Farol XM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#1

Mensagem por alexandre » Ter Jul 03, 2007 11:31 am

Ola a todos,

Meus caros, tenho um XM Break e o transatlantico esta caolho do lado direito, um rapaz de um desmanche me disse que o farol do Xantia serviria.
Alguem sabe se a alegação procede? Ou alguem sabe ou tem o vidro do farol do lado direito (foi somente o vidro que quebrou).

Um grande abraço a todos... :lol:


<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#2

Mensagem por RAFAEL » Qua Set 26, 2007 2:43 pm

Boa tarde Allexandre,

definitivamente o farol do Xantia não serve no XM, mas é comum ouvir esse tipo de informação, e em alguns casos até ver esse tipo de informação na prática.

Há algum tempo atraz, um sujeito pegou um Citroën BX batido na dianteira. A batida nem era tão grande, mas os faróis precisam ser trocados.

A solução "genial" do referido sujeito, foi instalar dois faróis do Santana que, segundo ele, eram "quase" iguais aos originais.

Nem precisamos dizer que o carro ficou rico em detalhes, negativos, é claro.

Há pouco tempo havia uma pessoa vendendo um faral de XM no Mercado Livre. Segundo ele era uma pe;ca nova, sem uso.

Pesquise no Google e procure acessar as páginas temporárias da internet. O anuncio não mais está no ar.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
XM92V6
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Out 09, 2007 6:41 pm
Nome: XM92V6

#3

Mensagem por XM92V6 » Qui Nov 29, 2007 2:41 pm

[quote name='alexandre' post='483' date='Jul 3 2007, 11:31 AM']
Ola a todos,

Meus caros, tenho um XM Break e o transatlantico esta caolho do lado direito, um rapaz de um desmanche me disse que o farol do Xantia serviria.
Alguem sabe se a alegação procede? Ou alguem sabe ou tem o vidro do farol do lado direito (foi somente o vidro que quebrou).

Um grande abraço a todos... :lol:
[/quote]
Um abraço , tenta na Biroska loja que fica em Curitiba tem dois XM desmontados lá, procura Biroska no Google aprece como desmanche de carros Franceses. Valeu, por acaso seu XM tem chaveiro que abre as portas, é que eu perdi uma pecinha de dentro e se vc puder me ajudar agradeço!
Rui Jr
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 29, 2007 12:24 pm
Nome: Rui Jr

#4

Mensagem por Rui Jr » Seg Dez 10, 2007 4:27 pm

Eu tenho os 2 farois , se precisar me contate.
massacad
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 12:17 pm
Nome: Lelo
Localização: Feira de Santana - BA

#5

Mensagem por massacad » Seg Jan 21, 2008 10:34 am

Óla Ruy, tenho interesse nos faróis OK?
massacad@hotmail.com
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#6

Mensagem por alexandre » Sáb Abr 19, 2008 12:43 am

[quote name='XM92V6' post='858' date='Nov 29 2007, 01:41 PM']
Um abraço , tenta na Biroska loja que fica em Curitiba tem dois XM desmontados lá, procura Biroska no Google aprece como desmanche de carros Franceses. Valeu, por acaso seu XM tem chaveiro que abre as portas, é que eu perdi uma pecinha de dentro e se vc puder me ajudar agradeço!
[/quote]

E ai 92... :P

Cara, ainda não consegui os farois da barca, vou tentar montar um conjunto usando um tutorial americano que permite aplicar uma placa de acrilico moldada no lugar da lente. Se ficar legal vou fazer nos dois e acabo com esta saga rerere :lol:

Sobre o transponder da chave, o meu tem e por infelicidade tambem não funciona, ainda não tive tempo de repara-lo e o seu, que peça do conjunto eletronico que sumiu?

Um abraço... B)

[quote name='Rui Jr' post='887' date='Dec 10 2007, 03:27 PM']
Eu tenho os 2 farois , se precisar me contate.
[/quote]


Rui,

Não vou nem te falar nada sobre estes farois... ;)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#7

Mensagem por rafael_xm » Qui Abr 24, 2008 10:00 pm

Boa..

Vou precisar de um farol Rui, mais precisamente o do lado direito.

Você ainda tem as peças? Pode passar o custo?

Abraço!
Ainda por aqui!
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#8

Mensagem por alexandre » Sex Fev 27, 2009 2:43 am

Ola amigos :lol:

Depois de muito penar na saga de tentar obter o farol da barca sem ter que pagar os olhos da cara, optei por fazelos de acrilico como ja havia comentado.

Segue uma pequena decrição do que foi feito para conseguir esta façanha:

Ache uma radiografia usada e que possua as mesmas proporçoes do farol e lanterna. Fixe-a sobre a frente do farol (ou de onde ele deveria estar) e trace o contorno do farol com uma caneta hidrocolor (aquela que escreve em CD).
Recorte o molde da radiografia com uma sobra de 1cm para ajustes.
Consiga uma placa de acrilico de 3mm de espessura (a cor fica a seu criterio, só não escolha muito escura sob pena de "apagar" seu farol) e que permita a confecção de duas lentes.
Desmonte a frente do Xm soltando os sete (07) parafusos de fixação (fui especifico para voce não errar na conta!)...

<a href="http://img24.imageshack.us/my.php?image=desmontando.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Na ilustração voce pode ver os pontos de fixação em amarelo, use chaves canhão de 10 e 8mm para a tarefa.
Retire a frente e leve a uma mesa ou bancada, coloque o molde que voce fez no local e compare o contorno, faça os ajustes que precisar.
Use um estilete e contorne o molde na placa de acrilico de modo que as marcas fiquem visiveis para se cortar, mas não remova o filme de proteção do acrilico.
Use uma serra (a amarela de fita que é presa em arcos de serra para cortar cano de agua) e corte com calma e paciencia ja que ela fica instavel e pode quebrar se forçada.

:excl: Importante: Lembre-se de não torcer o acrilico, ele é muito rigido e vai trincar, o que vai te deixar bem nervoso eu garanto! :icon_smile_8ball:

Agora que voce tem as duas lentes, faça o seguinte:
Coloque a frente apoiada sobre a mesa ou bancada de forma que o local onde voce vai instalar a lente fique todo em contato com a mesma.
Peça autorização para a dona do utensilio e consiga um forno domestico e uma forma grande para apoiar a lente sobre o fundo da forma (se ficasse sobre a grade a lente ia tomar a forma da mesma, ficando como um vidro canelado de banheiro :icon_smile_big: ).
Ligue o forno e observe a lente, quando suas bordas começarem a descer o aquecimento esta completo e a lente esta maleavel o suficiente para ser colocada do lado interno da frente, na posição do farol.

:excl: Use luva termica para este procedimento!! Voce tem quase dois minutos para acertar a posição da lente (que agora se parece com borracha) antes que ela se endureça novamente.

<a href="http://img204.imageshack.us/my.php?image=fornosp8.jpg" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://img19.imageshack.us/my.php?image=colocando.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Não deu certo, volte ao forno e reaqueça a lente, voce pode pode fazer o processo quantas vezes for necessario, mas se aquecer demais o acrilico ele vai ficar cheio de bolhas, se tentar molda-lo frio ele se enchera de microrachaduras (como quando voce curva uma regua escolar contra a luz).

Agora que voce acertou o alinhamento da lente, deixe-a esfriar para endurecer e remova o filme de proteção do lado interno.
Pegue Durepoxi ou Araldite (em massa epoxi, mas só os originais...estou avisando!!!) e apos a mistura, faça pequenas tiras de espessura um pouco menor que um lapis e use-as para fixar a lente na frente do Xm pelo lado interno...

<a href="http://img19.imageshack.us/my.php?image=fixando.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Deixe secar (endurecer) e faça o procedimento do outro lado, com a outra lente.
Apos fixado, vire a frente e observe se esta tudo OK (mantenha o filme do lado externo até a montagem).

<a href="http://img19.imageshack.us/my.php?image=fixado.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Agora, vá ao Xm e retire as travas que fixam a lente do farol (se existir) com um alicate de bico fino, guarde tudo o que for desmontado, afinal nunca se sabe quando pode surgir um novo farol por ai...

<a href="http://img7.imageshack.us/my.php?image=destravando.jpg" target="_blank">Imagem</a>

Retire a lente com cuidado...

<a href="http://img3.imageshack.us/my.php?image=semlente.jpg" target="_blank">Imagem</a>

E agora monte a frente com as lentes fixadas, repondo os parafusos (menos os das lanternas que a lente não permite).


Remova o filme protetor e ai temos o resultado...

<a href="http://img3.imageshack.us/my.php?image=resultado1.jpg" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://img3.imageshack.us/my.php?image=resultado2z.jpg" target="_blank">Imagem</a>

<a href="http://img513.imageshack.us/my.php?image=resultado3.jpg" target="_blank">Imagem</a>

É isto meu caros...como podem ver meu X agora esta todo bandidão e não é mais parado na rua pelas autoridades sob o pretesto de "mau estado".

O foco dos farois não se perde e o visual fica show...

Desculpe pela qualidade das fotos, tirei com o celular. :blush:




Um abraço a todos e boa sorte... B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#9

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sex Fev 27, 2009 12:51 pm

Grande Alexandre...

Bons tempos aqueles em que eu metia a mão na massa também B)

Gostei mesmo do trabalho, entretanto; sempre tem um mas..., vai se acostumando com isso, não se pode deixar de falar sobre vedação e sobre fiscalização.

Por um acaso você já se aventurou numa chuva ou numa blitz?

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#10

Mensagem por alexandre » Sex Fev 27, 2009 8:12 pm

Rafa,

Montei as lentes a mais ou menos 3 meses e desde sua instalação até hoje não apresentou nenhum problema de infiltração no bloco otico do farol, só postei depois de ter certeza disso. ^_^

Fui parado em varios comandos, uns por verificação, outros por curiosidade... :icon_smile_angry: - Meu!? Que carro grande da p... é esse? :icon_smile_shy: é a pergunta mais comum. Nenhum questionamento sobre a lente.

Nas fotos a aparencia das lentes é simplesmente negra de tudo!!! Na verdade é um tom de fumê muito claro (tipo insunfilm a 75%), só que a escuridão da garagem não deixa isso visivel, por isso não reclamam de "alteração das caracteristicas".

Havia um tuning que consistia em aderir um filme sobre a lente dos farois que podia torna-lo escuro ou espelhado e isto não era permitido por alterar a originalidade do sistema de iluminação do veiculo diminuindo sua eficiencia.


Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#11

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sex Fev 27, 2009 8:21 pm

Cheguei a ver alguns carros com esse filme.

Quando comprei um Bianco 78; sim eu tive um bianco também, tive que fazer um dos vidros laterais em acrilico. Na ocasião eu levei para uma empresa lá pelos lados do final da Julio Buono na Zona Norte. Levando o molde, que pode ser a peça original, eles fazem qualquer peça em acrilico.

No caso desse farol, por causa das ranhuras internas, eu não sei como ficaria, mas seria uma boa opção para se fazer uma peça com qualidade profissional.

No caso do meu Bianco, o vidro ficou bom. Só batendo para saber o que era vidro e o que era acrilico.

A sua peça ficou legal porque se integrou ao parachoque.

Parabéns pelo trabalho.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Responder