[Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
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- Munhoz
- Zumbi
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[Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Boa turma,
Essa semana trocamos o trocador de calor da Xsara Picasso do meu irmão
Sintomas: Óleo no reservatório de água porém sem mistura de água e óleo no cabeçote.
Ferramentas utilizadas:
- Catraca 1/2
- Extensão 1/2 de 5"
- Chave 27 mm
- Alicate tipo papagaio
- Chave de filtro de óleo
Procedimentos:
1- Retirar o protetor de carter / peito de aço;
2- Retirar o filtro óleo, aqui vai escorrer um pouco então deixe um pote embaixo;
3- Solte as duas mangueiras de água do trocador;
4- Solte o parafuso 27 que prende o trocador no cavalete de óleo.
Para montar é o inverso. Apenas observe a posição e o pino guia entre o cavalete e o trocador.
Compramos um trocador paralelo por 280 e na Internet tem de tudo quanto é preço, uns passam de 800 reais.
Muita atenção quando forem comprar, se puderem levar o original junto para comparar é melhor e não foi o meu caso. No furo central do trocador existe uma parede onde vai apoiada a porca do parafuso, na peça original a altura dessa parede é bem baixa e na peça paralela que comprei era bem alta.
O que acontece? Quando tudo está no lugar o filtro de óleo dá batente na porca e não dá pressão suficiente no anel de vedação e vaza óleo. Pensa numa bagunça
Aqui tem duas fotos da Internet mostrando as diferenças de altura da parte central do trocador, a diferença é coisa de 3 mm. Ambos são paralelos.
Vamos as fotos: Assim que achar coloco aqui os links de outros tópicos relacionados ao trocador de calor
Essa semana trocamos o trocador de calor da Xsara Picasso do meu irmão
Sintomas: Óleo no reservatório de água porém sem mistura de água e óleo no cabeçote.
Ferramentas utilizadas:
- Catraca 1/2
- Extensão 1/2 de 5"
- Chave 27 mm
- Alicate tipo papagaio
- Chave de filtro de óleo
Procedimentos:
1- Retirar o protetor de carter / peito de aço;
2- Retirar o filtro óleo, aqui vai escorrer um pouco então deixe um pote embaixo;
3- Solte as duas mangueiras de água do trocador;
4- Solte o parafuso 27 que prende o trocador no cavalete de óleo.
Para montar é o inverso. Apenas observe a posição e o pino guia entre o cavalete e o trocador.
Compramos um trocador paralelo por 280 e na Internet tem de tudo quanto é preço, uns passam de 800 reais.
Muita atenção quando forem comprar, se puderem levar o original junto para comparar é melhor e não foi o meu caso. No furo central do trocador existe uma parede onde vai apoiada a porca do parafuso, na peça original a altura dessa parede é bem baixa e na peça paralela que comprei era bem alta.
O que acontece? Quando tudo está no lugar o filtro de óleo dá batente na porca e não dá pressão suficiente no anel de vedação e vaza óleo. Pensa numa bagunça
Aqui tem duas fotos da Internet mostrando as diferenças de altura da parte central do trocador, a diferença é coisa de 3 mm. Ambos são paralelos.
Vamos as fotos: Assim que achar coloco aqui os links de outros tópicos relacionados ao trocador de calor
- Miau
- Zumbi
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[Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
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- rgdl
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[Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Só um detalhe, embora o filtro Fram PH4558 encaixe ele não é o correto, o correto é o PH5566.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
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- Nome: Vitor Munhoz
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[Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Nem sempre acha fácil o 5566 mas eu pesquisei antes de usar outro. Na última troca de óleo do Xantia, que também é o 5566, estava conversando com o dono da loja e ele disse que agora existem os filtros "multi" muito mais baratos e substituem os FRAM: PH4558, PH4703, PH5566, PH5752. No nosso caso o multi da FRAM é PH10906MIX20.
O 5566 estava 32 reais, peguei uma promoção do multi no extra e paguei 8 reais, o preço normal era 15. Mesmo fora da promoção a diferença é grande.
O diâmetro do anel de vedação e a rosca são os mesmos, a diferença está na altura do filtro apenas. Em casos específicos pode ser um problema, no VTS o cofre é muito apertado e é um pé no saco tirar ou colocar o filtro de óleo. Até pra trocar o de ar tem que levantar o carro no macaco
O 5566 estava 32 reais, peguei uma promoção do multi no extra e paguei 8 reais, o preço normal era 15. Mesmo fora da promoção a diferença é grande.
O diâmetro do anel de vedação e a rosca são os mesmos, a diferença está na altura do filtro apenas. Em casos específicos pode ser um problema, no VTS o cofre é muito apertado e é um pé no saco tirar ou colocar o filtro de óleo. Até pra trocar o de ar tem que levantar o carro no macaco
-
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Re: [Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Boa tarde pessoal. Me desculpe reabrir este tópico mas gostaria de uma informação. Eu troquei esta peça na minha Xsara Picasso 2005 e está vazando água ( mínimo ). Ali só pode sair água em uma das mangueiras ou a água circula por dentro da peça também e pode vazar? Ou no interior da peça só pode circular o óleo e a água só na parte de baixo ( entrada e saída ). Já levei 3 vezes ao mecânico e não resolveu. Só o motor esfriar que começa a cair gotas. Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço pois quero trocar o líquido de arrefecimento mas com este vazamento não tem como.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
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Re: [Tutorial] Como trocar o trocador de calor EW10J4
Circula água e óleo dentro dessa peça e não pode vazar nada, nem pra fora nem pra dentro. De onde vaza? da peça ou da mangueira?