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Van_Borkoski
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#1

Mensagem por Van_Borkoski » Qua Ago 22, 2007 11:38 pm

Caros amigos vim relatar parte das minhas experiências com esse extraordinário carro ao longo de 04 anos.
O meu é dourado ano 95 automático.
Bom vamos ao que interessa: Eu tive problemas com meu alternador logo que peguei o carro, o reparo ficaria muito caro, solução: troquei pelo do corsa, ficou ótimo.
Uma das bandejas estava com uma bucha estourada e não podia alinhar o carro em função disso, solução: meu pai pacientemente com a ajuda de um paquimetro e muita paciência descobriu que a bucha do corcel 1 é a medida, isso já tem 02 anos.
Um dos cilindros começou a falhar, levei a concessionária dentre outros enumeros defeitos que encontraram, condenaram um bico.
Em casa de noite liguei o carro e percebi uma fuga de corrente, no dia seguinte tirei os cabos de vela, limpei com silicone liquido, limpei as velas, montei novamente e pronto, fim do problema e isso já faz 01 ano.
Recentemente tive alguns problemas todos de uma vez, vazamento numa das rodas, desmontei e fui atrás do reparo, gastei exatos R$ 8,00 comprei o reparo do escort, ficou ótimo.
Vazamento na mangueira em T. Cortei as mangueiras procurei um bom torneiro, ele fez um um T de aço galvanizado, 3 abraçadeiras, resolvido.
Aquecimento, era a válvula termostática, estou aguardando.

Não sou mecânico, me sirvo de um curso básico de mecânica e de eletrotécnica no Senai, mas são 12 anos tendo carros velhos , bem velhos e finalmente o Xantia.
Então com um pouco de estudo, cautela, pesquisa e boa vontade podemos resolver vários problemas.

Espero que essas experiência possam ajudar aos membros.

Um grande abraço a todos!!
Editado pela última vez por Van_Borkoski em Qua Ago 22, 2007 11:47 pm, em um total de 1 vez.


rafael_xm
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#2

Mensagem por rafael_xm » Qui Ago 23, 2007 7:31 pm

Tenho saudades do meu Xantia. Ele realmente era muito bom de se andar. Seguro e confortável, relamente um belo carro.

Só acho uma pena a Citroën ter substituido ele pelo C5 que tem proporções de volume, muito além das dimensões dele. O C5 poderia perfeitamente ter sucedido o XM e o C4 Pallas poderia ser o substituto natural do Xantia. Com suspensão hidro é claro. Mas nada é perfeito neste mundo e não seria um Citroën a exceção.

Quando estava com o meu também fiz vários reparos, menos troca de esferas. Tive que recondicionar a caixa de direção, trocar kit de embreagem, discos e pastilhas de freio, parabrisa dianteiro por causa de um toco fora da caçamba, além de velas, óleo, etc, etc, etc.

Mesmo com tudo isso ainda valeu a pena cada centavo investido. Como já disse antes, o retorno em termos de segurança e conforto acaba valendo a pena.

Não tive problemas hidráulicos com ele, nem sequer um vazamento que precisasse de atenção especial, diferentemente do que tem ocorrido com o meu XM.

Se por um lado uma vazamento pode se tornar uma dor de cabeça para alguns, para outros é pura diversão e oportunidade de conhecimento.

Já fiz uso dos "T"s e conexões em latão e aluminio para reparar algumas mangueiras. As mangueiras por sua vez, acabaram sendo parcialmente substituidas por outras de alta resistência a pressão e altas temperaturas da Aeroquip. O metro é caro, mas resolve o seu problema por praticamente toda a vida do carro.

Relatos como o seu a respeito de concessionárias são comuns. A impressão que dá é que quando você entra numa delas, os que se habilitam a ficar para te atender já planejam trocar tudo o que esteja no caminho e que possa dificultar a substituição da peça que está com problema.

Outro detalhe: as concessionárias não consertam problemas mecânicos; elas na verdade trocam peças até que a "encrenca" funcione, depois só te mandam a nota constando as peças que eles tiveram que tirar dos saquinhos e embalagens.

As dicas do alternador e das buchas já valeu a pena no seu post.

Abraço!
Ainda por aqui!
Dalla

#3

Mensagem por Dalla » Qui Ago 30, 2007 5:11 pm

Realmente qdo o carro anda, ele é fantástico. Tive muito azar, qua além do carro ter alguns problemas, ficou na mão de "mecânicos" que mais estragaram do que consertaram.
Logo que peguei o carro, ele havia saido da concessionária em Volta Redonda onde estava com problemas de aquecimento. Comecei a usar o carro, passei por mais uma concessionária em São Paulo pelo mesmo problema, também não resolveram. Conclusão, queimou a junta do cabeçote. Achando que estava fazendo um ótimo negócio, levei a um mecânico de carros importados em São José dos Campos. Após 2 meses me entregou o carro com a retifica do cabeçote, porém ainda fervendo.
Tive que pesquisar, até descobrir os três reles das ventoinhas na parte da frente do carro. Pasmem, paguei em uma concessionéria em Campinas, +/- R$ 60,00 pelos reles e nunca mais tive problemas de temperatura (depois de trocar radiador, mangueiras, reservatório de água, retificar o cabeçote, bomba dágua, etc.). Quando se tem tempo para estudar os problemas, as vezes, como neste caso, é simples de resolver. A pergunta que fica é: o que estes idiotas de concessionárias entendem do produto que comercializam?
Resposta: Nada. Troca-se tudo até acabem os problemas.
Como já relatei, ele está parado, mais ainda tenho esperança de que ele volte a andar.rsrsrs
adcg
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#4

Mensagem por adcg » Qui Mai 01, 2008 10:45 pm

[quote name='Van' post='597' date='Aug 22 2007, 11:38 PM']
Caros amigos vim relatar parte das minhas experiências com esse extraordinário carro ao longo de 04 anos.
O meu é dourado ano 95 automático.
Bom vamos ao que interessa: Eu tive problemas com meu alternador logo que peguei o carro, o reparo ficaria muito caro, solução: troquei pelo do corsa, ficou ótimo.
Uma das bandejas estava com uma bucha estourada e não podia alinhar o carro em função disso, solução: meu pai pacientemente com a ajuda de um paquimetro e muita paciência descobriu que a bucha do corcel 1 é a medida, isso já tem 02 anos.
Um dos cilindros começou a falhar, levei a concessionária dentre outros enumeros defeitos que encontraram, condenaram um bico.
Em casa de noite liguei o carro e percebi uma fuga de corrente, no dia seguinte tirei os cabos de vela, limpei com silicone liquido, limpei as velas, montei novamente e pronto, fim do problema e isso já faz 01 ano.
Recentemente tive alguns problemas todos de uma vez, vazamento numa das rodas, desmontei e fui atrás do reparo, gastei exatos R$ 8,00 comprei o reparo do escort, ficou ótimo.
Vazamento na mangueira em T. Cortei as mangueiras procurei um bom torneiro, ele fez um um T de aço galvanizado, 3 abraçadeiras, resolvido.
Aquecimento, era a válvula termostática, estou aguardando.

Não sou mecânico, me sirvo de um curso básico de mecânica e de eletrotécnica no Senai, mas são 12 anos tendo carros velhos , bem velhos e finalmente o Xantia.
Então com um pouco de estudo, cautela, pesquisa e boa vontade podemos resolver vários problemas.

Espero que essas experiência possam ajudar aos membros.

Um grande abraço a todos!!
[/quote]
boa noite amigo, gostaria de aproveitar esta dica do alternador, pois estou tendo problema com o meu e vc sabe precisamente qual seria o modelo de qual modelo de corsa vc adaptou o alternador. grato
Micheski
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#5

Mensagem por Micheski » Qua Mai 07, 2008 11:43 pm

caracas, você realmente fez vários acertos por conta, parabens, isso até é um incentivo para quem tem medo da manutenção do xantia
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Rafael Micheski<!--colorc--></span><!--/colorc-->
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WagnerSCCP
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#6

Mensagem por WagnerSCCP » Qui Jun 05, 2008 1:30 am

Otimo, tb adoro encontrar soluçoes (nao gambiarras por favor).

Gosto de passar parte de minhas folgas do trabalho mexendo em meus carros.

Estou quase comprando um segundo Xantia :D
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Cirdan
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#7

Mensagem por Cirdan » Qua Jul 02, 2008 11:07 am

Hj achei um Xantia Prata V6 por 20 mil reais e fiquei louco. 3 meses com o meu e agora acho um 3.0 dentro do meu orçamento. Sacanagem

O Xantia é maravilhos e com essa ajuda de vcs fica mais facil cuidar dele. Alguem sabe se fica caro arrumar a caixa de direção.

Toda vez q passo em buracos e rua com pessimo asfalto, o volante sente cada detalhe. Fica caro?

Abraços a todos.
RichardMH
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#8

Mensagem por RichardMH » Sáb Ago 02, 2008 12:55 pm

Boa tarde pessoal Sou novo aki, mais um apaixonado pelos Xantia. Adquiri um 97 modelo 98 exclusive, 2.0, 8v, completo. O carro eh um sonho! já comecei a dar uma geral nele e já achei 3 coisas a fazer. Uma é um vazamento no carter, tenho que trocar uma cola que custa baratinho, sem problemas. A segunda é tirar pequenos riscos, creio que pelo tamanho do carro andaram bicando os parachoques. A terceira que ta me dando mais trabalho, é uma válvula que fica na caixa de marcha e que aciona a luz de ré do carro. Sem ela em ordem o carro não passa na vistoria e ai complica p/ passar a documentação p/ meu nome. Se alguem puder dar uma força agradeço. No mais o carro é o carro! nunca vi nada melhor. Um abraço p/ todos e é um prazer participar da comunidade.

Richard
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#9

Mensagem por rafael_xm » Sáb Ago 02, 2008 4:31 pm

Seja bem vindo Richard,

É impressionante como esses carros são maltratados por todos no Brasil. A começar pela própria Citroën que, passado determinado tempo de vida útil, não reconhece mais a paternidade da sua própria criação; em segundo vem o próprio mercado de usados, que vê no carro um problemas no que se refere a giro de mercado; em terceiro lugar a imprensa especializada que em qualquer oportunidade, sempre evidencia os problemas e não as virtudes do carro, e por último o própio estado, ao definir um valor ridiculo de comercialização.

Quem nunca andou num BX, XM Xantia, e mais antigamente, num DS, ID, CX ou SM, não sabe o que é carro. Não tem a mínima idéia do grau de conforto e segurança que um veículo pode oferecer.

Quando andei no meu primeiro BX, foi paixão já na primeira curva, na primera saída de lombada, na primeira viagem. Esse modelo realmente tem vocação esportiva, não de competição, mas de rua.

O segundo foi um Xsara GLX. Só faltou mesmo a Claudia Schieffer, de resto, perfeito. Depois do Xsara, somente para aender a minha esposa, acabei comprando um Fiesta. Me senti Fred Flinkstone, só faltava mesmo usar os pés para tentar acelerar o carro.

Depois de um ano de muito sofrimento, vendi o Fiesta e comprei um Xantia também GLX. Simplesmente maravilhoso. Todas as pessoas que andaram naquele carro, quando dentro dele, não paravam de olhar para todos os cantos, talvez procurando um motivo para tanto conforto.

Minha paixão cresceu e resolvi partir para um XM, com o qual me divirto hoje. Outro carro fantástico; assim dizem as pessoas que andam nele.

Compei um segundo modelo igual, inclusive na cor, mas com a diferença de ser automático; o meu é mecânico, pensando em dobrar a minha diversão, mas infelizmente tive alguns problemas ao longo de 2007 e 2008, que me obrigaram a coloca-lo a venda.

Últimamente meus olhos tem um certo brilho para o lado do C5, no modelo a partir de 2006. Quem sabe para os próximos anos...

Pode ter certeza de uma coisa: sua referência de carro será completamente outra depois que se acostumar com o Xantia.

Boa sorte!

há...o seu problema com o interruptor infelizmente eu não sei como resolver, mas já deu para você ter uma boa idéia do que esse carro vai te proporcionar.

Abraço!
Ainda por aqui!
Cirdan
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#10

Mensagem por Cirdan » Dom Ago 03, 2008 11:08 pm

Xantia é maravilhoso. O meu é o ultimo 2001. Carro maravilhoso q deixa todo mundo de boca aberta.

Abraços a todos.
kleberfsantos
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#11

Mensagem por kleberfsantos » Sex Set 05, 2008 10:33 am

[quote name='Van' post='597' date='Aug 22 2007, 11:38 PM']
Caros amigos vim relatar parte das minhas experiências com esse extraordinário carro ao longo de 04 anos.
O meu é dourado ano 95 automático.
Bom vamos ao que interessa: Eu tive problemas com meu alternador logo que peguei o carro, o reparo ficaria muito caro, solução: troquei pelo do corsa, ficou ótimo.
Uma das bandejas estava com uma bucha estourada e não podia alinhar o carro em função disso, solução: meu pai pacientemente com a ajuda de um paquimetro e muita paciência descobriu que a bucha do corcel 1 é a medida, isso já tem 02 anos.
Um dos cilindros começou a falhar, levei a concessionária dentre outros enumeros defeitos que encontraram, condenaram um bico.
Em casa de noite liguei o carro e percebi uma fuga de corrente, no dia seguinte tirei os cabos de vela, limpei com silicone liquido, limpei as velas, montei novamente e pronto, fim do problema e isso já faz 01 ano.
Recentemente tive alguns problemas todos de uma vez, vazamento numa das rodas, desmontei e fui atrás do reparo, gastei exatos R$ 8,00 comprei o reparo do escort, ficou ótimo.
Vazamento na mangueira em T. Cortei as mangueiras procurei um bom torneiro, ele fez um um T de aço galvanizado, 3 abraçadeiras, resolvido.
Aquecimento, era a válvula termostática, estou aguardando.

Não sou mecânico, me sirvo de um curso básico de mecânica e de eletrotécnica no Senai, mas são 12 anos tendo carros velhos , bem velhos e finalmente o Xantia.
Então com um pouco de estudo, cautela, pesquisa e boa vontade podemos resolver vários problemas.

Espero que essas experiência possam ajudar aos membros.

Um grande abraço a todos!!
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:D O AMOR PELO XANTIA NOS FAZ TER O PRAZER DE SUJAR AS MÃOS E ARRUMAR CADA "COISINHA" QUE APARECE. B)
douglasbj
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#12

Mensagem por douglasbj » Qui Set 18, 2008 12:13 pm

BELEZA GALERA !!!

VENDI MEU XSARA GLX 1998 CARRO SHOW DE BOLA MUITO BOM !!!! VENDI O XSARA E RECENTEMENTE ADQUIRI UM XANTIA 1997 2.0 16V MANUAL SHOW !!!!!!!

VOU CURTIR A CARANGA E TROCAR IDÉIAS E CONHECIMENTOS COM A GALERA !!

VALEU
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xavier500
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#13

Mensagem por xavier500 » Seg Nov 10, 2008 9:35 pm

ADQUIRI UM XANTIA 1998 2.0 16V MANUAL AMOR A PRIMEIRA VISTA DESDE 1996 QUE TINHA VONTADE DE COMPRAR ESSE CARRAO A DEMORA VALEU

AH IMPROVIZEI A VALVULA TERMOTATICA TIREI A ENTRADA DE PLATISCO E FIZ COM UM JOELHO GALVANIZADO DE 1" 1/4 FICOU 10
Cirdan
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#14

Mensagem por Cirdan » Qui Nov 27, 2008 2:49 pm

Eu adaptei umas mangueiras q ligam a caixa de direção. Ficou melhor q antes... muito mesmo.

Abraços a todos.
ruy.menezes
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#15

Mensagem por ruy.menezes » Dom Jan 18, 2009 7:54 pm

Tinha um xantia 1.8 ano 1997, mas foi furtado após 20 dias sem carro comprei um xantia V6 AC com 87.000 km rodado, este xantia estava parado na garagem do cara há 03 anos.
ficar todo bobo com meu xantia.

:D :D :D
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