OLA AMIGOS, BOA TARDE !!!
ENFIM TERMINEI DE FAZER O MOTOR E SUSPENSAO DO MEU CARRO....POREM HOJE DE MANHA QDO FUI BUSCA-LO NA OFICINA...ELE ANDOU TRANQUILAMENTE..MAS FOI SO EU PARAR NO SINAL PARA ELE NAO SAIR DO LUGAR..MESMO COM A ALAVANCA NA POSICAO "D" , AI DESLIGUEI O CARRO E AGAUARDEI ALGUS SEGUNDOS..E ELE VOLTOU A FUNCIONAR, POREM ELE CONTINUOU APRESNTANDO O PROBLEMA QDO PAREI NA OFICINA NOVAMENTE...NAO ENGATA MARCHA NENHUMA..ALGUEM PODE ME DAR ALGUMA INFORMAÇÃO DO QUE PODE TER ACONTECIDO??
CARRO NAO ENGATA
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- Nome: rafael_xm
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Boa tarde A.C.,
Tai um problema que eu ainda não tinha visto num Citroën.
Alguns colegas tem sujerido dar um "reset" no sistema para solicionar alguns problemas não só de Citroën, mas também de outras marcas. Talvez seja o caso de fazer essa tentativa antes de partir para algo mais profundo.
Sugiro isso como passo inicial porque pelo seu relato, depois de desligar a ignição, o sistema volta a funcionar.
Talvez também seja interessante dar uma olhada no miolo da chave do seu carro. Uma parte dos problemas de gerenciamento elétrico desses carros está ligado ao desgaste do contato.
Se resolver o problema, retorne essa informação.
Boa sorte!
Tai um problema que eu ainda não tinha visto num Citroën.
Alguns colegas tem sujerido dar um "reset" no sistema para solicionar alguns problemas não só de Citroën, mas também de outras marcas. Talvez seja o caso de fazer essa tentativa antes de partir para algo mais profundo.
Sugiro isso como passo inicial porque pelo seu relato, depois de desligar a ignição, o sistema volta a funcionar.
Talvez também seja interessante dar uma olhada no miolo da chave do seu carro. Uma parte dos problemas de gerenciamento elétrico desses carros está ligado ao desgaste do contato.
Se resolver o problema, retorne essa informação.
Boa sorte!
Ainda por aqui!
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Bom dia A.C.,
A esta altura eu tenho certeza d eque já lhe informaram sobre o porque de se "resetar" o sistema de gerenciamento eletrônico do carro, mas ainda vale deixar no ar a dica do porque se chegar a esse procedimento, e isso não é porque o seu carro é importado, já que costumeiramente esse processo é aplicado em carros nacionais também.
O sistema de injeção eletrônica, assim como boa parte dos dispositivos utilizados nos carros atuais, surgiu em 1937, quando então começou a ser utilizada em aviões. Era um sistema de injeção direta bastante rústico se comparado por exemplo, aos primeiros sistemas de injeção monoponto introduzidos no Brasil nos anos 90.
De lá para cá, o sistema cresceu e a ele foram agregadas outras funções de controle interno e externo. Como controle interno pode-se considerar basicamente a quantidade de ar e combustível que serão injetados em cada nível de rotação do motor. O controle interno é "assessorado por vários sensores espalhados pelo carro, indo desde os sensores de detonação no bloco do motor, e indo até a sonda lambda que determina a quantidade de gasolina e ar que deverão ser em cada momento de utilizaçao do veículo.
Pois bem! A esses componentes básicos foram juntados ainda ABS, EBD, SRS, e vários outros que tem o objetivo de auxiliar na condução do veículo. A Citroën adotou no final dos anos 90 os sistemas multiplexados, que nada mais são que módulos de controle funcionando sobre módulos de controle, o que reduziu a quantidade de fios até então utilizados nos veículos da marca.
Toda essa parafernalha fez com que os carros assumissem um certo ar de "Personal Computer", tanto que hoje, não são raros os carros com interface semelhante ao Windows.
Assim como no PC, a centralina vez ou outra "dá pau", e não há em alguns casos, outra alternativa senão "resetar" o sistema. A diferença é que não há um botão "reset" para se apertar no carro.
Esse processo é feito com o auxilio de um sistema computadorizado que entra na centralina e dá o "reset".
Isso faz com que a programação da centralina volte ao modo padrão, desconsiderando qualquer alteração que tenha havido ao longo da utilização do veículo. Ele é importante também para se determinar se está havendo falha no envio de informações por algum dos sensores, e que esteja afetando o funcionamento do motor ou de qualquer outro componente do carro.
É isso ai!
A esta altura eu tenho certeza d eque já lhe informaram sobre o porque de se "resetar" o sistema de gerenciamento eletrônico do carro, mas ainda vale deixar no ar a dica do porque se chegar a esse procedimento, e isso não é porque o seu carro é importado, já que costumeiramente esse processo é aplicado em carros nacionais também.
O sistema de injeção eletrônica, assim como boa parte dos dispositivos utilizados nos carros atuais, surgiu em 1937, quando então começou a ser utilizada em aviões. Era um sistema de injeção direta bastante rústico se comparado por exemplo, aos primeiros sistemas de injeção monoponto introduzidos no Brasil nos anos 90.
De lá para cá, o sistema cresceu e a ele foram agregadas outras funções de controle interno e externo. Como controle interno pode-se considerar basicamente a quantidade de ar e combustível que serão injetados em cada nível de rotação do motor. O controle interno é "assessorado por vários sensores espalhados pelo carro, indo desde os sensores de detonação no bloco do motor, e indo até a sonda lambda que determina a quantidade de gasolina e ar que deverão ser em cada momento de utilizaçao do veículo.
Pois bem! A esses componentes básicos foram juntados ainda ABS, EBD, SRS, e vários outros que tem o objetivo de auxiliar na condução do veículo. A Citroën adotou no final dos anos 90 os sistemas multiplexados, que nada mais são que módulos de controle funcionando sobre módulos de controle, o que reduziu a quantidade de fios até então utilizados nos veículos da marca.
Toda essa parafernalha fez com que os carros assumissem um certo ar de "Personal Computer", tanto que hoje, não são raros os carros com interface semelhante ao Windows.
Assim como no PC, a centralina vez ou outra "dá pau", e não há em alguns casos, outra alternativa senão "resetar" o sistema. A diferença é que não há um botão "reset" para se apertar no carro.
Esse processo é feito com o auxilio de um sistema computadorizado que entra na centralina e dá o "reset".
Isso faz com que a programação da centralina volte ao modo padrão, desconsiderando qualquer alteração que tenha havido ao longo da utilização do veículo. Ele é importante também para se determinar se está havendo falha no envio de informações por algum dos sensores, e que esteja afetando o funcionamento do motor ou de qualquer outro componente do carro.
É isso ai!
Editado pela última vez por rafael_xm em Ter Ago 14, 2007 9:25 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!