Tudo isso é muito importante mas eu via marcações nos pneus que ninguém explicava ou comentava por isso decidi pesquisar um pouco mais e achei informações valiosas que decidi compartilhar.
Não vou falar sobre largura, altura ou raio de pneus porque isso todos sabem bem, então vou comentar sobre o que é pouco falado.
Peso ou carga de trabalho do pneu.
Cada pneu tem seu limite de peso especificado, esse limite é dado por um código que está no pneu veja a imagem abaixo:
Segue a tabela com os códigos:
Código - Peso -/- Código - Peso -/- Código - Peso
60 ------- 250 -/- 71 ------- 345 -/- 82 ------- 475
61 ------- 257 -/- 72 ------- 355 -/- 83 ------- 487
62 ------- 265 -/- 73 ------- 365 -/- 84 ------- 500
63 ------- 272 -/- 74 ------- 375 -/- 85 ------- 515
64 ------- 280 -/- 75 ------- 387 -/- 86 ------- 530
65 ------- 290 -/- 76 ------- 400 -/- 87 ------- 545
66 ------- 300 -/- 77 ------- 412 -/- 88 ------- 560
67 ------- 307 -/- 78 ------- 425 -/- 89 ------- 580
68 ------- 315 -/- 79 ------- 437 -/- 90 ------- 600
69 ------- 325 -/- 80 ------- 450 -/- 91 ------- 615
70 ------- 335 -/- 81 ------- 462 -/- 92 ------- 630
A tabela vai até o código 125, mas creio que o que está ai já nos basta. O peso está em kg.
Deve se tomar cuidado ao se comprar um pneu e observar o peso que ele suporta, é muito comum nos pneus mais baratos eles não serem 88 (560) que é o ideal para o Picasso, mas serem 86. Até dá para usar um pneu 86 no Picasso desde que vc não seja o tipo de cara que leva sua casa toda quando vai viajar, mas se vc é como eu que entope o carro de tranqueira fuja desse pneu, vc pode ter uma surpresa pouco agradável e terminar sua viagem antecipadamente.
Velocidade de trabalho
Outro ponto importante e que é negligenciado é a velocidade de trabalho do pneu, o que vem de fábrica é do tipo H, ou seja, é um pneu que trabalha até 210km/h além disso ele perde sua eficácia. O problema é que muitos pneus vendidos por ai são de velocidade menor, veja a tabela abaixo:
Código - km/h
P ------- 150
Q ------- 160
R ------- 170
S ------- 180
T ------- 190
U ------- 200
H ------- 210
V ------- 240
Não coloquei a tabela toda, mas dá para entender que quanto menor a letra menos 10km/h na velocidade exceto para a letra A, que possui 8 tipos diferentes e para as letras Z, W e Y que possuem velocidades especiais. Se vc gosta de sentar o pé não compre pneu inferior ao H, mas se vc é como eu gosta de andar tranquilo um T ou S não vai te deixar na mão.
Durabilidade

Pouca gente sabe mas a durabilidade do pneu vem descrito nele, isso é dado por um código que vai do 60 ao 600. Ele é chamado Tradeware, então quanto maior Tradeware melhor, ou seja, mais durável é o pneu. O pneu que vem de fábrica, o Michelin AH-XS, tem tradeware de 240 apenas, realmente não é dos melhores. O novo modelo da Michelin o tal do Energy XM1 tem tradeware 400 que é muito melhor.
Claro que a condução do motorista, o tipo de estrada, etc.... também influenciam na durabilidade dos pneus mas se vc pode comprar um pneu com tradeware maior porque vai levar um menor?
O absurdo disso tudo é que tem uma diferença de preço abissal entre pneus com tradewares diferentes, o Pirelli P6000, por exemplo, tem tradeware de 180 e costuma custar os olhos da cara. Por outro lado o Michelin Energy XM1 Pluss tem tradeware de 320 e é mais caro que a versão sem o 'Pluss', vai entender?
Tração ou Traction

É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada haver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A, B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo. Um pneu que é apenas A não estaria muito bom para mim, isto porque num índice que tem quatro categorias ficar em segundo equivale a tirar 7,5 na nota. Quem usa esse pneu tem que ter cuidado nas pistas molhadas.
Temperatura suportada pelo pneu

O índice de temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no manual do carro. Excesso de pressão, velocidade ou peso, faz com que o pneu esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e, possivelmente fazendo ele falhar.)
Pneus novos: atrás ou na frente?
Outro ponto importante é aquela velha pergunta: aonde eu coloco o pneu mais desgastado na dianteira ou na traseira? infelizmente muita gente não presta atenção nesse detalhe, mas é um detalhe super importante. Por mais estranho que possa parecer o melhor Pneu deve SEMPRE ficar no eixo traseiro.
A razão disso é simples, embora não tão óbvia. Isso está relacionada a força centrífuga e centrípeta e a uma situação prática na direção de qualquer veículo, como não sou bom em explicar física vamos ao lado prático... O eixo dianteiro é o eixo de direção, ele vc pode esterçar e controlar o movimento, já o eixo traseiro não. Então, se numa curva o pneu dianteiro estoura ou aquaplana vc está no controle, ainda que precário, do carro, mas se o pneu traseiro estoura ou aquaplana vc não tem controle e simplesmente não há o que fazer para corrigir a trajetória do veículo. Por causa da força centrífuga ele vai sair de traseira, rodar podendo até capotar.
Essa dica vale também para pneus com defeito, ou seja, o pior pneu que vc tiver vai sempre na dianteira.
Vejam os vídeos abaixo:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8" target="_blank">Pneus novos: atrás ou na frente?</a>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=EE02Hendl8s" target="_blank">Auto Esporte - Bolhas em Pneus</a>
Bom acho que é isso.
Espero ter ajudado.
Fonte: <a href="http://www.pneusfacil.com.br/informacao ... _pneus.php" target="_blank">http://www.pneusfacil.com.br/informacao ... eus.php</a> e youtube