Motor aquecendo em alta.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
rgdl
Zumbi
Respostas: 2
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl » Sex Dez 11, 2015 5:44 pm

Cara parei, não tenho dado uma dica acertada... :230430: :230430: Que bom Batalha que o problema é realmente simples.

Leonardo, a posição do dreno vai depender do tipo de motor veja nas fotos a baixo.

Motor 2.0 é item 2

Imagem

Motor 1.6 é o item 6

Imagem

Agora existe outro dreno que pode ser usado também, ele fica na mangueira que leva agua quente para o aquecedor do ar condicionado. Aqui, embora as mangueiras sejam diferentes a localização é igual para ambas as motorizações.

Uma outra coisa que precisa ser feita para garantir que não haverá ar no sistema é tirar a mangueira que liga o radiador ao reservatório de expansão, basta desconectá-la do radiador.

Após garantir que não sai mais ar pelos drenos, feche-os e desconecte a mangueira. Continue colocando a mistura de água e aditivo até parar de sair ar pelo radiador e conecte a mangueira novamente... pronto não tem erro. Sempre que fiz assim e nunca tive problema de ar no sistema.

Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 11, 2015 5:53 pm

kkkkk e essa dica do dreno não foi acertada?? foi

só tem que tomar cuidado pra não apertar esse parafuso, ele é de latão e quebra com uma facilidade incrível. Custa barato na CC mas é chato de tirar o cotoco que fica.
O segredo é só dar uma encostada e um aperto leve.
Leonardolive
Sem Habilitação
Nome: Leonardolive

Mensagem por Leonardolive » Sex Dez 11, 2015 9:22 pm

Vlw pela ilustração.
Eu tinha bem visto esse parafuso mesmo. (Item 2 do motor 2.0). Só não tive coragem de mexer sem saber.
Timoteo BATALHA
Curioso
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Dez 15, 2015 1:24 pm

Tá ZICADO.

Sitema totalmente sem ar! (tenho certeza)

as mangueiras que levam água para o radiador climatizador (pra dentro do painel) foram desconectadas e interligadas.
Não sei que mecanico doido fez isso. Talvez por causa de algum vazamento de água no radiadorzim.

Um mecanico comentou que se o carro saiu do ponto o cabeçote sobreaquece!!! Que doidera!!

Alguém já ouviu sobre isso!!??
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Ter Dez 15, 2015 1:51 pm

Motor fora do ponto superaquece sim Batalha, já passei por isso. Mas dá para notar quando está fora do ponto porque ele fica fraco nas subidas e o ronco do motor fica diferente também, fica mais "esportivo" kkkkk

Quanto as mangueiras, tomara que não seja vazamento... o radiador nem é tão caro mas o problema mesmo é ter que desmontar todo o painel para ter acesso a ele. Mas tem muito mexanico que não consegue fazer com que a mangueira pare de vazar no conector do radiador de ar quente e faz essa gambiarra, meu irmão já me sugeriu isso várias vezes eu obviamente mandei ele ... deixa para lá... o que importa é que toda vez que ele sugeriu essa gambiarra eu não aceitei.

Tem como tirar uma foto e postar para ver o que fizeram?
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 15, 2015 1:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Dez 15, 2015 3:50 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 15 2015, 01:51 PM' post='31865']
Motor fora do ponto superaquece sim Batalha, já passei por isso. Mas dá para notar quando está fora do ponto porque ele fica fraco nas subidas e o ronco do motor fica diferente também, fica mais "esportivo" kkkkk

Quanto as mangueiras, tomara que não seja vazamento... o radiador nem é tão caro mas o problema mesmo é ter que desmontar todo o painel para ter acesso a ele. Mas tem muito mexanico que não consegue fazer com que a mangueira pare de vazar no conector do radiador de ar quente e faz essa gambiarra, meu irmão já me sugeriu isso várias vezes eu obviamente mandei ele ... deixa para lá... o que importa é que toda vez que ele sugeriu essa gambiarra eu não aceitei.

Tem como tirar uma foto e postar para ver o que fizeram?
[/quote]

Tem sim Rgdl !! HOje a noite eu tiro a foto ! MUITO OBRIGADO!

O ruído do motor é normal e a força tbm !
VAleu! MAis aliviado agora!

Estava pensando que se a Válvula Termostática não aciona normal a partir dos 89ºC, então o liquido de arrefecimento fica circulando só no primeiro estágio...e vai levando com o acionamento hora em baixa, hora em alta da ventoinha...porém, em alta rotação/velocidade depois de uns 20 minutos este ciclo não dá conta de arrefecer mesmo com a ventilação gerada pela velocidade do carro justo pelo aumento da injeção de gasolina e dos gases de escape.....acho que a Válvula Termostática está travada no primeiro estágio, então a água que deveria passar pelo radiador no segundo estágio não está passando porque a válvula não dá passagem.

A vazão da bomba dágua está normal visto que pelo duto de retorno a água não chega nem muito forte nem muito fraca...

Por eliminação, hoje a noite vou trocar a Válvula Termostática (caso encontre no comercio local com bom preço).

Tem algum segredo essa troca??
2.0i 16V
2004
frente 2009
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Ter Dez 15, 2015 4:23 pm

A troca não tem segredo não, vc vai precisar de uma chave L de 10mm e um pouco de silicone de alta temperatura para selar.

O parafuso é só apertar até facear, não precisa apertar de mais.
carlitosanches
Sem Habilitação
Nome: Carlito

Mensagem por carlitosanches » Ter Dez 15, 2015 10:03 pm

Minha nave estava assim também. Era só pegar uma estrada com ar ligado e dar uma forçadinha em subida, que o bicho esquentava até aparecer a mensagem pra parar no CB. Depois que troquei a correia dentada e o ponto foi acertado, o motor ficou outro. Mudou o ronco e nunca mais aqueceu. Tenho mania de viajar com um OBDII no meu celular, só para ver a temperatura e RPM. na estrada, não passa de 89 graus, 90% do tempo. Só quando tem uma subida boa e com o ar ligado, chega nos 95 graus mais logo em seguida cai.
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 3:25 am

Acabo de trocar a válvula termostática. Na verdade já tinham tirado !!! rsrsrs

A válvula nova não abriu.
A água ficou circulando só no primeiro estágio e ao atingir a temperatura em que a mola retrai abrindo passagem para a água circular pelo radiador, não houve a retração...a válvula ficou travada e o motor sobreaqueceu. Antes que alarmasse (já no 5º traço do indicador no painel) Desliguei o motor!

Vou inverter a posição da válvula e testar novamente!

No link, está o vídeo onde mostro a "válvula" velha e a nova.
Comparando a nova com o desenho que o RGDL colocou dia 11 de Dezembro, não vejo grande diferença ...e comprei com a especificação certa...

Segue o link do vídeo: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=Ly8WJnt ... e=youtu.be" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=Ly8WJnt ... outu.be</a>
2.0i 16V
2004
frente 2009
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 6:22 am

Voce botou a mola pra dentro do cavalo dagua?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Qua Dez 16, 2015 10:05 am

Batalha faz um teste simples em sua válvula termostática nova, coloca ela numa panela com água e leva a panela ao fogo. Ela tem que abrir aos poucos a medida que a água for aquecendo.

Se ela não abrir então a válvula está ruim, se ela abrir então o problema pode ser outro.
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 10:39 am

[quote name='André M' date='Dec 16 2015, 06:22 AM' post='31879']
Voce botou a mola pra dentro do cavalo dagua?
[/quote]

Entendo por CAVALO DAGUA a Caixa de saída de água do motor (código Citroen 1336Q4).
Se é este a que você se refere André M, coloquei com a mola na mesma posição que aparece no esquema do próprio carro no Service Citroen ! Item A.

[]
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Dez 16, 2015 10:43 am, em um total de 1 vez.
2.0i 16V
2004
frente 2009
Miau
Zumbi
Respostas: 17
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 10:42 am

quando eu troquei.. usei da marca valclei e até hoje sem problemas.. eu pesquisei e vi muito comentario positivo nessa marca de valvulas..

a valvula original necessita de uma flange que tem a saida da mangueira.. no caso dessa valclei, já vem tudo junto..

então.. valvula instalada, mola pra dentro.. voce liga o carro e purga o ar do sistema..

os passos são os seguintes..

antes de mais nada voce solta a mangueirinha de retorno do reservatório ou do radiador... o que achar mais facil.. (com o carro desligado)

então completa o fluido pelo reservatorio até começar a sair bem o fluido por essa mangueirinha.. isso significa que o radiador tá cheio já.

ai voce reconecta ela.. e então abre o parafuso de purga lá no cavalo dagua.. e continua completando até sair fluido tambem..

então voce liga o motor com a tampa do reservatorio aberta.. e puga mais ar do sistema por ali pelo cavalo dagua.. quando sair só fluido.. voce fecha.. e então abre a purga lá das mangueiras de ar quente do climatizador.. ahh sim.. ligue o climatizador com a temperatura no maximo.. acho que é 28ºc

sempre conferindo o reservatorio e completando, nao deixando baixar muito o nivel.. pois senao entra mais ar..

terminado a purga.. fecha tudo.. completa no nivel o reservatorio.. fecha.. desliga o climatizador..

e ai vai acompanhando a temperatura..

e voce pode ir checando a mangueira de saida da valvula.. tem que estar fria.. a de baixo vai estar bem quente..

a medida que a valvula abre.. voce vai sentir essa mangueira esquentar rapidamente.. e logo em seguida a ventoinha arma.
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 10:51 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 11:03 am

André,
Todo o passo a passo descrito eu segui...com exceção do acionamento no máximo do climatizador pois neste XP foi eliminado e feita uma interligação entre as mangueiras.

Fiz a purga pelo dreno do cavalo dágua com o reservatorio aberto e com a mangueirinha de retorno desconectada.
quando parou de borbulhar ar pelo dreno do cavalo dágua, notei que não saiu o liquido pela mangueira de retorno...deduzi que com a válvula termostatica fechada (motor frio) a abertura de liquido para o radiador logicamente estaria fechada...razão pela qual não saiu liquido pela mangueira de retorno.

Então liguei o motor com a tampa do reservatorio aberta, mangueira de retorno desconectada e dreno do cavalo dágua aberto....espumou bastante pelo dreno e em seguida só saiu liquido. (fechei o dreno)...fiquei aguardando a valvula começar a abrir para então começar a sair liquido pela mangueirinha de retorno que estava desconectada (pois o liquido que vai pela mangueira de retorno para o reservatório vem do radiador)...esperei, esperei...com quase 10 minutos, derrepente a ventoinha disparou em ALTA...corri e olhei no painel e vi que estava no 5º traço de temperatura...voltei e toquei no radiador e mangueira de entrada do radiador que é a de cima, conectada à válvula termostática...TUDO FRIO...desliguei o motor.

Com motor desligado a ventoinha ficou acionada em baixa uns 10 minutos

[quote name='rgdl' date='Dec 16 2015, 10:05 AM' post='31882']
Batalha faz um teste simples em sua válvula termostática nova, coloca ela numa panela com água e leva a panela ao fogo. Ela tem que abrir aos poucos a medida que a água for aquecendo.

Se ela não abrir então a válvula está ruim, se ela abrir então o problema pode ser outro.
[/quote]

Hoje a tarde vou retirar a valvula nova e fazer este teste RGDL. !!
2.0i 16V
2004
frente 2009
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl » Qua Dez 16, 2015 11:07 am

Batalha, não sai água pela mangueira de retorno imediatamente não tem que continuar colocando liquido até sair e sair sem bolha, a válvula termostática em nada influencia a purga do ar, pelo menos não nesse momento.
Responder