Chegado cá agora pretendo fazer as apresentações.
Este Citroen está entregue á minha esposa e foi um dos melhores negócios da minha vida.
Potente , económico e fiável QB , só me têm dado alegrias até hoje.
Zero avarias mecânicas , até hoje apenas substituí um tubo do circuito do ar condicionado e uma bateria .
Chamamos-lhe carinhosamente de " o nosso frigorifico " ...
... pois é branco ,faz frio no interior e quando se abre a porta acende a luz. :465974:
Não pretendo vendê-lo e vejo-me daqui a 10 anos a conduzi-lo .
È um Citroen C3 1.4HDI 16V SX de Janeiro de 2003 e têm neste momento cerca de 78.000 KMs .
Umas fotos do bólide :

A escolha em branco foi a melhor opção para fazer façe ao calor no Verão ... aqueçe menos ,esforça menos o ar-condicionado. :D
Desvantagem : suja-se mais ... mas para isso há água para lavar.

O Sr. Motor »»»»» 1.4HDI 16v
97 cavalos de potência / 200 NM de binário
Combustivel : gasóleo ( e tambem queima biodiesel ou oleo vegetal )

Aqui sem a cobertura da tampa de valvulas . Note-se que a bateria encontra-se fechada num guarda pó .

Quando lhe acabei a rodagem ( aos 1500 KMs ) constactei que consumia 3,6 litros\100 KMs em auto-estrada e 5 litros\100 KMs em cidade.
Actualmente o consumo está nos 5,5 litros \100 KMs em cidade.
Deduzo que seja envelhecimento do motor e folgas... talvez seja necessário afinar a bomba injectora e trocar os bicos injectores.
O acesso á valvula EGR prevejo ser muito dificil, visto ela se encontrar montada junto á divisória para o habitáculo. Tenho intenção de desmontá-la junto com a tubagem respectiva para efectuar limpeza . Com os anos ela entope e o motor fica com falta de folego.
Ainda não noto nada disso ... mas nunca fiando.
Mais fotos :

Quis aproveitar para tirar uma foto mas o dia era tipico de Abril

Aqui começou a chover e tive de abrigar no frigorifico .

Já diziam os antigos : " Em Abril ...águas mil ... "
Como este veiculo foi estreado por mim ,desde o inicio que a água que leva no lava vidros é destilada . Aqui não há calcário nem entupimentos . As mangueiras estão novas ao apertar .
A água destilada tenho-a á borla porque o desumidificador produz uns 200 litros dela por ano.
Dou á familia e amigos e acabo a mandá-la fora ... :roll:
Quando vejo as pessoas inconscientes nas estações de combustivel ,a aplicar água da rede pública nos automoveis ... só me dá vontade de chorar e de lhes dar umas palmadas na bunda . Estão a matar o automovel...
Tive de trocar um tubo do ar condicionado aquando dos 60.000 KMs . Foi uma rotura numa soldadura. Era um defeito de fabrico mas foi detectado fora da garantia

Tenho seguido um pouco o panorama automovel aí no Brasil , visto estar tambem registado no forum do Opel Astra ,e já deu para perceber que o vosso mercado automovel é completamente diferente.
A imposição do uso do diesel somente para veiculos pesados ... enfim , para mim é um absurdo.
Calculo que em outros paises da América do Sul isso esteja ultrapassado como politica. Na Argentina julgo que usam motor diesel para veiculos ligeiros de passageiros
Mas em todo o lado há lobbys que controlam os politicos e logo controlam o mercado.
Com uma frota automovel eficiente um país poupa na importação de petróleo e progride economicamente...
No vosso caso produzem e exportam petróleo ... eu tenho a ideia que a vossa aposta foi no sentido do alcoól .
Agora os vossos consumos são pouco eficientes. Fazendo as médias a kms\ Lt
os vossos consumos atingem 15 a 20 litros aos 100 KMs .
E a tendencia mundial é rentabilizar o consumo ... andar mais longe ...poluir menos.
Se voçês conduzissem um veiculo diesel por uma semana ficariam espantados em toda a linha.
Pouco mais me ocorre agora. Façam criticas e perguntem ...
Participem que um forum participado ... é um forum vivo .