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Cambio AL4 queimado?

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Dougdantas
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Cambio AL4 queimado?

#1

Mensagem por Dougdantas » Sáb Jul 13, 2019 1:01 pm

Boa tarde senhores

Recentemente estou com uma Picasso 2.0 16v automática 04/05 ela esta com o motor todo novo e apresenta os seguintes problemas : sem marcar velocidade no painel apenas (- -) sensor novo de velocidade
No câmbio automático ela engata a ré normal e as outras marchas não engata sinto como se ele estivesse em 3 , aí que começa meus problemas chamei um mecânico para passar um scaner ele apresentou 02 problemas sensor de velocidade e sensor de rotação de saída do câmbio
Como aqui no extremo sul de sp não conheço ninguém especialista nesse tipo de carro, mais depois de muito custo achei um mecânico que trabalha também com câmbio automático , coloquei o carro no guincho e levei até a oficina chegando lá ele já colocou o scaner kaptor e acusou tbm os mesmo defeitos que já sabia anteriormente me disse que pelo scaner fora estás 02 avarias o restante estava dentro dos parâmetros tanto motor e câmbio ,fiquei mais tranquilo .ele colocou o carro no elevador e disse que iria verificar o óleo do câmbio automático ,abriu o bujão e tirou um pouco de óleo falou que estava sem óleo e que o câmbio estava queimado \0// perguntei como ele sabia ele disse que só pelo óleo dava pra ver que estava queimado .gente só que o ( oleo está marrom claro e cheiro longe de lona bem fraquinho ) o mecânico disse q iria completar o óleo que ele tinha lá pra fazer um teste , colocou uns 2 litro fechou e pediu para seu ajudante entrar e dar partida e engatar em D assim ele fez e lá do carro o ajudante colocou em D disse que tinha engatado o mecânico disse para ele acelerar e o carro que estava no elevador eu vi que pegou força nas rodas dianteiras a medida que ele acelerava ...mais rápido elas estavam ,aí o mecânico pediu para ele desligar o carro que ele iria verificar, ele entrou ligou o carro novamente e colocou em D eu vi funcionando de novo do câmbio e nem deu tranco nen nada, ele colocou novamente o scaner e desligou o motor e nesse momento tive que me afastar do carro porque tinha um funcionário querendo falar com ele pelo vidro vi que ele mexeu em algumas coisas e também no ABS do carro porque apareceu a mensagem de erro no no painel assim que encostei novamente no lado do motorista ele me disse que meu ABS estava ok que meu câmbio trabalha com o ABS
Ele falou que iria fazer mais um teste pra ver baixou o elevador ligou o carro , e não funcionou o câmbio... está sem força de novo para ir pra frente disse que eu iria gastar inicialmente uns :$$: 6.500,00 para arrumar este câmbio isto se não achar mais nenhum defeito ,disse que não poderia fazer no momento chamei outro guincho e levei embora
O que me deixa mais intrigado e que eu vi as rodas respondendo ao carro ,eu tentei parar a roda discretamente e não consegui porque estava com velocidade,
Não sei se abro o caráter do câmbio para dar uma limpeza e depois escoar todo este óleo do câmbio velho que ele colocou
Preciso de uma orientação de vocês que possui mais conhecimento neste cambio AL4
Na questão do velocimetro falei com um auto elétrico ele me disse que pelo fato do motor ser novo alguém por engano deve ter trocado algum plug que teria que dar uma examinada


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Miau
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#2

Mensagem por Miau » Sáb Jul 13, 2019 2:03 pm

xiii amigo.. certamente esse mecânico, ao abrir o bujão, deve ter achado que o cambio está sem fluido porque o al4 tem um outro bujão interno de ajuste do nivel. então cai apenas um resquício de fluido, o que indica que aparentemente está no nível. O restante que fica no cambio só sai removendo o bujão de nivel interno.

olha os dois na foto

Imagem

se o fluido que saiu está amarelado, cor de óleo de soja, está tudo ok.

o problema foi ele ter colocado outro fluido aí que ninguém sabe qual é.. duvido muito que fui o fluido correto, que é bem especifico pra esse cambio, originalmente, o LT71141, que custá muito caro, mais de 120 bozos cada litro. Então, ele pode ter contaminado todo o seu fluido original sabe-se lá com o que.

Esse cambio só aceita LT71141 para efeito de substituição gradual ou acerto de nível.. ou o dexron VI no caso de troca total, que sem desmontar, são 3 trocas de 4 litros, totalizando 12 litros.

O problema do velocímetro pode ser apenas o sensor de velocidade.. já o do cambio não engatar, é o sensor de rotação do cambio. Podem estar desconectados, talvez. Logo, se o cambio não lê sua rotação e nem sabe a velocidade, não vai saber calcular que marcha aplicar.

Nesse cambio, só deve mexer quem realmente, REALMENTE, entende do assunto. Se o cambio estivesse sem fluido, iria dar vários erros de falta de pressão, iria fazer um barulho feio.
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#3

Mensagem por Dougdantas » Sáb Jul 13, 2019 3:38 pm

Miau obrigado pelo retorno realmente ele só tirou o bujão de ferro mesmo saiu bem pouco oleo e estava um pouco mais escuro que este outro bujão de plástico que você mandou nas fotos eu so não percebi se tinha este bujão de plástico
O que me deixa intrigado e que depois que ele colocou este óleo 2 litros as marchas engataram que antes não estava :think: e só parou depois que ele mexeu no sistema com o scaner não sei o que ele fez como disse tive que me afastar do carro um pouco só vi que ele mexeu no ABS e falou que o câmbio usa o ABS tbm como referência de velocidade também mas que estava tudo ok com o sistema ABS aí logo depois parou de novo de engatar a marchas só a ré e a 3 o engraçado que as 2 vezes o scaner só apresenta 2 avarias e o restante ok já estou entrando em desespero sem saber o que fazer primeiro
Você acha melhor eu retirar todo este óleo e fazer uma limpeza cá caixa ? e outra coisa será que realmente tem a possibilidade de estar queimado mesmo \0//

Agora na questão do sensor de velocidade ele e novo foi trocado e mesmo assim não funcionou falei com um auto elétrico ele disse que com o motor foi feito recente algum deve ter invertido ou não ter conectado algum sensor
Agora o sensor de rotação de saída do câmbio qual seria ?
Dougdantas
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#4

Mensagem por Dougdantas » Qui Ago 01, 2019 11:21 am

Bom dia senhores

Estou com problemas na minha Xsara Picasso 2.0 automático equipada com o AL4 e já não sei o que fazer já levei a a vários mecânico o que eu gastei de guincho não tá escrito kkk
O primeiro colocou uns 2 litros de óleo deus sabe que óleo ele colocou pra forçar eu fazer o câmbio lógico que de primeira não fiz o serviço lá , mas graças as dicas do Miau em um outro post tirei os 2 litros que estava a mais retirando somente o tambor de ferro deixando o de plástico lá como na foto
20190730_125304.jpg
15646688419188490779782748807681.jpg
Agora eu não sei se o óleo que o cara colocou estava escuro ou o meu que misturou tudo lá dentro :think:
Levem em outro mecânico especialista em módulo tbm e nada só me fizeram gastar de guincho pra dizer que tenho que desembolsar uns 8.000,00 já não sei mais o que fazer
Eu já pequei este carro desta forma o motor dele foi todo feito pela foto que vou anexar dá pra ver que o conversor e novo,o motor do carro funciona normalmente a única coisas que os scaner acusa
Erro permanente P0502 .o painel fica conforme foto
20190801_102332.jpg
Painel Picasso
E sensor rotação de saída do câmbio não me lembro o erro
O cara especialista em módulo disse não ter nada nos módulos mas vi pesquisando pela internet que um curto a massa afetaria o módulo comprei uma caneta de teste para curiosidade e coloquei nos módulos pelas canetas eles estão em curto não sei se isso procede veja se e possível ver nas foto anexa
20190801_103430.jpg
O que eu fiz eu levantei às rodas dianteiras e fiz um teste pra ver se engata a as marchas, ele engatou mas no painel não mostra nada de posição das marchas .
Coloco ele no chão aí fica fraco quando piso bem ai escuto um zimmmm zimmmmm aí ele vai de uma vez pra frente
Agora minha real dúvida será que a parte elétrica os módulos podem estar em curto mesmo como disconfio ?? E será que isso pode causar estes problemas no carro na transmissão
Já não sei o que fazer primeiro porque quando os mecânicos aqui vê que o carro e automático já condena o câmbio e nem querem ver esta parte elétrica que eu desconfio que seja
Ou se pode ser mesmo a transmissão,
Anexos
20190801_103430.jpg
20190801_103430.jpg
20190801_102332.jpg
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#5

Mensagem por Miau » Qui Ago 01, 2019 4:32 pm

amigo.. vamos lá

esse teu carro é difícil porque foi todo mexido, obviamente, por pessoas sem a menor qualificação ou especialização.

sobre o cambio.. certamente o CMF dele está descalibrado e o ajuste da agulha de esfera do bloco de válvulas também deve estar em desacordo com o alinhamento.

contando também que foi inserido um fluido estranho, acima do limite.. comprometeu o cambio o todo.

eu, no seu lugar, mandaria desmontar o cambio todo para uma limpeza e averiguação.. trocaria no mínimo o filtro de óleo dele, que é de acesso interno(só desmontado todo) pois está contaminado.

e faria a verificação das peças de desgaste e vedação, como as cintas de freio, pistões de acionamento, eixo de entrada, teste em todas as solenoides.

resolvido o cambio, que não vai sair por menos de uns 3 a 4 mil bozos.. partiria pro restante.

e fica o aprendizado que esse tipo de carro não não tolera mão de obra desqualificada ou mecânicos curiosos que fazem o carro de cobaia.

aviso que dou.. não tente resolver sem saber o que está fazendo, ou forçar o funcionamento em condições que já se sabe, erradas.. só vai piorar e aumentar o prejuízo.

a curiosidade tem que ser para aprender através da literatura técnica específica pro modelo, e não através de achismos, empirismos ou misticismos.

por tanto, se você vai se aventurar a consertar, primeiro busque todo conhecimento técnico.. existem manuais de reparação AL4, existe o acesso ao services.citroen, existe o PSA DocBackup / SEDRE, etc etc..

se vai solicitar um reparador profissional, certifique-se que atende a área e dá garantia, e que de preferência, seja pessoa jurídica passível de responder a processo.
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#6

Mensagem por giovane s » Dom Ago 25, 2019 10:28 pm

Dougdantas escreveu:
Sáb Jul 13, 2019 1:01 pm
Recentemente estou com uma Picasso 2.0 16v automática 04/05 ela esta com o motor todo novo e apresenta os seguintes problemas : sem marcar velocidade no painel apenas (- -) sensor novo de velocidade
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O sensor de saída da caixa é o sensor de velocidade. O Xsara Picasso não usa um sensor do ABS, ou a média de 2 ou mais sensores do ABS para ter informação de saída da caixa ou de velocidade.
Sensor novo é novo,mas não significa que funcione.
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#7

Mensagem por Munhoz » Seg Ago 26, 2019 8:45 am

Liga pra esse mecânico, ele fica na zona sul de SP perto do terminal João Dias: Sandro 011 5851-1468.

Como o tópico é repetido e bem orientado pelo André, será trancado.
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