Boa tarde!
Me chamo Marco, sou de São Paulo/capital, novo no forum, e precisava de uma ajuda para resolver uma situação com o meu carro Aircross 1.6 Automático 16v Shine 2016/2017, atuamente com 94 mil km.
No inicio desse ano (fev/25), começou piscar o "eco" + "sport" ao mesmo tempo algumas vezes que diria, acendia normalmente em subidas, ou em altas velocidades (acima dos 100), mas ao desligar o carro e ligar, tudo voltava ao normal, procurei o mecânico de confiança e ele passou o scanner, não viu nenhum erro especifico, mas suspeitou da pressão, que estava mais baixa que o normal (isso na posição neutro), conversou com outro amigo mecanico e disse que o recomendado era fazer o cambio todo, ou seja, ia me cobrar uns 10 mil reais.
Comecei a pesquisar sobre o assunto, e assisti um video no Youtube, que o rapaz tem o mesmo problema, ele troca todos os filtros (óleo motor e ar) e por um tempo esse problema não volta, fiz isso, e realmente fiquei uns 5 meses sem piscar nenhum alerta no painel, devo ter andado mais de 5 mil km, mas o mês passado (Jul/25) novamente voltei a ter esse problema de piscarem o "eco" + "sport" ao mesmo tempo, quando aciona dá uma reduzida no motor, daí eu tenho que desligar o carro e ligar novamente, aí segui normal dirigindo, nunca me deixou na mão, mas vai saber.
Abri esse tópico para descobrir o motivo, mas ando normal com o carro, não acho que é algo grave, deve ser alguma peça ou troca.
Obrigado,
Marco
Painel com os indicadores "eco" e "sport" piscando - Aircross 2017 1.6 Automático16v
- MarcoFernandez
- Sem Habilitação
- Modelos Citroën: Aircross Shine 1.6 Automático 2017
- Miau
- Zumbi
- Nome: André M
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Re: Painel com os indicadores "eco" e "sport" piscando - Aircross 2017 1.6 Automático16v
Então, isso significa que seu câmbio está entrando em modo emergência, ou seja, fica com a 3 marcha só. Em carros com painel de texto, aparece a mensagem defeito cambio.
Esse erro só aparece em scanners especificos, como diagbox lexia ou especializados. O modo emergência ocorre quando o sistema do câmbio não consegue regular a pressão da linha dentro dos parâmetros específicos.
Antes de desmontar tudo, o melhor é.. Primeiro passar o scanner pra ler os erros.. Depois fazer um ensaio monitorando a pressão para entender quando ela ocorre. E depois, realizar o teste de pressão com a placa de testes para tentar identificar se nos pacotes de aplicação, se ocorre fuga de pressão. Se não ocorrer, então é provável que seja apenas a solenoide de controle.
Esse erro só aparece em scanners especificos, como diagbox lexia ou especializados. O modo emergência ocorre quando o sistema do câmbio não consegue regular a pressão da linha dentro dos parâmetros específicos.
Antes de desmontar tudo, o melhor é.. Primeiro passar o scanner pra ler os erros.. Depois fazer um ensaio monitorando a pressão para entender quando ela ocorre. E depois, realizar o teste de pressão com a placa de testes para tentar identificar se nos pacotes de aplicação, se ocorre fuga de pressão. Se não ocorrer, então é provável que seja apenas a solenoide de controle.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.

Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.

- MarcoFernandez
- Sem Habilitação
- Modelos Citroën: Aircross Shine 1.6 Automático 2017
Re: Painel com os indicadores "eco" e "sport" piscando - Aircross 2017 1.6 Automático16v
Obrigado Miau, pela resposta.
Na primeira vez que isso aconteceu, passei no meu mecânico de confiança e não detectou nenhum erro no Scanner dele.
Recemente fui na empresa Atlanta Peças pra agendar a troca do óleo da transmissão, como meu carro está com 94 km e nunca foi trocado, eles passaram o Scanner e também não detectou nenhum erro no cambio. A troca do olé será feira nessa semana.
Esse alerta aparece às vezes, difícil saber o motivo.
Na primeira vez que isso aconteceu, passei no meu mecânico de confiança e não detectou nenhum erro no Scanner dele.
Recemente fui na empresa Atlanta Peças pra agendar a troca do óleo da transmissão, como meu carro está com 94 km e nunca foi trocado, eles passaram o Scanner e também não detectou nenhum erro no cambio. A troca do olé será feira nessa semana.
Esse alerta aparece às vezes, difícil saber o motivo.