Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Caro XamaKing
Boa viagem de volta :271534:
Realmente não tem como comparar Primeiro mundo :icon_smile_dead:
Suas contribuições são de grande valia para nós, se cuide :154740:
ps: Quando tiver por aqui (Nikity) gostaria de uma consulta, se for possivel eu "alugar" seu Scaner ficaria grato.
ps2: Lhe pago o almoço :icon_smile_blush:
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[quote name='Caldas' date='Apr 24 2014, 09:02 AM' post='24443']
Caro XamaKing
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:D Prezado Caldas,
fica tranquilo, pois nosso encontro é uma questão de tempo, meu amigo!
Vou contar com o almoço... :465974:
Te empresto o Lexia sim! Relaxa!
Um abraço grande,
Xamã
Caro XamaKing
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:D Prezado Caldas,
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Xamã

C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Boa noite a todos, Xamã, Caldas, Ricardo, Munhoz, Madson, Hugo e demais, entrei aqui no tópico porque estou adquirindo (negociando ainda) a compra de C4 Grand Picasso e com todos quem eu conversei no meu circulo de amizade, falaram se estava ficando louco por causa do tal famigerado cambio AL4, passei os últimos dias pesquisando a respeito do carro e hoje cheguei no tópicos de vocês, que sem dúvida é melhor que abordou o problema o que vocês fizeram foi o que dentro de planta industrial chamamos de Arvore de falha e causa raiz e identificaram o real problema do câmbio.
Tenho noção em manutenção mecânica industrial (trabalho a 18 anos no segmento) e já fiz muita analise preditiva através de analise de vibração em redutores de velocidade (algo muito parecido com o cambio automotivo) em conjunto com a equipe especializada em lubrificação.
Em adição ao que o Xamã muito bem abordou sobre a especificação do óleo e sua melhoria através de tratamento de aditivos, me lembrei das analises que fazia sobre quebra e que a equipe de lubrificação sempre frisava que a coloração do óleo hoje (já faz um tempo) não pode ser indicativo dele estar "bom ou ruim" uma vez que os fabricantes melhoram e muito a performance através dos aditivos e nem de odor, talvez seja o ponto que a PSA se agarra. O ideal seria fazer uma analise física-química do óleo pra saber o estado real (física medição de particulado e qual tipo de metal para saber qual componente está avariado; química para ver a integridade das propriedade do óleo), mas isso é custoso e leva um tempo, lembro que equipe fazia uma analise mais simples de contagem de particulado, através de filtro de papel vou ver se entro em contato com pessoal que faz essa analise e pego algumas dicas que dê para adaptar para o uso domestico-automotivo.
Sobre a troca de óleo existe duas linhas de pensamento dentro da industria:
- Uma é que de tempo em tempo (na industria é medida em horas de trabalho) tem que parar o equipamento e esgotar todo o óleo e colocar um óleo novo.
- A outra é que muito equipamento trabalham 24h por dia e 7 dias por semana, se para tem perda de produção com isso o pessoal faz uma especie de flushing, com a adição de certa quantidade óleo novo e retirada de óleo com o equipamento em funcionamento.
Tenho noção em manutenção mecânica industrial (trabalho a 18 anos no segmento) e já fiz muita analise preditiva através de analise de vibração em redutores de velocidade (algo muito parecido com o cambio automotivo) em conjunto com a equipe especializada em lubrificação.
Em adição ao que o Xamã muito bem abordou sobre a especificação do óleo e sua melhoria através de tratamento de aditivos, me lembrei das analises que fazia sobre quebra e que a equipe de lubrificação sempre frisava que a coloração do óleo hoje (já faz um tempo) não pode ser indicativo dele estar "bom ou ruim" uma vez que os fabricantes melhoram e muito a performance através dos aditivos e nem de odor, talvez seja o ponto que a PSA se agarra. O ideal seria fazer uma analise física-química do óleo pra saber o estado real (física medição de particulado e qual tipo de metal para saber qual componente está avariado; química para ver a integridade das propriedade do óleo), mas isso é custoso e leva um tempo, lembro que equipe fazia uma analise mais simples de contagem de particulado, através de filtro de papel vou ver se entro em contato com pessoal que faz essa analise e pego algumas dicas que dê para adaptar para o uso domestico-automotivo.
Sobre a troca de óleo existe duas linhas de pensamento dentro da industria:
- Uma é que de tempo em tempo (na industria é medida em horas de trabalho) tem que parar o equipamento e esgotar todo o óleo e colocar um óleo novo.
- A outra é que muito equipamento trabalham 24h por dia e 7 dias por semana, se para tem perda de produção com isso o pessoal faz uma especie de flushing, com a adição de certa quantidade óleo novo e retirada de óleo com o equipamento em funcionamento.
Rodolfo C4 Grand
O ADG esta vendendo, trazendo, um produto dos EUA que testa o óleo do carro.
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=a8-5lRyeg8I" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=a8-5lRyeg8I</a>
Não sei se serviria para o Fluido da caixa automatica, mas caso não sirva, eu iria pegar o manual de manutenção do fabricante da caixa ( não o que a Citroen BR fala) e diminuir o tempo.
Por exemplo, no manual fala para "verificar" o fluido a cada 60.000
Mas isso é padrão EUROPA, em nosso forno de Pais, com transito amarrado, Vide SP, eu trocaria com 40.000 no maximo.
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=a8-5lRyeg8I" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=a8-5lRyeg8I</a>
Não sei se serviria para o Fluido da caixa automatica, mas caso não sirva, eu iria pegar o manual de manutenção do fabricante da caixa ( não o que a Citroen BR fala) e diminuir o tempo.
Por exemplo, no manual fala para "verificar" o fluido a cada 60.000
Mas isso é padrão EUROPA, em nosso forno de Pais, com transito amarrado, Vide SP, eu trocaria com 40.000 no maximo.
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- Nome: Rodolfo bertolucci
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Boa tarde a todos, como prometi dias atrás fazer uma analise paleativa do óleo do câmbio, segundo os amigos da empresa especializada em lubrificação, uma analise "caseira" pode se usar filtro de papel de coar café, e o procedimento é deixar o carro parado por um tempo para "decantar" o particulado, isso se ponto de dreno ficar na parte mais baixa da carcaça, se não for no ponto mais baixo, o câmbio tem que ser usado por um tempo para agitar o óleo. Ai são duas formas.
- o ideal é já colocar o filtro pra receber a amostra do óleo
- Caso não seja possivel, coletar o óleo em recipiente limpo se possivel de vidro transparente e depois fazer passar esse óleo pelo filtro e ver a quantidade de particulado no filtro.
Depois é pesquisar na internet para verificar a quantidade é prejudicial ao carro ou não
Só para comentar, comprei o carro
- o ideal é já colocar o filtro pra receber a amostra do óleo
- Caso não seja possivel, coletar o óleo em recipiente limpo se possivel de vidro transparente e depois fazer passar esse óleo pelo filtro e ver a quantidade de particulado no filtro.
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Rodolfo C4 Grand
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- Nome: Ricardo Jr
[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Jun 7 2014, 02:10 PM' post='24790']
Boa tarde a todos, como prometi dias atrás fazer uma analise paleativa do óleo do câmbio, segundo os amigos da empresa especializada em lubrificação, uma analise "caseira" pode se usar filtro de papel de coar café, e o procedimento é deixar o carro parado por um tempo para "decantar" o particulado, isso se ponto de dreno ficar na parte mais baixa da carcaça, se não for no ponto mais baixo, o câmbio tem que ser usado por um tempo para agitar o óleo. Ai são duas formas.
- o ideal é já colocar o filtro pra receber a amostra do óleo
- Caso não seja possivel, coletar o óleo em recipiente limpo se possivel de vidro transparente e depois fazer passar esse óleo pelo filtro e ver a quantidade de particulado no filtro.
Depois é pesquisar na internet para verificar a quantidade é prejudicial ao carro ou não
Só para comentar, comprei o carro
[/quote]
Sobre o ponto de dreno, ele não fica na parte mais em baixo não...
E dentro do compartimento das eletroválvulas há uns 2 imãs bem fortes... quando abri minha caixa estava "cabeludos" de particulas de metal nele...
Então não sei se com esses imãs o teste do filtro apareceria muita coisa não, pois o carro já tem um "filtro magnético" e um filtro mecanico na entrada da bomba também...
abraços,
Ricardo Jr.
Boa tarde a todos, como prometi dias atrás fazer uma analise paleativa do óleo do câmbio, segundo os amigos da empresa especializada em lubrificação, uma analise "caseira" pode se usar filtro de papel de coar café, e o procedimento é deixar o carro parado por um tempo para "decantar" o particulado, isso se ponto de dreno ficar na parte mais baixa da carcaça, se não for no ponto mais baixo, o câmbio tem que ser usado por um tempo para agitar o óleo. Ai são duas formas.
- o ideal é já colocar o filtro pra receber a amostra do óleo
- Caso não seja possivel, coletar o óleo em recipiente limpo se possivel de vidro transparente e depois fazer passar esse óleo pelo filtro e ver a quantidade de particulado no filtro.
Depois é pesquisar na internet para verificar a quantidade é prejudicial ao carro ou não
Só para comentar, comprei o carro
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Sobre o ponto de dreno, ele não fica na parte mais em baixo não...
E dentro do compartimento das eletroválvulas há uns 2 imãs bem fortes... quando abri minha caixa estava "cabeludos" de particulas de metal nele...
Então não sei se com esses imãs o teste do filtro apareceria muita coisa não, pois o carro já tem um "filtro magnético" e um filtro mecanico na entrada da bomba também...
abraços,
Ricardo Jr.
<!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto--> <!--fontc--></span><!--/fontc-->
Fala pessoal, tudo bem.
Então, eu também sou proprietário de um Peugeout 408 automático e o câmbio estava com algumas irregularidades, troca acima de 2700rpm e tranco na ré, deixei o carro na concessionária (Super France) e fizeram uma atualização no software (pelo menos disseram) as trocas estão em menor RPM e outros probleminhas tb, ficou 80%, gostaria de trocar o óleo por esse - Z - Lub MTF - pois um amigo daqui trocou e disse que melhorou, alguém pode me afirmar que no câmbio do meu carro (AL4 com conversor ZF, segundo um especialista) pode ser usado este fluído, mais alguém ja usou.
Obrigado a todos esse tópico tá campeão.
Abç
:154740:
Fala pessoal, tudo bem.
Então, eu também sou proprietário de um Peugeout 408 automático e o câmbio estava com algumas irregularidades, troca acima de 2700rpm e tranco na ré, deixei o carro na concessionária (Super France) e fizeram uma atualização no software (pelo menos disseram) as trocas estão em menor RPM e outros probleminhas tb, ficou 80%, gostaria de trocar o óleo por esse - Z - Lub MTF - pois um amigo daqui trocou e disse que melhorou, alguém pode me afirmar que no câmbio do meu carro (AL4 com conversor ZF, segundo um especialista) pode ser usado este fluído, mais alguém ja usou.
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- Registrado em: Sáb Set 28, 2013 10:18 pm
- Nome: bruno laport
- Localização: Miguel Pereira - RJ
[quote name='MisaelRT' date='Jul 1 2014, 10:03 AM' post='25027']
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Fala pessoal, tudo bem.
Então, eu também sou proprietário de um Peugeout 408 automático e o câmbio estava com algumas irregularidades, troca acima de 2700rpm e tranco na ré, deixei o carro na concessionária (Super France) e fizeram uma atualização no software (pelo menos disseram) as trocas estão em menor RPM e outros probleminhas tb, ficou 80%, gostaria de trocar o óleo por esse - Z - Lub MTF - pois um amigo daqui trocou e disse que melhorou, alguém pode me afirmar que no câmbio do meu carro (AL4 com conversor ZF, segundo um especialista) pode ser usado este fluído, mais alguém ja usou.
Obrigado a todos esse tópico tá campeão.
Abç
:154740:
[/quote]
Olá,
sou do forum e tenho C4 pallas e tenho óleo mobil dexron VI a R$ 48,90 e LT71141 a R$ 82,90
Faço frete gratis!!!! e frete gratis por sedex para o Estado do Rio de Janeiro
Informo ainda que esses òleos por serem Importados sofrem variação de acordo com o Dolar, sendo esses os valores atualizados....
sou vendedor no Mercado livre com 100% de clientes satisfeitos....
qualquer duvida entre em contato
Bruno Laport
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Fala pessoal, tudo bem.
Então, eu também sou proprietário de um Peugeout 408 automático e o câmbio estava com algumas irregularidades, troca acima de 2700rpm e tranco na ré, deixei o carro na concessionária (Super France) e fizeram uma atualização no software (pelo menos disseram) as trocas estão em menor RPM e outros probleminhas tb, ficou 80%, gostaria de trocar o óleo por esse - Z - Lub MTF - pois um amigo daqui trocou e disse que melhorou, alguém pode me afirmar que no câmbio do meu carro (AL4 com conversor ZF, segundo um especialista) pode ser usado este fluído, mais alguém ja usou.
Obrigado a todos esse tópico tá campeão.
Abç
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Olá,
sou do forum e tenho C4 pallas e tenho óleo mobil dexron VI a R$ 48,90 e LT71141 a R$ 82,90
Faço frete gratis!!!! e frete gratis por sedex para o Estado do Rio de Janeiro
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Bruno Laport
[quote name='Xamã' date='Oct 3 2012, 08:54 PM' post='19058']
:D Prezados companheiros do Citroen Clube do Brasil,
sou membro recente da comunidade e andei pesquisando muito sobre os problemas do câmbio AL4 nos PUG e Citroens da vida. Fui proprietário de Vectra, Civic e Corolla automáticos e, hoje, sou o feliz proprietário de um C4 Pallas BVA GLX prata, ano/modelo 2011/2012, sendo que uma análise do carro em elevador me mostrou alguns detalhes técnicos preocupantes.
Inicialmente, pude perceber que há uma grande diferença nos sistemas de troca de calor dos câmbios Aisin e dos AL4, haja vista a existência de uma radiador de óleo à parte nos primeiros e de uma flange refrigerada com a água do sistema de refrigeração do veículo nos segundos. Tal fato já me parece um problema no que concerne à manutenção de uma temperatura em níveis mais baixos do óleo do câmbio automático, eis que a própria válvula termostática do motor impediria reduções mais expressivas na temperatura do óleo do câmbio AL4.
Cheguei a rodar mais de 80.000 kms no Vectra Next Edition que tive e a cor do óleo era sempre a dos fluidos ATF tradicionais, ou seja, um vermelho marcante, sendo que o custo de reparação nunca me assustou haja vista a utilização de óleos padrão DEXRON MERCON II ou DEXRON III tradicionais, muito baratos (faixa de R$ 15,00, por litro).
Me questionei se o problema não estaria especificamente na qualidade do fluido de óleo utilizado, que permitiria muito cisalhamento (desgaste) no período de assentamento das peças móveis do câmbio e, com isso, com o excesso de particulados microscópicos (que não seriam captados pelo filtro da caixa) em suspensão, destruiria as eletroválvulas, que passariam a ter sobre si todo o peso dos defeitos da caixa de marcha.
É muito falado que o problema estaria nas eletroválvulas da marca ACUTEX, utilizadas anteriormente às BORG WARNER, mas tive informações que a troca foi motivada mais por questões contratuais (de preço final praticado por fornecedores de peças) do que efetivamente por problemas técnicos da peças em questão. Se esta versão dos aftos é verídica, não tenho tecnbicamente como afirmar, mas é fato também que as eletroválvulas BORG WARNER não deram tanto trabalho como as utilizadas antes. O que posso afirmar é que as solenóides antigas trabalhavam dentro de uma faixa de onda quadrada de 50 Hz, ao passou que as novas trabalham com coisa de 100 Hz ou mais, para esquentarem menos durante seus ciclos de trabalho.
Me questionei também acerca das características do fluido ATF, que seriam necessárias para suportar uma operação em temperaturas mais altas, sob um sistema de troca de calor deficitário, sendo que as pesquisas na internet revelaram mais produtos que podem ser utilizados nos câmbios AL4 sem problemas.
O primeiro deles, fugindo da máxima de que apenas os óleos Mobil LT71141 e Pentosin ATF1 podem ser utilizados nos Citroen automáticos, é o Motul Multi ATF. Trata-se de um fluido moderno, com tecnologia sintética e que, em sua literatura técnica, deixa às claras ser uma opção às transmissões AL4. Curiosamente, nos sites brasileiros de representantes comerciais do óleo, esta informação não é veiculada e o consumidor paga cerca de R$ 70,00 (quando não mais... :icon_smile_8ball: ) por óleos semi - sintéticos quando poderia pagar o mesmo ou até menos por um óleo mais avançado e, com certeza, mais estável/durável sob condições críticas de serviço.
Este será o fluido que utilizarei na troca de óleo que realizarei no meu Pallas, quando o mesmo completar os seus primeiros 30.000 quilômetros, eis que tenho observado que, quase sempre, os relatos de quem teve o problema com o câmbio AL4 dão conta de que o fluido do câmbio estava imprestável, com coloração muito escura, cheiro de queimado (já li relatos que afirmam isto...), quantidade considerável de particulados metálicos (limalha mesmo! :65322: ) e viscosidade irremediavelmente comprometida.
Senhores, acho que o problema todo está no óleo e nas condições a que o mesmo é submetido quando o câmbio é utilizado.
Um óleo novo e de superior qualidade nos AL4, tendo já sido ultrapassado o período inicial de assentamento das peças metálicas móveis internas do câmbio, poderia ser a solução para uma vida útil bem longa do conjunto, superior até a de transmissões consideradas inquebráveis, como era a caixa Aisin que tive no Vectra.
Óbvio que, quando da troca, o software de contagem de queda de viscosidade do fluido terá de ser zerado e a programação do câmbio, visando mais suavidade, terá de ser atualizada.
Um outro fluido que substitui, como opção, os conhecidos Mobil LT 71141 e Pentosin ATF1, é o Castrol Mutivehicle ATF. Trata-se de outro produto que, no site da Castrol do Brasil, não traz em suas especificações técnicas (vide o link: <a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... ATF_DT.pdf" target="_blank">Castrol</a>) a aptidão para ser utilizado nas caixas AL4, mas é um óleo que pode ser usado sem problemas nas mesmas.
Como sei disso?
Fuçando a internet, especialmente em sites estrangeiros, com as exigências que eram cumpridas pelos óleos Mobil LT71141 e Pentosin ATF1, comecei a achar produtos outros que atendiam exatamente aos mesmos requisitos, sendo que no caso do Motul Multi ATF, houve referência expressa de que atendia aos parâmetros dos fluidos ATF Mobil/Shell LT71141 e Pentosin ATF1 (vide o link: <a href="http://www.motul.com/system/product_des ... 1335542544" target="_blank">Motul Datasheet</a>). No caso do Castrol Multivehicle ATF. me chamou especial o índice de viscosidade bem mais elevado em comparação ao do fluido ATF1 da Pentosin. O Castrol tem índice 194 ao passo que o Pentosin tem índice 171, parecendo que o Castrol teria aditivação mais avançada no que concerne aos aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Index Viscosity Improvers ou IVV's).
E que parâmetros são estes? Em que temos que nos basear para sabermos se há ou não compatibilidade de um fluido com as nossas caixas de marcha AL4?
Bem, basta ir ao link supramencionado (da ficha técnica do Motul Multi ATF) para observar quais são as especificações necessárias para atender as caixas de marcha da Citroen e da BMW, que usam o fluido LT71141, fixando principalmente os códigos abaixo alencados:
Aisin JWS 3309
Audi/Volkswagen G052162 A1/A2/A6
BMW 83229407807
Citroen Z000169756
Jaguar JLM20238
Mercedes-Benz 0019892203
Peugeot Z000169756
Porsche 99991754700
Rolls Royce PL 31493PA
Curiosamente, o site da Castrol nos EUA faz referência direta à compatibilidade do produto com os parâmetros exigidos pelas marcas BMW (LT71141 e Shell M 1375.4), Land Rover e Jaguar.
Vide o site no link:<a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... portMV.pdf" target="_blank">Castrol USA</a>
Será que a solução para os problemas das caixas AL4 não passa por uma simples revisão dos procedimentos adotados para a manutenção destas transmissões? Ora, penso que já passou da hora de deixarmos de lado a questão do óleo "lifetime", já que não há nada em mecânica que seja "lifetime" (nem nós somos "lifetime"... :icon_smile_big: ) e que seria o caso de procurarmos, na verdade, baratear os custos para a aquisição dos fluidos ATF mais avançados (baixando o valor de compra, por litro, para coisa de no máximo R$ 30,00 {trinta reais}), de modo que se tornasse uma praxe uma primeira lavagem completa do sistema, a cada 30.000 ou 40.000 kms, por coisa de R$ 450,00 ou R$ 500,00.
A qualidade superior dos fluidos utilizados e a própria lavagem completa da caixa (incluindo o conversor de torque), em momento oportuno (anterior), permitiria estender a segunda troca do fluido, sem problemas de eletroválvulas e de software, para coisa de 70.000 ou 80.000 quilômetros.
Bom, no Brasil ainda há a opção de utilizarmos na transmissão AL4 o fluido da ELF, embalado como peça original para a Renault sob o título "Renaultmatic D3 Syn", que nada mais é do que um produto similar ao da Mobil (o LT 71141) fabricado pela petrolífera francesa.
O preço deste produto tem sido mais "camarada" (se é que é possível afirmar isto... :966283: ), sendo possível comprar o fluido por aproximadamente R$ 45,00, o litro, na internet.
Bom, pessoal, espero ter ajudado com opções extras de fluidos de excelente qualidade para os nossos carros. Não confio no Mobil LT71141 como melhor opção, eis que em fóruns internacionais, como o "Bob is the oil guy", é considerado custoso demais e de desempenho apenas mediano.
Optei por nivelar por cima e espero ter ajudado a todos. Um outro conselho que dou aos proprietários de Citroen diz respeito ao fluido de refrigeração do motor e da caixa automática. Pelo amor do bom Deus, não utilizem água de bica para completar o nível do reservatório de expansão dos veículos. Só usem água destilada/deionizada, ou melhor, "água de bateria" (de boa marca, de preferência) e aditivo sintético nos carros, para impedir problemas no sistema todo e, principalmente, para evitar furos no trocador de calor que fica na carcaça da caixa automática.
Um abraço grande e tomara que as informações por mim repassadas ajudam esta comunidade a ser mais feliz com os veículos Citroen automáticos.
Xamã
[/quote]
Fala Xamã, tudo bem??
To seguindo esse tópico e cheguei a seguinte conclusão:
Meu câmbio também deu problema (Peugeout 408 2012), atualizei o software e melhorou, troquei o óleo pelo Renaultmatic D3 SYN, e agora quando frio ta ótimo, quando uso muito anda e para esquentou já era, começa a esticar a 1º até 3.000rpm, só isso mas me incomoda, esto na procura de um trocador de calor da Duster (que é maior) ou vou meter um radiador de óleo da Tucson (tenho uma e estou estudando o funcionamento), como tá aquele flange (sei que esse não é o tópico) que vc tava fazendo? Alías vc é se SP a gente podia marcar um encontro de donos de AL4 pra discutir uma melhoria (radiador de óleo) se o caso podíamos comprar um na Inglaterra (depois coloco o link) e fazer engenharia reversa aqui e mandar fazer vários (ajuntando amigos que tem AL4) e montar os kits de radiadores. Vamos desenvolver esta idéia...vamos nos falando.
Abração :154740:
:D Prezados companheiros do Citroen Clube do Brasil,
sou membro recente da comunidade e andei pesquisando muito sobre os problemas do câmbio AL4 nos PUG e Citroens da vida. Fui proprietário de Vectra, Civic e Corolla automáticos e, hoje, sou o feliz proprietário de um C4 Pallas BVA GLX prata, ano/modelo 2011/2012, sendo que uma análise do carro em elevador me mostrou alguns detalhes técnicos preocupantes.
Inicialmente, pude perceber que há uma grande diferença nos sistemas de troca de calor dos câmbios Aisin e dos AL4, haja vista a existência de uma radiador de óleo à parte nos primeiros e de uma flange refrigerada com a água do sistema de refrigeração do veículo nos segundos. Tal fato já me parece um problema no que concerne à manutenção de uma temperatura em níveis mais baixos do óleo do câmbio automático, eis que a própria válvula termostática do motor impediria reduções mais expressivas na temperatura do óleo do câmbio AL4.
Cheguei a rodar mais de 80.000 kms no Vectra Next Edition que tive e a cor do óleo era sempre a dos fluidos ATF tradicionais, ou seja, um vermelho marcante, sendo que o custo de reparação nunca me assustou haja vista a utilização de óleos padrão DEXRON MERCON II ou DEXRON III tradicionais, muito baratos (faixa de R$ 15,00, por litro).
Me questionei se o problema não estaria especificamente na qualidade do fluido de óleo utilizado, que permitiria muito cisalhamento (desgaste) no período de assentamento das peças móveis do câmbio e, com isso, com o excesso de particulados microscópicos (que não seriam captados pelo filtro da caixa) em suspensão, destruiria as eletroválvulas, que passariam a ter sobre si todo o peso dos defeitos da caixa de marcha.
É muito falado que o problema estaria nas eletroválvulas da marca ACUTEX, utilizadas anteriormente às BORG WARNER, mas tive informações que a troca foi motivada mais por questões contratuais (de preço final praticado por fornecedores de peças) do que efetivamente por problemas técnicos da peças em questão. Se esta versão dos aftos é verídica, não tenho tecnbicamente como afirmar, mas é fato também que as eletroválvulas BORG WARNER não deram tanto trabalho como as utilizadas antes. O que posso afirmar é que as solenóides antigas trabalhavam dentro de uma faixa de onda quadrada de 50 Hz, ao passou que as novas trabalham com coisa de 100 Hz ou mais, para esquentarem menos durante seus ciclos de trabalho.
Me questionei também acerca das características do fluido ATF, que seriam necessárias para suportar uma operação em temperaturas mais altas, sob um sistema de troca de calor deficitário, sendo que as pesquisas na internet revelaram mais produtos que podem ser utilizados nos câmbios AL4 sem problemas.
O primeiro deles, fugindo da máxima de que apenas os óleos Mobil LT71141 e Pentosin ATF1 podem ser utilizados nos Citroen automáticos, é o Motul Multi ATF. Trata-se de um fluido moderno, com tecnologia sintética e que, em sua literatura técnica, deixa às claras ser uma opção às transmissões AL4. Curiosamente, nos sites brasileiros de representantes comerciais do óleo, esta informação não é veiculada e o consumidor paga cerca de R$ 70,00 (quando não mais... :icon_smile_8ball: ) por óleos semi - sintéticos quando poderia pagar o mesmo ou até menos por um óleo mais avançado e, com certeza, mais estável/durável sob condições críticas de serviço.
Este será o fluido que utilizarei na troca de óleo que realizarei no meu Pallas, quando o mesmo completar os seus primeiros 30.000 quilômetros, eis que tenho observado que, quase sempre, os relatos de quem teve o problema com o câmbio AL4 dão conta de que o fluido do câmbio estava imprestável, com coloração muito escura, cheiro de queimado (já li relatos que afirmam isto...), quantidade considerável de particulados metálicos (limalha mesmo! :65322: ) e viscosidade irremediavelmente comprometida.
Senhores, acho que o problema todo está no óleo e nas condições a que o mesmo é submetido quando o câmbio é utilizado.
Um óleo novo e de superior qualidade nos AL4, tendo já sido ultrapassado o período inicial de assentamento das peças metálicas móveis internas do câmbio, poderia ser a solução para uma vida útil bem longa do conjunto, superior até a de transmissões consideradas inquebráveis, como era a caixa Aisin que tive no Vectra.
Óbvio que, quando da troca, o software de contagem de queda de viscosidade do fluido terá de ser zerado e a programação do câmbio, visando mais suavidade, terá de ser atualizada.
Um outro fluido que substitui, como opção, os conhecidos Mobil LT 71141 e Pentosin ATF1, é o Castrol Mutivehicle ATF. Trata-se de outro produto que, no site da Castrol do Brasil, não traz em suas especificações técnicas (vide o link: <a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... ATF_DT.pdf" target="_blank">Castrol</a>) a aptidão para ser utilizado nas caixas AL4, mas é um óleo que pode ser usado sem problemas nas mesmas.
Como sei disso?
Fuçando a internet, especialmente em sites estrangeiros, com as exigências que eram cumpridas pelos óleos Mobil LT71141 e Pentosin ATF1, comecei a achar produtos outros que atendiam exatamente aos mesmos requisitos, sendo que no caso do Motul Multi ATF, houve referência expressa de que atendia aos parâmetros dos fluidos ATF Mobil/Shell LT71141 e Pentosin ATF1 (vide o link: <a href="http://www.motul.com/system/product_des ... 1335542544" target="_blank">Motul Datasheet</a>). No caso do Castrol Multivehicle ATF. me chamou especial o índice de viscosidade bem mais elevado em comparação ao do fluido ATF1 da Pentosin. O Castrol tem índice 194 ao passo que o Pentosin tem índice 171, parecendo que o Castrol teria aditivação mais avançada no que concerne aos aditivos melhoradores do índice de viscosidade (Index Viscosity Improvers ou IVV's).
E que parâmetros são estes? Em que temos que nos basear para sabermos se há ou não compatibilidade de um fluido com as nossas caixas de marcha AL4?
Bem, basta ir ao link supramencionado (da ficha técnica do Motul Multi ATF) para observar quais são as especificações necessárias para atender as caixas de marcha da Citroen e da BMW, que usam o fluido LT71141, fixando principalmente os códigos abaixo alencados:
Aisin JWS 3309
Audi/Volkswagen G052162 A1/A2/A6
BMW 83229407807
Citroen Z000169756
Jaguar JLM20238
Mercedes-Benz 0019892203
Peugeot Z000169756
Porsche 99991754700
Rolls Royce PL 31493PA
Curiosamente, o site da Castrol nos EUA faz referência direta à compatibilidade do produto com os parâmetros exigidos pelas marcas BMW (LT71141 e Shell M 1375.4), Land Rover e Jaguar.
Vide o site no link:<a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... portMV.pdf" target="_blank">Castrol USA</a>
Será que a solução para os problemas das caixas AL4 não passa por uma simples revisão dos procedimentos adotados para a manutenção destas transmissões? Ora, penso que já passou da hora de deixarmos de lado a questão do óleo "lifetime", já que não há nada em mecânica que seja "lifetime" (nem nós somos "lifetime"... :icon_smile_big: ) e que seria o caso de procurarmos, na verdade, baratear os custos para a aquisição dos fluidos ATF mais avançados (baixando o valor de compra, por litro, para coisa de no máximo R$ 30,00 {trinta reais}), de modo que se tornasse uma praxe uma primeira lavagem completa do sistema, a cada 30.000 ou 40.000 kms, por coisa de R$ 450,00 ou R$ 500,00.
A qualidade superior dos fluidos utilizados e a própria lavagem completa da caixa (incluindo o conversor de torque), em momento oportuno (anterior), permitiria estender a segunda troca do fluido, sem problemas de eletroválvulas e de software, para coisa de 70.000 ou 80.000 quilômetros.
Bom, no Brasil ainda há a opção de utilizarmos na transmissão AL4 o fluido da ELF, embalado como peça original para a Renault sob o título "Renaultmatic D3 Syn", que nada mais é do que um produto similar ao da Mobil (o LT 71141) fabricado pela petrolífera francesa.
O preço deste produto tem sido mais "camarada" (se é que é possível afirmar isto... :966283: ), sendo possível comprar o fluido por aproximadamente R$ 45,00, o litro, na internet.
Bom, pessoal, espero ter ajudado com opções extras de fluidos de excelente qualidade para os nossos carros. Não confio no Mobil LT71141 como melhor opção, eis que em fóruns internacionais, como o "Bob is the oil guy", é considerado custoso demais e de desempenho apenas mediano.
Optei por nivelar por cima e espero ter ajudado a todos. Um outro conselho que dou aos proprietários de Citroen diz respeito ao fluido de refrigeração do motor e da caixa automática. Pelo amor do bom Deus, não utilizem água de bica para completar o nível do reservatório de expansão dos veículos. Só usem água destilada/deionizada, ou melhor, "água de bateria" (de boa marca, de preferência) e aditivo sintético nos carros, para impedir problemas no sistema todo e, principalmente, para evitar furos no trocador de calor que fica na carcaça da caixa automática.
Um abraço grande e tomara que as informações por mim repassadas ajudam esta comunidade a ser mais feliz com os veículos Citroen automáticos.
Xamã

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Fala Xamã, tudo bem??
To seguindo esse tópico e cheguei a seguinte conclusão:
Meu câmbio também deu problema (Peugeout 408 2012), atualizei o software e melhorou, troquei o óleo pelo Renaultmatic D3 SYN, e agora quando frio ta ótimo, quando uso muito anda e para esquentou já era, começa a esticar a 1º até 3.000rpm, só isso mas me incomoda, esto na procura de um trocador de calor da Duster (que é maior) ou vou meter um radiador de óleo da Tucson (tenho uma e estou estudando o funcionamento), como tá aquele flange (sei que esse não é o tópico) que vc tava fazendo? Alías vc é se SP a gente podia marcar um encontro de donos de AL4 pra discutir uma melhoria (radiador de óleo) se o caso podíamos comprar um na Inglaterra (depois coloco o link) e fazer engenharia reversa aqui e mandar fazer vários (ajuntando amigos que tem AL4) e montar os kits de radiadores. Vamos desenvolver esta idéia...vamos nos falando.
Abração :154740:
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[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Jul 29 2014, 08:38 AM' post='25327']
Misael, sou de SP também e topo ajudar a empreitada e dividir os custos com os amigos que se propor a ajudar.
[/quote]
Opa Maravilha....
Eu achei uma loja na Barra Funda que vende equipamentos para carros turbo onde poderemos comprar as mangueiras (aeroquips) e conexões, já o adaptador eu achei na China mas o chineses disseram que o custo de envio é muito alto. Achei um adaptador na Inglaterra porém o cara quer 80 libras (R$300) muito caro, mas vou ver com algum torneiro se consegue fazer essa peça e quanto custa (mas pode ser inviável), já os radiadores podemos usar de qualquer carro, tem um monte usadinho vendendo na net (tucson, cherokee etc). Vou dar mais uma garimpada na net para ver se acho a peça mais em conta, talvez na França ou Espanha...vocês podem ajudar a peça é essa: DP0 /AL4 Oil Cooler Adapter <a href="http://www.sealezee.com/toolsequipment.html" target="_blank">LINK</a>
Caso acharem qualquer um que sirva no AL4 estamos com 70% do projeto finalizado porque a montagem é simples, só precisaremos depois de algum colega que tenha um PP2000 ou Lexia para comparar a temperatura do fluído, mas isso é o de menos.
Depois vamos montar um tópico só para esse projeto, fica melhor e não mela esse aqui..hehehe
Abç
Misael, sou de SP também e topo ajudar a empreitada e dividir os custos com os amigos que se propor a ajudar.
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Opa Maravilha....
Eu achei uma loja na Barra Funda que vende equipamentos para carros turbo onde poderemos comprar as mangueiras (aeroquips) e conexões, já o adaptador eu achei na China mas o chineses disseram que o custo de envio é muito alto. Achei um adaptador na Inglaterra porém o cara quer 80 libras (R$300) muito caro, mas vou ver com algum torneiro se consegue fazer essa peça e quanto custa (mas pode ser inviável), já os radiadores podemos usar de qualquer carro, tem um monte usadinho vendendo na net (tucson, cherokee etc). Vou dar mais uma garimpada na net para ver se acho a peça mais em conta, talvez na França ou Espanha...vocês podem ajudar a peça é essa: DP0 /AL4 Oil Cooler Adapter <a href="http://www.sealezee.com/toolsequipment.html" target="_blank">LINK</a>
Caso acharem qualquer um que sirva no AL4 estamos com 70% do projeto finalizado porque a montagem é simples, só precisaremos depois de algum colega que tenha um PP2000 ou Lexia para comparar a temperatura do fluído, mas isso é o de menos.
Depois vamos montar um tópico só para esse projeto, fica melhor e não mela esse aqui..hehehe
Abç
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- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 12:11 pm
- Nome: Ricardo Jr
Eu tenho um c5 2004 e precisei de fazer minha al4 já...
Estou usando o óleo dexron 6 (comprado na concessionária da GM).
Comprei as peças abaixo para implementar o radiador de óleo, mas eu e meu mecânico de câmbio auto ainda não conseguimos acertar as agendas para montar no carro.... Então não posso dizer se vai ser plug and play...
<a href="http://www.aliexpress.com/item/MOFE-Rac ... 06097.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/MOFE-Rac ... 97.html</a>
<a href="http://www.aliexpress.com/item/New-Alum ... 04942.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/New-Alum ... 42.html</a>
Quando eu montar no carro, tirarei fotos do passo a passo e possíveis adaptações.
Ricardo Jr
[quote name='MisaelRT' date='Jul 29 2014, 09:54 AM' post='25330']
[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Jul 29 2014, 08:38 AM' post='25327']
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Opa Maravilha....
Eu achei uma loja na Barra Funda que vende equipamentos para carros turbo onde poderemos comprar as mangueiras (aeroquips) e conexões, já o adaptador eu achei na China mas o chineses disseram que o custo de envio é muito alto. Achei um adaptador na Inglaterra porém o cara quer 80 libras (R$300) muito caro, mas vou ver com algum torneiro se consegue fazer essa peça e quanto custa (mas pode ser inviável), já os radiadores podemos usar de qualquer carro, tem um monte usadinho vendendo na net (tucson, cherokee etc). Vou dar mais uma garimpada na net para ver se acho a peça mais em conta, talvez na França ou Espanha...vocês podem ajudar a peça é essa: DP0 /AL4 Oil Cooler Adapter <a href="http://www.sealezee.com/toolsequipment.html" target="_blank">LINK</a>
Caso acharem qualquer um que sirva no AL4 estamos com 70% do projeto finalizado porque a montagem é simples, só precisaremos depois de algum colega que tenha um PP2000 ou Lexia para comparar a temperatura do fluído, mas isso é o de menos.
Depois vamos montar um tópico só para esse projeto, fica melhor e não mela esse aqui..hehehe
Abç
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Estou usando o óleo dexron 6 (comprado na concessionária da GM).
Comprei as peças abaixo para implementar o radiador de óleo, mas eu e meu mecânico de câmbio auto ainda não conseguimos acertar as agendas para montar no carro.... Então não posso dizer se vai ser plug and play...
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<a href="http://www.aliexpress.com/item/New-Alum ... 04942.html" target="_blank">http://www.aliexpress.com/item/New-Alum ... 42.html</a>
Quando eu montar no carro, tirarei fotos do passo a passo e possíveis adaptações.
Ricardo Jr
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