<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Pra aqueles que acham que esse problema é exclusivo do C3:<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Este problema é muito sério, e a Fiat o deve resolver o quanto antes, para não prejudicar a sua imagem. Imagine um carro novo que a roda simplesmente sai, causando um acidente. É isso que está acontecendo com o Fiat Stilo. Relatos de proprietários do modelo, que sofreram acidente, em que houve soltura da roda, sugerem defeito no automóvel. Já existem vários casos semelhantes.
Ao todo são cinco relatos de donos de Fiat Stilo, que sofreram um acidente por causa da quebra da roda traseira. As rodas chegam a se soltar do eixo, com cubo e tudo!! A Fiat, claro, pra se proteger diz que a roda se soltou por causa do acidente. Mas será que não é muita coincidência que as rodas se soltaram em cinco casos separados??
O acidente mais sério foi em setembro do ano passado, na BR-040, próximo a Sete Lagoas (MG), com o técnico em informática Márcio Gomes de Menezes. Ele dirigia um Fiat Stilo 2006, com 21 mil quilômetros rodados. Junto com Márcio, havia duas pessoas no carro e uma delas morreu no local. Márcio diz que sentiu o carro perder o controle e depois viu a roda traseira direita passando pela sua frente. A roda nem mesmo foi encontrada!!
Agora, imagine você, leitor do NA. Se o problema do Fox, que “apenas” cortou o dedo de algumas pessoas, deu um problema tão grande e tão sério, qual será o tamanho do problema que a Fiat vai ter?? O problema na roda simplesmente matou uma pessoa!!!
Vamos a um outro caso: Carla Barbosa, moradora de Sobradinho, DF. Ela voltava de viagem a Fortaleza, em fevereiro, quando perdeu o controle do carro, na BR-242, na Bahia. Carla estava com o marido e as três filhas. Uma delas teve traumatismo craniano, mas se recuperou sem seqüelas. Carla conta que sentiu o carro, sem controle, primeiro girar para a direita e depois para a esquerda. Em seguida, bateu em um barranco e saiu arrastando. “Saímos do carro sem saber o que tinha acontecido. Foi quando um rapaz veio gritando, dizendo que havia visto a roda sair. Ele veio trazendo a roda, numa distância de 100 m”, diz. A roda quebrada foi a traseira esquerda, e o carro, um Stilo Sporting 07/07, adquirido em outubro do ano passado.
Um carro com menos de um ano de uso ocasionou traumatismo craniano na filha dela!! Se as pessoas estão vendo as rodas desses Stilo saírem ANTES de o carro bater, a Fiat só pode estar mentindo quanto a roda ter saído na batida.
Mais um caso: em outubro de 2005, o dono de um Stilo 2005/2006, que quer se manter no anonimato, sofreu acidente parecido, na BR-381, próximo à cidade de Oliveira, sentido Belo Horizonte/São Paulo. O carro tinha apenas 2 mil quilômetros rodados e o acidente foi de menor gravidade. A roda perdida foi a traseira esquerda. “No meu caso, fica ainda mais nítido que a roda soltou antes, pois não bati em nada, fui direto no canto da rodovia, entrando no mato. O carro não sofreu nenhum dano na estrutura”, afirma. Depois de deixar o automóvel para ser reparado em concessionária autorizada, ele questionou o fato, mas a resposta foi a mesma dada aos demais proprietários: a roda teria soltado em função do acidente. Ele vendeu o carro logo depois.
A Carla Barbosa foi esperta logo depois de ter sofrido o acidente. Deixou o carro na concessionária OK Automóveis, de Brasília, mas antes de a montadora analisar o carro, ela contratou um profissional para realizar uma perícia, que constatou, depois de examinar o carro e o local do acidente, que o eixo da roda traseira esquerda quebrou-se, ocasionando a perda de rumo do veículo e fazendo-o colidir com o barranco. O laudo técnico relata, ainda, depoimento de um motorista que trafegava logo atrás e diz ter visto “um pneu” sair do veículo antes da colisão. Quem dera todos os consumidores brasileiros fossem espertos assim. As montadoras estariam perdidas.
Depois, Carla procurou vários órgãos de defesa do consumidor e entrou com um processo no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, pedindo a análise do caso e a possível exigência de convocação de recall pela Fiat.
Já a Fiat, mais uma vez para se proteger e se isentar, disse que a perícia contratada por Carla Barbosa não é válida, por ter sido apenas visual. A Fiat pode estar parcialmente correta nisso, mas ela diz que todas as peças foram analisadas e não foi constatada nenhuma irregularidade, como nos casos anteriores. Sei.
A Fiat diz que o processo foi arquivado no Procon de Brasília. Bom, de qualquer maneira, mesmo que a Fiat seja culpada por isso, aquela vida perdida por causa dessa roda não vai ser recuperada. Nem o trauma da filha da Carla.
Não sabemos se as pessoas acidentadas estavam em alta velocidade com seus Stilos, mas se você tem um, não arrisque muito!! Quanto mais devagar você estiver se a roda se soltar, menor a chance de algo grave acontecer!!
Fonte:
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