Dúvida - Arrefecimento e vazamento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem por Munhoz »

clbonatto escreveu: O último mecânico que mexeu caprichou no "ÇeUviSSo".
hahahaha a gente ri mas é complicado.
O lado bom de fazermos nós mesmos algumas coisas é que conhecemos melhor nossos carro e sabemos até onde podemos ir e também ficamos mais críticos com mecânicos.

Acredito que o consumo melhore também. Parabéns pelo trabalho.
Jhenriquesv
Sem Habilitação
Modelos Citroën: Xsara picasso

Mensagem por Jhenriquesv »

Tenho um xsara picasso 2006 e nunca vi ele armar a primeira velocidade da ventoinha, pois sempre arma a segunda direto e desliga juntamento com o motor, é normal isso?
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem por rgdl »

Jhenriquesv escreveu: Tenho um xsara picasso 2006 e nunca vi ele armar a primeira velocidade da ventoinha, pois sempre arma a segunda direto e desliga juntamento com o motor, é normal isso?
Isso não é normal. O funcionamento normal é a ventoinha armar na menor velocidade quando a temperatura estiver +/- em 98°C e desarmar quando ela chegar a 89°C.

A ventoinha só deve armar na velocidade máxima quando o ar condicionado está ligado, se está armando sem o ar ligado é porque a temperatura está passando dos 110°C o que não é bom.

Esse comportamento é igual tanto no motor 1.6 quanto no 2.0.

Se não está armando a velocidade baixa vc tem que olhar os seguintes componentes, relês (são dois verdes), fusíveis e resistência da velocidade baixa, um desses componentes está com defeito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Jhenriquesv
Sem Habilitação
Modelos Citroën: Xsara picasso

Mensagem por Jhenriquesv »

Obrigado pela resposta, a barra de temperatura fica apenas na terceira e não passa disso e toda vez que chega nas tres barras a ventoinha arma, porem sempre na velocidade máxima. Enfim será que pode danificar o motor mesmo estando as três barras normais?
Miau
Zumbi
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem por Miau »

O meu fazia isso e foi a resistência de baixa que havia queimado o fusível acoplado.. No scanner acusava erro e incoerência da ventoinha.. Ativando modo emergência (alta)

Acho que tem um tópico meu sobre isso

Adicionado a 1 minuto 56 segundos:
Achei

viewtopic.php?f=29&t=4756&p=24572#top
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
clbonatto
Sem Habilitação
Nome: Christopher
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2010

Mensagem por clbonatto »

Olá pessoal.

Sábado consegui trocar a junta da tampa de válvulas e também as velas.

Até que o mecânico lá de Curitiba que tentou arrumar a tampa foi generoso no silicone. Normalmente enfiam o tubo inteiro para selar os vazamentos. Pena que não deu certo.

Para quem nunca fez, o serviço de troca da junta não é difícil de fazer. O maior trabalho é a limpeza de tudo. Óleo, silicone, sinais de borra. O certo/desejável é deixar tudo limpo, sem resíduos.

Para quem desejar se aventurar, segue uma lista de materiais utilizados:
- chaves de fenda(uma grande e uma pequena) -> usei para soltar as tubulações
- chave torx (não lembro o tamanho)
- soquete 10mm
- soquete 8mm (para remover o sensor map, pois atrapalha na hora de soltar/apertar a tampa de válvulas)
- extensor de soquete
- cabo de força para o soquete
- soquete 16mm para vela
- torquímetro
- panos e estopa (usei bastante para limpar o óleo do cabeçote onde vai a junta)
- thinner -> somente para limpeza da parte metálica, pois o thinner resseca o plástico
- desengraxante de marca questionável rsrs - paguei 8 reais na lata, até que ajudou na limpeza
- detergente e flotador para limpar a tampa plástica -> os mecânicos normalmente usam solupan/intercap, mas eu não tenho
- estilete
- lixa 1200, 2000 e 2500

Torque aplicado:
- Para o aperto da tampa, segui a recomendação de um vídeo que assisti no youtube(imagem) -> 10Nm.
- Paras o aperto das velas, segui a recomendação da NGK -> cabeçote de alumínio -> 25Nm.

Dificuldades encontradas:
- limpeza da mangueira corrugada da TBI -> fiz uns 7 mil enxágues até ficar apresentável.
- limpeza do cabeçote -> precisei passar o estilete para remover o silicone, depois limpar com thinner, depois passar as lixas para remover as imperfeições do último serviço.
- lembrar de tirar fotos de todo o processo -> só lembrei depois que montei rsrs

Link das fotos que lembrei de tirar. https://photos.app.goo.gl/nZH641b9XLZfWi8w9

Pois bem. Depois de rodar uns 60 km com o carro, nenhum vazamento apareceu.

O carro continua com o ar quente entrando no pé, mas já pesquisei é parece ser uma característica do Peugeot/Citroen. Se ligar deixar o modo recirculação ativado, o ar quente para de esquentar o pé.

Mesmo que o mecânico da Citroen tenha dito que é normal o motor ficar quente daquele jeito, estou trabalhando na hipótese da bomba dágua do carro estar em fim de vida. Não tenho o equipamento de teste, mas aparentemente não tem vazamento de pressão no sistema de arrefecimento, pois as mangueiras ficam estufadas quando desligo o motor do carro após ele esquentar, e só retraem após esfriar (acredito ser desejável este comportamento).

Ontem a noite quando cheguei em casa, a ventoinha ficou uns 5 minutos ligada em velocidade baixa após eu desligar o motor. Por precaução, dei partida no carro e liguei o ar-condicionado em potência máxima, para ativar a ventoinha em alta. Nada de anormal, pois meu Fiat Uno fazia isto também. Acredito que sem a bomba dágua girando para circular a água, a ventoinha fique ligada até esfriar o radiador.

E é só isso pessoal.

Obrigado a todos que ajudaram.
Kadurj
Curioso
Nome: Kadurj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Mensagem por Kadurj »

Bom dia amigos!!

Após um problemas no arrefecimento, troquei o líquido e tal. Ao afrouxar o parafuso de purga, é normal sair tanto ar assim??

https://photos.app.goo.gl/GyDFREMmzpzaqMSS6

Ah... Mas uma dúvida... Na pressa acabei comprando o aditivo Petronas Coolant UP inorganico, o de cor verde ao invés do orgânico rosa. Só me liguei depois de colocado. Sugerem retirar e colocar o correto ou posso andar um pouco com esse até para fazer uma lavagem?

Agradeço a ajuda dos amigos.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau »

a base é com monoetilenoglicol? é normal sair muito ar mesmo.. o procedimento que faço é..

com o sistema vazio.. encho a caixa de expansão(reservatorio) com a mangueira de retorno solta do radiador(a fina)..

quando começa a sair liquido pelo radiador, ai então plugo a mangueira.. então abro o de purga do motor.. e vou completando até sair todo ar.. com motor desligado..

então fecho, e ligo o motor, e abro a purga da mangueira de ar quente até sair todo ar.. e pronto.
Kadurj
Curioso

Mensagem por Kadurj »

Obrigado André... Sim... A base é monoetilenoglicol... Sem isso não rola... Fiz do jeito informado, encher o reservatório com a mangueira de retorno solta até sair o líquido.
A saída de ar quente está isolada. Já comprei assim. As saídas estão com dois tampões de borracha. Então o único de purga que tem é esse do vídeo.
Parece que ficou bom. Temperatura normal. Abs.
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau »

Então ta bom o aditivo.. Só n presta o de polímeros
Kadurj
Curioso

Mensagem por Kadurj »

Bom dia! Eu desconfiava que estava sem a válvula já que a mangueira de cima esquentava junto ao ligar o carro, tirei a danada pra dar uma olhada se tinha ou não. E vejam.... O correto seira não sair água, certo? Está travada aberta? Será?? :think:

https://photos.app.goo.gl/oo7UJ2BYwxJRWS8CA
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem por Miau »

está vazando na verdade.. o problema é que existe uma vedação de borracha na sede da válvula.. talvez devido ao uso incorreto de adivo ou a falta dele, essa vedação se deteriora e vai se desintregrando
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl »

Interessante isso, a minha válvula começou a dar problema também.Vou olhar para ver se está com o mesmo problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Kadurj
Curioso

Mensagem por Kadurj »

Ok! E essa borracha vem junto a válvula ao comprá-la? Ou terei que comprar junto a carcaça? Sabe dizer? Abs.
rgdl
Zumbi

Mensagem por rgdl »

Kadurj, existe um anel de vedação de borracha que envolve a parte metálica da válvula, é o anel preto da imagem abaixo. É ele que pode estar ruim na sua válvula. Acho que esse anel de vedação não tem para vender não, o que vc pode fazer é colocar silicone para vedar.

Válvula termostática sem corpo.jpg
Válvula termostática sem corpo.jpg (5.14 KiB) Exibido 6462 vezes
Responder