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Esfera danificada quebra a suspensão!

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alexandre
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#1

Mensagem por alexandre » Sex Out 10, 2008 3:30 pm

Ola amigos :lol:


Venho alertar sobre a ultima do meu transatlantico e que pode acontecer com qualquer um que possua Hidractive I, II ou III.

Quando peguei meu Xm, ele estava parado em uma "oficina" por falta de conhecimento tecnico sobre o carro, aos poucos fui revisando e trocando componentes e por ultimo troquei as esferas da suspensão, deixei por ultimo por ter que trocar todas ja que ele estava com oleo hidraulico (vermelho) no lugar de LHM e assim o fiz.
A parte de baixo de meu carro estava toda ralada, sinal de que o antigo proprietario gostava de andar com ele todo abaixado...não nego que fica lindo, mas atropela até formiga no asfalto. :icon_smile_big:
Dentre outras coisas que descobri sem manutenção, vi que a esfera da suspensão traseira estava estourada ha um bom tempo, limpei o local, revisei tubulações e o cilindro, montei tudo com a esfera nova e tudo bem, ficou otimo.
Pois bem, ao pegar uma avenida tipica de São Paulo (tipicamente Rallie), minha traseira "caiu" no chão, como se trata da suspensão traseira, perdi parte da pressão do freio, direção e foi uma manobra ninja para parar o transatlantico sem matar ninguem. :ph34r:

Ao verificar o que causou isto, descobri que o cilindro inteiro se soltou do quadro da suspensão traseira, deixando todo o oleo vazar e quebrando a haste que eleva a roda.
Seria o mesmo que acontece na suspensão dianteira, só que a consequencia é um capô furado e amassado!

Para minha suspresa, quem causou isso foi a esfera que tinha se danificado e não tinha sido trocada anteriormente pelo ex proprietario, que andou assim mesmo com ele por um bom tempo.
Quando se mantem o carro andando com a esfera danificada, o impacto dos buracos e irregularidades do solo são diretamente transmitidos a estrutura que sustenta o cilindro e esta vai se fragmentando aos poucos, mas nem sempre é perceptivel como infelizmente descobri. ;)

Levei a uma oficina e desmontei todo o conjunto (o cara preferiu me alugar o espaço por não saber consertar este tipo de suspensão) e refiz a solda com Mig só para garantir.

Agora esta tudo bem, mas foi um grande susto!


Cuidado ao andar com o carrão pulando muito, voce pode passar pelo mesmo problema e não ter tanta sorte...



Um abraço a todos B)


<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

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rafael_xm
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#2

Mensagem por rafael_xm » Sex Out 10, 2008 6:25 pm

Boa tarde Alexandre,

Cara, que pauleira esse problema.

Realmente já tinha visto isso na suspensão dianteira com os XM até 93, mas na traseira é a primeira vez.

Isso mostra mais uma ves que não dá para dar mole pro azar, quando se compra um carro desses usado. Se o sujeito que te vende conhece muito sobre ele, até da para conisderar algumas informações, mas quando você compra de um cara, que comprou de um cara, que já havia vendido para outro cara, a coisa fica feia.

Não da para ter a minima noção das condições reais do carro, e principalmente do sistema hidráulico, onde os caras costumam fazer as maiores gambiarras.

E depois ainda tem gente querendo pagar uma merreca por um carro desses em bom estado.

No domingo eu saí com o meu e depois de deixar ele estacionado na vaga habitual no prédio, notei na manhã seguinte que ele havia vazado pelo menos 1/2 litro de óleo.

Procurei por todos os lados de onde ele poderia ter vazado, mas não encontrei nenhuma mancha nas ferragens sob o carro. Não tive dúvida! Na segunda cedo encostei na oficina e pedi para desmontar o reservatório para descobrirmos de onde o óleo vazou.

Como nada foi encontrado, só posso pensar que ele tenha saido pelo respiro do reservatório, isso porque quando parei, baixei imediatamente a suspensão e ainda manobrie para colocar na vaga correta, com ele abaixado, já que o piso é plano.

De qualquer forma, aproveitei a desmontagem para trocar o regulador primário de pressão do circuito de alimentação de gasolina, que estava vazando pela blindagem, e ainda estou vendo a possibilidade de trocar o reparo do cilindro mestre de freio, que está começando a fazer barulho.

O backup do meu carro está com um bom vazamento na caixa de direção, do lado direito, mas mesmo ele, se for para fazer uma viagem hoje para qualquer lugar, é só completar o óleo, por gasolina e pegar a estrada.

Aos demais colegas digo: pensem duas vezes antes de pagar barato para comprar um carro desses.

abraço e boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm em Sex Out 10, 2008 6:28 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
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