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ORIENTAÇÕES SOBRE MOTOR E SUSPENSAO

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A.C
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#1

Mensagem por A.C » Ter Jun 05, 2007 2:12 pm

BOA TARDE !!

ACABEI DE COMRAR UM XANTIA 1995 2.0I 8V, E JA SABIA QUE ELE ESTAVA COM UM PROBLEMA NO CILINDRO DA SUSPENSAO NO LADO DIREITO NA DIANTEIRA, POREM ISSO LAVA AO VAZAMENTO DO LHM POIS NA TAMAPA DO RESERVATORIO EU POSSO VERIFICAR UM POUCO DO FLUIDO..MAS MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO E PQ ELE AQUECEU E FUI IMPOSSIBILITADO DE PARA O CARRO..E AGORA ELE ESTA MISTURANDO AGUA NO OLEO E PELO JEITO DEVE TER QUEIMADO JUNTA DO CABEÇOTE. QDO COMPREI TAMBEM MANDEI NUM POSTO DE GASOLINA PARA TROCAR O OLEO ACREDITO QUE O FRENTISTA TENHA COLOCADO OLEO DEMAIS NO CARRO..POIS AGORA TBM JORRA OLEO PRA TUDO QUE E LADO, INCLUISIVE SUJANDO VELA.
BOM...OQUE GOSTARIA DE SABER E: COM RELAÇÃO A MOTOR...É FACIL ENCONTRAR PEÇAS PARA A FAZER O MOTOR DO CARRO?? E O CUSTO E ELEVADO??

O CILINDRO E ESFERAS DE UM 2,0 16V 1997 CABEM NO MEU CARRO?? POIS UM SENHOR AQUI BATEU COM O DELE E ELE ESTA VENDENDO AS PEÇAS NUM PREÇO ATE LEGAL. SE COUBER VOU COMPRARS OS DOIS TELESCOPIOS COM SEUS RESPECITVOS BATENTES E ESFERAS PARA COLOCAR O MEU.

AGUARDANDO RESPOSTA,
ANTONIO CARLOS

P.S. ESTE CLUBE REALMENTE E BASTANTE UTIL...GOSTARIA DE PARTICIPAR MAIS SE ACONTECEREM ENCONTROS OU POR ACASO ROLAREM BOLETINS EU GOSTARIA DE RECEBER.


RAFAEL
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#2

Mensagem por RAFAEL » Ter Jun 05, 2007 7:25 pm

Boa noite Antonio Carlos,

Vamos por partes já que o seu problema parece ser um pouco mais extenso que a maioria dos problemas que costumamos encontrar nesses carros.

Vazamento hidráulico, como o da haste da suspensão relatado por você, não leva ao superaquecimento do motor. Excesso de óleo também não.

Então podemos separar o seu problema em dois pontos específicos: Sistema de arrefecimento e sistema hidráulico, não esquecendo de inserir ai a questão de problema hidráulico com o câmbio, que também não tem haver com o sistema hidráulico da suspensão, direção e freios.

Considerando que o seu carro seja automático, além da possibilidade da queima da junta do cabeçote, pode ter ocorrido vazamento do óleo hidráulico do câmbio, para o sistema de arrefecimento. Geralmente esse processo é acompanhado da presença de óleo no reservatório de expansão, o câmbio deixa de pressurizar o suficiente para realizar as trocas das marchas, e são ouvindo ainda, estalos como de ovos sendo fritos sem óleo.

Neste caso, tendo sido constatado o vazamento na área do radiador que faz a troca de calor do óleo do câmbio, você precisará abrir a caixa de marchas e descontaminar o seu interior através da lavagem dos seus componentes e da própria carcaça. não será possível abrir o motor, portanto, além de trocar a água periodicamente, já que ainda haverá óleo nos dutos do motor, não haverá mais nada que você possa fazer para limpar definitivamente todo o óleo que vazou para o motor. Há, não esqueça que vcoê deverá consertar ou trocar o radiador. A troca é sempre mais confiável, salvo se você conhecer um profissional muito bom na arte de reparar radiadores, e que seja muito seu amigo para fazer um servi;ci bem feito.

Considerando que se trata de um câmbio mecânico, a troca da junta e o desempenamento do cabeçote, caso ele tenha empenado, além da limpeza das peças ( cilindros, anéis, pistões... ), deverá resolver.

Não deixe de ver as condições da bomba d'água, dos esticadores da correia poli V, da própria correia, e da válvula termostática.

Dê uma boa olhada nos posts do Fórum que você encontrará os telefones de diversos fornecedores. As peças não são baratas como as de carros populares nacionais, mas não chegam a custar tão caro que não valha a pena reparar esse motor.

Em principio, os componentes internos de um motor 8V são diferentes de um 16V, devido a variação de torque entre esses dois tipos de motores. Maior para os motores 8V e menor para os 16V. Por si só isso já indica a necessidade de alterações no pistão que vai dentro do cilindro. Mesmo não tendo as medidas como referência, temos 99% de certeza de que um não poderá ser usado no outro.

A carroceria do Xantia não sofreu grande alterações do lançamento a extinção. As esferas, respeitando-se as capacidades de cada elemento, são comuns a toda a linha, salvo nos casos do versão Activa de 1997.

As hastes da suspensão dianteira são comuns a boa parte da linha. De qualquer forma, já que irá tirar as esferas, aproveite para comparar as hastes. Se elas apresentarem aspecto físico idêntico, podem ser usadas sem problema.

Seja qual for a solução do seu problema, seria muito interessante levar ao conhecimento dos demais Usuários do Fórum.
Editado pela última vez por RAFAEL em Ter Jun 05, 2007 8:31 pm, em um total de 1 vez.
O Administrador
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A.C
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#3

Mensagem por A.C » Qua Jun 06, 2007 2:23 pm

[quote name='O Administrador' post='456' date='Jun 5 2007, 10:25 PM']
Boa noite Antonio Carlos,

Vamos por partes já que o seu problema parece ser um pouco mais extenso que a maioria dos problemas que costumamos encontrar nesses carros.

Vazamento hidráulico, como o da haste da suspensão relatado por você, não leva ao superaquecimento do motor. Excesso de óleo também não.

Então podemos separar o seu problema em dois pontos específicos: Sistema de arrefecimento e sistema hidráulico, não esquecendo de inserir ai a questão de problema hidráulico com o câmbio, que também não tem haver com o sistema hidráulico da suspensão, direção e freios.

Considerando que o seu carro seja automático, além da possibilidade da queima da junta do cabeçote, pode ter ocorrido vazamento do óleo hidráulico do câmbio, para o sistema de arrefecimento. Geralmente esse processo é acompanhado da presença de óleo no reservatório de expansão, o câmbio deixa de pressurizar o suficiente para realizar as trocas das marchas, e são ouvindo ainda, estalos como de ovos sendo fritos sem óleo.

Neste caso, tendo sido constatado o vazamento na área do radiador que faz a troca de calor do óleo do câmbio, você precisará abrir a caixa de marchas e descontaminar o seu interior através da lavagem dos seus componentes e da própria carcaça. não será possível abrir o motor, portanto, além de trocar a água periodicamente, já que ainda haverá óleo nos dutos do motor, não haverá mais nada que você possa fazer para limpar definitivamente todo o óleo que vazou para o motor. Há, não esqueça que vcoê deverá consertar ou trocar o radiador. A troca é sempre mais confiável, salvo se você conhecer um profissional muito bom na arte de reparar radiadores, e que seja muito seu amigo para fazer um servi;ci bem feito.

Considerando que se trata de um câmbio mecânico, a troca da junta e o desempenamento do cabeçote, caso ele tenha empenado, além da limpeza das peças ( cilindros, anéis, pistões... ), deverá resolver.

Não deixe de ver as condições da bomba d'água, dos esticadores da correia poli V, da própria correia, e da válvula termostática.

Dê uma boa olhada nos posts do Fórum que você encontrará os telefones de diversos fornecedores. As peças não são baratas como as de carros populares nacionais, mas não chegam a custar tão caro que não valha a pena reparar esse motor.

Em principio, os componentes internos de um motor 8V são diferentes de um 16V, devido a variação de torque entre esses dois tipos de motores. Maior para os motores 8V e menor para os 16V. Por si só isso já indica a necessidade de alterações no pistão que vai dentro do cilindro. Mesmo não tendo as medidas como referência, temos 99% de certeza de que um não poderá ser usado no outro.

A carroceria do Xantia não sofreu grande alterações do lançamento a extinção. As esferas, respeitando-se as capacidades de cada elemento, são comuns a toda a linha, salvo nos casos do versão Activa de 1997.

As hastes da suspensão dianteira são comuns a boa parte da linha. De qualquer forma, já que irá tirar as esferas, aproveite para comparar as hastes. Se elas apresentarem aspecto físico idêntico, podem ser usadas sem problema.

Seja qual for a solução do seu problema, seria muito interessante levar ao conhecimento dos demais Usuários do Fórum.
[/quote]


OBRIGADO PELA RESPOSTA,

NA REALIDADE POR OMISSAO DE INFORMAÇÕES MINHAS COM SUA RESPOSTA ACABEI FICANDO MAIS CONFUSO...DESCULPE MAS SOU BEM LEIGO.

O MEU CARRO E AUTOMATICO SIM...MAS O OLEO DELE ESTA IGUAL CAFE COM LEITE..POR ISSO EU SUSPEITEI DA JUNTA DO CABEÇOTE, E REALMENTE NEM ME PASSOU PELA CABEÇA A LIGAÇÃO DO PROBLEMA COM A CAIXA DE CAMBIO....QDO ELE AQUECEU E EU MADEI VERIFICAR O MECANICO RETIROU A VALVULA TERMOSTATICA DO CARRO POIS O RADIADOR ESTA FRIO E O CARRO SUPER AQUECIDO. ELE DISSE QUE A VALVULA NAO ESTAVA TROCANDO A AGUA DE DENTRO DO MOTOR E QUE IA FICAR NORMAL POREM O CARRO NAO IRIA FICAR NA TEMPERATURA IDEAL PARA ANDAR..IA FICAR SEMPRE FRIO. A PARTIR DAI ELE FICOU BOM...MAS MANDEI NA CONSESSIONARIA CITROEN DAQUI DE VITORIA - ES, PARA TROCAR AS CORREIAS E TENSORES, A PARTIR DAI FOI QUE A COISA DESANDOU...COM MENOS DE 1 KM DA CONSESSIONARIA O CARRO ESQUENTOU....ESPEREI ELE ESFRIAR ..COLOQUEI MAIS AGUA E SAI ...MAIS A FRENTE NOVAMENTE A LUZ DO STOP ACENDEU E EU PAREI NUM POSTO IMEDIATAMENTE...COMPLETEI COM + OU - DOIS LITROS DE AGUA..AI ELE PAROU DE AQUECER...POREM UNS DOIS DIAS DEPOIS FUI OLHAR O NIVEL DE OLEO E O OLEO ESTAVA MEIO BRANCO...NO RESERVATORIO DE AGUA NAO HA OLEO MISTURADO...MAS DENTRO DO MOTOR O OLEO ESTA MISTURANDO COM AGUA OU OUTRA COISA..POIS ELE PARECE CAFE COM LEITE.

QTO AS HASTES DE SUSPENSAO VOU LA OLHAR A DO SENHOR QUE LEH FALEI..SE FOR IGUAL ENTAO VOU COLOCA-LAS NO MEU CARRO...

OUTRA COISA, REPAREI TAMBEM QUE DEPOIS QUE MEU CARRO SAIU DA AUTORIZADA ELE FICOU MAIS DURO...ANDA COMO SE FOSSE UM CARRO REBAIXADO....PULANDO PRA CARAMBA...ACREDITO QUE SEJAM AS ESFERAS..MAS ELE NAO PULAVA TANTO...SERA QUE CONFORME O LHM VAI VAZANDO MAIS DURO O CARRO FICA??...NAO NOTEI DIFERENÇA NOS FREIOS E NEM NA DIREÇAO.
RAFAEL
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#4

Mensagem por RAFAEL » Qui Jun 07, 2007 9:25 pm

Boa noite Antonio Carlos,

Sempre que compramos um carro usado, nos deparamos com seu histórico de uso e manutenção. Os carros bem conservados por seus antigos donos, tendem a apresentar somente problemas ligados a manutenção de rotina, já aqueles sem manutenção preventiva, ou ainda corretivas a base de gambiarras, tendem a transferir para o novo dono as despreocupações dos ex-donos.

Não que seja esse o seu caso, mas isso sempre acaba transferindo uma imagem negativa ao novo proprietário, ainda mais se ele está entrando numa marca que ainda não conhece.

Infelizmente no caso da Citroën um dos fatores que mais pesa para a má conservação, ou má manutenção, como queira, é a falta de empenho do representante da marca no Brasil para com os carros usados.

No site da Citroën ( <a href="http://www.citroen.com.br)" target="_blank">Citroën do Brasil</a> ) encontramos um link para um pseudo Citroën Club que, além de não ter nem o nome em português, faz referência somente aos modelos dos anos 40, 50 e 60, e isso graças a participação dos colecionadores que se cadastraram espontaneamente no sitio da montadora. Ou seja, a empresa do Sr. Sergio Habib não se deu nem ao trabalho de ir atrás dos colecionadores, eles é que tiveram que vir até ela.

Problemas a parte, já que felizmente esse quadro está mudando dia após dia com a entrada de novos fornecedores independentes em várias cidades Brasil afora, voltamos a questão do seu Xantia.

A retirada da válvula termostática é um recurso muito usado no Brasil e em qualquer parte do mundo, mas infelizmente acarreta aumento de consumo e mau aproveitamento do motor, contudo, não causa danos se usado como recurso de emergência até que se tenha uma solução definitiva.

A troca da correia e dos tensionadores pode ter ocasionado um problema no funcionamento da bomba d´água, já que o componente estava com desgaste gerado pela correia anterior, seguramente com tensionamento diferente da nova. O que mais impressiona nisso, principalmente sendo um serviço realizado por uma concessionária, é que até o mais leigo profissional ( leia-se no sentido próprio da palavra ), sabe que ao trocar um componente de um conjunto de componentes, invariavelmente existe a possibilidade de um deles apresentar problema de funcionamento por causa da incompatibilidade de tolerância entre as peças novas e as usadas. No seu caso não bastaria apenas trocar a correia e deixar o motor no ponto, o carro deveria ter sido deixado em funcionamento durante algum tempo. Coisas das concessionárias Citroën.

Pelo seu relato, a junta do cabeçote realmente queimou e está deixando passar água para o circuito de óleo e vice-versa. Só trocando e checando o cabeçote quanto a eventuais empenamentos.

A falta de óleo pode causar o endurecimento da suspensão, mas é estranho que isso tenha acontecido imediatamente na saída da concessionária, principalmente quando levamos em conta que ele entrou normal.

De qualquer forma, o fato é que o carro está com você e que a manutenção precisa ser continuada.
Editado pela última vez por RAFAEL em Sex Jun 08, 2007 8:54 am, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por alexandre » Ter Jul 03, 2007 12:47 pm

Boa tarde meus caros, vou me intrometer em relação a dois itens:

Antonio, voce pode estar com uma entrada de ar na mangueira de alimentação da bomba (que sai do reservatorio), isto enche parte do sistema de ar comprimido e torna a suspensão mais dura. Examine tambem o oleo colocado apos o reparo (se é LHM mesmo!).

Tambem aguardo por datas para encontros, por enquanto, não ha data no calendario do forum.

Um abraço a todos... :lol:
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#6

Mensagem por RAFAEL » Sex Jul 06, 2007 5:25 pm

Boa tarde Alexandre,

Sua orientação está certissima, sobretudo com relação a utilização do óleo correto para a suspensão, já que não são raros os casos em que mecânicos tentando "resolver" o problema para seus clientes, acabam se utilizando de óleo hidráulico de câmbio e até de motor.

De fato ainda não temos uma data definitiva para o nosso primeiro encontro, mas como dizem: o melhor é esperar pela festa...

Abraço!
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#7

Mensagem por edufx » Ter Jan 22, 2008 6:34 pm

..."O CILINDRO E ESFERAS DE UM 2,0 16V 1997 CABEM NO MEU CARRO?? POIS UM SENHOR AQUI BATEU COM O DELE E ELE ESTA VENDENDO AS PEÇAS NUM PREÇO ATE LEGAL. SE COUBER VOU COMPRARS OS DOIS TELESCOPIOS COM SEUS RESPECITVOS BATENTES E ESFERAS PARA COLOCAR O MEU...."


Ola podes comprar e rapidamente esses dois cilindros da suspensao da frente desse Xantia batido...os Hidractiva II usam todos uns batentes no interior dos cilindros que os xantias normais nao tem...esse desse xantia batido tem...quando trocares o cilindro tem em atençao para substituires os 2 vedantes verdes que estao montados na torre e tem de ser comprados na citroën...se nao ficas com fugas de LHM no cilindro...


eduFX
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#8

Mensagem por RAFAEL » Seg Jan 28, 2008 10:52 pm

Essa é uma resposta díficil de dar Edu; realmente ainda não tivemos a oportunidade de verificar se há diferenças entre uma e outra.

Em concepção é certo que não há, já que os sistema são idênticos. O que pode haver é uma alteração de conveniência para agregar mais valor ao produto a pretexto de modernização. Isso já foi feito muitas vezes aqui no Brasil por outras marcas. A diferença é que aqui bastava trocar a embalagem de um produto para justificar o aumento de preço.

Ocorreu uma mudança importante na suspensão do XM, pois as primeiras hastes costumavem sair capô afora. Isso foi resolvido na Hidractive II daquele modelo.

Vamos esperar que alguém passe alguma coisa a respeito, já que não podemos esperar essa ajuda da nossa amiga Citroën.
O Administrador
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