Xsara Picasso - Manutenção do Cambio Automatico AL4
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Comprei o socket T30 e o parafuso saiu sem reclamar..
Já tirei o bloco e tal.. troquei as solenoides.. masacho que vou é desmontar o bloco todo e limpá-lo.. uma vez que já está na mão e os parafusos novos só chegam na quinta.
achei uns videos interessantes onde é mostrado todo o procedimento de desmontagem do bloco hidraulico.
desmontagem do carter e remoção do bloco - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=G6GVW4TrzPc" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=G6GVW4TrzPc</a>
desmontagem do bloco - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=UQr-Qvsbehc" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=UQr-Qvsbehc</a>
remontagem - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=ub6BVzmsorg" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=ub6BVzmsorg</a>
Já tirei o bloco e tal.. troquei as solenoides.. masacho que vou é desmontar o bloco todo e limpá-lo.. uma vez que já está na mão e os parafusos novos só chegam na quinta.
achei uns videos interessantes onde é mostrado todo o procedimento de desmontagem do bloco hidraulico.
desmontagem do carter e remoção do bloco - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=G6GVW4TrzPc" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=G6GVW4TrzPc</a>
desmontagem do bloco - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=UQr-Qvsbehc" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=UQr-Qvsbehc</a>
remontagem - <a href="https://www.youtube.com/watch?v=ub6BVzmsorg" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=ub6BVzmsorg</a>
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Na remontagem tem um detalhe que o vídeo não explica, ou se explica ele fala em russo e não dá para entender. É a regulagem da bendita lamina esfera, que é o procedimento que se inicia aos 10:50 do vídeo.
O cambio tem que estar em uma determinada posição, para que a lamina esfera seja regulada corretamente.
Existia um vídeo em portugues no site <a href="http://www.omecanico.com.br" target="_blank">www.omecanico.com.br</a> que explicava isso com detalhes, mas ele não está mais disponível.
O cambio tem que estar em uma determinada posição, para que a lamina esfera seja regulada corretamente.
Existia um vídeo em portugues no site <a href="http://www.omecanico.com.br" target="_blank">www.omecanico.com.br</a> que explicava isso com detalhes, mas ele não está mais disponível.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Abr 09, 2014 12:56 pm, em um total de 1 vez.
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Na internet consegui esse arquivo que deve te ajudar, nele tem inforações inclusive do torque a ser dado nos parafusos.
<a href="http://1drv.ms/1hvBjX5" target="_blank">Transmissao AL4 Peugeot Renault e Citroen</a>
<a href="http://1drv.ms/1hvBjX5" target="_blank">Transmissao AL4 Peugeot Renault e Citroen</a>
Editado pela última vez por rgdl em Qui Abr 10, 2014 10:55 am, em um total de 1 vez.
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rapaz eu acho que só se faz esse ajuste quando se desmonta todo o cambio, pois essa esfera acho que fica lá dentro no cambio alinhada com o seletor. eu nao desmontei nada disso.. nem mexi na posição original do cambio depois que tirei o corpo de valvulas.
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Mas vc removeu o bloco hidráulico? é que não dá para remover o bloco hidráulico sem tirar a lamina esfera do lugar.
Cara olha o vídeo de montagem exatamente no tempo que indiquei q vc vai ver do que estou falando. No texto que postei a indicação da peça está na página 28, figura 13, é o item 7, nesse texto ele é chamado de lamina de rolete. (obs refiz o link agora vai abrir no Word on line).
Uma das pontas da lamina esfera fica em uma espécie de catraca que está ligada a alavanca de cambio.
Para vc regular corretamente essa peça vc precisa colocar o cambio em segunda marcha.
Seguinte, embora não tenhamos disponíveis todas essas opçães o cambio al4 tem as seguintes opções de posição de cambio P/R/N/D/3/2 (a poisição M é uma posição lógica, isto é, não é uma posição física da caixa, quando colocamos o cambio em M fisicamente ele permanece em D, é a central de controle que nos permite mudar as marchas manualmente).
Então vc tem que achar a posição 2 (segunda marcha) do cambio AL4 e centralizar a limina esfera na catraca com o cambio nessa posição. Centralizar a lamina na catraca com o cambio em outra posição pode acarretar erro no funcionamento da bendita caixa.
Cara olha o vídeo de montagem exatamente no tempo que indiquei q vc vai ver do que estou falando. No texto que postei a indicação da peça está na página 28, figura 13, é o item 7, nesse texto ele é chamado de lamina de rolete. (obs refiz o link agora vai abrir no Word on line).
Uma das pontas da lamina esfera fica em uma espécie de catraca que está ligada a alavanca de cambio.
Para vc regular corretamente essa peça vc precisa colocar o cambio em segunda marcha.
Seguinte, embora não tenhamos disponíveis todas essas opçães o cambio al4 tem as seguintes opções de posição de cambio P/R/N/D/3/2 (a poisição M é uma posição lógica, isto é, não é uma posição física da caixa, quando colocamos o cambio em M fisicamente ele permanece em D, é a central de controle que nos permite mudar as marchas manualmente).
Então vc tem que achar a posição 2 (segunda marcha) do cambio AL4 e centralizar a limina esfera na catraca com o cambio nessa posição. Centralizar a lamina na catraca com o cambio em outra posição pode acarretar erro no funcionamento da bendita caixa.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Abr 10, 2014 11:20 am, em um total de 1 vez.
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entao deixa eu tentar entender..
o que eu fiz foi remover o bloco que tem as solenoides.. esse bloco nao tem ligação fisica com o resto da caixa a n ser por dois tubos na parte inferior que tem até 2 o-rings.. fora isso ele nao toca mais em nada..
fora isso.. tem uma mola em formato de lamina que vai lateralmente até aquele braço encatracado que fica ligado ao comando das marchas.. e tambem um embulo que corre para um lado ou outro que vai enfiado ali onde tem as solenoides e fica tambem encostado pelo chanfro na catraca das marchas.. mas ali nada se move.. ou seja.. dentro do cambio nada foi alterado ou saiu do lugar..
outra questão é que o cambio está na posição P.. e essa fica travada na alavanca.. pois bem.. para eu poder movimentar a alavanca eu teria que ligar o carro.. mas ao ligar eu sei que se eu tirar o cambio da posicao P, mesmo com o motor deligado, as solenoides trabalham pois eu já ouvi o ruido delas nessa situação uma vez.. sendo assim.. nao tem problema fazer isso com o cambio sem oleo?
o que eu fiz foi remover o bloco que tem as solenoides.. esse bloco nao tem ligação fisica com o resto da caixa a n ser por dois tubos na parte inferior que tem até 2 o-rings.. fora isso ele nao toca mais em nada..
fora isso.. tem uma mola em formato de lamina que vai lateralmente até aquele braço encatracado que fica ligado ao comando das marchas.. e tambem um embulo que corre para um lado ou outro que vai enfiado ali onde tem as solenoides e fica tambem encostado pelo chanfro na catraca das marchas.. mas ali nada se move.. ou seja.. dentro do cambio nada foi alterado ou saiu do lugar..
outra questão é que o cambio está na posição P.. e essa fica travada na alavanca.. pois bem.. para eu poder movimentar a alavanca eu teria que ligar o carro.. mas ao ligar eu sei que se eu tirar o cambio da posicao P, mesmo com o motor deligado, as solenoides trabalham pois eu já ouvi o ruido delas nessa situação uma vez.. sendo assim.. nao tem problema fazer isso com o cambio sem oleo?
Editado pela última vez por Miau em Qui Abr 10, 2014 12:27 pm, em um total de 1 vez.
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É dessa mola em formato de lamina que me refiro, vc não precisou retirar essa mola? Se conseguiu é novidade para mim.
Vc não precisa ligar o motor para mudar a posição do comando de marchas, basta remover o cabo do cambio e mudar manualmente. Até pq não dá para achar a posição 2 do cambio usando a alavanca, pois ela só vai até a posição D.
Vc não precisa ligar o motor para mudar a posição do comando de marchas, basta remover o cabo do cambio e mudar manualmente. Até pq não dá para achar a posição 2 do cambio usando a alavanca, pois ela só vai até a posição D.
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Eu acho q ja entendi.. ate a ferramenta pra pressionar a lamina eu ja sei o q usar.
Entao vou sim dar uma geral no bloco.. r tb trocar os 2 orings q ficam rntre o bloco de valvulas e o cambio.
Ja encomendei.. 2 reais cada.
Valeu pela dica.. eu ia acabar montando errado
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Desmontei o bloco inteiro.. removi todas as eletro valvulas.. as valvulas.. tampoes.. tudo.
Vou dar um banho de querozene nas pecas excluindo as eletrov e vedações. . E bou secar no jato de ar..
Feito isso ja vou remontando e depois vou embalar o bloco com insufilm até a chegada das pecas que faltam.
Enquanto isso tambem ja to dando uma geral na frontal do carro.. atras do parachoque.
Acho que vai ficar bom, mas a pergunta é.. esse tempo q to aguardando as peças, deixar o bloco sem lubrificação n tem risco de enferrujar?
Vou dar um banho de querozene nas pecas excluindo as eletrov e vedações. . E bou secar no jato de ar..
Feito isso ja vou remontando e depois vou embalar o bloco com insufilm até a chegada das pecas que faltam.
Enquanto isso tambem ja to dando uma geral na frontal do carro.. atras do parachoque.
Acho que vai ficar bom, mas a pergunta é.. esse tempo q to aguardando as peças, deixar o bloco sem lubrificação n tem risco de enferrujar?
Editado pela última vez por Miau em Sex Abr 11, 2014 4:38 pm, em um total de 1 vez.
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Entao.. hj abri uma garrafa do Elf Renaultmatic D3 SYN e pra minha surpresa é avermelhado.. até onde me lembro, os oleos minerais é q costumam ter essa cor.
Alguem pode me confirmar se esse oleo é realmente vermelho?
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Sim André M, ele é vermelho, usei dele no meu cambio e ainda tenho uns 300ml guardado.
Fica tranquilo que ele é realmente sintético.
Se não me engano o Motul Multi ATF, que é sintético, também é vermelho.
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valeu rgdl..
outra duvida..
ali no CMF eu vou ter que desconectar o cabo da alavanca para poder colocar o seletor na posição 2.
mas eu tava olhando ali.. como eu desconecto?
uma das opcoes seria soltar a abraçadeira que pega no pino do CMF.. tava olhando e reparei que o encaixe é quadrado evitando de encaixar errado quando reconectar.
a outra opcao parece ser na articulação final do cabo. parece que tem uma trava vermelha mas nao entendi ao certo como se desconecta por ali.
alguma ideia?
outra duvida..
ali no CMF eu vou ter que desconectar o cabo da alavanca para poder colocar o seletor na posição 2.
mas eu tava olhando ali.. como eu desconecto?
uma das opcoes seria soltar a abraçadeira que pega no pino do CMF.. tava olhando e reparei que o encaixe é quadrado evitando de encaixar errado quando reconectar.
a outra opcao parece ser na articulação final do cabo. parece que tem uma trava vermelha mas nao entendi ao certo como se desconecta por ali.
alguma ideia?
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Cara tem uma ferramenta própria para a remoção do cabo do cambio. A unica coisa que posso te dizer é que a ferramenta faz uma alavanca por baixo do conector.
A peça que vc falou que quer tirar, se não me engano, ela não conecta da maneira errada não por ter um chanfro na parte de baixo, por cima ela parece quadrada, mas em baixo tem um chanfro que impede a conexão errada.
A peça que vc falou que quer tirar, se não me engano, ela não conecta da maneira errada não por ter um chanfro na parte de baixo, por cima ela parece quadrada, mas em baixo tem um chanfro que impede a conexão errada.
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