Marcador de Combustível
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- Registrado em: Seg Ago 06, 2007 7:40 am
- Nome: Raphael Broetto
Tenho um Xsara GLX 1.8 16v 00/01 e estou estranhando algo em meu carro.
Desde que peguei o carro, a cerca de 6 meses, tenho achado estranho a variação que o carro apresenta na marcação do combustível.
Muitas vezes sei que o carro possui pouco combustível de acordo com a quilometragem que rodei, mas ele simplesmente indica uma quantidade superior.
Tenho receio de acabar ficando na mão por esse "problema".
Alguém já passou ou passa por isso???
Desde já, grato pelo auxílio.
Desde que peguei o carro, a cerca de 6 meses, tenho achado estranho a variação que o carro apresenta na marcação do combustível.
Muitas vezes sei que o carro possui pouco combustível de acordo com a quilometragem que rodei, mas ele simplesmente indica uma quantidade superior.
Tenho receio de acabar ficando na mão por esse "problema".
Alguém já passou ou passa por isso???
Desde já, grato pelo auxílio.
Bom dia Raphael, seja bem vindo ao nosso Fórum!
Infelizmente esse é um problema comum, não só nos carros da Citroën, mas também em outros importados e até em alguns nacionais. Há várias especulações com relação a origem desse problema, e uma delas defende se tratar de problema decorrente da qualidade ( mistura ) do nosso combustível, em que o álcool apresentaria um poder de corrosão maior do que os materiais foram projetados para suportar.
Que o álcool apresenta um poder de corrosão mais elevado que a gasolina, isso é fato. Que os materiais em contato com ele precisam de proteção extra contra corrosão, também é fato, mas não podemos deixar de mencionar a baixa qualidade, em se tratando de utilização em território nacional, de alguns componentes feitos para os carros importados, notadamente para alguns carros europeus. Quem já teve um Citroën BX por exemplo, e já viu a bóia do tanque de combustível dele saberá exatamente do que estamos falando. Em alguns casos ela chegava a desmontar dentro do tanque de combustível, e para retirar todos os fragmentos, só mesmo tirando o tanque fora e virando de ponta cabeça.
As linhas Peugeot e Renault também apresentaram problemas em suas linhas de importados.
No caso do seu Xsara há duas possibilidades: a primeira é simplesmente substituir o componente defeituoso por um novo; e o segundo é mandar recondicionar o seu "medidor de nível" em alguma empresa especializada nesse tipo de trabalho. De qualquer forma você terá que mexer no componente.
Abraço!
Infelizmente esse é um problema comum, não só nos carros da Citroën, mas também em outros importados e até em alguns nacionais. Há várias especulações com relação a origem desse problema, e uma delas defende se tratar de problema decorrente da qualidade ( mistura ) do nosso combustível, em que o álcool apresentaria um poder de corrosão maior do que os materiais foram projetados para suportar.
Que o álcool apresenta um poder de corrosão mais elevado que a gasolina, isso é fato. Que os materiais em contato com ele precisam de proteção extra contra corrosão, também é fato, mas não podemos deixar de mencionar a baixa qualidade, em se tratando de utilização em território nacional, de alguns componentes feitos para os carros importados, notadamente para alguns carros europeus. Quem já teve um Citroën BX por exemplo, e já viu a bóia do tanque de combustível dele saberá exatamente do que estamos falando. Em alguns casos ela chegava a desmontar dentro do tanque de combustível, e para retirar todos os fragmentos, só mesmo tirando o tanque fora e virando de ponta cabeça.
As linhas Peugeot e Renault também apresentaram problemas em suas linhas de importados.
No caso do seu Xsara há duas possibilidades: a primeira é simplesmente substituir o componente defeituoso por um novo; e o segundo é mandar recondicionar o seu "medidor de nível" em alguma empresa especializada nesse tipo de trabalho. De qualquer forma você terá que mexer no componente.
Abraço!
O Administrador
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- Registrado em: Seg Ago 06, 2007 7:40 am
- Nome: Raphael Broetto
A recomendação de utilização de gasolina sem chumbo é comum a todos os manuais de veículos importados, cujo maior objetivo é isentar as montadoras de responsabilidade quando da quebra de peças que tem contato com combustíveis.
Recentemente tivemos um exemplo desse tipo de problema, onde os modelos C3 com motores flex estavam carbonizando precocemente. A Citroën do Brasil negou até o penúltimo suspiro que fosse um problema do sistema de gerenciamento de injeção, o que acabou evitando um processo de recall, muito embora fosse público e notório que se tratava de um problema ligado ao veículo, ou mais precisamente ao motor que estava sendo utilizado.
Ao que parece, já no último suspiro, a Citroën do Brasil acabou "encontrando a solução" e o assunto acabou caindo no esquecimento da grande maioria, salvo daqueles que passaram pelo problema.
Recentemente tivemos um exemplo desse tipo de problema, onde os modelos C3 com motores flex estavam carbonizando precocemente. A Citroën do Brasil negou até o penúltimo suspiro que fosse um problema do sistema de gerenciamento de injeção, o que acabou evitando um processo de recall, muito embora fosse público e notório que se tratava de um problema ligado ao veículo, ou mais precisamente ao motor que estava sendo utilizado.
Ao que parece, já no último suspiro, a Citroën do Brasil acabou "encontrando a solução" e o assunto acabou caindo no esquecimento da grande maioria, salvo daqueles que passaram pelo problema.
O Administrador
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Meu marcados também se diverge várias vezes.
Já ouvi falar da bateria do xsara que é muito fraca (e eu pretendo trocá-la, pq tenho um sub e não posso usar muito, senão a bateria não aguenta), e eu acredito que às vezes o marcados vai lá pra posição 'tanque cheio' mediante ser um carro totalmente eletrônico. Sou totalmente leigo. Mas eu liguei uma coisa a outra. Sempre que eu demoro pra pegar o carro e a bateria tá fraca ele 'cisma' de mostrar que o tanque tá cheio. Felizmente quando está chegando na reserva o carro acusa certo.
Já aconteceu muito de eu rodar 200km e o marcador voltar para o tanque cheio no outro dia...
Hoje não posso contar muito com isso não. Vejo no hodômetro mesmo e aí encho o tanque.
Aliás, em falar nisso. Alguém teve problema quando foi ligar o carro, de tipo dar uma panezinha. Eu acho que é pelo fator da bateria ser fraca também. Uma vez na praia o carro não queria ligar de jeito nenhum, acusando 'code key' no painel. Depois de uns 15 segundos, tudo desligado, som, luzes, tudo, aí tentei de novo e o módulo aceitou a chave aí ligou o carro. Antes só girava o motor de arranque.
Acho que na verdade eu preciso levar logo meu carro pra fazer a leitura quando ocorrer um caso desses e ver o que o módulo acusa..
Já ouvi falar da bateria do xsara que é muito fraca (e eu pretendo trocá-la, pq tenho um sub e não posso usar muito, senão a bateria não aguenta), e eu acredito que às vezes o marcados vai lá pra posição 'tanque cheio' mediante ser um carro totalmente eletrônico. Sou totalmente leigo. Mas eu liguei uma coisa a outra. Sempre que eu demoro pra pegar o carro e a bateria tá fraca ele 'cisma' de mostrar que o tanque tá cheio. Felizmente quando está chegando na reserva o carro acusa certo.
Já aconteceu muito de eu rodar 200km e o marcador voltar para o tanque cheio no outro dia...
Hoje não posso contar muito com isso não. Vejo no hodômetro mesmo e aí encho o tanque.
Aliás, em falar nisso. Alguém teve problema quando foi ligar o carro, de tipo dar uma panezinha. Eu acho que é pelo fator da bateria ser fraca também. Uma vez na praia o carro não queria ligar de jeito nenhum, acusando 'code key' no painel. Depois de uns 15 segundos, tudo desligado, som, luzes, tudo, aí tentei de novo e o módulo aceitou a chave aí ligou o carro. Antes só girava o motor de arranque.
Acho que na verdade eu preciso levar logo meu carro pra fazer a leitura quando ocorrer um caso desses e ver o que o módulo acusa..
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- Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:16 am
- Nome: Paulo Vecoso
- Localização: São João da Mata
Tenho uma Xsara Break 2001 e o marcador de combustível está com problema. As vezes marca e as vezes não, quando marca tem o problema de marcar errado. Levei na concessionária e me pediram uma fortuna pra trocar a bóia do tanque junto com a bomba de gasolina. Tenho um mecânico de confiança e ele desmontou tudo e viu que os contatos da bóia do tanque estão gastos e conforme uso o carro ele não faz contato e quando faz ainda não garantiu que marque corretamente, estamos tentando achar alguém que possa "arrumar" esse problema pra eu não ter que comprar todo o kit (bóia + bomba), por enquanto vou rodando e controlando o combustível pelo marcador de quilometragem.
Paulo Veçoso
Muito se fala sobre os custos das peças de um Citroën que convenhamos, realmente não são as mais baratas do mercado. Entretanto, não se pode negar que tais custos são plenamente compatíveis com os praticados por várias peças de carros do mesmo nível, e nacionais. A bóia do tanque de combustível é um exemplo desse tipo de peça.
O componente vai instalado dentro do tanque de combustível, é acionada eletricamente já que a bomba é conjugada com ela, e mesmo assim, é um componente totalmente seguro do ponto de vista técnico e prático.
Vários carros, inclusive muitos modelos nacionais, apresentam componentes semelhantes senão com preços idênticos, pelo menos com valores de comercialização muito próximos de algums componentes importados.
Infelizmente componentes com o bóia do marcador de combustível, são muito importantes para que possamos dirigir nossos veículos com tranquilidade, pelo menos com relação ao combustível.
Foi-se o tempo em que controlávamos a saúde do carro através dos intrumentos existentes no painel. Um grande volume de carros hoje, abriu mão dos marcadores de temperatura, analógios ou digitais, dos vácuometros, dos voltimetros, amperimetros....
Sem dúvida o custo da modernização passa necessáriamente, pelo descarte de componentes que feitos para operar no limite das suas possibilidades, inviabilizam qualquer reparo que prolongue o seu tempo de uso, com segurança, muito embora por concepção, tenham sido criados para durar praticamente toda a vida útil de um veículo.
Assim, cada vez mais escassos os profissionais que realmente se interessam em consertar um problema, substituidos inicialmente pelas concessionárias, e posteriormente pela própria lei de mercado pelos trocadores de peças, estamos cada vez mais dependentes de peças que feitas para funcionar no exterior, acabam tendo sua vida útil reduzida pela péssima qualidade da nossa gasolina, pela agressividade corrosiva do nosso álcool, e pela já conhecida e discarada utilização de solventes e diluentes por postos e distribuidores de combustíveis.
Tudo isso é para dizer que há vários culpados para o seu problema, e não apenas a peça propriamente dita, ou simplesmente a marca. Esta é uma idéia que deve ser disseminada para que não tenhamos que viver na eterna busca de culpados isolados.
O componente vai instalado dentro do tanque de combustível, é acionada eletricamente já que a bomba é conjugada com ela, e mesmo assim, é um componente totalmente seguro do ponto de vista técnico e prático.
Vários carros, inclusive muitos modelos nacionais, apresentam componentes semelhantes senão com preços idênticos, pelo menos com valores de comercialização muito próximos de algums componentes importados.
Infelizmente componentes com o bóia do marcador de combustível, são muito importantes para que possamos dirigir nossos veículos com tranquilidade, pelo menos com relação ao combustível.
Foi-se o tempo em que controlávamos a saúde do carro através dos intrumentos existentes no painel. Um grande volume de carros hoje, abriu mão dos marcadores de temperatura, analógios ou digitais, dos vácuometros, dos voltimetros, amperimetros....
Sem dúvida o custo da modernização passa necessáriamente, pelo descarte de componentes que feitos para operar no limite das suas possibilidades, inviabilizam qualquer reparo que prolongue o seu tempo de uso, com segurança, muito embora por concepção, tenham sido criados para durar praticamente toda a vida útil de um veículo.
Assim, cada vez mais escassos os profissionais que realmente se interessam em consertar um problema, substituidos inicialmente pelas concessionárias, e posteriormente pela própria lei de mercado pelos trocadores de peças, estamos cada vez mais dependentes de peças que feitas para funcionar no exterior, acabam tendo sua vida útil reduzida pela péssima qualidade da nossa gasolina, pela agressividade corrosiva do nosso álcool, e pela já conhecida e discarada utilização de solventes e diluentes por postos e distribuidores de combustíveis.
Tudo isso é para dizer que há vários culpados para o seu problema, e não apenas a peça propriamente dita, ou simplesmente a marca. Esta é uma idéia que deve ser disseminada para que não tenhamos que viver na eterna busca de culpados isolados.
Editado pela última vez por RAFAEL em Qua Jan 09, 2008 12:29 am, em um total de 1 vez.
O Administrador
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- Nome: Americo Leoratti
- Modelos Citroën: Citroen Xsara GLX 98 / Aircross 2018 Live
Olá senhores.
Sou novo no forum e o que me motivou a entrar é que adquiri xsara 98 GLX 1.8 16v e percebi um problema, acredito eu, do marcador de combustivel, onde quando meu carro estacionado em um declive para o lado do motorista, simplesmente o marcador reduz e muito a quantidade de gasolina, e em um dos casos estava com gasolina um ponteiro acima do vermelho e quando fui reparar, estava abaixo do vermelho. inclusive nesse dia, após fazer algumas ligações para teste do motor, o carro não pegou mais, até eu ter que empurrar para nivelar e assim voltar ao normal.
Gostaria de saber se isso é normal pois nunca tive problemas com esses assuntos e pelo que dizem, isso está sendo normal nos Xsaras.
Abraços a todos!
Sou novo no forum e o que me motivou a entrar é que adquiri xsara 98 GLX 1.8 16v e percebi um problema, acredito eu, do marcador de combustivel, onde quando meu carro estacionado em um declive para o lado do motorista, simplesmente o marcador reduz e muito a quantidade de gasolina, e em um dos casos estava com gasolina um ponteiro acima do vermelho e quando fui reparar, estava abaixo do vermelho. inclusive nesse dia, após fazer algumas ligações para teste do motor, o carro não pegou mais, até eu ter que empurrar para nivelar e assim voltar ao normal.
Gostaria de saber se isso é normal pois nunca tive problemas com esses assuntos e pelo que dizem, isso está sendo normal nos Xsaras.
Abraços a todos!
- tilex
- Curioso
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- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
- Nome: Tilex
- Localização: S.J.do Rio Preto-SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT
Pessoal, eu resolvi um problema do marcador de combustivel que for o mesmo caso poderá resolver em qualquer mecanico ou q nem eu, eu mesmo arrumei. O marcador as veses marcava certo e de uma hora pra outra marcava errado, como muito acima ou totalmente vazio, sem estar vazio. Esse problema nao é boia pois ele passa por todos os pontos de marcaçao, mas marca errado. O reservatorio de combustivel precisa ter uma pressao X constante para a boi se manter no nivel, e o combustivel produz gases q precisam ser expelidos quando em excesso, mas nao pode ser expelidos totalmente netao o escape de gases do tamque possui uma valvula simples para o escape, no meu caso a valvula estava OK, mas a mangueira que ia até a valvula estava solta, foi só encaixar e resolveu o problema, muito simples, nao precisa trocar boia+bomba+mao de obra pra resolver esse defeito.
Boa sorte a todos.
Boa sorte a todos.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Caso tenha tempo faça o teste....precisa apenas de um multimetro e paciencia para testar.
Tudo descrito a seguir foi retirado do <a href="http://www.peugeotlogic.com" target="_blank">http://www.peugeotlogic.com</a> e esta em ingles.
This page contains data for testing fuel gauges and tank sender units on various models.
This is not a complete set of data as this type of information is not readily available.
We've collected these figures over time to help ourselves and others.
Created: 10. 05. 2002
Updated: 28. 06. 2003
Testing the the tank sender unit
The sender unit has to be removed from the fuel tank in order to carry out the following tests. Slowly move the float up and down over its entire range. A gradual change in resistance should occur. Any open or short circuit during the movement is not acceptable. We have tested several new units and made notes of the resistance values in the fully down, center and fully up position. These values differ slightly from vehicle to vehicle. Therefore a slight deviation from the stated resistance does not automatically mean a unit has to be condemned.
Use the figures below as a guide and consider all other possible factors carefully. veja as figuras 1,2 e 3.
Talvez as figuras estejam invertidas.
[attachmentid=75]
cheio
[attachmentid=74]
medio
[attachmentid=73]
vazio
posiçao da boia X resistencia.
todos os 306 (talvez semelhante ao n6 1.8)
cheio 30Ω
metade 160Ω
vazio 300Ω
posiçao da boia X resistencia.
206 full multiplexed (com central mulplex)
bomba pequena
cheio 60Ω
Metade 170Ω
vazio 350Ω
posiçao da boia X resistencia.
206 full multiplexed
large pump (1 pipe)
Top 50Ω
Middle 220Ω
Bottom 350Ω
Float position verses resistance.
206 full multiplexed
large pump (2 pipes)
Top 50Ω
Middle 200Ω
Bottom 350Ω
Resistance verses gauge reading Possivel modelo dos N7 (2001 2002)
206 pre multiplex
Full 15Ω
½ 150Ω
¼ 220Ω
Low (light on) 300Ω
Empty (light on) 325Ω
Float position verses resistance.
206 pre multiplex
Top 14Ω
Middle 165Ω
Bottom 340Ω
Resistance verses gauge reading
406 D8
Full 8Ω
¾ 45Ω
Low (close to red) 180Ω
Empty (light on) 220Ω
Float position verses resistance
406 D8 Top 8Ω
Middle 150Ω
Bottom 276Ω
Float position verses resistance
406 2000
Petrol and Diesel Top 50Ω
Middle 200Ω
Bottom 347Ω
Resistance verses gauge reading
307
Full (60 litres gross) 56Ω
½ 160Ω
Empty (1 litre gross) 305Ω
Checking parameters and configuration with DIAG 2000
On multiplexed vehicles the parameters can be read with DIAG 2000. See the example parameter screen below.
There is also a very important configuration setting for the fuel gauge. Always set the configuration in BSI named "Mercosur fuel gauge" to absent. A wrong seting will lead to false and erratic readings on the fuel gauge.
Instrumentation/measurements
vehicle type: 206 VIN number: VF32ANFUR42117274
familie: BMF Control unit: BSI
Low fuel level info : absent
Gross fuel level - litre(s): 5.3
Filtered fuel level - litre(s): 5.08
Fuel level on instrument panel - litre(s): 9.89
Fuel gauge impedance - ohm(s): 277
No caso dos Xsaras N7 2001...2002...talvez seja os modepos pre multplex....talves o 2002....2003... ja seja multplex. Basta testar e verificar em qual modelo de tabela de Resistencia seu carro se enquadra.
Espero que todo trabalho postando isso nao seja em vao....aguardo feedback
Tudo descrito a seguir foi retirado do <a href="http://www.peugeotlogic.com" target="_blank">http://www.peugeotlogic.com</a> e esta em ingles.
This page contains data for testing fuel gauges and tank sender units on various models.
This is not a complete set of data as this type of information is not readily available.
We've collected these figures over time to help ourselves and others.
Created: 10. 05. 2002
Updated: 28. 06. 2003
Testing the the tank sender unit
The sender unit has to be removed from the fuel tank in order to carry out the following tests. Slowly move the float up and down over its entire range. A gradual change in resistance should occur. Any open or short circuit during the movement is not acceptable. We have tested several new units and made notes of the resistance values in the fully down, center and fully up position. These values differ slightly from vehicle to vehicle. Therefore a slight deviation from the stated resistance does not automatically mean a unit has to be condemned.
Use the figures below as a guide and consider all other possible factors carefully. veja as figuras 1,2 e 3.
Talvez as figuras estejam invertidas.
[attachmentid=75]
cheio
[attachmentid=74]
medio
[attachmentid=73]
vazio
posiçao da boia X resistencia.
todos os 306 (talvez semelhante ao n6 1.8)
cheio 30Ω
metade 160Ω
vazio 300Ω
posiçao da boia X resistencia.
206 full multiplexed (com central mulplex)
bomba pequena
cheio 60Ω
Metade 170Ω
vazio 350Ω
posiçao da boia X resistencia.
206 full multiplexed
large pump (1 pipe)
Top 50Ω
Middle 220Ω
Bottom 350Ω
Float position verses resistance.
206 full multiplexed
large pump (2 pipes)
Top 50Ω
Middle 200Ω
Bottom 350Ω
Resistance verses gauge reading Possivel modelo dos N7 (2001 2002)
206 pre multiplex
Full 15Ω
½ 150Ω
¼ 220Ω
Low (light on) 300Ω
Empty (light on) 325Ω
Float position verses resistance.
206 pre multiplex
Top 14Ω
Middle 165Ω
Bottom 340Ω
Resistance verses gauge reading
406 D8
Full 8Ω
¾ 45Ω
Low (close to red) 180Ω
Empty (light on) 220Ω
Float position verses resistance
406 D8 Top 8Ω
Middle 150Ω
Bottom 276Ω
Float position verses resistance
406 2000
Petrol and Diesel Top 50Ω
Middle 200Ω
Bottom 347Ω
Resistance verses gauge reading
307
Full (60 litres gross) 56Ω
½ 160Ω
Empty (1 litre gross) 305Ω
Checking parameters and configuration with DIAG 2000
On multiplexed vehicles the parameters can be read with DIAG 2000. See the example parameter screen below.
There is also a very important configuration setting for the fuel gauge. Always set the configuration in BSI named "Mercosur fuel gauge" to absent. A wrong seting will lead to false and erratic readings on the fuel gauge.
Instrumentation/measurements
vehicle type: 206 VIN number: VF32ANFUR42117274
familie: BMF Control unit: BSI
Low fuel level info : absent
Gross fuel level - litre(s): 5.3
Filtered fuel level - litre(s): 5.08
Fuel level on instrument panel - litre(s): 9.89
Fuel gauge impedance - ohm(s): 277
No caso dos Xsaras N7 2001...2002...talvez seja os modepos pre multplex....talves o 2002....2003... ja seja multplex. Basta testar e verificar em qual modelo de tabela de Resistencia seu carro se enquadra.
Espero que todo trabalho postando isso nao seja em vao....aguardo feedback
Pessoal,
Boa tarde.
Sou novo no fórum e não sei se é tarde para postar uma mensagem neste tópico.
Tenho um Xsara 1.8 GLX 2000 e já tive problemas com o marcador de combustível.
A bóia foi removida da bomba e uma revisão na placa de circuito do potenciômetro - se não me engano é esse o nome - que comanda o medidor de nível foi realizada. O problema está resolvido e a causa era, segundo o - excelente - profissional da auto-elétrica, um desgaste nos contatos desta placa devido também ao contato direto e prolongado - na época com + de 90.000 km - com o combustível.
Gastei em torno de R$ 100,00, enquanto o orçamento do conjunto bomba + bóia (só vendem o conj.!!!) sairia por mais de R$ 1.200,00 na concessionária e R$ 500,00 (+ o risco de perder tudo), no paralelo.
Isto resolveu a parte crítica do problema deste medidor, que oscilava muito o nível marcado, quando marcava!
A outra questão, que também foi levantada neste fórum é uma pequena oscilação / variação na marcação do nível de combustível do tanque. Isto acontecia antes e ainda acontece com o meu carro. Este mesmo profissional me esclareceu que, devido à variações nas dimensões do tanque e também devido ao curso de contato entre a placa de circuito do potenciômetro e a haste da bóia, varia sensivelemente o tempo em que um determinado nível fica marcado no medidor, no painel do carro.
Espero ter contribuído em alguma coisa e aproveito para parabenizar a todos pela qualidade e pela utilidade das discuções deste fórum.
Até breve...
Boa tarde.
Sou novo no fórum e não sei se é tarde para postar uma mensagem neste tópico.
Tenho um Xsara 1.8 GLX 2000 e já tive problemas com o marcador de combustível.
A bóia foi removida da bomba e uma revisão na placa de circuito do potenciômetro - se não me engano é esse o nome - que comanda o medidor de nível foi realizada. O problema está resolvido e a causa era, segundo o - excelente - profissional da auto-elétrica, um desgaste nos contatos desta placa devido também ao contato direto e prolongado - na época com + de 90.000 km - com o combustível.
Gastei em torno de R$ 100,00, enquanto o orçamento do conjunto bomba + bóia (só vendem o conj.!!!) sairia por mais de R$ 1.200,00 na concessionária e R$ 500,00 (+ o risco de perder tudo), no paralelo.
Isto resolveu a parte crítica do problema deste medidor, que oscilava muito o nível marcado, quando marcava!
A outra questão, que também foi levantada neste fórum é uma pequena oscilação / variação na marcação do nível de combustível do tanque. Isto acontecia antes e ainda acontece com o meu carro. Este mesmo profissional me esclareceu que, devido à variações nas dimensões do tanque e também devido ao curso de contato entre a placa de circuito do potenciômetro e a haste da bóia, varia sensivelemente o tempo em que um determinado nível fica marcado no medidor, no painel do carro.
Espero ter contribuído em alguma coisa e aproveito para parabenizar a todos pela qualidade e pela utilidade das discuções deste fórum.
Até breve...
[quote name='Pedro Neto' post='2203' date='Aug 11 2008, 04:17 PM']
Pessoal,
Boa tarde.
Sou novo no fórum e não sei se é tarde para postar uma mensagem neste tópico.
Tenho um Xsara 1.8 GLX 2000 e já tive problemas com o marcador de combustível.
A bóia foi removida da bomba e uma revisão na placa de circuito do potenciômetro - se não me engano é esse o nome - que comanda o medidor de nível foi realizada. O problema está resolvido e a causa era, segundo o - excelente - profissional da auto-elétrica, um desgaste nos contatos desta placa devido também ao contato direto e prolongado - na época com + de 90.000 km - com o combustível.
Gastei em torno de R$ 100,00, enquanto o orçamento do conjunto bomba + bóia (só vendem o conj.!!!) sairia por mais de R$ 1.200,00 na concessionária e R$ 500,00 (+ o risco de perder tudo), no paralelo.
Isto resolveu a parte crítica do problema deste medidor, que oscilava muito o nível marcado, quando marcava!
A outra questão, que também foi levantada neste fórum é uma pequena oscilação / variação na marcação do nível de combustível do tanque. Isto acontecia antes e ainda acontece com o meu carro. Este mesmo profissional me esclareceu que, devido à variações nas dimensões do tanque e também devido ao curso de contato entre a placa de circuito do potenciômetro e a haste da bóia, varia sensivelemente o tempo em que um determinado nível fica marcado no medidor, no painel do carro.
Espero ter contribuído em alguma coisa e aproveito para parabenizar a todos pela qualidade e pela utilidade das discuções deste fórum.
Até breve...
[/quote]
Olá Pedro Neto, por acaso você mora no RJ ? Pois também estou com problemas no meu marcador. Mantenho sempre o tanque cheio e as vezes marca as vezes não, e não quero gastar 1200 reais para consertar isso. ;)
Abraços
Pessoal,
Boa tarde.
Sou novo no fórum e não sei se é tarde para postar uma mensagem neste tópico.
Tenho um Xsara 1.8 GLX 2000 e já tive problemas com o marcador de combustível.
A bóia foi removida da bomba e uma revisão na placa de circuito do potenciômetro - se não me engano é esse o nome - que comanda o medidor de nível foi realizada. O problema está resolvido e a causa era, segundo o - excelente - profissional da auto-elétrica, um desgaste nos contatos desta placa devido também ao contato direto e prolongado - na época com + de 90.000 km - com o combustível.
Gastei em torno de R$ 100,00, enquanto o orçamento do conjunto bomba + bóia (só vendem o conj.!!!) sairia por mais de R$ 1.200,00 na concessionária e R$ 500,00 (+ o risco de perder tudo), no paralelo.
Isto resolveu a parte crítica do problema deste medidor, que oscilava muito o nível marcado, quando marcava!
A outra questão, que também foi levantada neste fórum é uma pequena oscilação / variação na marcação do nível de combustível do tanque. Isto acontecia antes e ainda acontece com o meu carro. Este mesmo profissional me esclareceu que, devido à variações nas dimensões do tanque e também devido ao curso de contato entre a placa de circuito do potenciômetro e a haste da bóia, varia sensivelemente o tempo em que um determinado nível fica marcado no medidor, no painel do carro.
Espero ter contribuído em alguma coisa e aproveito para parabenizar a todos pela qualidade e pela utilidade das discuções deste fórum.
Até breve...
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Olá Pedro Neto, por acaso você mora no RJ ? Pois também estou com problemas no meu marcador. Mantenho sempre o tanque cheio e as vezes marca as vezes não, e não quero gastar 1200 reais para consertar isso. ;)
Abraços
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Olá amigos! já tinha postado aqui antes o caso do medidor de combustível que no meu carro (Xsara Break 2001) também marcava errado. Na época o meu mecânico trocou apenas a bóia desmontando todo o kit (bóia+bomba) e trocando apenas a bóia, isso funcionou por algum tempo e derrepente voltou a acontecer. Na mesma época tive um problema com a bateria que descarregou por compelo e verificamos que o alternador e todo o restante da parte elétrica estava funcionando perfeitamente. O que notei foi que derrepente o marcador de combustível parava de funcionar e se eu desligasse o carro ele não pegava mais, enquanto que se o marcador de cumbustível estivesse marcando normalmente podia desligar o carro que ele pegaria sem problemas. Também percebi que a luz do farol de neblina queimava com frequência. Quando troquei pela terceira vez a lâmpada o meu mecânico disse que iria verificar todo o sistema elétrico do carro para ver o que estava causando tantas lâmpadas queimadas e falta de carga na bateria. Quando disse a ele das "coincidências" entre marcar errado, o carro não pegar e a lâmpada queimar ele achou o problema, o "terra" do farol estava quebrado por dentro (não percebíamos pois por fora o fio estava inteiro) e conforme mexia no fio dava um curto e a lâmpada queimava (com a vibração do carro esse curto se tornou frquênte). Trocamos os fios terra dos dois lados dos faróis e a bateria não deu mais problema e o marcador de combustível marca normalmente.
Espero ter ajudado a todos que tem esse problema.
Espero ter ajudado a todos que tem esse problema.
Paulo Veçoso