Ar digital dianteiro não esfria

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Zé Ricardo
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 12:46 pm
Nome: Zé Ricardo

#16

Mensagem por Zé Ricardo » Sex Out 23, 2009 8:19 pm

Desculpe pela demora da resposta.
A unidade de controle é também conhecida como o "computador" do veículo.
é uma caixa metálica que fica no motor próximo à caixa de fusíveis. Geralmente ela é coberta por uma capa ou saco. é cara pra dedel.
Coloquei uma usada, o cara teve que reprogramá-la.
No meu caso, depois que troquei esta unidade, o ar voltou a funcionar.
Gastei 600,00 com a unidade usada, incluindo a mão de obra.

Espero ter ajudado
Zé Ricardo
Xsara picasso Exclusive branco 02-03 98.000 Km
Fort-Ce



[quote name='Modafoca' post='7518' date='Oct 12 2009, 10:15 PM']
zé ricardo,
onde fica essa unidade de controle, no xsara picasso?
Desculpa se a pergunta parece "besteira', mas alguns mecânicos às vezes trocam os nomes dos componentes...e uns dizem q é interno (cabine) e outros dizem que é externo (próximo do motor)
Agradeço e aguardo sua resposta!
[/quote]


Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#17

Mensagem por jroberto » Sex Fev 19, 2010 8:18 pm

Com menos de um ano de uso, tive um problema parecido com meu Exclusive 07.

Simplesmente o ar não funcionava. Inicialmente, observei que, quando eu ligava o ar, dava para ouvir o estalo do relê e o motor do carro se comportava como se o ar estivesse funcionando. Como eu sempre saio com o ar ligado, demorei a perceber que na verdade o ar condicionado estava funcionando perfeitamente.

O problema era a válvula que regula o ar quente, que não fechava direito. Dessa forma, o ar condicionado não dava conta de vencer tanto ar quente.

Para minha sorte, o carro ainda estava na garantia, mas o pessoal da concessionária demorou para solucionar o problema. Precisei ir quatro vezes.

No final, eles admitiram que ainda não sabiam exatamente qual o problema, mas que, por precaução, haviam trocado várias outras peças, além da tal válvula que regula o ar quente.

Acho que finalmente foi solucionado, pois fazem quase dois anos desde a última visita.

Talvez seja o seu problema também, pois na parte de trás do carro, o ar frio é direcionado na saída entre os bancos dianteiros e o quente sai por baixo dos bancos. Assim, esse problema só se manifesta na frente.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
psicocyber
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 12:08 pm
Nome: psicocyber

#18

Mensagem por psicocyber » Qua Mar 10, 2010 12:19 pm

Estou enfrentando o mesmo problema de vocês.
Tenho um Picasso 2003/2003 que um dia após uma revisão na concessionária parou de gelar na frente, somente no ar traseiro estava gelando.
Voltei na concessionária, reclamei, e me disseram que poderia ser o compressor, eu fiquei extremamente irritado com a resposta, uma vez que, pelo que eu sei só existe um compressor para o ar dianteiro e traseiro.
Retiraram todo o gás do carro para testar, e não chegaram a conclusão alguma, e o pior, quando foram fazer nova carga de gás, se deram conta de que não tinham gás suficiente para completar.
Saí de lá mais puto do que quando entrei.
Marcaram para eu voltar hoje. Deixei o carro pela manha, vou ver mais tarde como ficará o desfecho desta história.
O que me assusta é o despreparo dos mecânicos.

se alguem passou por algo parecido, por favor, comente neste tópico.

Atenciosamente

Wesley Costa.
Facci
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:01 pm
Nome: Facci

#19

Mensagem por Facci » Sex Mar 12, 2010 9:52 am

Fala Psicocyber.

O meu problema parecido com o teu foi resolvido com uma nova carga de gás.
Pede para colocarem o contraste, para constatação de possíveis vazamentos, se existirem.

Abs.
Facci :D
Editado pela última vez por Facci em Sex Mar 12, 2010 9:53 am, em um total de 1 vez.
Facci
Xsara Picasso 2001
Flat Head
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 12:32 pm
Nome: Flat Head

#20

Mensagem por Flat Head » Sex Mar 12, 2010 8:13 pm

Há cerca de dois anos tive o dissabor de ter o ar da minha Picasso 01 pifadoem plena véspera de feriadão em que iria viajar para a praia. O defeito foi no modulo do ar condicionado e consegui efetuar o conserto da unidade por R$ 250,00. Já aproveitei e mandei fazer uma revisão completa, carga de gás, limpeza de filtro, etc e tal. Ficou tudo em seiscentos e poucos reais. E tudo feito numa tarde.

De uns tempos para cá também tenho notado que o ar frontal resfria pouco. Só acionando o ar traseiro que o da frente funciona melhor.

Vou mandar colocar gás pra ver se melhora, e se essa melhora é definitiva ou se já começa a enfraquecer de novo pouco tempo depois, porque aí pode ser outro problema.

Alguém saberia explicar porque isso acontece, pois parece ser um problema comum este do ar frontal ficar fraco e o traseiro não?
Citroën Xsara Picasso 2001 Vert Longchamps - velhinha, mas um doce!
SPCMARCIO
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 7:47 pm
Nome: SPC1
Localização: Rio de Janeiro; Volta Redonda

#21

Mensagem por SPCMARCIO » Seg Mar 22, 2010 9:35 pm

Meu carro esta com problema ar condicionado dianteiro, ou saida central dianteira um lado sai ar quente e no outro meio gelado... em resumo srs é uma valvula (motorzinho) que não fecha direito e ai o ar quente vence, pois é muito coisa
C5 2003 2.0 16v
Facci
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:01 pm
Nome: Facci

#22

Mensagem por Facci » Ter Mar 23, 2010 2:04 am

Reforçando...

O meu problema parecido com o teu foi resolvido com uma nova carga de gás.
Pede para colocarem o contraste, para constatação de possíveis vazamentos juntamente com a diminuição da pressão do gás , se existir.


Abs.
Facci :D
Editado pela última vez por Facci em Ter Mar 23, 2010 10:48 pm, em um total de 1 vez.
Facci
Xsara Picasso 2001
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#23

Mensagem por luizge » Ter Mar 23, 2010 12:25 pm

Ola amigos tive e tenho um problema parecido com vocês, o ar só gelava na parte de trás, fui numa oficina e fizeram um teste de vazamento e colocaram gás, até ai tudo bem voltou a funcionar.
Só que o Picasso é manhoso neste quesito e não demorou muito lá estava ele só gelando atrás, fui reclamar na oficina daí ele me falou (porque não disse antes né), que é normal no Picasso ocorrer vazamento numa vedação do evaporador do painel e tem que desmonta-lo inteiro para troca desta vedação o que deixa o carro em media 2 dias na oficina.
Então se o ar só esta gelando atrás, com toda certeza existe vazemento no sistema, e nem sempre é diagnosticado pelo técnico, no meu caso o carro ficou 2 horas em teste e não acusou vazamento nenhum, só que em menos de 4 meses estava sem gás de novo.
Leve o carro pra alguem que conheça bem os carros da Citroen, pois senão você podera ter que pagar pelo serviço 2 vezes. :blink:
Editado pela última vez por luizge em Ter Mar 23, 2010 12:26 pm, em um total de 1 vez.
luciano1175
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Abr 04, 2010 7:21 pm
Nome: Luciano1175

#24

Mensagem por luciano1175 » Sáb Abr 24, 2010 1:53 pm

Meus caros,

Eu já tive alguns problemas com o Ar do Picasso Exclusive 2001.

O primeiro:
O ar parou de esfriar a frente e ficava quase frio no traseiro.
Aqui no Rio levei na FRIOLINE na entendente magalhães (Sulacap) indicado por um motorista de taxi que estava me levando, justamente, a autorizada da Citroen na Barra da Tijuca para consertar meu ar.
A autorizada condenou o compressor e cobrou R$2.500,00

Segui o conselho do motorista e fui a Frioline. Foram feitos testes e o diagnóstico era mesmo o compressor, mas uma valvula que aciona o compressor estava sem pressão.
Ele trocou a válvula e deu uma carga nova de gás e o total foi R$400,00
Bela economia!!

Segundo:
Voltei a Frioline por que o ventilador do ar frontal não funcionava, ar gelando, ar traseiro funcionando perfeitamente, mas o vento frontal não saia.

Em segundo foi feito o ajuste, uma tomada que liga no console central do carro (a esquerda do motorista) se desgasta naturalmente e perde o contato, (eu acho que é a tomoda que liga ao BSI)

Não se vende essa tomada, o chicote todo custa caro, o dono da Frioline me disse que já tinha visto casos assim em picassos antes e a solução era achar outro chicote em ferro velho.

O que eu fiz foi desmontar a parte de baixo do painel e apertar a tomada para ver se fica mais firme e esta funcionando!!

Espero ter ajudado aos amigos

Meus caros,

Eu já tive alguns problemas com o Ar do Picasso Exclusive 2001.

O primeiro:
O ar parou de esfriar a frente e ficava quase frio no traseiro.
Aqui no Rio levei na FRIOLINE na entendente magalhães (Sulacap) indicado por um motorista de taxi que estava me levando, justamente, a autorizada da Citroen na Barra da Tijuca para consertar meu ar.
A autorizada condenou o compressor e cobrou R$2.500,00

Segui o conselho do motorista e fui a Frioline. Foram feitos testes e o diagnóstico era mesmo o compressor, mas uma valvula que aciona o compressor estava sem pressão.
Ele trocou a válvula e deu uma carga nova de gás e o total foi R$400,00
Bela economia!!

Segundo:
Voltei a Frioline por que o ventilador do ar frontal não funcionava, ar gelando, ar traseiro funcionando perfeitamente, mas o vento frontal não saia.

Em segundo foi feito o ajuste, uma tomada que liga no console central do carro (a esquerda do motorista) se desgasta naturalmente e perde o contato, (eu acho que é a tomoda que liga ao BSI)

Não se vende essa tomada, o chicote todo custa caro, o dono da Frioline me disse que já tinha visto casos assim em picassos antes e a solução era achar outro chicote em ferro velho.

O que eu fiz foi desmontar a parte de baixo do painel e apertar a tomada para ver se fica mais firme e esta funcionando!!

Espero ter ajudado aos amigos
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#25

Mensagem por DFREITAS » Ter Abr 27, 2010 7:14 pm

O meu, um 2004 exclusive, hoje esta fazendo 3 dias na oficina por conta do ar.
Gostei muito da oficina, indicado por um mecanico da própia citroen, bem equipada, e muito movimentada, cheguei as 8hs da manhã e ja tinha uma fila de 7 carros esperando abrir.
O problema é exatamente esse, atras funciona e na frente gela pouco.
Amanhã devo ir pegar e posto o resultado da brincadeira $$$$....
Abraço.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
FranklimLima
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 31, 2010 9:42 am
Nome: Franklim

#26

Mensagem por FranklimLima » Ter Abr 27, 2010 10:25 pm

No meu Picasso 2009, percebo que o ar frontal esta saindo quente mesmo com o comando em modo frio. Se eu ligo o AC ele esfria e da ate pra usar sem problema, mas acredito que esteja havendo algum problema com esta valvula que regula o ar quente. Alguem sabe onde arrumar em SP?

Grato!
DFREITAS
Habilitado
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Ago 29, 2009 5:15 pm
Nome: DFREITAS
Localização: Rio de Janeiro

#27

Mensagem por DFREITAS » Qua Abr 28, 2010 8:13 am

Franklim, desculpe, mas o ar em modo somente frio, não vai sair ar frio, somente se ligar o ar condicionado que vai gelar. Se vc ligar o ar e não gelar aí tem problema, mas somente a ventilação em modo frio não sai ar frio, pq ele puxa ar e as partes quentes deixa o ar mais quente.
Desculpe se eu não entendi sua mensagem.
Abraço.
Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v
2004/2005
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#28

Mensagem por jroberto » Qui Abr 29, 2010 11:33 pm

Franklim, se você liga o ventilador com o ar condicionado desligado, o ar deve sair na temperatura ambiente, a menos que:
- o carro ficou muito tempo no sol e o painel ainda está quente (vai demorar até esfriar)
- o ar quente está ligado (ou a válvula está emperrada aberta)

Veja o comentário que coloquei no dia 19 Fev. Tive que levar várias vezes na concessionária, até que resolvessem o problema definitivamente.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#29

Mensagem por RAFAEL » Qui Jan 27, 2011 5:50 pm

Reportado:haroldo

Amigos o ar condicionado de meu cxara picasso (2002) está com vazamnento no compressor, segundo a avaliação de duas oficinas, uma delas inclusive introduziu no sistema de ar condicionado contraste e constatou o defeito no compressor.
A concessionária Citroen cobra 2360 mais mão de obra para fazer o serviço.
Algem sabe onde eu posso comprar um compressor mais barato ou um lugar que seja confiavel para executar o serviço aqui em São Paulo???
Obrigado.
Haroldo
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#30

Mensagem por Cirdan » Qui Jan 27, 2011 8:44 pm

Primeira coisa... ar condicionado não é só gelado.

Vc liga o ar e escolhe a temperatura. Vc pode ligar o ar condicionado até mesmo com o ar quente.
O ar condicionado tira a umidade do carro tb. Nunca mais vc vai ter problemas com vidro embaçado.

Sobre o amigo que ta com problema no compressor isso se resolve facil.

Entra no www.mercadolivre.com.br e coloca lá: Picasso Sucata. Vai achar um monte de Picasso detonada (batida, quebrada, ferrada).
Pergunta quanto cobram por um compressor de ar condicionado. Vc vai pagar uns 500 reais no maximo amigo.

Abraços
Responder