CATT
Ae povão.
Hj eu estava lendo um pouco sobre o sistema CATT. Sou totalmente apaixonado por Xsara VTS e Xantia (tanto o meu 2.0 como o V6) e ouvi algo estranho:
Xsara VTS e todos os Xantia tem o sistema CATT. O sistema CATT não é nada mais nada menos q a esterção das rodas traseiras em curvas de alta velocidade para corrigir o trajeto e melhorar a estabilidade (ESP de pobre, porem com imensa tecnologia).
Isso é verdade??? Ta bom q eu acho o Xantia o melhor carro em estabilidade q já tive, porem acreditava q só a suspensão fazia milagre.
Uma vez guinchando o carro por problemas no alternador (o maldito descarregou minha bateria e tive q chamar o seguro), quando estava apertando o cinto no pneu traseiro ele virou um pouco. Falei para o meu mecanico ver isso e ele trocou todas as buchas traseiras.
Bem, existe mesmo esse sistema??? Meu Xantia é 2001. Pelo q entendi, desde o 1998 (com a frente bicudinha) tem isso... é verdade???? Se existir, deve ser por esse motivo q o Xantia tem tanta estabilidade.
Abraços a todos.
Hj eu estava lendo um pouco sobre o sistema CATT. Sou totalmente apaixonado por Xsara VTS e Xantia (tanto o meu 2.0 como o V6) e ouvi algo estranho:
Xsara VTS e todos os Xantia tem o sistema CATT. O sistema CATT não é nada mais nada menos q a esterção das rodas traseiras em curvas de alta velocidade para corrigir o trajeto e melhorar a estabilidade (ESP de pobre, porem com imensa tecnologia).
Isso é verdade??? Ta bom q eu acho o Xantia o melhor carro em estabilidade q já tive, porem acreditava q só a suspensão fazia milagre.
Uma vez guinchando o carro por problemas no alternador (o maldito descarregou minha bateria e tive q chamar o seguro), quando estava apertando o cinto no pneu traseiro ele virou um pouco. Falei para o meu mecanico ver isso e ele trocou todas as buchas traseiras.
Bem, existe mesmo esse sistema??? Meu Xantia é 2001. Pelo q entendi, desde o 1998 (com a frente bicudinha) tem isso... é verdade???? Se existir, deve ser por esse motivo q o Xantia tem tanta estabilidade.
Abraços a todos.
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
- Nome: rafael_xm
- Localização: São Paulo - Capital
- Contato:
Boa Cirdan,
Xsaras, Picassos, Xantias e XM's eu tenho certeza que tem o eixo traseiro direcional.
Sinceramente ainda não tive tempo de ver algo sobre C5 e C3.
C4 não tem.
Esse é um dos motivos da frase: faz curvas sobre trilhos. A sensação que é mais presente nos Xsara, é de que o eixo traseiro está escorregando na curva, mas que na verdade quer dizer que o pneu não está arrastando para segurar o carro, como acontece nas suspensões tradicionais.
Abraço!
Xsaras, Picassos, Xantias e XM's eu tenho certeza que tem o eixo traseiro direcional.
Sinceramente ainda não tive tempo de ver algo sobre C5 e C3.
C4 não tem.
Esse é um dos motivos da frase: faz curvas sobre trilhos. A sensação que é mais presente nos Xsara, é de que o eixo traseiro está escorregando na curva, mas que na verdade quer dizer que o pneu não está arrastando para segurar o carro, como acontece nas suspensões tradicionais.
Abraço!
Editado pela última vez por rafael_xm em Sáb Jan 10, 2009 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
Oq seria esse Eixo Traseiro direcional???? O Eixo vira para melhorar o carro na curva???
Hj peguei uma rodovia muito sinuosa aqui em SP... andei no limite do carro e ninguem me seguia. Deixei um Fusion com mais motor comendo poeira mesmo.
O carro mantinha o trajeto e não saia nem quando eu tentava fazer ele escapar. Era bom demais gente.
Abraços a todos.
Hj peguei uma rodovia muito sinuosa aqui em SP... andei no limite do carro e ninguem me seguia. Deixei um Fusion com mais motor comendo poeira mesmo.
O carro mantinha o trajeto e não saia nem quando eu tentava fazer ele escapar. Era bom demais gente.
Abraços a todos.
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
- Nome: rafael_xm
- Localização: São Paulo - Capital
- Contato:
Exatamente isso Cirdan, ela faz com que os pneus matenham o máximo de aderência numa curva. Esse esterçamento é pequeno, claro, caso contrário a sensação de insegurança seria maior que o beneficio da aderência, mas o suficiente para que os pneus traseiros tenham uma trajetória que em conjunto com o esterçamento das rodas dianteiras, formem um parábola o mais perfeita possível, evitando como eu disse antes, que os pneus traseiros sejam arrastados na curva.
Ainda por aqui!
Estava lendo aqui e parece q são muitos modelos q possuem isso.
Da Peugeot entra ainda o 206 1.6 16v na versão Quiksilver e Rallye, o 306 S-16 (a versão esportiva e pimentada do carro). E me falaram q o 406 tb faz.
Da Renault somente o Laguna. Na Citroen é o XM, Xantia, Xsara e o C5. Os outros eu não sei, porem deve ter.
Abraços a todos.
Da Peugeot entra ainda o 206 1.6 16v na versão Quiksilver e Rallye, o 306 S-16 (a versão esportiva e pimentada do carro). E me falaram q o 406 tb faz.
Da Renault somente o Laguna. Na Citroen é o XM, Xantia, Xsara e o C5. Os outros eu não sei, porem deve ter.
Abraços a todos.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 12
- Registrado em: Ter Set 16, 2008 11:37 am
- Nome: ulisses
306, 106 antigo, AX, ZX....todos
Editado pela última vez por a distribuidora em Qua Jan 14, 2009 4:09 pm, em um total de 1 vez.
Nunca mais eu compro um carro sem isso.
Domingo peguei a Mogi-Bertioga subindo com o Xantia... entrava nas curvas a mais de 100km/h e ainda acelerando. Cambio no modo Sport e deixando todo mundo pra tras.
Com o meu Vectra (olha q ele tem rodas aro 16 e é manual heim), eu não conseguia andar a mais de 70km/h nas curvas... tava horrivel.
Só compro carro com esses sistemas agora... nunca mais carro normal, nunca mais.
Abraços a todos.
Domingo peguei a Mogi-Bertioga subindo com o Xantia... entrava nas curvas a mais de 100km/h e ainda acelerando. Cambio no modo Sport e deixando todo mundo pra tras.
Com o meu Vectra (olha q ele tem rodas aro 16 e é manual heim), eu não conseguia andar a mais de 70km/h nas curvas... tava horrivel.
Só compro carro com esses sistemas agora... nunca mais carro normal, nunca mais.
Abraços a todos.
-
- Curioso
- Mensagens: 182
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
- Nome: Ferrara
- Localização: São Paulo - SP
Caro Cirdan,
realmente é tudo isso mesmo. O carro é fantástico. Só que tem um pequeno detalhe: enquanto você estiver acelerando, ta tudo certo, mas o carro é relativamente traseiro. Portanto, se você entrar em uma curva em velocidade muito acima do aceitável, pode ter que tirar o pé, ou eventualmente até ter que cutucar no freio. Ai meu irmão, o mundo pode girar...risos. Então, quando se pilota um Xantia no arregaço...to falando arregaço mesmo, a tomada tem que ser feita que nem Kart. Uma freada forte na entrada da curva, conjugada com o início da exterção.....a traseira vai começar a sair um pouco. Nesse momento é só retomar a aceleração, controlar no volante e ir para o abraço. Não sei quanto tempo você tem o carro e qual a sua experiência em situações de performance, portanto cuidado é sempre bom. Vá descobrindo seu carro e buscando os limites do mesmo, porém respeitando sempre os seus próprios limites. O Xantia é um tesão mesmo, mas em pilotagem é preciso andar de mãos dadas com o carro, caso contrário ele pode te abandonar...risos..ele não faz tudo sozinho.
Abraços
realmente é tudo isso mesmo. O carro é fantástico. Só que tem um pequeno detalhe: enquanto você estiver acelerando, ta tudo certo, mas o carro é relativamente traseiro. Portanto, se você entrar em uma curva em velocidade muito acima do aceitável, pode ter que tirar o pé, ou eventualmente até ter que cutucar no freio. Ai meu irmão, o mundo pode girar...risos. Então, quando se pilota um Xantia no arregaço...to falando arregaço mesmo, a tomada tem que ser feita que nem Kart. Uma freada forte na entrada da curva, conjugada com o início da exterção.....a traseira vai começar a sair um pouco. Nesse momento é só retomar a aceleração, controlar no volante e ir para o abraço. Não sei quanto tempo você tem o carro e qual a sua experiência em situações de performance, portanto cuidado é sempre bom. Vá descobrindo seu carro e buscando os limites do mesmo, porém respeitando sempre os seus próprios limites. O Xantia é um tesão mesmo, mas em pilotagem é preciso andar de mãos dadas com o carro, caso contrário ele pode te abandonar...risos..ele não faz tudo sozinho.
Abraços
-
- Curioso
- Mensagens: 263
- Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
- Nome: Rafael_xm_C4
- Localização: Guararema
- Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
- Contato:
Tem razão Ferrara, andar é bom, mas se isso for feito de forma mais segura, é melhor ainda.
- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Ferrara, pode deixar... eu sempre tive alma de piloto. Aprendi a dirigir no Omega do meu pai.
Ele me ensinou muita coisa na Suprema q minha mãe tinha (o carro bom pra sair de traseira)... hahahaha.
Eu tive um Tipo 16V q me ensinou como pilotar mesmo.. rodei, quase capotei, aprendi a frear forte fazendo curva, aprendi a dar cavalo de pau e tudo mais... ele tinha 165cv... era mexido... huahuahua
O Xantia é um tesão cara... nunca vi carro tão bom... preciso ficar esperto com meu Vectra agora...rs
Abraços a todos.
Ele me ensinou muita coisa na Suprema q minha mãe tinha (o carro bom pra sair de traseira)... hahahaha.
Eu tive um Tipo 16V q me ensinou como pilotar mesmo.. rodei, quase capotei, aprendi a frear forte fazendo curva, aprendi a dar cavalo de pau e tudo mais... ele tinha 165cv... era mexido... huahuahua
O Xantia é um tesão cara... nunca vi carro tão bom... preciso ficar esperto com meu Vectra agora...rs
Abraços a todos.
-
- Habilitado
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
- Nome: Bruno-PE
-
- Habilitado
- Mensagens: 93
- Registrado em: Qui Nov 02, 2006 12:34 am
- Nome: Bruno-PE
Magina amigo.
Agora pq a Citroen não colocou isso no C4 Pallas heim??? Imagina como ele melhoraria em estabilidade e sairia na frente de Civic e Corolla???
Vectra eu nem falo, pq tenho um e sei o lixo q é... cara, cheguei ao ponto de começar a achar ruim o Focus (carro q é referencia no quesito estabilidade).
C5 tem mesmo esse sistema tb??? Ouvi dizer q sim, todos os modelos Citroen importados tem.
Abraços a todos.
Agora pq a Citroen não colocou isso no C4 Pallas heim??? Imagina como ele melhoraria em estabilidade e sairia na frente de Civic e Corolla???
Vectra eu nem falo, pq tenho um e sei o lixo q é... cara, cheguei ao ponto de começar a achar ruim o Focus (carro q é referencia no quesito estabilidade).
C5 tem mesmo esse sistema tb??? Ouvi dizer q sim, todos os modelos Citroen importados tem.
Abraços a todos.