xsara com GNV...
Amigos Gostaria de informações, se tem membros do clube que possuam Xsara convertido(o meu é um modelo GLX 1.8 16 Valv.) e quais seriam as recomendações técnicas para que não cause problemas no Carrão. Ah... se quem converteu possa me indicar uma boa Convertedora no RJ. Moro no Recreio dos Bandeirantes. Desde já agradeço a todos os membros do Clube.
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Ola Rob,
Os Xsara saem prontos para conversão na Europa, a diferença no nacional é que o coletor de admissão não vem pronto para esta função (sem bujões de acesso), fora a pequena perda de potencia em relação a gasolina, não ha restrições a instalação do Kit-gas no seu carrão.
Só lembre de fazer isto em uma empresa com referencias, consulte alguem que tenha feito o serviço com a instaladora e veja se esta cadastrada no orgão de transito responsavel, afinal voce vai ter que mudar o documento do seu X (isto inclui o laudo de certificação de segurança expedido pela instaladora).
Consulte o site do Ciretran, la tem a relação das empresas certificadas proximas de voce.
Um abraço...
Os Xsara saem prontos para conversão na Europa, a diferença no nacional é que o coletor de admissão não vem pronto para esta função (sem bujões de acesso), fora a pequena perda de potencia em relação a gasolina, não ha restrições a instalação do Kit-gas no seu carrão.
Só lembre de fazer isto em uma empresa com referencias, consulte alguem que tenha feito o serviço com a instaladora e veja se esta cadastrada no orgão de transito responsavel, afinal voce vai ter que mudar o documento do seu X (isto inclui o laudo de certificação de segurança expedido pela instaladora).
Consulte o site do Ciretran, la tem a relação das empresas certificadas proximas de voce.
Um abraço...
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise
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[quote name='robnick' post='458' date='Jun 6 2007, 04:33 AM']
Amigos Gostaria de informações, se tem membros do clube que possuam Xsara convertido(o meu é um modelo GLX 1.8 16 Valv.) e quais seriam as recomendações técnicas para que não cause problemas no Carrão. Ah... se quem converteu possa me indicar uma boa Convertedora no RJ. Moro no Recreio dos Bandeirantes. Desde já agradeço a todos os membros do Clube.
[/quote]
Ola!!! Bom tenho em xsara 98/99 1.8 16v embora eu tenha adquirido ele a menos de um mes, resolvi colocar um kit gnv nele. Por isso dei uma pesquisada e descobri que vc tem duas opções, uma seria reforçar o coletor dele e a outra seria vc colocar uma valvula de alivio de pressão nele, eu optei em por a valvula e adivinhem so, meu carro no gas nem parece que ta no gas, ta fazendo mais de 220 km com apena R$20 to super feliz, sem falar que contina andando muito
Amigos Gostaria de informações, se tem membros do clube que possuam Xsara convertido(o meu é um modelo GLX 1.8 16 Valv.) e quais seriam as recomendações técnicas para que não cause problemas no Carrão. Ah... se quem converteu possa me indicar uma boa Convertedora no RJ. Moro no Recreio dos Bandeirantes. Desde já agradeço a todos os membros do Clube.
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Ola!!! Bom tenho em xsara 98/99 1.8 16v embora eu tenha adquirido ele a menos de um mes, resolvi colocar um kit gnv nele. Por isso dei uma pesquisada e descobri que vc tem duas opções, uma seria reforçar o coletor dele e a outra seria vc colocar uma valvula de alivio de pressão nele, eu optei em por a valvula e adivinhem so, meu carro no gas nem parece que ta no gas, ta fazendo mais de 220 km com apena R$20 to super feliz, sem falar que contina andando muito
[quote name='robnick' post='458' date='Jun 6 2007, 02:33 AM']
Amigos Gostaria de informações, se tem membros do clube que possuam Xsara convertido(o meu é um modelo GLX 1.8 16 Valv.) e quais seriam as recomendações técnicas para que não cause problemas no Carrão. Ah... se quem converteu possa me indicar uma boa Convertedora no RJ. Moro no Recreio dos Bandeirantes. Desde já agradeço a todos os membros do Clube.
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Oi, Robnick.
Há pouco mais de um mês comprei um igual ao seu que já veio com GNV, instalado há pouco mais de 1 ano.
O que percebi: o carro anda muito bem no gnv, desenvolve legal, sobe ladeiras sem forçar muito e com o cilindro de 13m3 faz em média 200km na cidade, dependendo da pressão da bomba no momento do abastecimento.
O problema do estouro do coletor acontece em alguns carros nacionais a gás. Mande colocar a válvula de alívio que resolve.
A instalação do meu foi feita na Bigás da Av. Brasil - Bonsucesso. O equipamento deles é de primeira. Saiba de antemão que o preço para instalação é um pouco mais caro que a maioria dos carros nacionais. Mas compensa no IPVA e no abastecimento. Se for instalar, instale logo e faça vistoria de Mudança de Característica no Detran antes do final de dezembro. Assim vc já entra com desconto no IPVA no ano que vem. Se só fizer a vistoria em 2008, o desconto só virá em 2009.
Já tive alguns carros com GNV que mandei instalar em lojas dessas "mais baratas". Nem preciso dizer da decepção, né?
Bom, espero que dê tudo certo. Depois que estiver rodando no gnv, mande seu parecer aqui pra gente.
Abs,
marciolauriano
X 1.8 98 noire
Amigos Gostaria de informações, se tem membros do clube que possuam Xsara convertido(o meu é um modelo GLX 1.8 16 Valv.) e quais seriam as recomendações técnicas para que não cause problemas no Carrão. Ah... se quem converteu possa me indicar uma boa Convertedora no RJ. Moro no Recreio dos Bandeirantes. Desde já agradeço a todos os membros do Clube.
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Oi, Robnick.
Há pouco mais de um mês comprei um igual ao seu que já veio com GNV, instalado há pouco mais de 1 ano.
O que percebi: o carro anda muito bem no gnv, desenvolve legal, sobe ladeiras sem forçar muito e com o cilindro de 13m3 faz em média 200km na cidade, dependendo da pressão da bomba no momento do abastecimento.
O problema do estouro do coletor acontece em alguns carros nacionais a gás. Mande colocar a válvula de alívio que resolve.
A instalação do meu foi feita na Bigás da Av. Brasil - Bonsucesso. O equipamento deles é de primeira. Saiba de antemão que o preço para instalação é um pouco mais caro que a maioria dos carros nacionais. Mas compensa no IPVA e no abastecimento. Se for instalar, instale logo e faça vistoria de Mudança de Característica no Detran antes do final de dezembro. Assim vc já entra com desconto no IPVA no ano que vem. Se só fizer a vistoria em 2008, o desconto só virá em 2009.
Já tive alguns carros com GNV que mandei instalar em lojas dessas "mais baratas". Nem preciso dizer da decepção, né?
Bom, espero que dê tudo certo. Depois que estiver rodando no gnv, mande seu parecer aqui pra gente.
Abs,
marciolauriano
X 1.8 98 noire
marciolauriano
X 1.8 98 noire
X 1.8 98 noire
bom gente coloquei gnv no meu xsara anteontem quando sai da loja estava normal,mas ontem sai com ele fui até o posto colocar gas até ai blz .depois que andei um pouco com o carro no gás ele morreu e a luz de avisador de funcionamento do motor(aquele que se piscar ou ficar aceso com o veiculo em movimento indica um um incidente de funcionamento do sistema de injecçao ou de igniçao.simbolo que parece uma peça com um k no meio dela e acende em amarelo ).as vezes fica aceso direto.......
se alguem puder me ajudar e me dizer se isso é normal ou nao.......
se alguem puder me ajudar e me dizer se isso é normal ou nao.......
Diego, que papo é esse de valvula de alivio? já comprei o meu xsara 2000 exclusive com kit gas e nunca ouvi falar de valvula de alivio. e mais, meu carro perde muito em potencia no gas e com 17 metros faço pouco mais de 110 km na cidade. vale destacar que o c arro é automatico. Aceito dicas de como melhorar, pois em cada oficina que vou um mecanico me fala uma coisa nova.
Pode ser, mas o q me surpreende é q fiz hoje a vistoria do Inmetro e foi aprovado, fui antes a algumas convertedoras perguntar o que poderia ser feito para melhorar o desempenho e a resposta foi a de que um chip seria indicado (+- 600 pratas) ninguem me falou mal do kit. E o antigo dono, que é meu amigo de infancia me disse que o kit custou uma grana, tenho todos os documentos de instalação e vistorias.
Bom mesmo seria poder contar com uma oficina em que pudesse confiar...
Bom mesmo seria poder contar com uma oficina em que pudesse confiar...
<a href="http://www.mobflex.com.br" target="_blank">MOBFLEX</a>
<a href="http://www.mobflex.com.br" target="_blank"></a>
Com relação à válvula de alívio:
Normalmente a pressão no coletor de admissão do veículo é negativa (abaixo da pressão atmosférica) no sentido de provocar uma sucção, que provoca a entrada de ar e, no caso dos carros convertidos, também de GNV. Esta pressão é sempre abaixo da pressão atmosférica (se fizermos um furo na tubulação de ar, poderemos observar o efeito de sucção.
Durante o backfire, que é uma explosão da mistura GNV/ar que se acumulou no sistema de admissão, esta pressão se torna positiva e muito elavada, comprimindo as paredes do coletor para fora. Quando estas paredes são de plástico, é possível ocorrer o trincamento do material.
Existem atualmente três maneiras de tentar minimizar o problema. Vou listá-las em ordem de complexidade:
1) A mais simples é a utilização de filtro de ar esportivo. Este tipo de filtro oferece um local de escape da pressão durante a detonação. Desvantagem: Aumenta o consumo de gasolina pois aumenta o volume de ar admitido.
2) Válvula de alívio: É o segundo tipo utilizado. Funciona relativamente bem. Pode ser associado ou não ao filtro esportivo.
3) Reforço do coletor: É o mais complicado de fazer e não é necessariamente a solução. Na minha opinião deve ser usado associado à válvula ou filtro esportivo. É bem mais caro e modifica mais o sistema original do que a válvula.
<a href="http://www.mobflex.com.br" target="_blank"></a>
Com relação à válvula de alívio:
Normalmente a pressão no coletor de admissão do veículo é negativa (abaixo da pressão atmosférica) no sentido de provocar uma sucção, que provoca a entrada de ar e, no caso dos carros convertidos, também de GNV. Esta pressão é sempre abaixo da pressão atmosférica (se fizermos um furo na tubulação de ar, poderemos observar o efeito de sucção.
Durante o backfire, que é uma explosão da mistura GNV/ar que se acumulou no sistema de admissão, esta pressão se torna positiva e muito elavada, comprimindo as paredes do coletor para fora. Quando estas paredes são de plástico, é possível ocorrer o trincamento do material.
Existem atualmente três maneiras de tentar minimizar o problema. Vou listá-las em ordem de complexidade:
1) A mais simples é a utilização de filtro de ar esportivo. Este tipo de filtro oferece um local de escape da pressão durante a detonação. Desvantagem: Aumenta o consumo de gasolina pois aumenta o volume de ar admitido.
2) Válvula de alívio: É o segundo tipo utilizado. Funciona relativamente bem. Pode ser associado ou não ao filtro esportivo.
3) Reforço do coletor: É o mais complicado de fazer e não é necessariamente a solução. Na minha opinião deve ser usado associado à válvula ou filtro esportivo. É bem mais caro e modifica mais o sistema original do que a válvula.
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- Nome: capiau2009
[quote name='Diego Stellet' post='832' date='Nov 18 2007, 02:43 PM']
Ola!!! Bom tenho em xsara 98/99 1.8 16v embora eu tenha adquirido ele a menos de um mes, resolvi colocar um kit gnv nele. Por isso dei uma pesquisada e descobri que vc tem duas opções, uma seria reforçar o coletor dele e a outra seria vc colocar uma valvula de alivio de pressão nele, eu optei em por a valvula e adivinhem so, meu carro no gas nem parece que ta no gas, ta fazendo mais de 220 km com apena R$20 to super feliz, sem falar que contina andando muito
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Isto é só uma questão de tempo para acabar a "lua de mel". Quem viver verá".
Ola!!! Bom tenho em xsara 98/99 1.8 16v embora eu tenha adquirido ele a menos de um mes, resolvi colocar um kit gnv nele. Por isso dei uma pesquisada e descobri que vc tem duas opções, uma seria reforçar o coletor dele e a outra seria vc colocar uma valvula de alivio de pressão nele, eu optei em por a valvula e adivinhem so, meu carro no gas nem parece que ta no gas, ta fazendo mais de 220 km com apena R$20 to super feliz, sem falar que contina andando muito
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Isto é só uma questão de tempo para acabar a "lua de mel". Quem viver verá".