O Dilema do GNV - Instalo ou Não no Picasso ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#46

Mensagem por jailsontontin » Seg Jul 05, 2010 12:03 am

B) Amigo, tenho um Picasso 2001 2.0 16v, instalei kit gás há um ano, desde então o carro sempre acabava desregulando na gasolina. Comprei este módulo e instalei segunda-feira da semana passada, é bem simples a instalação, a maior dificuldade é ligar os cabos na bateria, pois a mesma fica no interior do veículo, sob o banco do motorista. Realmente a potência é totalmente perceptível, mas ainda estou com alguns problemas, pois está acusando algumas falhas no bico injetor. Quando for instalar faça numa convertedora, não tente instalar sozinho, pois com certeza precisará realizar reset após a instalação e talvez algumas outras, oque está acontecendo comigo.
Após os ajustes posto mais informações. O Marcelo (engenheiro que fabricou) é nota 10, tem me dado toda assistência, consegui até a resolver um problema de sonda lambda.
Editado pela última vez por jailsontontin em Qui Dez 29, 2011 2:30 pm, em um total de 1 vez.


<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#47

Mensagem por glauco » Seg Jul 05, 2010 8:51 am

tudo bem jailson?? gostaria de saber onde comprou esta peça para o GNV?? valeu..
Eduardo Ferreira

#48

Mensagem por Eduardo Ferreira » Ter Jul 06, 2010 2:28 pm

Olá a todos.

Glauco: digite MOBMIX no campo de busca do Mercado Livre que vc acha o anúncio

Jailson : também conversei com o Marcelo, ele não é engenheiro, é técnico, mas o que isso importa ? Ele realmente tem um domínio pleno de seu projeto e aplicação de seu produto nos mais variados carros. Tanto que no meu caso, que vou instalar em dois carros problemáticos pra gás, o Picasso e um Renault Kangoo ( ambos com coletor de plástico), eu vou comprar com ele dois MOBMIX e um módulo programador que ele cobra 50 pratas quando manda junto com o kit. Esse cara permite o reset que vc falou e a mudança da curva de injeção pra um ajuste fino do produto a cada carro( vc anda com o módulo programador espetado no MOBMIX por 1 semana e vai testando as curvas para ver a que melhor se adapta ao seu carro, depois é só retirar o programador e guardar).
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#49

Mensagem por glauco » Ter Jul 06, 2010 2:59 pm

tudo bem reitoso?? acredito que vou precisar fazer o cabeçote do meu picasso, oque vc fez no cabeçote do seu e quanto vc gastou?? valeu!!
Editado pela última vez por glauco em Qui Dez 29, 2011 2:29 pm, em um total de 1 vez.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#50

Mensagem por jailsontontin » Qua Jul 07, 2010 12:09 am

Eduardo,
no meu carro (Picasso 2001) foi necessário instalar 4 resistores de 22ohm x 20watts, pois estava acusando falha dos bicos injetores, ainda estou realizando testes, mas a princípio não voltou a falhar os bicos. Qualquer coisa converse com o Marcelo, caso ele ainda não tenha enviado o seu módulo, se for necessário ele já te envia com estes resistores para instalação (não sei se será necessário no seu caso).
P.S. Também comprei o módulo mobprog, porém só recebo daqui há uns 20 dias.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
Eduardo Ferreira

#51

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Jul 12, 2010 4:03 pm

Olá, Jailson, novidades sobre seus testes com o MOBMIX ? Estou conversando com duas instaladoras aqui no Rio sobre as duas instalações que quero fazer, já recebeu o MOBPROG ?
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#52

Mensagem por jailsontontin » Ter Jul 13, 2010 2:26 am

Ok. já fiz bastantes testes.
Em relação ao Mobprog, o prazo é de 30 dias, portanto ainda não recebi, mas o Marcelo me informou que já está preparando, mas como terei que viajar, só vou instalar daqui uns 20 dias.

Os resistores que foram instalados resolveram o problema de falha dos bicos. O que tem acontecido é que sempre que saio com o carro, ele acusa falha de injeção depois de alguns minutos, mas basta desligar e ligar de novo que a mesma não volta a aparecer, mas isto não tem problema nenhum pra mim, pois pra quem convivia com esta luz acesa constantemente e agora só aparece de vez em quando......
E também, quando a velocidade passa dos 140 km/h o carro dá uma segurada, mas o mecânico disse que deve ser a configuração do gerenciador de avanço, quando eu for na oficina ele vai regular.

Mas o bom é que o carro não desregula na gasolina, o que sempre ocorria antes, as minhas visitas na oficina eram de no máximo 2 semanas, e isso porque eu ia andando até quando se tornava insuportável, aí resetava, mechia no emulador de sonda, e novamente depois de um tempo ...........

O que realmente foi uma verdade para o meu carro com o Mobmix?

- aumento de potência indiscutível no GNV;
-carro não desregula na gasolina;
-Não precisa andar um tempo na gasolina diariamente (pode rodar direto no GNV, mas mesmo assim ligo um pouco na gasolina, pois ainda estou testando);
-Carro pega de imediato pela manhã;
-Veículo sempre regulado no GNV e na gasolina (pelo menos até agora)
-Menor emissão de poluentes (Óxido nitroso e mónóxido de carbono, percebo pelo cheiro que sai do escapamento e a fumaça preta que não mais aparece);
-luz da injeção acende só de vez em quando, mas depois que desligo e ligo não volta a acender;
-Não altera a originalidade do veículo (instalação por conectores, o fio da sonda lambda já era cortado)

Não tenho como opinar sobre os itens abaixo

-Aumento da autonomia do GNV em até 100% (não fiz o teste, mas não me importo nem se tiver um consumo um pouco maior)
-Menos aquecimento do motor e menos manutenção (sem condições de saber, mas acredito que seja uma verdade);
-Maior vida útil do motor (com duas semanas não tem como dizer nada);
-Menos queima de sonda lâmbda por superaquecimento (não sabia que a sonda queimava com a utilização do GNV, só sei que neste período de 1 ano que tenho GNV tive que trocá-la 1 vez;



Ps. Fiz o teste retirando o variador de avanço, mas não gostei, o carro perde um pouco de potência,
retirei também gerenciador de fluxo, mas logo conectei porque o carro estava morrendo e eu não estava com tempo para ajustar através da válvula estranguladora manual.

Levarei o carro ao mecânico para verificar qual é a falha de injeção, fazer um reset e depois vou fazer mais testes.

No mais é isso aí, estou muito satisfeito em ter adquirido o Mobmix, pois já não sabia o que fazer com tantas falhas e desregulagens que ocorria.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por jailsontontin em Qui Dez 29, 2011 2:29 pm, em um total de 1 vez.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
Eduardo Ferreira

#53

Mensagem por Eduardo Ferreira » Ter Jul 13, 2010 10:55 am

Muito bem, Jailson, ótimas notícias.

Quanto ao seu post, vamos na sequencia :

1 - como o meu Picasso é 2006 e os bicos são Bosch, o Marcelo disse que o MOBMIX reconheceria, então não devo precisar dos resistores

2 - seus problemas de desregulagem na gasolina eram provávelmente gerados pelo emulador de sonda, que grava erros com qualquer combustível adulterado e/ou rodando no GNV. Então, se não precisamos mais do emulador usando o MOBMIX, eliminamos uma fonte de problemas . Tive uma Meriva antes do Picasso e depois que instalei o GNV e coloquei esse emulador eu tive esse problema de funcionamento irregular na gasolina algumas vezes por causa dele, então é extremamente positivo eliminarmos uma peça problemática

3 - quanto ao aumento da autonomia no GNV, eu te garanto que é verdade, meu amigo que tem um Santana Quantum com o MOBMIX está fazendo 350 Km com um botijão de 16 m3, o que seria impossível com um kit normal ( já tive vários carros 2.0 com bujão de 16 m3 e o máximo que consegui foi 220 km na estrada )

4 - quanto a manter o variador de avanço, vou aguardar vc receber seu MOBPROG e fazer mais testes, entendi nas conversas com o Marcelo que o MOBPROG permite a escolha entre 6 curvas de injeção de gasolina, variando entre maior economia e maior potencia . Talvez ao escolher maior potencia possamos eliminar o variador de avanço sem perdas significativas de potencia, quando fizer meus testes vou postar aqui também

Por fim, realmente quanto aos outros tópicos referentes a durabilidade, será impossível a nós respondermos agora, só o tempo dirá. Porém, o mais importante pra mim é saber se o carro no GNV mantém a marcha lenta estável e principalmente se não há backfire, pois assim posso fazer minha instalação sem fazer o reforço de coletor, que é um item que encarece a instalação e é exigido nos carros franceses com coletor de plástico . Segundo o Marcelo, um mecânico testou o MOBMIX e pra forçar o backfire ele até retirou cabo de vela, o carro mancou ( lógico) mas não explodiu, o que é uma ótima notícia .

Estou negociando uma condição boa de instalação pra mim aqui no Rio visando a instalação no Picasso e no Renault , em breve posto notícias

Um abraço e boa viagem
Editado pela última vez por Eduardo Ferreira em Ter Jul 13, 2010 10:58 am, em um total de 1 vez.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#54

Mensagem por jailsontontin » Ter Jul 13, 2010 4:56 pm

Eduardo,
em relação ao back-fire, eu nunca tive problema, mesmo antes sem o Mobmix, quando fui instalar conversei com o mecânico, e ele disse que esse negócio de reforço do coletor pode acabar danificando outras peças bem mais caras, e se ocorresse back-fire, era para eu passar pra gasolina imediatamente e retornar na oficina, porque alguma coisa estaria errada. Mas, felizmente, não tive este problema.
Em relação ao variador de avanço, como já tenho instalado, não pretendo desinstalar, até porque não me deu problema ainda.
As 6 curvas de injeção, acredito que sejam os 6 mapas de injeção, já fiz algumas mudanças, pois não é necessário o mobprog. Mas optei por deeixar o variador de avanço, pois em meu caso percebo que fica melhor, independente do mapa.
É lógico que se vc escolher um mapa de injeção mais voltado para potência (consumo de gasolina maior) terá aumento da mesma, mas como tenho alcançado bons resultados com o variador, prefiro não tirar.

O meu mecânico instalou pra mim de graça, fiz junto com ele.
Agora falta fazer uma arrumação, pois instalei de forma provisória.

Você saberia me informar quais são os malefícios do variador de avanço?
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
Eduardo Ferreira

#55

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qua Jul 14, 2010 11:19 am

Olá, Jailson

No caso do variador de avanço, entendi que no seu caso vc já o tinha instalado no sitema anterior, e apenas o manteve . No meu caso, que vou começar do zero, eu tenho interesse em saber se ele será ou não necessário pois é uma peça que custa umas 200 pratas além de ser necessário mexer na fiação original do veículo para instalá-lo, se puder manter meu chicote original eu vou preferir, já que ambos sabemos de como a instalação elétrica do Picasso é sensível devido ao gerenciamento eletrônico e comunicação via CANBUS entre os módulos.

Quanto a malefícios no uso do variador, esqueça, o que ele faz é avançar o ponto além do que está pré-programado no módulo de injeção do carro pra compensar o tempo de queima do GNV que é bem mais lento pra explodir do que a gasolina . Só há malefício se o ponto avançar demais a ponto de haver a famosa " batida de pino", o que é claramente audível nas aceleradas mais fortes. Nesse caso basta atrasar um pouquinho o ponto novamente até o barulho sumir e pronto, nenhum malefício pro motor, pelo contrário.

Mas se nenhuma das curvas de injeção do MOBMIX o satisfez a ponto de não precisar do variador de avanço, vou pensar em ter um, mas antes vou conversar com o Marcelo, projetista do MOBMIX, sobre esse tema. Eu tenho um Ford Fusion com kit 5a. geração e mesmo com toda a modernidade ( e cu$$$to ) do sistema eles instalaram um variador de avanço junto com o kit, mas nesse caso estamos queimando GNV puro e o problema da queima mais lenta do GNV é intrínseca ao combustível, e não ao sistema utilizado, e por isso achei a idéia do MOBMIX genial.

Por fim, excelente notícia a sua sobre não ter tido problemas de backfire mesmo com o GNV desregulado. Sempe achei exatamente o que vc comentou, esse estória de reforço no coletor acaba gerando riscos de danificar a peça , mas como eu ouvi casos de problemas em Peugeot com GNV que teve que trocar coletor rachado devido a backfire, eu fiquei na duvida se seria ou não prudente fazer o reforço no caso do Citroen, todas as instaladoras recomendam isso mas acredito fortemente que no caso do MOBMIX isso não é necessário.
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#56

Mensagem por jailsontontin » Qua Jul 14, 2010 1:07 pm

Fala Eduardo,

Em realação ao que vc postou:

"Mas se nenhuma das curvas de injeção do MOBMIX o satisfez a ponto de não precisar do variador de avanço, vou pensar em ter um".

Realmente já tinha instalado, então preferi não retirar, e as curvas realmente fazem diferença, mas estou utilizando a curva do mapa 4 e tem me atendido muito bem com o variador.

Abraço.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
glauco
Habilitado
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 24, 2009 12:33 pm
Nome: glauco

#57

Mensagem por glauco » Qui Jul 15, 2010 8:44 am

ALGUEM SABE ONDE COMPRAR O MOBMIX??? NO MERCADO LIVRE FOI FINALIZADO A VENDA!!
Editado pela última vez por glauco em Qui Dez 29, 2011 2:28 pm, em um total de 1 vez.
Eduardo Ferreira

#58

Mensagem por Eduardo Ferreira » Qui Jul 15, 2010 11:13 am

Acabei de falar com o Marcelo, projetista do produto. Ele realmente foi finalizado no mercado Livre porque a quantidade anunciada foi vendida e o anúncio foi finalizado automaticamente . Ele vai recolocar o anúncio, mas se vc tiver pressa compre diretamente no site dele :

www.mobflex.com.br , e-mail vendas@mobflex.com.br

Se quiser falar diretamente com ele, tels. (27) 41021800 /88165171

Eu estou comprando dois mobmix + 1 mobflex

Um abraço
jailsontontin
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Qui Out 29, 2009 12:14 pm
Nome: Jailson

#59

Mensagem por jailsontontin » Sex Jul 16, 2010 7:09 pm

Pessoal,
falei com o Marcelo e ele fez uma atualização no chip e vai enviar semana que vem juntamente com o mobprog, esta atualização é para resolver os problemas da falha que está ocorrendo no 1º minuto assim que saio com o carro e também a questão do tranco em velocidade alta.
Resolvendo estas duas pendências acredito que o carro vai ficar 100%.

Eduardo,
somente uma informação pra vc que vai instalar o kit gnv,
no meu carro instalei o kit de 16 m³ e quando passava por quebra-molas a parte traseira do carro esbarrava no asfalto quando havia pessoas no banco de trás, e às vezes até quando estava sozinho.
Foi necessário levantar um pouco a suspensão do carro, pois o picasso não tem mola como a maioria dos outros carros.
Talvez no seu não precise, mas fica aí a informação.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Jailson Machado<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Citroën C4 Picasso La Luna
GLX Automático 16V
2011/2011 - preta
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#60

Mensagem por MATTOSMK1 » Seg Jul 19, 2010 8:56 pm

Eduardo e Jailson muito interessante esse debate sobre o produto em questao estou entado a colocar um no meu carro mas como o Jailson citou no ultimo post será que ainda vai precisar de muita atualização aguardo as novidades amigos abraços
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
Responder