Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
esquerdo
Sem Habilitação
Nome: Esquerdo
Contato:

Mensagem por esquerdo » Seg Jun 17, 2013 12:21 pm

Caro rgdl, sou de Niteroi tb. Ate hj nao achei ninguem que faz essa renovação de oleo de cambio automatico do C4pallas.
Um amigo me falou de uma oficina na descida da estrada da cachoeira e estou tentando descobrir qual é.
Voce tem alguma indicação?
E os oleos...mudou algo o estudo de vocês ou sao aqueles mesmo indicados no inicio do post?

Obrigado e parabens a todos pelo excelente post!

att
Esquerdo
Editado pela última vez por esquerdo em Seg Jun 17, 2013 5:25 pm, em um total de 1 vez.

Esquerdo

C3 Aircross GLX 1.6 flex 14/14
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Seg Jun 17, 2013 5:22 pm

Esquerdo, meu irmão que já teve oficina por muito tempo em Niterói (agora está em Maricá) me comentou de alguém que faz isso em Niterói mas não lembro agora vou falar com ele e coloco aqui no post.

Quanto aos óleos, são aqueles mesmos do post inicial, sendo que os mais fáceis de achar são o próprio LT71141, o Rnaultmatic D3 SYN, o Motul Multi ATF e os Z-Lub.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
esquerdo
Sem Habilitação
Contato:

Mensagem por esquerdo » Seg Jun 17, 2013 5:24 pm

Valeu rgdl!

Assim q eu descobrir eu compartilho aqui tambem.

Voce chegou a precisar fazer o procedimento em seu carro?
Editado pela última vez por esquerdo em Seg Jun 17, 2013 5:24 pm, em um total de 1 vez.
Esquerdo

madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Seg Jun 24, 2013 5:09 pm

[quote name='Elias Nassif' date='Jun 11 2013, 08:32 PM' post='21783']
Parabéns à todos pela qualidade da discussão sobre o tema. Tenho verificado fóruns sobre o AL4 e quase sempre surgem as mesmas reclamações de falta de durabilidade e falhas de pressão gerando travamento em 3ª marcha.

Sofro com este problema desde a compra do meu Xsara break, que constantemente cai para modo de falha após saída à frio. Só que isso tem já 40.000 Km e três anos corridos. Hoje o carro está com 118000 Km sem abrir a caixa. Apenas desligo o motor quando percebo que travou na terceira e sigo viagem até aquecer, quando o problema desaparece.

Por isso tenho dúvidas se o que ocorre é um problema nas eletroválvulas ou algum mal crônico do AL4.

Lembrando que quando percebi o defeito pela primeira vez, procurei as CCs da região, que nada detectaram, aí, então fiz a troca do óleo do câmbio pelo bujão (parcial) usando o LT71141. Não mudou nada no problema e como era difícil conseguir quem mexesse com certeza do resultado, fui adiando até que desse serviço geral no câmbio.

Para complicar, vou repassar para vcs, o que ocorreu a poucos dias. Minha esposa sofreu um acidente com o carro, que quebrou a balança e soltou o semi eixo esquerdo com a tulipa (foi assim que o mecânico chamou) inteira. Houve vazamento do óleo do câmbio, e como o dito mecânico identificou como sendo no diferencial, ele mandou o assistente completar com óleo de diferencial.

Saí com o carro e logo notei que estava melhor mesmo frio. Nos outros dias pude constatar que quase não ocorriam travamentos, mas com a informação na cabeça de que o óleo tinha sido completado resolvi olhar, e a caixa estava baixa. Completei com Lt 71141 e o excesso saiu preto como óleo de diferencial, e com o cheiro característico. Quase pirei e conversando com o mecânico descobri a M que tinha ocorrido.

Sabendo que o único jeito de tirar o óleo de diferencial do câmbio seria trocar umas três vezes o óleo, e que não tinha onde arranjar todo esse óleo imediatamente, usei dois litros que tinha para diluir com o da caixa e depois deixar no nível novamente.

Deixei o carro parado, pois a minha esposa não está usando, e após quinze dias precisei usá-lo hoje. Para meu espanto o carro andou como nunca, não travou nem uma vez, e sinceramente, estou com medo de trocar o óleo e voltar a ter problemas.

Não sei se foi o óleo que ficou mais viscoso, ou se ele limpou alguma borra, ou se ele está dissolvendo todas as vedações do câmbio, mas que ficou melhor, não tenho a menor dúvida.

Será que alguém pode me ajudar a entender? O que faço???

Elias Nassif
[/quote]

Elias,

Acho que devia ter muita limalha (farelo), que quando fria, causava travamento. O fato de teres completado o óleo e misturado uma parte deve ter com certeza dimunuido a quantidade.
Mas sem sombra de dúvida, o melhor é trocar o óleo pelo recomendado (LT71141, o Rnaultmatic D3 SYN, o Motul Multi ATF e os Z-Lub). Se fosse eu não deixava de fazer. Um carro com AL4 e com 118.000 km sem dar nenhuma problema mais grave, eu trataria na manteiga :) .
Não esquecer de levar em algum lugar e zerar o contador de desgaste após a troca.
Esperemos a opinião dos nossos amigos.

Att.]

Olha ai Xamã.

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... citron-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ron-_JM</a>
ejanassif
Sem Habilitação
Nome: Elias Nassif

Mensagem por ejanassif » Qui Jun 27, 2013 7:53 pm

Valeu Madson,

Estive pesquisando e estou tentando formar uma teoria que explique os sintomas relatados em tantas caixas AL4. Digo isso pois quando troquei o óleo com 80000 km, ele estava escurecido, mais ainda translúcido e não se percebia a presença de limalhas ou outras substâncias. Parecia mais para leitoso.

Acho que pode ser por outro motivo ainda não cogitado, mas não sei se deveríamos abrir outro post, pois podemos estar fugindo do objetivo proposto pelo Xamã.

Em alguns sites na Europa se fala muito da entrada de água no AL4, que no meu modo de entender pode justificar as falhas.

Penso que no início do funcionamento o óleo esteja separado da parcela dessa água, gerando variações de pressão pela diferença de densidade/viscosidade dos líquidos, o que geraria código de erro e modo de retorno para casa (3ª marcha fixa).

Quando a mistura óleo/água começa a passar pelo conversor é muito agitada, gerando uma certa estabilidade no funcionamento, que só fica ruim sob esforço ( grandes subidas ), pois acredito que a mistura aproxime de 100º e gere falta de força no conversor.

Posso estar divagando, mas como meu carro está muito melhor, fico tentando entender e imaginar o que ocorreu.

Elias.
ejanassif
Sem Habilitação
Nome: Elias Nassif

Mensagem por ejanassif » Qui Jun 27, 2013 8:14 pm

Madson,

Esqueci de indicar os fóruns sobre água no AL4

<a href="http://www.batauto.com/Forums/index.php ... 484.5;wap2" target="_blank">http://www.batauto.com/Forums/index.php ... .5;wap2</a>

<a href="http://my206club.blogspot.com.br/2008/1 ... arbox.html" target="_blank">http://my206club.blogspot.com.br/2008/1 ... ox.html</a>

o primeiro tem até os nºs de alguns trocadores de calor indicados pela Peugeot.

Acho que vale a pena olhar.

Elias
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Sáb Jul 06, 2013 8:37 pm

Gente vou contar o que aconteceu comigo que reforça a importância da troca do óleo do cambio.

Faz tempo que estou para trocar o óleo do cambio, mas por vários motivos acabei não fazendo.

Quarta feira (03/07/2013) fui a trabalho para Volta Redonda, quando voltava de lá pela Rodovia dos Metalúrgicos, numa subida, eu ouvi o toque sonoro de alerta e quando olhei para o painel estava lá o famigerado aviso. O cambio entrou em modo de segurança, travou na terceira e desabilitou o tiptronic.

Encostei e fiz o que tanto se fala para fazer nesses casos, isto é, desliguei o carro e liguei novamente, com isso o cambio voltou a funcionar normalmente e segui viagem até o Niterói sem nenhum aviso. Interpretei isso como um aviso do cambio de que não se podia mais adiar a trocar do óleo do cambio.

No dia seguinte o aviso ocorreu mais uma vez, novamente numa subida, justo quando me dirigia para a concessionária Renault de Piratininga para comprar o óleo do cambio.

Comprei na Renault 5 litros de óleo Renaultmatic D3 SYN e duas buchas de vedação, já que é obrigatório trocar as buchas a cada troca de óleo. O óleo custou R$ 56,73 o litro já a bucha custou R$ 5,12 cada.

O meu irmão fez a troca, mas como ele não tem scanner automotivo na oficina dele vou ter que levar em uma oficina para atualizar o contador de desgaste do óleo.

Resultado, até agora nada de aviso e já peguei várias subidas com ele, as trocas ficaram mais macias também.

Curiosamente, só entrou 2,5 litros de óleo a partir dai começou a vazar pelo medidor de nível. Fiquei na dúvida se é isso mesmo.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Jul 06, 2013 9:23 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Sáb Jul 20, 2013 1:06 am

:D Prezado Rgdl,

que negócio chato este do câmbio, rapaz...

Acabei, por via das dúvidas, passando meu carro no scanner Lexia para ver a quantas andava o meu câmbio com apenas 11.000 kms rodados. Para me deixar deveras infeliz, apareceu um código de erro de falha de comunicação da central com o restante dos calculadores, o que deixou a caixa por vezes "maluca", às vezes passando a marcha antes da hora e sem a "inteligência artificial" de atrasar as trocas em situações de carga, como ladeiras e etc.

Limpou-se a memória dos erros e espero o problema não mais apareça. A famigerada queda de presão do óleo da caixa não apreceu na leitura dos parâmetros... Graças a Deus! :212469:

Bem, vamos nos falando. Entrei no C4 Clube e lá os defeitos na caixa estão aos montes, manchando irremediavelmente a imagem das transmissões AL4. O engraçado é que quando este câmbio está perfeito, acho que é o mais esperto automático de quatro marchas que já vi, com artimanhas de funcionamento que o câmbio do meu saudoso Vectra 2.0 Next Edition jamais pensou possuir...

Estou prestes a mudar o trocador de calor do meu AL4 pelo dos câmbios DP2 da Renault. Já comprei a peça - foi cara (!!!) - e vamos ver no que é que dá. Vou avaliar no scanner, como ficará a temperatura final do óleo, depois de algum stress mecânico.

Se der certo, passo a informação para os demais membros e, claro, para o amigo. Aparentemente, a peça nova é totalmente compatível com o AL4, mas há que se trocar também o parafuso de fixação do trocador de calor (banjo bolt).

Um abraço grande,
Xamã :lol:

[quote name='rgdl' date='Jul 6 2013, 08:37 PM' post='22001']
Gente vou contar o que aconteceu comigo que reforça a importância da troca do óleo do cambio.

Faz tempo que estou para trocar o óleo do cambio, mas por vários motivos acabei não fazendo.

Quarta feira (03/07/2013) fui a trabalho para Volta Redonda, quando voltava de lá pela Rodovia dos Metalúrgicos, numa subida, eu ouvi o toque sonoro de alerta e quando olhei para o painel estava lá o famigerado aviso. O cambio entrou em modo de segurança, travou na terceira e desabilitou o tiptronic.

Encostei e fiz o que tanto se fala para fazer nesses casos, isto é, desliguei o carro e liguei novamente, com isso o cambio voltou a funcionar normalmente e segui viagem até o Niterói sem nenhum aviso. Interpretei isso como um aviso do cambio de que não se podia mais adiar a trocar do óleo do cambio.

No dia seguinte o aviso ocorreu mais uma vez, novamente numa subida, justo quando me dirigia para a concessionária Renault de Piratininga para comprar o óleo do cambio.

Comprei na Renault 5 litros de óleo Renaultmatic D3 SYN e duas buchas de vedação, já que é obrigatório trocar as buchas a cada troca de óleo. O óleo custou R$ 56,73 o litro já a bucha custou R$ 5,12 cada.

O meu irmão fez a troca, mas como ele não tem scanner automotivo na oficina dele vou ter que levar em uma oficina para atualizar o contador de desgaste do óleo.

Resultado, até agora nada de aviso e já peguei várias subidas com ele, as trocas ficaram mais macias também.

Curiosamente, só entrou 2,5 litros de óleo a partir dai começou a vazar pelo medidor de nível. Fiquei na dúvida se é isso mesmo.
[/quote]
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caldas
Habilitado
Nome: Caldas

Mensagem por caldas » Seg Jul 22, 2013 8:19 am

Já eu acho que 80% dos problemas desse cambio seriam resolvidos de nas revisões das concessionárias eles trocassem o óleo a cada 20 ou 30.000
Mas como a Citroen diz ser " óleo vitalicio" :465974:
Ai quando da problema, da sérios problemas :978798:
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Seg Jul 22, 2013 1:36 pm

Xamã, acabei fazendo uma segunda troca porque na primeira o nível foi medido sem que o motor estivesse ligado. Entretanto, mesmo com o procedimento equivocado, não havia dado nenhum aviso de anomalia no caixa automática.

Decidi fazer a troca completa e não apenas completar até o nível. Colocamos 4,7 litros e abrimos o bujão, com o motor ligado, para vazar todo o excesso, como começou a sair óleo demais me assustei e mandei fechar novamente o bujão sem que todo óleo tivesse escorrido.

Resultado, o problema passou a dar de modo constante, mas somente nas subidas como antes. Entretanto, com o carro cheio dava toda hora. Levei em um posto e lá vazei o excesso com o motor ligado, o gerente do posto me cobrou R$20,00 para fazer isso.

Uma vez vazado o óleo o carro só deu o problema uma vez e não deu mais, passou três dias de uso direto, inclusive com o carro cheio de malas sem dar problema.

Agora Xamã, não fica 4,5 litros de óleo nessa caixa nem com reza brava. Só fica algo em torno de 2,5 litros. Vc sabe de alguma coisa a respeito?
esquerdo
Sem Habilitação
Contato:

Mensagem por esquerdo » Seg Jul 22, 2013 2:13 pm

rgdl é tão simples assim qto esta parecendo essa troca de oleo do cambio?
Esquerdo

rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Seg Jul 22, 2013 3:52 pm

Esquerdo, a troca do óleo é muito simples de se fazer.

Primeiro tem que ser feita com o cambio quente ainda, então nada de deixar esfriar. Tira-se o peito de aço para ter acesso ao bujão inferior. Remove-se ambos os bujões e deixa vazar todo óleo, isso com o motor desligado.

Fecha-se ambos os bujões inferiores e abre-se o bujão de entrada de óleo. Coloca-se o óleo fecha-se o bujão de entrada e acelera o carro fazendo com que ele troque de marcha, isso por uns 15 minutos.

Feito isso abre-se o primeiro bujão inferior (deixando o motor ligado em marcha lenta e cambio na posição P) e deixa-se vazar o excesso até parar de gotejar.

A complicação está por conta do uso do scanner automotivo, nem todo mundo tem o bendito para poder monitorar a temperatura do óleo (o ideal é que esteja entre 60 a 70°C para verificar o nível) apagar erros e zerar o contador de desgaste de óleo. Mas numa emergência a troca pode ser feita sem o scanner.

Ah! sim, já ia esquecendo... recomendo o uso do óleo Renaultmaitc D3 SYN que pode se encontrado facilmente em qualquer revenda Renault (menos na do Fonseca que não tem loja de peças) é totalmente sintético (o LT71141 é semi-sintético) e custa R$ 56,73 o litro. É obrigatório a troca da junta de vedação do bujão inferior a cada troca.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Jul 22, 2013 4:00 pm, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Nome: Xamã

Mensagem por Xamã » Sáb Jul 27, 2013 12:17 pm

[quote name='rgdl' date='Jul 22 2013, 01:36 PM' post='22098']
Xamã, acabei fazendo uma segunda troca porque na primeira o nível foi medido sem que o motor estivesse ligado. Entretanto, mesmo com o procedimento equivocado, não havia dado nenhum aviso de anomalia no caixa automática.

Decidi fazer a troca completa e não apenas completar até o nível. Colocamos 4,7 litros e abrimos o bujão, com o motor ligado, para vazar todo o excesso, como começou a sair óleo demais me assustei e mandei fechar novamente o bujão sem que todo óleo tivesse escorrido.

Resultado, o problema passou a dar de modo constante, mas somente nas subidas como antes. Entretanto, com o carro cheio dava toda hora. Levei em um posto e lá vazei o excesso com o motor ligado, o gerente do posto me cobrou R$20,00 para fazer isso.

Uma vez vazado o óleo o carro só deu o problema uma vez e não deu mais, passou três dias de uso direto, inclusive com o carro cheio de malas sem dar problema.

Agora Xamã, não fica 4,5 litros de óleo nessa caixa nem com reza brava. Só fica algo em torno de 2,5 litros. Vc sabe de alguma coisa a respeito?
[/quote]

:D Prezadíssimo rgdl,

a quantidade do óleo que fica dentro do câmbio, mais especificamente dentro do conversor de torque, é de 2,5 litros.

Vazam, em média, quando o bujão interno é aberto, 4,2 litros...

A capacidade total da caixa é de 6,7 litros, com variações de mais ou menos 200 ml de um carro para outro.

Assim, entram na caixa cerca de 4,2 litros de óleo novo.

Nas trocas de óleo, quando se adiciona óleo novo para depois drenar a caixa de novo, normalmente os mecânicos só colocam 3 litros de óleo. Mas o correto é colocar, pelo menos 4,5 litros e, depois, checar o nível pelo bujão externo.

Pelo menos foi isso que eu vi no concessionário Citroen, com um carro que estava trocando o óleo da AL4.

Mas vamos que vamos! Continuemos a nos comunicar, pois vou modificar o sistema de refrigeração da minha caixa de marchas e vou postar o que consegui, em termos de redução de temperatura, no scanner. Além disso, vou adotar o fluido MTF - S, da Z - lub. Por ser ATF - VI, acho que nunca mais vou ter problemas com a AL4. A resistência deste tipo de fluido é muito superior a dos fluidos do tipo DEX III, mesmo os sintéticos, como os Pentosin ATF1 e LT71141.

Houve verdadeira revolução no que concerne à química destes fluidos ATF novos. E a Z - lub parece ter um produto dos bons.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
madson.carneiro
Sem Habilitação
Nome: Madson CArneiro

Mensagem por madson.carneiro » Ter Set 03, 2013 4:57 pm

Xamã,

Alguma novidade sobre o trocador de Calor ? Fez a troca ?
Gostaria de informar que acabei de adquirir um c4 hatch glx 09/10. Estou no aguardo pra pegar o carro até sexta (06/09). O mesmo está com 41000 km rodados.
Pelo teste de rodagem que fiz no carro, o mesmo está normal,, sem os caracterśiticos trancos e patinações relatados por muitos usuários. Porém a avaliação será mesmo no dia a dia, já que rodo uma faixa de 400 km por semana.
Como comprei de revenda citroen, vou ver se consigo uma troca de óleo da AL4. Vou dar uma chorada. 3 meses de garantia, por lei.

[]'s
esquerdo
Sem Habilitação
Contato:

Mensagem por esquerdo » Ter Set 03, 2013 5:11 pm

Madson, parabens pela aquisição.

Sobre a troca do fluido. Até onde sei a Citroen se nega a trocar. Diz q é vitalicio. Só rindo. Se conseguir isso por favor nos diga.

att
Esquerdo

Responder