgaste dos pivos pois em curvas e em pisos com desníveis são os mais prejudicados.

O Meu esta com o pivo da suspensão dianteira esquerda ferrado e fiquei muito triste quando soube que não vende o pivo separado tenho que comprar junto com a bandeija e o braço oscilante.

Dêem um aolhada no meu pivo que rasgou a borracha de proteção e acabou entrando impurezas como água, areia e etc.. que fez perder a lubrificação original e ocasionou um desgaste muito maior e agora esta fazendo barulho quando viro a direção para quanquer lado.

Eu estou contornando isso colocando lubrificante 1x por semana (por isso esta todo molhado na foto), isso tem eliminado o barulho e diminui o desgaste do pivo até eu conseguir uma forma de trocar ele sem que tenha que trocar a bandeija e o braço oscilante.

<a href="http://imageshack.us" target="_blank">Imagem</a>

alguém confirma isso que tenho que trocar o braço e a bandeija junto?
Editado pela última vez por William Vicentin em Qua Fev 06, 2008 10:18 pm, em um total de 1 vez.
um abraço,

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paholl
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#4

Mensagem por paholl » Qua Abr 09, 2008 9:11 pm

Olá Willian, Realmente este defeito é muito comum no Picasso. Vc entrou no hall dos pivôs estragados. Eu já havia lhe mandado uma mensagen via Administrador sobre este assunto. O negócio é o seguinte. A bandeja do Picasso é forjada em peça unica. Estragou o pivô de ser trocada toda bandeja. Não é como num Gol, Palio ou 95% dos veículos que vc troca o pivô e pronto. Fica muito caro a troca da bandeja. Eu já possuo 3 que troquei. E agora estou tentando uma maneira de fazer uma adaptação com pivô de Berlingo ou 307 , que é removível e possui 18mm como do Picasso. O problema é que moro no interior da Bahia e aqui não encontro estes pivos para ver de perto e definir como fazer a adaptação. Deverá cortar a ponta da bandeja e fazer uma maneira de acoplar o pivo com parafusos ou outra opção é colocar a bandeja do 306 ou ZX que é feita em chapa que pode fazer a troca do pivô sem ter que comprar a bandeja toda. Vc que mora em SP pode ter mais facilidade para descobrir qual pivô de bandeja removível se encaixa perfeitamente no Picasso e me passar. Pode ser do ZX, Berlingo ou 307, ou seja da veículos que utilizam a bandeja em chapa e não forjada que podem ser trocados somente o pivô. Valeu. Paholl
kebedys
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#5

Mensagem por kebedys » Sáb Abr 26, 2008 9:35 am

[quote name='PAHOLL' post='1220' date='Apr 9 2008, 09:11 PM']
Olá Willian, Realmente este defeito é muito comum no Picasso. Vc entrou no hall dos pivôs estragados. Eu já havia lhe mandado uma mensagen via Administrador sobre este assunto. O negócio é o seguinte. A bandeja do Picasso é forjada em peça unica. Estragou o pivô de ser trocada toda bandeja. Não é como num Gol, Palio ou 95% dos veículos que vc troca o pivô e pronto. Fica muito caro a troca da bandeja. Eu já possuo 3 que troquei. E agora estou tentando uma maneira de fazer uma adaptação com pivô de Berlingo ou 307 , que é removível e possui 18mm como do Picasso. O problema é que moro no interior da Bahia e aqui não encontro estes pivos para ver de perto e definir como fazer a adaptação. Deverá cortar a ponta da bandeja e fazer uma maneira de acoplar o pivo com parafusos ou outra opção é colocar a bandeja do 306 ou ZX que é feita em chapa que pode fazer a troca do pivô sem ter que comprar a bandeja toda. Vc que mora em SP pode ter mais facilidade para descobrir qual pivô de bandeja removível se encaixa perfeitamente no Picasso e me passar. Pode ser do ZX, Berlingo ou 307, ou seja da veículos que utilizam a bandeja em chapa e não forjada que podem ser trocados somente o pivô. Valeu. Paholl
[/quote]
kebedys
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#6

Mensagem por kebedys » Sáb Abr 26, 2008 10:07 am

Caro Lima, a minha Picasso faz exatamente barulho ao esterçar para a esquerda, segundo o meu mecanico de confiança, isto é uma pequena folga no terminal de direção. Ele comentou que se este barulho não me incomoda que é para eu levar o carro daqui 10 anos para ele trocar a peça, ou seja; não há nenhum perigo e não irá afetar outras peças. Como eu confio nele , por enquanto vou deixar assim.
Espero ter ajudado, abraços.
RAFAEL
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#7

Mensagem por RAFAEL » Seg Abr 28, 2008 12:42 pm

Bom dia a todos,

Acreditamos que a intenção do seu mecânico tenha sido a melhor possível, mas por outro lado, não podemos deixar de observar que uma peça danificada é uma peça danificada, e que o dano tende a progredir na mesma medida da utilização do veículo.

Esqueça os 10 anos e fique atento ao aumento da sonoridade desse barulho, e quanto eventuais interferências na dirigibilidade do veículo.

O seguro morreu de velho.

Boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Seg Abr 28, 2008 12:43 pm, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por kebedys » Sex Mai 02, 2008 9:03 am

Agradeço o seu comentário, o problema é que onde moro ( Pederneiras ) interior de SP somente confio nesta oficina, em Bauru tem concessionária , mas não gosto do atendimento, vou pesquisar com amigos e ver se levo em outro mecanico.
abraços
paholl
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#9

Mensagem por paholl » Qui Dez 25, 2008 7:59 pm

Kebedys, mude de mecânico logo. Se o barulho aparecer durante curva e em pista que trepida, 90% de chance de ser o pivô da bandeja e 10% os cochins do amortecedor superior ou inferior.
Esta semana consegui fazer o que a tanto tempo eu queria. Consegui 2 bandejas do Citroen ZX antigos, que são feitas em chapa e com pivô removível e coloquei no Picasso ficou exelente, agora vou avaliar se é durável. Como as bandejas eram recondicionadas tive que retirar as buchas( 2 pequenas e uma grande) das minhas bandejas originais, retirar as desgastadas das bandejas do ZX e recolocar as originais nessas bandejas. Isto dá um pouco de trabalho. Agora só troco o pivô dessas bandejas quando estragarem. No mercado livre encontro por 45,00. Depois vou colocar fotos de tudo isso.
RAFAEL
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#10

Mensagem por RAFAEL » Seg Ago 09, 2010 4:07 pm

Reportado: zemago1313@ig.com.br

Tenho uma Picasso 2002 e está com um barulho na suspensão dianteira direita que parece barulho de lata quebrada, toda vez que passo em um quebra molas.
Já levei o carro em 5 oficinas e ninguem consegue descobrir a origem do TEC TEC (um TEC na subida e outro na descida do quebra molas). A susapensão já foi toda desmontada, barra de estabilização tambêm revisada, bieletas trocadas, não existe folgas nas buchas, os amortecedores e respectivos coxins não foram reprovados, suporte do lado do direito do motor foi trocado, enfim, não sei mais o que fazer e o barulho continua. Se alguem já teve problema parecedo em sua Picasso, por favor me dê uma dica.

Grato a todos....
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#11

Mensagem por Rommel » Ter Ago 10, 2010 8:36 am

Tente fazer uma pulverização com vazilina hospitalar. Pulverize meio litro numa semana e o restante na semana seguinte. Comigo funcionou!

Abraços,
Rommel M. Carvalho
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#12

Mensagem por pereirafm » Ter Out 26, 2010 8:42 am

Prezados,

Também estou com um problema que acredito ser na suspensão dianteira do meu Xsara Picasso. O carro foi comprado 0km em fevereido de 2010 e está com 10000 km. O barulho é muito pior quando saio de manhã com o carro frio. É um grande rangido quando o carro faz o movimento de sobe e desce e parece que permanece por alguns instantes até quando carro está no plano. Toda vez que passo num quebra mola ouço o rangido. Já levei o carro duas vezes na Saint Germain e uma vez na Clermond Ferrand. Na Saint Germain tiveram a cara de pau de dizer que era normal. Na Clermond me disseram que era um problema de lubrificação. Entregaram o carro dizendo que tinham testado e eliminado o problema, mas no dia seguinte o mesmo rangido. Agora só vou poder deixar o carro em dezembro para eles ficarem o tempo que for necessário para eliminar esse ruído. Dessa vez vou pedir para olharem tudo que foi postado aqui.
andre.fucks
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#13

Mensagem por andre.fucks » Dom Dez 05, 2010 5:13 pm

zemago

Já passei por isso, descobri com o mecânico sentado no motor com o caput aberto e andando no paralelepípedo. kkkkkk. Sabe o que era? Era o suporte do coxim do motor. Olhando de frente pro carro no lado direito embaixo ABS. tem dois parafusos que estavam frouxos. Vê se o problema não está aí.
troquei tudo também antes de descobrir isso. Veja também o parafuso do amortecedor que fica embaixo da churrasqueira do limpador do parabrisa, o meu afrouxou e fazia barulho também.

Essa é a minha dica.
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#14

Mensagem por RAFAEL » Qua Mar 23, 2011 9:54 am

Reportado:Rodrigo Potter

Olá amigo, como ficaram as bandejas adaptadas no picasso?
Estão durando?
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#15

Mensagem por zeunds » Qui Mar 24, 2011 3:33 pm

Amigo , tenho um xsara 2001 glx exclusive e está com um problema semelhante .
Quando pego buraco ele não faz barulho , mais qualquer ondulação ele faz um 'toc-toc' .
Troquei bielete , amortecedor , bandeja com pivo , coxim do amortecedor e nada .
To quase vendendo o carro pq sinto no pé o 'toc-toc' que a suspensão faz .

alguem pode me ajudar a descobrir o que pode ser ?
Responder