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Xsara VTS 2.0 morrendo !!!

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Erich_Salles
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#1

Mensagem por Erich_Salles » Ter Dez 02, 2008 2:16 pm

Recentemente comecei a ter os seguintes problemas com meu Xsara VTS 2.0 /99 :

1) Com o carro frio fica dificil dar a partida, demora muito para pegar, muito mesmo.
2) Motor oscilando muito e quando solto o acelerador o carro morre.

Estou a mais de 15 dias como o carro de oficina em oficina para tentar resolver o problema e não conseguem achar o problema, o que ja fizeram no carro :

- Troca da bomba de combustível por uma BOSCH com a mesma vazão e pressão
- Troca de filtro de combustível
- Limpeza dos bicos injetores
- Troca das velas de ignição
- Limpeza do corpo de borboleta e sensores

Depois de varias oficinas, varias trocas e muita dor de cabeça resolvi postar essa minha dúvida no forum, pois ainda continuo com esse problema no veículo, estou usando gasolina podium e rodo com o carro diariamente, alguem sabe me dizer o que pode ser isso ??

Grato pela atenção
Editado pela última vez por Erich_Salles em Ter Dez 02, 2008 2:20 pm, em um total de 1 vez.


pacca
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#2

Mensagem por pacca » Ter Dez 02, 2008 5:02 pm

Veja o sensor da marcha lenta, normalmente pode ser isso !
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Pacca
Atual Xsara VTS 2.0 16v N7 138 cv
ex Zx Dakar 2.0 16V 168 cv
ex Xsara GLX 1.8 16v 112cv<!--colorc--></span><!--/colorc-->
dbmdaniel
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#3

Mensagem por dbmdaniel » Ter Dez 02, 2008 5:23 pm

concordo com o pacca!

Outra coisa...se vai levar a um mecanico leve para um que tenha o scaner Proxia isso lhe poupara mto tempo e evitara de dores de cabeça como eu tive agora.....

Levei a uma oficina que nao tinha o proxia...e uma coisa que era simples virou uma bola de neve.... nao davam diagnostico preciso.....cada dia eles chegavam com um valor e vc nao sabe se é verdade ou nao os problemas que o carro tinha....

Fica ai a dica......leve só em oficinas que tenham o scaner Proxia....gambiarra nunca mais.....
Erich_Salles
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#4

Mensagem por Erich_Salles » Qua Dez 03, 2008 9:04 am

Pacca, realmente foi ninguem tinha me dito isso, apesar de eu ja ter tido essa dúvida tambem, hoje na parte da tarde estarei levando na 4ª oficina e aproveitarei para informar sobre o sensor de marcha lenta.

Daniel, a 1ª oficina que levei não tinha o scaner, então so deixei fazer a limpeza padrão de bicos, etc, porem as outras duas oficinas tinham o scaner e o que chama a atenção e de que não acusa nada de errado e muito menos problemas gravados no módulo.

Uma dívida que estou tendo é o seguinte, será que o mapeamento da injeção pode ter causado isso ???? Pois ja esta a mais de 2 anos reprogramada e nunca tive problemas, de qualquer forma vou trocar o chip remapeado pelo chip original que ainda tenho guardado.


Só mais uma observação, quando estou em 4ª marcha abaixo de 100 Km/h e coloco 5ª o carro fica dando trancos, so depois de uns 3.500 giros em 4ª que consigo colocar 5ª, alem disso cada vez que vou fazer a troca das marchas o carro da um tranco como se fosse morrer !!!!! muito estranho.

Obrigado pela força e depois posto os resultados.
Editado pela última vez por Erich_Salles em Qua Dez 03, 2008 9:07 am, em um total de 1 vez.
dbmdaniel
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#5

Mensagem por dbmdaniel » Qua Dez 03, 2008 6:43 pm

ah pode ser que seja...mas nao sei....mas testa com o chip original..as vezes...pq é estranho o carro estar assim tao fraco em baixa... em sao jose dos campos tem uma oficina Diagnostic way...os caras sabem bem de citro.....as vezes vale dar uma passada la...é uma oficina da Citroen mesmo...mas eles tem um preço muito bom....
Mas muito estranho no scaner nao acusar o problema.....foi medido os parametros em tempo real? com ocarro funcionando??
Editado pela última vez por dbmdaniel em Qua Dez 03, 2008 6:46 pm, em um total de 1 vez.
alexandre
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#6

Mensagem por alexandre » Qui Dez 04, 2008 4:37 pm

Ola amigos


Remapeamento!!.. :icon_smile_clown: Meus caros, se tem amor pelo seu trabalho para conseguir nosso suado dinheirinho não façam isso com seus veiculos!

O tal remapeamento só altera o tempo de injeção (numero de vezes que o bico injetor abre para lançar combustivel no motor) e antecipa o Time de abertura total dos bicos, aumentando o nivel de emissão do motor e danificando componentes importantes do conjunto como Sonda de oxigenio (seu atual problema Erich) e catalizador (obstrução por depositos de carvão). :ninja:

Não adianta alterar o tipo de combustivel (comum, aditivado ou premium) não vai alterar o resultado ja provocado por esta gambiarra disfarçada de evolução tecnologica (seja chip, remapeamento ou aquele troço colocado do lado de fora do modulo que engana os sensores). :icon_smile_evil:

A falha em alta rotação que voce mencionou é comum em carros com este "acessorio", numa determinada faixa de rotação ocorre a falta de um mapa de funcionamento e este buraco é sentido em marchas mais altas, mas acontece desde a primeira marcha! :blink:

Não caiam no apelo publicitario da coisa...



Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

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Erich_Salles
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#7

Mensagem por Erich_Salles » Qui Dez 04, 2008 6:39 pm

Achei o problema, depois de muito tempo, o scaner acusou erro no SENSOR MAP !!! Agora é comprar um que custa uma paulada rsrsrsrsr e ver o que acontece.

Daniel, tentei tambem com o chip antigo e o problema continuou, vou trocar esse sensor map que esta acusando no scaner e ver o que acontece.

Alexandre, quando ao remapeamento de injeção funciona sim, não é nenhuma caixinha auxiliar e sim o mapeamento do próprio módulo, inclusive com teste em dinamometro que acusou 197 CV de potência, agora gasollina não altera o desempenho do motor isso eu acho que você esta enganado pois a octanagem é BEM maior com podium e o carro fica com o ronco do motor ate mais forte e com o motor liso. Não sei se pode colocar links de oficinas de preparação aqui,se puder eu coloco para você dar uma olhada e verificar o que estou dizendo, pois eles tem ate dinamometro para garantir o serviço executado.

Posso estar errado, mas todos os testes anteriores ao remapeamento deram valores entre 170 e 175 CV e quanto a gasolina tambem.

Vou postar novos resultados assim que eu conseguir comprar esse sensor, pois so encomendando mesmo.

Grato pela atenção
Editado pela última vez por Erich_Salles em Qui Dez 04, 2008 6:42 pm, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por edsonmassao » Qui Dez 04, 2008 11:52 pm

Erich, teve bons ganhos com remapeamento. qual oficina q vc trabalhou seu carro?

dinamômetro é algo bem relativo, tem uns q medem mais, outros q medem menos...uma comparação legal é com outro VTS original.

creio q não tenha problemas em postar links de oficinas aqui...
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dbmdaniel
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#9

Mensagem por dbmdaniel » Sex Dez 05, 2008 8:10 am

po cara que zica heinnn.....mas realmente esses sensores da citro sao uma porcaria....pior ainda sao os chicotes..... tive que mexer em tudo trocar um monte de chicotes do motor a fim de encontrar os mals contatos.....gastei uma grana.....e meu módulo tbm foi pro saco por causa desses curtos que estavam em meu carro.....alternador tbm tava ruim.....enfim gastei uma grana pra arrumar tudo....mas boa sorte ai....espero que resolva a troca do map....

Ao trocar o map....peça para medirem seu alternador para ver se o mesmo esta bom.....pois o mesmo pode dar uns picos e zuar toda sua eletronica....
alexandre
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#10

Mensagem por alexandre » Sex Dez 05, 2008 2:45 pm

<!--fonto:Tahoma--><span style="font-family:Tahoma"><!--/fonto-->Olá amigos :lol:


Erich, caraca, eu não gosto de bater boca com ninguém, rebater uma ou outra afirmação pode criar um ambiente ofensivo e este nunca será meu foco.

Algumas opiniões são formadas pela indicação ou instrução de maus profissionais que permeiam a área mecânica e criam meios de vender seu peixe. :icon_smile_shy:
Quando se fala de peças para automóveis, a maioria destas vendas é feita aproveitando o impulso do comprador (compra sem necessidade) e para justificar este impulso criasse um ambiente mágico onde você tem a visão de que "não poderia viver sem aquilo!" :blink:

Meus caros parceiros de fórum, não vejam tudo isto que vos falo como uma opinião de quem não gosta de nada que não seja original...não é isto!!!
Adoro tunning, veneno, modificações, personalização e todas as possibilidades de modificação que um veiculo permite.
Para que vocês tenham idéia do que estou dizendo, eu tenho um projeto (em fase final) de colocar dois eixos traseiros em um Xm Barca (Break), vai deixar o cara com seis metros e com a suspensão ainda hidráulica, abaixar os cabeçotes e aumentar a taxa de compressão e polir os dutos de alimentação do coletor, aumentar a pressão da linha de combustível com um regulador externo e bomba elétrica especial, Intake no paralama (tipo grade) e outras cositas...vai ser show. :wub:

O que não aceito é ter gente que engana vocês com produtos que não fazem mais que ludibriar com falsa sensação de desempenho ou esportividade, há muitos exemplos disso a venda por ai e se eu fosse falar sobre cada um daria um grande livro e não um tópico.
São quase vinte anos de dedicação a mecânica automotiva e eletrônica embarcada, evoluções tecnológicas e historia do automóvel para embasar minhas respostas aqui no fórum e quando vejo produtos como "chip remapeado" (Erich, se você tem o chip original então não foi remapeado e sim um novo Eprom com outros mapas de injeção foi instalado no lugar do seu) que promete ganho de potencia, mas não faz mais que alterar o ponto de ignição e promover aumento de consumo de combustível, as caixinhas (um tal "chip" externo Uni...sei lá o que) que interferem no sinal dos sensores e fornecem dados fantasmas ao modulo (sem falar que custam uma fortuna), turbina elétrica que parece com um secador de cabelo e promete aumento de alimentação de ar para o motor, retrabalho do TBI (corpo de borboleta) que nada mais é do que adiantar a abertura da borboleta, todos não passam de meios de vender para vocês peças que teoricamente deveriam promover aumento de potencia!!! ;)

Lógico que para ocorrer este aumento, o tal produto deve ser associado a troca de velas e cabos de vela (se possível a bobina por uma Accel também!), filtro de ar por um esportivo (com Intake claro...), novo escapamento dimensionado (e sem catalisador), aumento do diâmetro do corpo de borboleta...meus caros, se trocarmos tudo isso sem duvida vamos ter aumento de potencia, já que estamos realizando uma "manutenção" do veiculo.

Perceba que os testes no dinamômetro são feitos antes de tudo (com todos os componentes desgastados) e após a instalação do acessório (com a troca de todos os componentes) em dinamometro proprio que pode, ao toque de uma simples tecla alterar a curva de torque, lógico que há diferença...as vezes bem grande, ja que poucos destes aparelhos passam por aferição!!!
Nem sempre esta diferença é benéfica já que estamos adiantando o ponto de ignição e isto cria forças sobre o conjunto móvel que não estavam previstas no projeto original. Isto pode aumentar o desgaste e reduzir a vida útil do motor... :o

Lembra da piada que contava sobre a criação da revolucionaria "Água em pó!!!" Que para ser ingerida deveria ser misturada com suco... Taí o comparativo disso!

Quanto ao combustível, se você sai da gasolina comum ou aditivada adulterada para uma Premium pura, o resultado é um motor funcionando de forma correta e não melhor. A octanagem na comum e aditivada é de 87 octanas, na pódium 92, pouco expressivo!

Já disse que não gosto de falar sobre isso, já que para algumas pessoas é como falar de religião, sempre haverá controvérsias, discussões, e defesas acaloradas sobre este ou aquele sistema. Cada um escolhe o que quer fazer com seu carro ou dinheiro e como um medicamento, um placebo de vez em quando para algumas pessoas é bom...

Ah! Sobre a falha armazenada no modulo sobre o sensor de pressão absoluta ou MAP, toda vez que a rotação do motor cai a um valor muito baixo, mas continua funcionando, os valores coletados pelos sensores são interpretados como falha e armazenados da memória da ECU (modulo de injeção), se durante os testes, o mecânico desconectar a mangueira que liga o sensor ao coletor, também gera um código de falha que é armazenado (mangueira danificada também causa isso!), estes registros na memória da ECU levam a uma serie de trocas de peças desnecessárias, na esperança de resolver o problema.

Seu mecânico já testou o sensor simulando a depressão do coletor? Não sei por que, mas acho que você vai gastar dinheiro a toa...



Um abraço galera <!--fontc--></span><!--/fontc--> B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
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#11

Mensagem por thefime » Ter Dez 16, 2008 2:24 am

[quote name='alexandre' post='3836' date='Dec 5 2008, 12:45 PM']
<!--fonto:Tahoma--><span style="font-family:Tahoma"><!--/fonto-->Olá amigos :lol:
Erich, caraca, eu não gosto de bater boca com ninguém, rebater uma ou outra afirmação pode criar um ambiente ofensivo e este nunca será meu foco.

Algumas opiniões são formadas pela indicação ou instrução de maus profissionais que permeiam a área mecânica e criam meios de vender seu peixe. :icon_smile_shy:
Quando se fala de peças para automóveis, a maioria destas vendas é feita aproveitando o impulso do comprador (compra sem necessidade) e para justificar este impulso criasse um ambiente mágico onde você tem a visão de que "não poderia viver sem aquilo!" :blink:

Meus caros parceiros de fórum, não vejam tudo isto que vos falo como uma opinião de quem não gosta de nada que não seja original...não é isto!!!
Adoro tunning, veneno, modificações, personalização e todas as possibilidades de modificação que um veiculo permite.
Para que vocês tenham idéia do que estou dizendo, eu tenho um projeto (em fase final) de colocar dois eixos traseiros em um Xm Barca (Break), vai deixar o cara com seis metros e com a suspensão ainda hidráulica, abaixar os cabeçotes e aumentar a taxa de compressão e polir os dutos de alimentação do coletor, aumentar a pressão da linha de combustível com um regulador externo e bomba elétrica especial, Intake no paralama (tipo grade) e outras cositas...vai ser show. :wub:

O que não aceito é ter gente que engana vocês com produtos que não fazem mais que ludibriar com falsa sensação de desempenho ou esportividade, há muitos exemplos disso a venda por ai e se eu fosse falar sobre cada um daria um grande livro e não um tópico.
São quase vinte anos de dedicação a mecânica automotiva e eletrônica embarcada, evoluções tecnológicas e historia do automóvel para embasar minhas respostas aqui no fórum e quando vejo produtos como "chip remapeado" (Erich, se você tem o chip original então não foi remapeado e sim um novo Eprom com outros mapas de injeção foi instalado no lugar do seu) que promete ganho de potencia, mas não faz mais que alterar o ponto de ignição e promover aumento de consumo de combustível, as caixinhas (um tal "chip" externo Uni...sei lá o que) que interferem no sinal dos sensores e fornecem dados fantasmas ao modulo (sem falar que custam uma fortuna), turbina elétrica que parece com um secador de cabelo e promete aumento de alimentação de ar para o motor, retrabalho do TBI (corpo de borboleta) que nada mais é do que adiantar a abertura da borboleta, todos não passam de meios de vender para vocês peças que teoricamente deveriam promover aumento de potencia!!! ;)

Lógico que para ocorrer este aumento, o tal produto deve ser associado a troca de velas e cabos de vela (se possível a bobina por uma Accel também!), filtro de ar por um esportivo (com Intake claro...), novo escapamento dimensionado (e sem catalisador), aumento do diâmetro do corpo de borboleta...meus caros, se trocarmos tudo isso sem duvida vamos ter aumento de potencia, já que estamos realizando uma "manutenção" do veiculo.

Perceba que os testes no dinamômetro são feitos antes de tudo (com todos os componentes desgastados) e após a instalação do acessório (com a troca de todos os componentes) em dinamometro proprio que pode, ao toque de uma simples tecla alterar a curva de torque, lógico que há diferença...as vezes bem grande, ja que poucos destes aparelhos passam por aferição!!!
Nem sempre esta diferença é benéfica já que estamos adiantando o ponto de ignição e isto cria forças sobre o conjunto móvel que não estavam previstas no projeto original. Isto pode aumentar o desgaste e reduzir a vida útil do motor... :o

Lembra da piada que contava sobre a criação da revolucionaria "Água em pó!!!" Que para ser ingerida deveria ser misturada com suco... Taí o comparativo disso!

Quanto ao combustível, se você sai da gasolina comum ou aditivada adulterada para uma Premium pura, o resultado é um motor funcionando de forma correta e não melhor. A octanagem na comum e aditivada é de 87 octanas, na pódium 92, pouco expressivo!

Já disse que não gosto de falar sobre isso, já que para algumas pessoas é como falar de religião, sempre haverá controvérsias, discussões, e defesas acaloradas sobre este ou aquele sistema. Cada um escolhe o que quer fazer com seu carro ou dinheiro e como um medicamento, um placebo de vez em quando para algumas pessoas é bom...

Ah! Sobre a falha armazenada no modulo sobre o sensor de pressão absoluta ou MAP, toda vez que a rotação do motor cai a um valor muito baixo, mas continua funcionando, os valores coletados pelos sensores são interpretados como falha e armazenados da memória da ECU (modulo de injeção), se durante os testes, o mecânico desconectar a mangueira que liga o sensor ao coletor, também gera um código de falha que é armazenado (mangueira danificada também causa isso!), estes registros na memória da ECU levam a uma serie de trocas de peças desnecessárias, na esperança de resolver o problema.

Seu mecânico já testou o sensor simulando a depressão do coletor? Não sei por que, mas acho que você vai gastar dinheiro a toa...
Um abraço galera <!--fontc--></span><!--/fontc--> B)
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Concordo com VC Alexandre, apenas mudar uma cuva aqui e iludir outtra coisa aqui vai ate te dar algum resultado (provisorio) mas nada como alguma peças forjadas e melhorar o sistema de combustivel e escape para ter um bom redimento no geral, tambem ja tive carros tubinados mas com uma preparação sem ter que ficar de mes em mes na oficina dando "ajustes" fique um ano e meio sem aparecer na oficina com o meu turbinado.... e uma brincadeira cara mais para que quer ter uma coisa na mão cnfiavel e otimo gastar um pouco mais..... Agora relativo ao defeito tive um carro de outra marca que tambem tinha esse sintomas na epoca falaram em uma peça chamada sensor de Fluxo de ar que por acaso :glare: custava na epoca uma bagatela de 2.000,00 quando perguntei se averia garantia do que tinha se dito a resposta foi "pode ser " e no final das contas era uma porcaria de peça que fica na "flauta" da injeção eletronica conhecida como regulador de pressão trocado isso que pagei uma fortuna rsrsrsrsrs R$ 100,00 o carro ficou como zero.... então conclusão carro e como um ser Humano vc aceita a primeira opnião de um medico e toma uma porrda de remedio ou ate mesmo entra na "faca" ou procura varias opniões.... E mais um detalhe muitos bons profissionais não estão dentro de autorizadas ou ate mesmo em grandes oficinas ainda que hoje seja tudo na base da eletronica e bom ter opnioes daqueles que iniciram com carburador e não so que resolvem problemas com scaner, e se ele não acusar nada virão so uma coisa TROCADORES DE PEÇAS pois não tem uma base de fundamento dentro da mecanica mais basica MISTURA RICA E MISTURA POBRE..... JA falei de mais e me desculpe por alguma coisa ... Espero ter te ajudado
vtrcunha
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#12

Mensagem por vtrcunha » Sáb Dez 27, 2008 12:12 pm

Amigão, tenho um Exclusive e acontecia a mesma coisa. Troquei o motor de passo, que custa algo em torno de R$70,00 aqui no RJ e o problema foi resolvido! Se vc for do Rio posso indicar um mecânico especialista em Citroen, muito bom e que cobra barato!
Vitor M. Cunha
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