Pane no ventilador do ar-condicionado(soprador)
:icon_smile_8ball: Caro amigo William, o meu também tem esse problema, e agora do nada parou de funcionar a ventilção, fiz a pesquisa e descobri que é uma caixinha de comando do sistema (SBI) que se localiza no piso entre os bancos dentro do painel. Esse problema é comum nos picasso antigos pois, paresse que a corrosão acaba comendos as trilhas do circuito e provocando a pane. A solução é recorrer ao ferro velho e comprar uma caixa (SBI) e pedir que alguém que tenha o equipamento para configurar, pois ela vem com senha. Na autorizada ela custa por volta de uns três mil. Espero ter tirado a sua dúvida.
Editado pela última vez por hagahazor em Qui Dez 29, 2011 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Reportado: vando
caros amigos estou com o mesmo problema o meu ar não fonciona a ventuinha da frete retirei o comando do ar mechi no momento não funcionou mais quando aperteio botao de deligar o vidros traseiros começou a funciona e mais tava fraco e no numero 4 não funcionava agora parou de ves sera que é o rele o de tras ta funcionado direito po favor se tiverem alguma solução.
caros amigos estou com o mesmo problema o meu ar não fonciona a ventuinha da frete retirei o comando do ar mechi no momento não funcionou mais quando aperteio botao de deligar o vidros traseiros começou a funciona e mais tava fraco e no numero 4 não funcionava agora parou de ves sera que é o rele o de tras ta funcionado direito po favor se tiverem alguma solução.
O Administrador
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Era uma vez um picasso que não funcionava o Ar nas saidas dianteiras, o dono muito incomodado levou a um eletricista amigo e conhecido para ver o sucedido, o eletricista por sua vez constatou que o defeito era tipo uma resistencia que fica dentro da bolota central, ali onde vai a palanca, tem que tirar o acabamento pés do carona, e procurar a tal resistencia por ali.....custo 150 R$.
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- Nome: Luciano1175
Meus caros,
Eu já tive alguns problemas com o Ar do Picasso Exclusive 2001.
O primeiro:
O ar parou de esfriar a frente e ficava quase frio no traseiro.
Aqui no Rio levei na FRIOLINE na entendente magalhães (Sulacap) indicado por um motorista de taxi que estava me levando, justamente, a autorizada da Citroen na Barra da Tijuca para consertar meu ar.
A autorizada condenou o compressor e cobrou R$2.500,00
Segui o conselho do motorista e fui a Frioline. Foram feitos testes e o diagnóstico era mesmo o compressor, mas uma valvula que aciona o compressor estava sem pressão.
Ele trocou a válvula e deu uma carga nova de gás e o total foi R$400,00
Bela economia!!
Segundo:
Voltei a Frioline por que o ventilador do ar frontal não funcionava, ar gelando, ar traseiro funcionando perfeitamente, mas o vento frontal não saia.
Em segundo foi feito o ajuste, uma tomada que liga no console central do carro (a esquerda do motorista) se desgasta naturalmente e perde o contato, (eu acho que é a tomoda que liga ao BSI)
Não se vende essa tomada, o chicote todo custa caro, o dono da Frioline me disse que já tinha visto casos assim em picassos antes e a solução era achar outro chicote em ferro velho.
O que eu fiz foi desmontar a parte de baixo do painel e apertar a tomada para ver se fica mais firme e esta funcionando!!
Espero ter ajudado aos amigos
Eu já tive alguns problemas com o Ar do Picasso Exclusive 2001.
O primeiro:
O ar parou de esfriar a frente e ficava quase frio no traseiro.
Aqui no Rio levei na FRIOLINE na entendente magalhães (Sulacap) indicado por um motorista de taxi que estava me levando, justamente, a autorizada da Citroen na Barra da Tijuca para consertar meu ar.
A autorizada condenou o compressor e cobrou R$2.500,00
Segui o conselho do motorista e fui a Frioline. Foram feitos testes e o diagnóstico era mesmo o compressor, mas uma valvula que aciona o compressor estava sem pressão.
Ele trocou a válvula e deu uma carga nova de gás e o total foi R$400,00
Bela economia!!
Segundo:
Voltei a Frioline por que o ventilador do ar frontal não funcionava, ar gelando, ar traseiro funcionando perfeitamente, mas o vento frontal não saia.
Em segundo foi feito o ajuste, uma tomada que liga no console central do carro (a esquerda do motorista) se desgasta naturalmente e perde o contato, (eu acho que é a tomoda que liga ao BSI)
Não se vende essa tomada, o chicote todo custa caro, o dono da Frioline me disse que já tinha visto casos assim em picassos antes e a solução era achar outro chicote em ferro velho.
O que eu fiz foi desmontar a parte de baixo do painel e apertar a tomada para ver se fica mais firme e esta funcionando!!
Espero ter ajudado aos amigos
Sou Maykon,
Estou tendo problemas com o ventilador (acho que é o soprador) de um picasso GLS2.0 16V 2002 / 2003 70.000km no qual sito: As velocidades 1 /2 / 3 não funcionam porém a 4 está ok. Fiz alguns testes no ar condicionado adicional e este funciona, porém aparenta ter falha causada justamente pelo ventilador dianteiro, explico: Quando eu liga o A/C traseiro este não esfria, mas quando ligo junto a ele o dianteiro na posição 1 (mesmo não ligando o ventilador " só de deixar a chave na posicão") ele passa a esfriar. Quando eu passo para a posição 4, o frontal funciona porém o A/C traseiro fica só ventilando "é como se a chave do ventilador sendo tirada da posição 1, desligasse o compressor do A/C" Já chequei o relé que nosso amigo mencionou (blower control module), mas não voltou a funcionar. Alguém pode me ajudar. Tô meio assustado.
Abs e no aguardo.
Maykon Taylor
Estou tendo problemas com o ventilador (acho que é o soprador) de um picasso GLS2.0 16V 2002 / 2003 70.000km no qual sito: As velocidades 1 /2 / 3 não funcionam porém a 4 está ok. Fiz alguns testes no ar condicionado adicional e este funciona, porém aparenta ter falha causada justamente pelo ventilador dianteiro, explico: Quando eu liga o A/C traseiro este não esfria, mas quando ligo junto a ele o dianteiro na posição 1 (mesmo não ligando o ventilador " só de deixar a chave na posicão") ele passa a esfriar. Quando eu passo para a posição 4, o frontal funciona porém o A/C traseiro fica só ventilando "é como se a chave do ventilador sendo tirada da posição 1, desligasse o compressor do A/C" Já chequei o relé que nosso amigo mencionou (blower control module), mas não voltou a funcionar. Alguém pode me ajudar. Tô meio assustado.
Abs e no aguardo.
Maykon Taylor
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- Registrado em: Seg Set 28, 2009 12:39 pm
- Nome: fabiano_marcelo
Olá pessoal, o meu Picasso 2003 deu o mesmo problema no ventilador frontal, ele tava funcionando as vezes. Ali na frete ele tem uma resistencia que libera as velocidades do ventilador, então as vezes pode parar a 1 a 2 a 3 e se para o 4 ai já foi tudo. Em resumo este resistencia fica por dentro do duto de ar, para chegar ate ela tem q tirar o forro debaixo do porta-luvas e tambem o porta-luvas, mechendo a abertura de ar que abre e fecha a anetrada de ar externo (ali no painel) vai perceber q abre uma tampa neste duto de ar e esta resistencia fica encaixada ali dentro. Procura no desmanche, do Peugeot 206 é igualzinha.
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- Nome: rogerio camasmie
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Amigos,
O ventilador frontal do meu A/C (Picasso Xsara ano 2002 Exclusive 16V) tb começou a não trabalhar mais nas velocidades escolhidas, mas apenas uma ou duas velocidades.
Depois, ele passou a funcionar só de vez em quando. Resolvi, então, tirar o motor do ventilador do lugar. Acessei-o pelos pedais do motorista, levando a mão ao topo da traseira do painel central.
Com a mão, achei o motor do ventilador, rodei no sentido horário e ele se desencaixou do lugar. Em seguida, para tirá-lo totalmente do painel, tive de desaparafusar a barra de direção para dar passagem. Detectei que há uma peça de alumínio, espécie de dissipador, junto à hélice do ventilador. Despluguei os dois cabos, desaparafusei a capa (de plástico) do motor e tirei-a do lugar. Ela possui cinco contatos que limpei, mas não funcionou. Troquei a tal peça (levei-a na loja e me disseram que se tratava de uma resistência) e o ventilador voltou a funcionar, com todas as velocidades. Uma maravilha. Boa sorte para todos vocês. Rogério
O ventilador frontal do meu A/C (Picasso Xsara ano 2002 Exclusive 16V) tb começou a não trabalhar mais nas velocidades escolhidas, mas apenas uma ou duas velocidades.
Depois, ele passou a funcionar só de vez em quando. Resolvi, então, tirar o motor do ventilador do lugar. Acessei-o pelos pedais do motorista, levando a mão ao topo da traseira do painel central.
Com a mão, achei o motor do ventilador, rodei no sentido horário e ele se desencaixou do lugar. Em seguida, para tirá-lo totalmente do painel, tive de desaparafusar a barra de direção para dar passagem. Detectei que há uma peça de alumínio, espécie de dissipador, junto à hélice do ventilador. Despluguei os dois cabos, desaparafusei a capa (de plástico) do motor e tirei-a do lugar. Ela possui cinco contatos que limpei, mas não funcionou. Troquei a tal peça (levei-a na loja e me disseram que se tratava de uma resistência) e o ventilador voltou a funcionar, com todas as velocidades. Uma maravilha. Boa sorte para todos vocês. Rogério
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- Registrado em: Qua Jun 08, 2011 11:20 pm
- Nome: Rodrigo Ribeiro
Amigos,
Também tive problemas do gênero. No meu caso a posição 2 nao funcionava e o orçamento na CC ficou em R$850, para substituição do chichote de alimentação do sistema de refrigeração. O problema estava realmente no chicote pois o que regula a velocidade do ventilador é uma resistência que fica dentro do duto de ar (imagino que seja para refrigera-lá), dela sai o cabo para alimentação do ventilador. Eis o procedimento para resolução do meu caso:
1- desmontei o painel e testei os botões de cada velocidade (um teste de continuidade simples), visto que não havia problemas parti para o segundo, não indico começar por aqui (muito ruim conectar os cabos de aço que controlam os dutos)
2- desmontei o porta luvas e tive acesso a conexão do cabo que vem dos botões para resistência, comprovei que a resistência não esta a aberta para cada posição (1, 2 e 3, a 4 não passa pela resistência e o ventilador trabalha com sua autonomia de rotação)
3- testei a continuidade do cabo no conector que vai na resistência (fiz isto fazendo uma ligação direta de cada posição [cabos mais fino], para a alimentação do ventilador [cabo de maior bitola]), comprovei que estava tudo ok.
4- No conector do cabo, onde chega o fio da posição 2 (agora vem o truque), tratei de colocar um fio fino que pressionasse o conector ao pino da resistência na posição 2, e VOIALÁ!
AR E VENTILADOR NA POSIÇÃO 2 FUNCIONANDO!!!!!
Também tive problemas do gênero. No meu caso a posição 2 nao funcionava e o orçamento na CC ficou em R$850, para substituição do chichote de alimentação do sistema de refrigeração. O problema estava realmente no chicote pois o que regula a velocidade do ventilador é uma resistência que fica dentro do duto de ar (imagino que seja para refrigera-lá), dela sai o cabo para alimentação do ventilador. Eis o procedimento para resolução do meu caso:
1- desmontei o painel e testei os botões de cada velocidade (um teste de continuidade simples), visto que não havia problemas parti para o segundo, não indico começar por aqui (muito ruim conectar os cabos de aço que controlam os dutos)
2- desmontei o porta luvas e tive acesso a conexão do cabo que vem dos botões para resistência, comprovei que a resistência não esta a aberta para cada posição (1, 2 e 3, a 4 não passa pela resistência e o ventilador trabalha com sua autonomia de rotação)
3- testei a continuidade do cabo no conector que vai na resistência (fiz isto fazendo uma ligação direta de cada posição [cabos mais fino], para a alimentação do ventilador [cabo de maior bitola]), comprovei que estava tudo ok.
4- No conector do cabo, onde chega o fio da posição 2 (agora vem o truque), tratei de colocar um fio fino que pressionasse o conector ao pino da resistência na posição 2, e VOIALÁ!
AR E VENTILADOR NA POSIÇÃO 2 FUNCIONANDO!!!!!
A posição "2" do painel dianteiro não estava funcionando. Resolvi desmontar conforme descrito abaixo que por sinal ajudoumuito.
Tirei o porta luva (não foi muito fácil) e achei o chicote. Retirei o rádio e tirei as dois plug, um de cada ponta do chicote para verificar a continuidade da fiação.
Como não encontrei nada de anormal, pluguei novamente as pontas do chicote e liguei o carro. A posição "2" voltou a funcionar, mas o fio estava esquentando muito e percebi que havia um mal contato na no plug macho e fêmea do chicote. Tentei limpar os contato, com certa dificuldade, pois o espaço é bem limitado. Conectei novamente o chicote e liguei o carro. Depois disso o cabo não esquentou novamente.
Espero ter ajudado.
Tirei o porta luva (não foi muito fácil) e achei o chicote. Retirei o rádio e tirei as dois plug, um de cada ponta do chicote para verificar a continuidade da fiação.
Como não encontrei nada de anormal, pluguei novamente as pontas do chicote e liguei o carro. A posição "2" voltou a funcionar, mas o fio estava esquentando muito e percebi que havia um mal contato na no plug macho e fêmea do chicote. Tentei limpar os contato, com certa dificuldade, pois o espaço é bem limitado. Conectei novamente o chicote e liguei o carro. Depois disso o cabo não esquentou novamente.
Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por fyahara em Qui Dez 29, 2011 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLS 1.6 Flex
2006/2007
2006/2007
Reportado:eml
No meu caso o problema também estava na tomada de contato com a resistência do duto. Eu limpei os conectores e o problema foi resolvido. Muito obrigado pelas dicas pessoal!!!
No meu caso o problema também estava na tomada de contato com a resistência do duto. Eu limpei os conectores e o problema foi resolvido. Muito obrigado pelas dicas pessoal!!!
O Administrador
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Tenho um c5 2.0 automatico 2004 e primeiro o ar parou de gelar e agora parou de ventilar, apesar do painel (dual zone) funcionar. apesar de nao ventilar, se aumentar temperatura ele esquenta. E é só chegar numa oficina q mecanicos abrem o sorrisao. adoram enganar clientes da citroen, especialmente c5. ajudem.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2891
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Caro rafalaus, esse é o fórum dos Picassos (C4 e Xsara) acho melhor vc postar sua dúvida no fórum do C5 que é o do link abaixo
<a href="index.php?showforum=20" target="_blank">C5 e C6</a>
<a href="index.php?showforum=20" target="_blank">C5 e C6</a>
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Galera por favor me ajudem, estou com o mesmo problema, a ventoinha do painel simplismente parou, não funciona em nenhum estagio, já a da parte de traz da gabine funciona normalmente, o ar ta perfeito, mas não consigo achar o bendito relé que nosso amigo citou, consegui achar 2 roxinhos, mas são diferentes! vale lembrar que:
meu xsara picasso é ano 2004 e o Ar não é digital, portanto não sei o que fazer!! se alguem puder me dar uma mão!!!
Galera por favor me ajudem, estou com o mesmo problema, a ventoinha do painel simplismente parou, não funciona em nenhum estagio, já a da parte de traz da gabine funciona normalmente, o ar ta perfeito, mas não consigo achar o bendito relé que nosso amigo citou, consegui achar 2 roxinhos, mas são diferentes! vale lembrar que:
meu xsara picasso é ano 2004 e o Ar não é digital, portanto não sei o que fazer!! se alguem puder me dar uma mão!!!
meu xsara picasso é ano 2004 e o Ar não é digital, portanto não sei o que fazer!! se alguem puder me dar uma mão!!!
Galera por favor me ajudem, estou com o mesmo problema, a ventoinha do painel simplismente parou, não funciona em nenhum estagio, já a da parte de traz da gabine funciona normalmente, o ar ta perfeito, mas não consigo achar o bendito relé que nosso amigo citou, consegui achar 2 roxinhos, mas são diferentes! vale lembrar que:
meu xsara picasso é ano 2004 e o Ar não é digital, portanto não sei o que fazer!! se alguem puder me dar uma mão!!!