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Dalla

#1

Mensagem por Dalla » Qua Ago 15, 2007 2:28 pm

No final de 2005, comprei um Xantia Exclusive 3.0 24V.
No ínicio de 2006 o carro foi batido e danificou LD da suspensão. Entre idas e vindas de oficinas o câmbio parou de engatar e por fim nem ligar o carro consigo.
O carro ficou um bom tempo parado, pois não tinha $ para arrumar e a concessionária em que estava disse que precisava troca a central (travada) mais .... R$ 7.000,00.
No meio deste ano levei a um eletrônico que "destrava" a central e ele me disse que está destravada.
Ele está seguindo o esquema eletrônico do carro e achou dois sensores queimados.

Alguém teria uma idéia do que esta acontecendo???
Editado pela última vez por Dalla em Qua Ago 15, 2007 2:38 pm, em um total de 1 vez.


RAFAEL
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#2

Mensagem por RAFAEL » Qua Ago 15, 2007 2:54 pm

Boa tarde Dalla, seja bem vindo ao Fórum.

Em primeiro lugar gostariamos de deixar claro que o que podemos fazer nesse caso, é expressar as possibilidades dentro do nosso conhecimento, o que Ñao significa necessáriamente ser a solução do seu problema.

A primeira questão é quanto ao diagnóstico da concessionária. Travar uma central eletrônica do nada, ou mesmo com um histórico como o seu, não fato comum nem em carros nacionais, quanto mais em veículos importados. Tive a oportunidade de acompanhar um caso em especial, envolvendo justamente um Exclusive. Numa concessionária, que não vem ao caso no momento, o veículo foi colocado a venda e anunciado, só que esqueceram de avisar isso aos mecânicos que estavam "trabalhando" no carro. O resultado é que quando fui até lá para ve-lo, me deparei com o motor sem várias peças, e com uma série de gambiarras na parte elétrica para fazer o motor funcionar. Paree que até aquele momento a solução ainda não havia sido "encontrada" pelos técnicos que estavam trabalhando nele.

Este pequeno prefácio é para ilustrar o atendimento que a maioria das concessionárias da marca, dispensa aos seus clientes no pós venda, e com maior intensidade ainda nos casos de veículos fora de linha como é o caso do seu. Uma sugestão inicial: esqueça tudo o que você já fez até hoje e parta do zero.

Seu carro não funciona; a centralina está funcionando; dois sensores não funcionam; temos que partir dai, já que o problema do câmbio só poderá ser levado em conta após a solução dos outros problemas. Portanto, esqueeça ele por enquanto.

O primeiro passo é fazer uma avaliação dos componentes que ainda estão no carro: Bomba de gasolina, filtros de gasolina e de ar, bicos injetores, mangueiras de alimentação de combustível e hidráulicas, velas, ignição, enfim, fazer uma varredura naqueles componentes que podem comprometer o funcionamento do motor.

Feito isso e tendo sido sanados os eventuais problemas, é hora de se concentrar na parte elétrica que envolve o sistema de ignição e alimentação do veículo.

Centralina e ignição são as peças principais. O contato onde a chave é introduzida também tem grande importância para o funcionamento do carro, e deve ser checada quanto aos estágios da ignição.

Esse carro tem um certo problema de elétrica, não que seja uma deficiência, mas apenas um problema. Ele é decorrente da falta de conhecimento dos técnicos da própria Citroën do Brasil, e da falta de interesse da montadora, no país, em promover um programa de reciclagem de informações técnicas entre os seus funcionários.

Aqui no Fórum você poderá encontrar várias informações sobre oficinas particulares que contam com profissionais com um grau satisfatório de conhecimento sobre os carros da marca. Eles, na maioria das vezes, são oriundos de concessionárias e acabam tendo um aprendizado mais eficiente justamente por se darem ao trabalho de consertar os carros que chegam até suas oficinas.

Certamente será um trabalho que demandará um certo tempo, uma grade dose de paciência, e certamente um nível no mínimo razoável de conhecimento e experiência, atributos que você não irá encontar nas concessionários, infelizmente para nós todos.

Boa sorte!
Editado pela última vez por RAFAEL em Qua Ago 15, 2007 7:25 pm, em um total de 1 vez.
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Dalla

#3

Mensagem por Dalla » Qua Ago 15, 2007 3:12 pm

Obrigado Adm.

Só uma correção é o Dalla do sobrenome.
As oficinas com técnicos "especializados", constam onde? e eles trabalham com preços próximos a das concessionárias?
RAFAEL
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#4

Mensagem por RAFAEL » Qua Ago 15, 2007 7:27 pm

Desculpe a falha! Já foi corrigido.

Há referências nas áreas do próprio Xantia, do Xsara, do ZX e, se não estiver enganado, também na área do XM.

O ideal é entrar em cada um delas e ver as referências que são dadas pelos próprios colegas do Fórum.

Abraço!
Editado pela última vez por RAFAEL em Qua Ago 15, 2007 7:28 pm, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por rafael_xm » Qui Ago 16, 2007 10:57 am

Desculpe a pergunta Dalla, mas você comprou esse carro numa concessionária em São Paulo? Se positivo, teria sido na TGV?
Editado pela última vez por rafael_xm em Qui Ago 16, 2007 10:58 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
Dalla

#6

Mensagem por Dalla » Sex Ago 24, 2007 10:31 am

Olá Rafael,

Comprei de um EX-amigo.

Abs
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#7

Mensagem por rafael_xm » Sex Ago 24, 2007 10:46 am

Desculpe pela talvez indiscrição da pergunta, mas é que mais ou menos nessa época, eu estava vendo um carro desses na TGV da Nações Unidas, e que estava com uma séria de problemas de ordem elétrica e mecânica.

Agora, explica melhor essa coisa de ex-amigo que te vendeu um Citroën :huh: ...

Teria sido o carro :blink: o responsável por isso :unsure:

Abraço! :D :D :D :D :D
Ainda por aqui!
Dalla

#8

Mensagem por Dalla » Sex Ago 24, 2007 11:11 am

O pior é que foi.

Sempre tive alguns principios para comprar carros, um deles é nunca comprar carro do Rio e outro nunca comprar sem ver, testar, etc..
Nesta compra fui de encontro aos principios e dancei. O ex-amigo poderia ter sido mais honesto, como não foi, jogou 20 anos fora.
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#9

Mensagem por rafael_xm » Sex Ago 24, 2007 11:57 am

Um dos motivos que me levou a nunca comprar carros de parentes ou conhecidos foi justamente o fato de haver a possibilidade de que aquele veículo que você sempre achou que era bem cuidado, porque o dono sempre falou muito bem dele, não era tão bem cuidado assim. <_<

O fato é que é mais fácil você assumir a burrada de uma compra mal feita :( que tenha sido feita com base nos seus argumentos de compra, ou princípios como disse, do que aceitar que o cara em que você acreditava, pelo menos em tese <_< , te sacaneou na mão grande :angry:, e ainda acha que você está reclamando demais pelo que pagou. :angry: :angry:

Isso é a configuração da chamada falta de carater. :ph34r:

Mas veja pelo outro lado: você não perdeu um amigo, pelo contrário, fez a opção de não deixar por perto alguém que amanhã ou depois, poderia lhe dar uma rasteira ainda maior ;) -_- , e olha que conheço pessoas que já tomaram cada uma de pseudo-amigos e pseudo-familiares, que poderiam deixar meus dois fios de cabelo em pé. :huh:

Pelo menos dessa péssima amizade surgiu uma coisa boa, caso contrário você não estaria aqui hoje.

Abraço!
Ainda por aqui!
Dalla

#10

Mensagem por Dalla » Seg Ago 27, 2007 12:05 pm

Excelente a sua analogia.


abs
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#11

Mensagem por edufx » Ter Jan 22, 2008 6:29 pm

Ola todos os Xantias quando tem um acidente realmente ficam com a centralina do motor bloquiada...e tem de ser desbloquiada na Citroën...existe tambem um botao onde se desblquia o motor...pode esse botao ter ficado trancado na possiçao de protecçao por ter algum defeito no sistema de injecçao...!?
E pena realmente voçes ai no brasil terem imensos problemas com assistencia... :blink:


eduFX
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#12

Mensagem por RAFAEL » Qui Jan 24, 2008 8:58 am

Os problemas são realmente imensos Edu. Já está surgindo um mercado paralelo de peças que são trazidas da Argentina e do Uruguai, e que chegam aqui quase pelo mesmo preço. A diferença é que se consegue o que se pede, ao contrário das concessionárias que chegam até a desprezar os clientes que vão em busca de peças para os modelos mais antigos.
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