Pressão de óleo AL4
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Pressão de óleo AL4
Boa noite.
Estava lendo o tópico sobre defeito no Cambio, e surgiu uma dúvida pelo, qual seria a pressão correta do cambio, li e re-li e não consegui entender direito.
Munhoz informou que tinha visto algo entre 2,5 e 3,0 BAR e um outro amigo estava falando 7 bar e um outro post de 11bar.
Alguém sabe qual seria a pressão de trabalho? ou tem alguma literatura falando sobre esse assunto?
Obs. Li o tópico no fim de semana e ontem usei o carro para ir trabalhar (30km), resolvi espeta o LEXIA e acompanhar como se comportava.
Consegui tirar duas fotos.
https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (andando no transito lento)
https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (parado)
Duas coisas que chamou a atenção, a temperatura elevada do óleo ( está frio em SP, apesar de estar num transito pesado na parte da manhã) e a outra o escorregamento (diferença entre a entrada e saída da CVA) da rotação quando andando.
Alguém ja fez esse teste para comparamos? Ou tem algo a comentar?
Estava lendo o tópico sobre defeito no Cambio, e surgiu uma dúvida pelo, qual seria a pressão correta do cambio, li e re-li e não consegui entender direito.
Munhoz informou que tinha visto algo entre 2,5 e 3,0 BAR e um outro amigo estava falando 7 bar e um outro post de 11bar.
Alguém sabe qual seria a pressão de trabalho? ou tem alguma literatura falando sobre esse assunto?
Obs. Li o tópico no fim de semana e ontem usei o carro para ir trabalhar (30km), resolvi espeta o LEXIA e acompanhar como se comportava.
Consegui tirar duas fotos.
https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (andando no transito lento)
https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (parado)
Duas coisas que chamou a atenção, a temperatura elevada do óleo ( está frio em SP, apesar de estar num transito pesado na parte da manhã) e a outra o escorregamento (diferença entre a entrada e saída da CVA) da rotação quando andando.
Alguém ja fez esse teste para comparamos? Ou tem algo a comentar?
Rodolfo C4 Grand
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3527
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Pressão de óleo AL4
pelo que eu saiba, é de 2.8 a 3.0 bar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 12
- Registrado em: Qui Mai 12, 2016 8:01 pm
- Modelos Citroën: xantia 2000 16v
Pressão de óleo AL4
estando td ok,as pressoes variam entre o N eo D tendo minimo de 2,7 e maximo de 3,25 bar. O teto de 11bar em em aceleraçao de 2500rpm com cadrro em D,abaixo disso indica possivel problemas.
quanto a temperatura varia de acordo c a temperatura do seu sistema.
quanto a temperatura varia de acordo c a temperatura do seu sistema.
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Pressão de óleo AL4
Oseas,entrei em ferias essa semana e vou fazer o teste de pressao a 2500 rpm xom o carro em movimento.
Rodolfo C4 Grand
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Abr 19, 2019 11:49 am
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16v 2010/11
Pressão de óleo AL4
Bom dia,
Em casos de um reparo feito no câmbio AL4, é possível que um câmbio, de algum modo, seja a causa de um eventual incêndio se ele tiver com muita pressão no sistema e esquentando muito?
Em casos de um reparo feito no câmbio AL4, é possível que um câmbio, de algum modo, seja a causa de um eventual incêndio se ele tiver com muita pressão no sistema e esquentando muito?
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Pressão de óleo AL4
Tem no manual de reparação do AL4, na área de manuais do Xsara Picasso. 2,4 a 2,8 na lenta em neutro. 2,8 a 3,1 em D
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2891
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Pressão de óleo AL4
Legal, então o meu está dentro, pois estava vendo esses dias e marca um valor que varia de 2,45 a 2,60 em marcha lenta cambio em P ou N, não vi quanto marca se colocar em D, mas vou ver.
A ~2500rmp marca em torno de 9,9 bar o que fica dentro do que eu li aqui que é um limite de 11bar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Pressão de óleo AL4
Feliz natal.rgdl escreveu: ↑Qua Dez 23, 2020 6:24 pmLegal, então o meu está dentro, pois estava vendo esses dias e marca um valor que varia de 2,45 a 2,60 em marcha lenta cambio em P ou N, não vi quanto marca se colocar em D, mas vou ver.
A ~2500rmp marca em torno de 9,9 bar o que fica dentro do que eu li aqui que é um limite de 11bar.
Esta pressão de 9,9BAR não entendi bem qual a utilidade,pode ser que seja para ajustar a regulagem de pressão que existe na parte inferior do corpo de válvulas.
Quanto aos 2,45 a 2,6 BAR na lenta está quase igual ao meu que varia de 2,35 a 2,65 (quando frio). Pode ser a diferença entre o Dexron III e o VI.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2891
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Pressão de óleo AL4
Realmente, não tinha pensado nisso. O Dexron VI é menos viscoso que o Dexron III.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Pressão de óleo AL4
Munhoz está certo nos câmbios AL4 modernizados a pressão é de 2,5 a 3BAR. O módulo do moderno tem escrito TA 2005.RodolfoBertolucci escreveu: ↑Ter Jun 07, 2016 11:18 pm
Munhoz informou que tinha visto algo entre 2,5 e 3,0 BAR e um outro amigo estava falando 7 bar e um outro post de 11bar.
Alguém sabe qual seria a pressão de trabalho? ou tem alguma literatura falando sobre esse assunto?
Duas coisas que chamou a atenção, a temperatura elevada do óleo ( está frio em SP, apesar de estar num transito pesado na parte da manhã) e a outra o escorregamento (diferença entre a entrada e saída da CVA) da rotação quando andando.
Alguém ja fez esse teste para comparamos? Ou tem algo a comentar?
A temperatura do óleo do meu está acima do aceitável (120°C) quando em viagens.
O escorregamento não pode acontecer, talvez seja o Lock-up do conversor de torque que entra só em segunda marcha acima de 30 km/h
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2891
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Pressão de óleo AL4
Isso é um problema dos AL4 que não resfriam o óleo corretamente. Já vi no youtube o povo eliminando o trocador de calor e colocando no lugar um radiador de óleo de 15 linhas com ventoinha ativada por um cebolão.
Só não achei aceitável a temperatura que colocaram, em torno de 56°C, é muito baixa, 70°C é o ideal, pois é a temperatura padrão para aferir o nível do óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Pressão de óleo AL4
Acredito que não seja um problema do AL4 em si.
Quando não se utiliza líquido de arrefecimento correto o motor oxida e cria aquela ferrugem que se deposita no sistema de refrigeração, se olhar o esquema de refrigeração do AL4 o trocador de calor parece um coletor de ferrugem, aí o óleo do câmbio superaquece, quebra e leva a culpa.
Alguns mecânicos quando removem o AL4 retiram o parafuso do trocador de calor, fazem manutenção no câmbio e nem olham o trocador de calor.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Pressão de óleo AL4
Substituí o trocador de calor do AL4 pelo do AT8 por que a temperatura do óleo do câmbio chegava a 120 graus em viagens longas e com AC passou de 130 graus. O meu trocador estava com o tubo de saída muito amassado, restringindo a saída de "água". Também pensava que a temperatura do câmbio dependia do sistema de arrefecimento, mas depois de inspecionar o trocador de calor que estava instalado... Toda a parte inferior do trocador de calor está com borra de óleo.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2891
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: Pressão de óleo AL4
E agora giovane, como está a temperatura?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Interessado
- Mensagens: 1088
- Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT
Re: Pressão de óleo AL4
Vou fazer a mesma viagem na próxima semana.
As principais diferença dos trocadores estão nos orifício, no novo deixaram o retorno bem próximo ao fundo do trocador de calor sem ficar óleo acumulado e a entrada passou de 4 para 6 furos no parafuso.
Durante a substituição do trocador de calor reparei que o tubo da carcaça da válvula termostática para a bomba de água não era original.
O terminal que soldaram neste tubo foi mal posicionado, ao invés de ficar 90° com o tubo ficou 100°, 10° de contrafluxo.
Deixei de trocar o óleo do câmbio + lubegard só para ver quanto vai baixar a temperatura, dependendo do resultado troco o dexron 3H pelo 6.