Luz de injeção acesa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
badalhoks
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 12:23 pm
Nome: badalhoks

#1

Mensagem por badalhoks » Seg Out 08, 2007 11:11 am

Tenho uma xsara 2001 e de uns tempos para cá ele anda acendendo a luz da injeção eletônica. Ja enviei para uma oficina para verificação e o erro deixou de apresentar durante alguns dias.
No inicio a luz de injeção acendia perdia um pouco de rendimento e ficava acelerado.... passava alguns dias e a luz apagava.... isso constantemente. Agora a luz permanece acesa mas a uma variação no rendimento tem vezes que o carro anda bem e tem outras que esta meio xoxo....
Alguem ja passou por algum problema desse??? e o que pode ser feito???


RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Qui Out 11, 2007 7:13 pm

Boa noite Badalhoks,

Temos dito com certa frequência, que os problemas encontrados nos carros da marca, são os mesmo encontrados em carros de outras marcas.

O sistema de injeção eletrônica, basicamente, tem o mesmo principio de funcionamento para todos os motores de Ciclo Otto, sejam eles de 4, 5, 6, 8, 10, 12 ou 16 cilindros, guardadas as devidas proporções é claro.

A partir da ignição, o módulo de injeção para a realizar duas funções básicas: interpretar e executar.

Quando há um problema no módulo (ECU), geralmente o veículo deixa de funcionar, isso porque a central de comando, ou deixa de receber as informações do sensores, os deixa de manda-las, ou ainda deixa de manda-las no momento certo. Há, no entanto, excessões.

No caso de problemas do tipo aceleração repentina, falha de marcha lenta, afogamento espontâneo, falhas em alta ou em baixa rotação, o problema, geralmene está localizado em um ou mais sensores ligados ao sistema de alimentação. E eles não são poucos, caso contrário, por que as montadoras se dariam ao trabalho de criar equipamentos especiais para a leitura de problemas nos veículos.

Para todos os carros modernos, e podemos incuir os Citroën nesse Clube, há uma necessidade incondicional de se diagnosticar problemas, principalmente os de ordem elétrica e eletrônica, com os conhecidos scanners.

Infelizmente ainda são poucas as oficinas que dispõem dos softwares criados para leitura de defeitos em carros da marca, ou talvez não; talvez as oficinas tenham dado preferência aos carros nacionais, japoneses e americanos, deixando os franceses por último. Não importa. O fato é que você não deve entregar o seu carro nas mãos de um pseudo-profissional que ainda acha que um carregador de baterias de carga rápida, ainda é o mais moderno equipamento que existe.

Aqui no Fórum, vários colegas dão informações sobre endereços e telefones de oficinas especializadas, ou que tem pelo menos um profissional que conhece bem os carros da marca.

Nossa sugestão é para que você deixe de ouvir estórias de curiosos, e que leve seu carro para que seja feito um diagnóstico real do problema.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
drbraz
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Out 25, 2007 10:27 am
Nome: Davi Braz

#3

Mensagem por drbraz » Qui Dez 06, 2007 12:09 pm

No meu carro ocorreu de acender a luz de injeção também.

Estava indo trabalhar (trabalho a 35 km de casa) e tava na reserva. Dia de rodízio, parei num posto fora do centro expandido, mas um que nunca tinha ido antes. Coloquei 20 reais só pra chegar e voltar pra casa.

Foi andar 10 km que acendeu a luz. Fiquei preocupado mas cheguei no trabalho. Liguei na motor fast (especializada em franceses) e o que eles me informaram: - É algo no sistema de alimentação! (sério? kkk) Só colocando no scanner pra ver o pq. Aí gentilmente me ofereceram o serviço de buscar o meu carro (mto bom, mas eles iriam andar mtoo!!).

Bom, pra resolver cheguei no posto (de confiança) do lado do estacionamento. Mandei encher o tanque, coloquei um aditivo de limpeza de bico e já era. No dia seguinte o problema não existia mais!
AH! E não dava pra tirar o resto do combustível devido o tanque ter uma peneira na boca (para nao entrar sujeira) e embaixo do tanque ser fechado com um braçadeira que se eu abrisse não iria conseguir fechar!! Portanto, misturei os aproximadamente 5 litros com a gasosa nova + o aditivo.

Precisa verificar mto bem onde abastecer (aliás, qualquer pessoa que tem um carro deve fazer isto!).

Sem precisar levar em nenhum mecânico resolvi o problema. Depois de 3000 km nunca mais ocorreu...

Espero ter ajudado.

Abs
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#4

Mensagem por rafael_xm » Sex Dez 21, 2007 3:49 pm

A dica do posto é boa. As vezes pensamos que o problema está no carro, quando na verdade está no sujeito que te vende gasolina.

Se constatar que é isso mesmo, ou seja, que o posto está sacaneando o seu carro, chama o Cassab que ele resolve.

Abraço!
Ainda por aqui!
Leo_Pabst
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Ago 17, 2008 10:05 am
Nome: Leo_W_P

#5

Mensagem por Leo_Pabst » Dom Ago 17, 2008 10:23 am

[quote name='badalhoks' post='770' date='Oct 8 2007, 11:11 AM']
Tenho uma xsara 2001 e de uns tempos para cá ele anda acendendo a luz da injeção eletônica. Ja enviei para uma oficina para verificação e o erro deixou de apresentar durante alguns dias.
No inicio a luz de injeção acendia perdia um pouco de rendimento e ficava acelerado.... passava alguns dias e a luz apagava.... isso constantemente. Agora a luz permanece acesa mas a uma variação no rendimento tem vezes que o carro anda bem e tem outras que esta meio xoxo....
Alguem ja passou por algum problema desse??? e o que pode ser feito???
[/quote]

Boa tarde ! ! !

Estou tendo este mesmo problema já a 8 meses e não consigo resolver.
Sempre q o carro passa pelo escaner acusa o TBI (corpo de borboleta).
A loja onde comprei o carro não conseguiu resolver o problema dentro da garantia e eu venho a atazanar a vida deles para q me resolvam este problema mais ta difícil pois estas lojas só querem saber de resolver o problema gastando o mínimo possível resumindo não gastando uhauhauhauha. . . . .
Eu fiz troca de filtro de combustível q observei era o original do carro..
Tava todo entupido.. . . .
Hj vou tirar o miolo do catalisador pra ver se resolve pq já me informaram q se tiver algum problema no catalisador pode enviar um erro pela sonda lambida e assim acarretando variações na TBI.
Se não der em nada vou mandar trocar os componentes eletrônicos da TBI e se assim mesmo não resolver compro logo um C5 hehehehehe. . .
Tente fazer alguma destas coisas q eu disse, de repente vc consegue resolver.
Pq pelo oq vc falo estamos com o mesmo problema.
Boa sorte! ! ! E qualquer coisa tamos ai.
“Abraço”
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#6

Mensagem por dbmdaniel » Dom Ago 17, 2008 10:43 am

ao passa o scaner fique de olho se vai acusar curto circuito ou circuito aberto.....curto significa que precisa trocar a peça...aberto significa que esta com mal contato ou o chicote esta ruim...da uma olhada na sonda lambd...as vezes ela esta suja....
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#7

Mensagem por RAFAEL » Seg Ago 18, 2008 9:02 pm

Por Leo W P

Reportado:
Boa tarde ! ! !

Estou tendo este mesmo problema já a 8 meses e não consigo resolver.
Sempre q o carro passa pelo escaner acusa o TBI (corpo de borboleta).
A loja onde comprei o carro não conseguiu resolver o problema dentro da garantia e eu venho a atazanar a vida deles para q me resolvam este problema mais ta difícil pois estas lojas só querem saber de resolver o problema gastando o mínimo possível resumindo não gastando uhauhauhauha. . . . .
Eu fiz troca de filtro de combustível q observei era o original do carro..
Tava todo entupido.. . . .
Hj vou tirar o miolo do catalisador pra ver se resolve pq já me informaram q se tiver algum problema no catalisador pode enviar um erro pela sonda lambida e assim acarretando variações na TBI.
Se não der em nada vou mandar trocar os componentes eletrônicos da TBI e se assim mesmo não resolver compro logo um C5 hehehehehe. . .
Tente fazer alguma destas coisas q eu disse, de repente vc consegue resolver.
Pq pelo oq vc falo estamos com o mesmo problema.
Boa sorte! ! ! E qualquer coisa tamos ai.
“Abraço”
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#8

Mensagem por viking » Qua Ago 20, 2008 3:03 pm

seu carro tem GNV??

Pode ser algum problema na sonda lambda...se caso não estiver instalado o devido emulador de sonda lambda...

o meu estava ocorrendo esse problema e tive que innstalar esse emulador que custa em média R$ 300,00...e depois ainda precisa zerar o módulo...isso s ele tiver GNV!!!
Rômulo Diego
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Set 11, 2008 3:20 pm
Nome: Lanterna Verde
Localização: Rio de Janeiro

#9

Mensagem por Rômulo Diego » Qui Set 18, 2008 3:25 pm

viking, esta falha do qual estão falando é o simbolo que parace uma letra "K" no painel do carro?
____________________________________________
Citroen Xsara GLX 1.8 16V com GNV ano 2000
Podem chamá-lo de Lanterna Verde
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#10

Mensagem por viking » Sex Out 17, 2008 7:59 am

[quote name='Lanterna Verde' post='2744' date='Sep 18 2008, 03:25 PM']
viking, esta falha do qual estão falando é o simbolo que parace uma letra "K" no painel do carro?
[/quote]

positivo
maxsara
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 28, 2008 12:25 pm
Nome: maxsara

#11

Mensagem por maxsara » Ter Out 28, 2008 5:43 pm

Colegas,
Tenho uma Picasso 2003 adquirida em abr/08 com a qual ocorre algo parecido. Primeiro a Luz da Injeção acendeu (K), o painel acusou a mensagem DEFEITO NO MOTOR e o carro perdeu a Potência. Na concessionária detectaram que o problema era no chicote, que estava danificado. Troquei o chicote. Entretanto, o problema persiste, só que agora a Luz não fica acessa constantemente e o carro não perde mais a potência. Agora a Luz acende de vez em quando (alguns dias sim, outros não), a mensagem DEFEITO NO MOTOR aparece e o carro apresenta pequenas falhas quando na marcha lenta. Na concessionária local me informaram que eu teria de trocar o conjunto TBI, porém não confiei neles pois o serviço e o atenimento foram péssimos. Levei em outras duas oficinas e em nenhuma delas detectaram alguma falha. Apenas reconfiguraram a central, mas após alguns dias o problema volta. Entretanto, afirmam de pé junto que não é necessário trocar a TBI, que isso seria "golpe" da Concessionária, pois se fosse a TBI o carro não estaria funcionando normalmente. Preciso de ajuda para identificar e solucionar esse problema e agradeço se puderem contribuir tirando algumas dúvidas minhas. Vi aqui alguns posts que indicam que pode ser o filtro de combustível, miolo do catalisador ou sonda lambda. É possível que seja o TBI? O que é a sonda lambda? Este problema pode estar relacionado com o combustível utilizado? Só uso gasolina aditivada. Coincidentemente algumas vezes encho o tanque e quando ligo o carro o marcador acusa apenas 1/2 tanque ou menos... além de apresentar um cheiro forte de gasolina. Poderia ser o filtro de combustível ou a bóia do tanque as causas do acendimento da luz? O catalisador também apresenta um cheiro muito forte... Poderiam me indicar uma oficina especializada na minha cidade, Uberlândia-MG?
Desde já agradeço a colaboração. maxsara
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#12

Mensagem por dbmdaniel » Qua Out 29, 2008 12:45 pm

é que mtos carros com o acelerador eletronico deram tais problemas....ocorreu até um recall branco sobre isso lembro algum tempo atraz que fizeram no 307.....agora para os xsaras nao tenho dado sobre isso....mas se vc perguntar em qq concessionária ou até mesmo alguma oficina realmente especializada na marca saberá te informar sobre tal recall....
Segundo um colega de outro forum oque precisa ser feito é o seguinte....trocar chicote, fazer algumas alteraçoes no aterramento (nao me pergunte porque), e em ultimo caso trocar ou o acelerador ou entao a TBI....normalmente se resolve com a troca dos chicotes....
Um mecanico especializado em PSA confirmou isso...é realmente um procedimento interno da PSA e sao pouquissimos os mecanicos que sabem fazer isso...

Agora vamos ao seu problema....se ele liga e acusa um cheiro forte de combustivel ...é queima irregular com a mistura muito rica.....ou seja....nao esta queimando como deveria, ai pode ser, filtro de ar, velas, camara carbonizada....ou seja...N coisas.....

Nao tem jeito...vai ter que passar o scanner que faça leitura de como esta sendo feita a combustao...para saber oque esta ruim....

uma má noticia é que....nao adianta fazer um item de cada vez para tentar encontrar o problema.....vc tem que atacar o problema de uma vez só para evitar dele voltar.....pode preparando uns Milzinho....pra fazer tdo benfeitinho.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#13

Mensagem por RAFAEL » Qua Out 29, 2008 3:06 pm

O

Reportado: maxsara


Colegas,
Tenho uma Picasso 2003 adquirida em abr/08 com a qual ocorre algo parecido. Primeiro a Luz da Injeção acendeu, o painel acusou a mensagem DEFEITO NO MOTOR e o carro perdeu a Potência. Na concessionária detectaram que o problema era no chicote, que estava danificado. Troquei o chicote. Entretanto, o problema persiste, só que agora a Luz não fica acessa constantemente e o carro não perde mais a potência. Agora a Luz acende de vez em quando (alguns dias sim, outros não) e o carro apresenta pequenas falhas quando na marcha lenta. Na concessionária local me informaram que eu teria de trocar o conjunto TBI, porém não confiei neles pois o serviço e o atenimento foram péssimos. Levei em outras duas oficinas e em nenhuma delas detectaram alguma falha. Apenas reconfiguraram a central, mas após alguns dias o problema volta. Entretanto, afirmam de pé junto que não é necessário trocar a TBI, que isso seria "golpe" da Concessionária, pois se fosse a TBI o carro não estaria funcionando normalmente. Preciso de ajuda para identificar e solucionar esse problema e agradeço se puderem contribuir tirando algumas dúvidas minhas. Vi aqui alguns posts que indicam que pode ser o filtro de combustível, miolo do catalisador ou sonda lambda. É possível que seja o TBI? O que é a sonda lambda? Este problema pode estar relacionado com o combustível utilizado? Só uso gasolina aditivada. Coincidentemente algumas vezes encho o tanque e quando ligo o carro o marcador acusa apenas 1/2 tanque ou menos... além de apresentar um cheiro forte de gasolina. Poderia ser o filtro de combustível ou a bóia do tanque as causas do acendimento da luz? O catalisador também apresenta um cheiro muito forte... Poderiam me indicar uma oficina especializada na minha cidade, Uberlândia-MG?
Desde já agradeço a colaboração. maxsara
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
maxsara
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 28, 2008 12:25 pm
Nome: maxsara

#14

Mensagem por maxsara » Qua Out 29, 2008 3:23 pm

Amigo, me ajuda, me dá uma Luz... que não seja a da injeção.... já estou convivendo com este problema a 7 meses!
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#15

Mensagem por Arredio » Sex Mar 06, 2015 11:47 am

[quote name='maxsara' date='Oct 29 2008, 02:23 PM' post='3406']
Amigo, me ajuda, me dá uma Luz... que não seja a da injeção.... já estou convivendo com este problema a 7 meses!
[/quote]


<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->GALERADA....TIVE ESTE PROBLEMA DE ACENDIMENTO DA LUZ DE INJEÇÃO POR 2 ANOS.....DESCOBRIMOS QUE A FALHA ESTÁ RELACIONADA COM UM RELÉ DUPLO QUE NO BERLINGO FICA ATRÁS DA BATERIA, ESTE RELÉ TEM POR FUNÇÃO ALIMENTAR O CIRCUITO DE INJEÇÃO DO CARRO ALEM É CLARO DA ECU..
NÃO SEI NOS OUTROS MODELOS MAS NESTE O RELÉ FICA BEM ESCONDIDINHO ATRÁS DA BATERIA SEM NENHUMA IDENTIFICAÇÃO..

SE PESQUISAREM NOS POSTS DO BERLINGO VÃO ACHAR INFORMAÇÕES E FOTOS IMPORTANTES SOBRE O ASSUNTO.

VALEU

ABRAÇO<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Sex Mar 06, 2015 11:51 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder