Xsara Picasso 2007/2008 2,0 litros 16 válvulas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#1

Mensagem por apmed2000 » Dom Set 23, 2007 7:30 am

Adquiri recentemente, uma Xsara Picasso Exclusive 2007/2008, 2.0 litros , 16 válvulas, gasolina, automática c/ câmbio sequêncial de 4 marchas, abs, ebd, banco de couro,...

Ou seja uma TOP !!!
Mas, tive que comprar um leitor de RPM digital. Pois, por incrível que pareça, o painel digital com computador de bordo e outras "frescuras" mais, não tem contagiros...

E, quanto ao som ridículo da buzina... Sem comentários !!!
Buzina de carrinho de vendedor ambulante, ganha de 10 a 0...

Quanto a escolha desta mini-van, várias pessoas que tem crianças pequenas, me disseram que era a melhor alternativa do mercado, aliando segurança, conforto e espaço suficiente no banco trazeiro para minha esposa e as duas cadeirinhas dos meus bebês.

O motor ainda esta amaciando, apenas 800 Km rodados...
Sendo, a potência máxima = 138 cv a 6000 rpm. E, o torque máximo = 20 kgfm a 4100 rpm.

Mas, estou muito desconfortável durante as ultrapassagens...
A impressão que tenho é que estou dirigindo um carro 1.0 litros, embalado vai muito bem...
Mas, é só pegar alguma traseira de caminhão que perde o fôlego...
E, para fazer a retomada é um sufoco, chegando por vezes, a colocar em risco a segurança da minha família...
Pois, a malha rodoviária, na minha região, é sofrível e as pistas são simples, mão dupla.

Como é a primeira e com certeza a última mini-van que compro...
Eu desconhecia totalmente este problema de retomada.

Gostaria de saber, se os amigos, que como eu necessitam de torque em baixa rotação, também enfrentam este problema de retomada e o que fizeram para contorná-lo.

Obrigado.


ilimlima
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Set 10, 2007 11:07 pm
Nome: Lima

#2

Mensagem por ilimlima » Seg Set 24, 2007 8:32 pm

Prezado apmed2000

Não sei se vc já teve outro carro automático, mas nestes, quando vc precisa retomar velocidade, é só pisar até o fundo no acelerador, e deixar o câmbio, sozinho, reduzir 01 ou até 02 marchas para ganhar velocidade - o chamado "kick down".

De qualquer forma, tem ainda o fato de que seu carro está muito novo, precisando de masi um período de amaciamento.

Espero ter ajudado.

Ivan Lima
fábio lima
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 19, 2007 7:58 pm
Nome: fábio lima

#3

Mensagem por fábio lima » Seg Set 24, 2007 11:19 pm

Então, já tive uma experiência viajando e dirigindo uma L200 automática e, no início da viagem, tive a mesma impressão que o amigo comentou, porém, o dono do carro pediu pra, ao começar a ultrapassgem, dar um toque no acelerador, de forma q o próprio câmbio reconheceria uma chamada "reduzida" o que geraria um torque maior e foi o que eu fiz. A partir daí, qualquer ultrapassagem virou brincadeira de criança, sendo comparada a muitos carros de passeio manuais........

Acho que as dicas do Lima são muito boas também, visto o fato de que ele possúi um Picasso 2005 Autom. e está me dando várias dicas sobre o veículo, pois estou pensando em adquirir um autom. também......

Abs,

Fábio Lima.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#4

Mensagem por apmed2000 » Ter Set 25, 2007 8:40 pm

Obrigado pelas respostas.

Este já é o meu 3º automático...

O que eu sinto falta é de torque em baixa rpm...

Pois, como disse tenho que fazer várias retomadas e até a Picasso resolver "andar" dá um susto danado...

Mesmo utilizando os modos sequencial, "sport" ou drive c/ kick down.

Talvez seja pelo fato do motor ainda estar amarrado...

Ou ainda pelo fato de ser 16 válvulas...

Andei pesquisando alguns mecânicos e disseram que 16 válvulas é bom p/ correr quando já esta embalado...

Mas, p/ retomadas e arrancadas não existe nada melhor que 08 válvulas e se for turbo então virá um foguete...

Abraços.
ilimlima
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Set 10, 2007 11:07 pm
Nome: Lima

#5

Mensagem por ilimlima » Ter Set 25, 2007 9:49 pm

Caro Apmed2000,

Realmente, os motores 16v são muito fracos em baixas rotações, principalmente pelo fato de terem um maior número de peças (decorrentes do cabeçote com 16v),e com isto gerarem uma "inércia" maior (simplificando...).

Meu antigo carro era um Marea Week 1.8, e eu sentia bastante também a falta de torque em baixa.

De toda forma, espere amaciar um pouco mais o motor; deverá melhorar.

Abraços,

Ivan Lima

P.S.: Concordo plenamente com vc quanto ao fato de não existir versão deste carro com conta-giros - é uma coisa imperdoável. Porém, se serve de consolo para nós, acho que nem na Europa existe painel com conta-giros... Vai entender.
henrique
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 11:14 am
Nome: henrique

#6

Mensagem por henrique » Qua Set 26, 2007 4:32 pm

Pessoal,espero que minha contribuição ajude na discussão...é meu terceiro Picasso então já vi de tudo mas é bom lembrar-se de que a transmissão automatica é adaptativa ,ou seja ,se vc anda com o pé na casquinha ,bem leve, a transmissão se adapta e faz o mesmo e retarda as trocas...é bom pra consumo pois motor de grande deslocamento volumetrico,ou pelo menos ,com bom torque pode girar baixo e poupar combustivel,em segundo lugar é bom lembrar que os nossos irmãos Peugeot autmaticos ficam tanto tempo parados depois de montados que a parte eletronica hiberna e necessita de ser acordada na concessionaria com scanners e essas coisas,terceiro, motor novo ,ainda preso ou então gasolina meia boca nao fazem milagres.E pulando de "saco pr mala "!o que vcs acham do preço de um ZX coupe ano 97,unico dono ,por 13 mil reais?
vale?abraços,henrique
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#7

Mensagem por RAFAEL » Qua Set 26, 2007 5:09 pm

Realmente os motores de 16V exigem um pouco mais de paciência e atenção do motorista. Se por um lado rodam fácil em alta, penam no deslocamento em baixa, e isso ocorre com qualquer um dos três modos de câmbio; automático, sequencial ou mecânico.

Muito embora as novas caixas de marchas sejam auto-adaptativas, sempre iremos cair no problema de dirigir normalmente de uma forma e, eventualmente, como nos casos de ultrapassagens em rodovias de pista simples e mão dupla, ter que exigir mais do carro.

Isso nos leva a conclusão de que apesar de "inteligente", o sistema de controle das atuais caixas de marchas sempre irá deixar uma lacuna não preenchida: as situações isoladas!

Convém, até por uma questão de preservação da própria vida, "vestir" o carro para se adaptar as reações que ele oferece, o que certamente irá diminuir os sustos mencionados pelo colega.

Ai fica a questão: o que se adapta a quem, ou quem se adapta a que mesmo?

ZX Coupe - Um dos modelos mais bonitos da linha ZX.

Único dono, conservado e com procedência. É só comprar!

Boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Qua Set 26, 2007 5:09 pm, em um total de 1 vez.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#8

Mensagem por apmed2000 » Qua Set 26, 2007 5:10 pm

Obrigado mais uma vez pelas considerações.

No início bateu um arrependimento danado, até tentei revende-la p/ a Concessionária...

Mas, agora que virei "pai-de-família", fazer o quê ???

Porém os aspectos positivos da Picasso, estão me surpreendendo:

1º) Suspensão extremamente macia, a sensação é a mesma de viajar em ônibus com suspensão a ar.
2º) Espaçosa, cabe confortavelmente minha esposa e as duas cadeirinhas dos bebês nos bancos traseiros, que são individuais e com regulagem de encosto, sem falar nas mesinhas tipo avião e no DVD que coloquei no teto, haja paciência p/ aguentar o "Xou da Xuxa"...
3º) Posição de dirigir extremamente confortável
4º) Porta malas excepcional
5º) Design novo

Quantos aos "defeitos" de projeto, mandei vários e-mail e não responderam nenhum sequer...

1º) retomadas sofríveis
2º) não tem contagiros... Nunca vi uma economia, tão estúpida, num carro TOP... Solução: comprei um RPM.
3º) Buzina com som tipo de "carrinho de vendedor ambulante" ... Solução: coloquei uma paquerinha dupla.
4º) Trava do bocal do combustível manual, mais uma economia a base de porcaria...

Abraços.
Editado pela última vez por apmed2000 em Qua Set 26, 2007 5:12 pm, em um total de 1 vez.
henrique
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 11:14 am
Nome: henrique

#9

Mensagem por henrique » Qua Set 26, 2007 9:00 pm

Ah! lembrei de outra coisa,há dois anos,2005,quando me aventurei a restaurar um Dodge Charger 1975 comprava muiyas revistas de tunning,veneno etc e lá existia(existe) anúncios de conta giros modelo Picasso para sobrepor na coluna de direção, cheguei a pegar um deles na mão e ver como ficava mas como o carro já era automatico deixei pra lá.Qto ao ZX,putz, fico pensando,valeu.henrique
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#10

Mensagem por apmed2000 » Dom Set 30, 2007 11:06 am

Bom pessoal, estou mudando definitivamente, p/ o "psamotorsport.com.br"

Pois, as discussões andam muito devagar, no fórum...

E, a grande maioria dos tópicos novos, são maliciosos, provavelmente com atalhos p/ algum "cavalo-de-tróia".

Agradeço aos amigos, pelas considerações sobre a questão das retomadas na Picasso.

Abraços.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#11

Mensagem por RAFAEL » Seg Out 01, 2007 12:30 pm

Lamentamos a sua decisão de trocar este Fórum pelo PSA, mas é um direito que lhe assiste.

Realmente tem havido um movimento constante de inserção de mensagens maliciosas no Fórum, as quais são removidas na medida do possível.

Lembramos que um site só se torna visado pelas pessoas que emitem essas mensagens, a partir do momento em que ele se destaca dos demais, o que felizmente vem ocorrendo com o nosso Fórum.

Na medida em que os Moderadores vão sendo nomeados pelo Administrador, há uma tendência de que essas mensagens sejam apagadas e seu emitentes excluidos, num prazo que na maioria das vezes, impedirá a sua visualização pela grande maioria dos frequentadores.

Isso só será possível a partir da analise da Administração, que poderá atribuir a um Usuário do Fórum, a patente de Moderador com autoridade para excluir essas mensagens.

Lembramos ainda que alguns dos emitentes dessas mensagens são brasileiros, e que até frequentaram este Fórum como Usuários, portanto, dificultar o acesso ou o registro de quem está mal intencionado, não diminuirá o número de mensagens que são inseridas por ele neste, ou em outros Fóruns.

Ao Administrador, no caso deste Fórum, coube a tarefa de desenvolvimento deste espaço e das ferramentas para que os üsuários pudessem se relacionar. Coube ainda ao Administrador, agindo como um motor de arranque, dar a partida nas discussões e assuntos a que todos tem acesso hoje. Cabe ainda ao Administrador, administrar as crises e delegar poderes àqueles que se destacam, para que, perante a comunidade, sejam reconhecidos, aceitos e respeitados como Moderadores.

E por último, cabe ainda ao Administrador, no caso deste Fórum, zelar pela manutenção dos objetivos que foram originalmente traçados e que serão alcançados no tempo certo, e da maneira correta.

Felizmente cabe também ao Administrador, ter a clareza suficiente para discernir sobre as dificuldades e agir com responsabilidade para manter o grupo unido em torno de um só objetivo.

Você, assim como todos os demais Usuários, são e serão, sempre bem vindos a esta comunidade. Façam bom uso dessa prerrogativa.

Um forte abraço e boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Seg Out 01, 2007 9:15 pm, em um total de 1 vez.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#12

Mensagem por tilex » Qui Dez 06, 2007 10:13 pm

Quanto as falhas da Citroen, realmente pra esse carro sem trava de porta de combustivel foi um erro q considero mais grave q a falta do rpm !
T+
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#13

Mensagem por apmed2000 » Sex Dez 07, 2007 10:10 pm

Em primeiro lugar quero dizer que fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo feliz em receber esta comunicação de reposta em meu e-mail particular.

Pois, há algum tempo havia pedido ao administrador o cancelamento da minha assinatura...

Bom, aproveitando que ele não atendeu o meu pedido...

He, he, he...

Segundo a Citro, informação recibida via SAC, eles não colocam a abertura do tanque de gasolina automática por questão de segurança. Pois, não confiam em nenhum sistema elétrico muito próximo ao bocal do tanque.



Quanto ao tema do tópico o caso foi solucionado em 26/10/07 na própria Concessionária.

Agora sim, nada mais de "sustos", retomada e velocidade final perfeitas.

A XSPC, foi passada pelo "aparelho" e estava tudo em ordem com o câmbio, motor e central eletrônica.

O defeito era no cabo de aceleração, o qual estava parcialmente preso, resultando numa perda, de aproximadamente, 30% da aceleração.

Agradeço a todos, mais uma vez, pela atenção dispensada.

Abrs.
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#14

Mensagem por RAFAEL » Sáb Dez 08, 2007 9:16 pm

O SAC de qualquer empresa tem que estar preparado para responder a qualquer coisa, mesmo que seja um resposta absurda, já que boa parte dos modelos importados da marca, contam com fechamento elétrico da tampa de acesso ao tanque de combustível.

Seria mais sensato dizer que isso encareceria o produto.

Manter o seu nick ativo no Fórum não seria nenhum trabalho para nós, além de lhe possililitar acesso as informações que são postadas por aqui, e que em alguns pontos, difere daquelas presentes no PSA.

Somar é melhor que dividir.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#15

Mensagem por apmed2000 » Dom Dez 09, 2007 10:05 pm

Mais uma vez obrigado.

E, caso você queira trancar o tópico, já que o caso foi resolvido, fique a vontade.

Abrs.
Responder