Xsara Picasso - Apito de anomalia
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
bom dia!! Sim, no meu caso sim. Como o apito so acontecia somente depois de uns 30km rodados, resolvi trocar so o filtro como teste, como citado nas pesquisas que vi na net. Só troquei o filtro, (colocando oleo no novo antes de rosquear) e resolveu! fiz um percurso de 40km sem apitar nada. Isso na semana passada. E como meu carro está bem rodadim, e uso ele em regime severo ( ando 14km de manha e 14 a noite todo dia) vou antecipar as trocas em.7 mil Km, como farei agorano final desse mês, é já troco filtro de novo,claro. E vamos acompanhar.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Poxa! beleza, que bom foi algo simples. Faça isso, troque o óleo e coloque filtro novo, o genuíno é da Mahle/Metal Leve código OC100 ou OC505 e a referência Fram é PH5566.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
show.. vou considerar trocar o sensor.. lembro de ter desmontado a bomba numa ocasião e não vi nada irregular no visual. Porém, como o principio é de uma bomba de engrenagem, é difícil detectar a olho nu qualquer desgaste.rgdl escreveu: ↑Ter Jun 23, 2020 9:57 amMiau esse pressostato é muito barato então vale a pena trocar para não com dúvida sobre ele.
Quanto a bomba de óleo eu comprei na concessionária e não tem nada nela que indique que foi fabricada por terceiros, então eu suponho que seja uma peça original feita pela PSA mesmo. Ela me custou pouco mais de R$ 600,00 na época.
A marca TAKAO eu não conheço, mas a Nakata também tem uma bomba para esse motor e a Nakata é boa marca, agora só acha Nakata no Mercado Livre.
Essa takao eu já vi muito por ai, só não sei se é boa. A genuína está absurdamente cara.. 900 e tantos bozos.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Quanto a bomba da Nakata ela está num preço muito bom no próprio site da Nakata, veja:
Bomba de Óleo - Nakata - NKBO0805
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Lembra a marca e a kilometragem do filtro que apresentava problema?sebastiao escreveu: ↑Qui Jun 25, 2020 5:54 ambom dia!! Sim, no meu caso sim. Como o apito so acontecia somente depois de uns 30km rodados, resolvi trocar so o filtro como teste, como citado nas pesquisas que vi na net. Só troquei o filtro, (colocando oleo no novo antes de rosquear) e resolveu! fiz um percurso de 40km sem apitar nada. Isso na semana passada. E como meu carro está bem rodadim, e uso ele em regime severo ( ando 14km de manha e 14 a noite todo dia) vou antecipar as trocas em.7 mil Km, como farei agorano final desse mês, é já troco filtro de novo,claro. E vamos acompanhar.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Boa noite! Sim, tenho marcadissimo. Em janeiro dia 15 troquei o óleo e pus filtro Marca Wega uni0001 Km 228.733. os apitos começaram quando chegou a 234.000 mais ou menos...rodo perto de 900km por mês. Assim que vi uns artigos (videos, relatos e depoimentos) na internet sobre trocar o oleo de novo, ja fiz de imediato.
Bom, como rodo bem com o carro vou antecipar a troca antes dos 10mil. Uso total 15w40 e da última vez pus militec. Já vou trocartudo agora quarta feira, se Deus quiser. to prnsando em por esse filtro, vejam:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
Tô pensando em viajar assim que liberar da pandemia, pois preciso resolver uns trâmites do meu falecido pai em Minas, então vou ver onde troco a correia dentada, pois a poly v eu mesmo troquei, mas a dentada tenho medo. Alguém recomenda a arcar na barra funda? Fui buscar informações deles já vi relatos ruins nem quero mais.
Valeu
Bom, como rodo bem com o carro vou antecipar a troca antes dos 10mil. Uso total 15w40 e da última vez pus militec. Já vou trocartudo agora quarta feira, se Deus quiser. to prnsando em por esse filtro, vejam:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
Tô pensando em viajar assim que liberar da pandemia, pois preciso resolver uns trâmites do meu falecido pai em Minas, então vou ver onde troco a correia dentada, pois a poly v eu mesmo troquei, mas a dentada tenho medo. Alguém recomenda a arcar na barra funda? Fui buscar informações deles já vi relatos ruins nem quero mais.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Continuando.. Estava pensando.. Curiosamente, com o motor frio, não da o apito.
Depois de atingir a temperatura de serviço, é que fica passível de acontecer, por exemplo, quando chego em casa e estou parando o carro.. Ou numa reduzida qualquer.. Ou seja, parei de acelerar, onde fica na lenta.. Ai vez ou outra da o apito.
Numa análise, o que muda? A viscosidade do óleo. Quando quente, fica menos viscoso. Lembrando que viscosidade é a capacidade de escoamento de uma substância, posso entender que..
Talvez, quando com viscosidade reduzida, parte da pressão gerada na bomba acabe vazando pelas engrenagens da mesma. Se houver folga nas partes da bomba, ela perde a eficiência e quando o óleo está quente e por consequência, com viscosidade menor, evidência o problema da bomba.
Mas por desencargo de consciência, vou trocar o pressostato também.
Depois de atingir a temperatura de serviço, é que fica passível de acontecer, por exemplo, quando chego em casa e estou parando o carro.. Ou numa reduzida qualquer.. Ou seja, parei de acelerar, onde fica na lenta.. Ai vez ou outra da o apito.
Numa análise, o que muda? A viscosidade do óleo. Quando quente, fica menos viscoso. Lembrando que viscosidade é a capacidade de escoamento de uma substância, posso entender que..
Talvez, quando com viscosidade reduzida, parte da pressão gerada na bomba acabe vazando pelas engrenagens da mesma. Se houver folga nas partes da bomba, ela perde a eficiência e quando o óleo está quente e por consequência, com viscosidade menor, evidência o problema da bomba.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Isso mesmo Miau, o que muda é a viscosidade o óleo quente fica menos viscoso e por isso mais propenso a vazamentos por onde o óleo mais viscoso não passaria.
Com a troca da bomba nunca mais tive esse problema.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Boa tarde amigos....
tenho um c3 tendance e esta com problemas parecidos.... comprei e esta me dando uma dor de cabeça.... a loja teve que bancar a retifica do cabeçote e agora começou a apitar a pressão de oleo...
ja troquei os filtros ( fram ), troquei pelo oleo original do manual castrol 5x30, depois troquei o sensor de oleo ( original PSA ), e nada adiantou, continua apitando depois de esquentar o motor.
esta no mecanico, foi desmontado para ver se tem alguma borra no pescador, esta tudo ok... amanha vai testar a pressão do oleo na bomba... a pergunta é ????
Se for bomba de oleo, qual as melhores marcas para comprar ???
se não for a bomba o que pode ser....??
obrigado.....
tenho um c3 tendance e esta com problemas parecidos.... comprei e esta me dando uma dor de cabeça.... a loja teve que bancar a retifica do cabeçote e agora começou a apitar a pressão de oleo...
ja troquei os filtros ( fram ), troquei pelo oleo original do manual castrol 5x30, depois troquei o sensor de oleo ( original PSA ), e nada adiantou, continua apitando depois de esquentar o motor.
esta no mecanico, foi desmontado para ver se tem alguma borra no pescador, esta tudo ok... amanha vai testar a pressão do oleo na bomba... a pergunta é ????
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se não for a bomba o que pode ser....??
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
O que determina a pressão de óleo é a quantidade de óleo que é "perdida" no sistema de lubrificação.
Pode ser fuga pelas bronzinas de mancal e biela, tuchos hidráulicos ou pelo comando de válvulas, tudo isso por folgas geradas pelo desgaste.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Pois é.. Essa era minha segunda suspeita.. Hoje troquei a bomba. Ainda não deu o apito, mas também nao criei as condições para tal.. Assim que eu rodar bastante, vou verificar.
Porém, com um mecânico amigo junto, percebemos no som do motor que o mesmo, em determinadas rotações, está produzindo um ruído característico de folga no mancal fixo. Que poderia ser brozina gasta ou até mesmo o eixo gasto.
Aparenta ser em apenas um dos mancais da gaiola.
Com essa folga, acaba escoando oleo demais pelo mancal, perdendo pressão dentro da galeria. Isso está se confirmando pelo seguinte, se eu desligar o motor já quente, e religar em seguida, as vezes fica um tucho batendo.
Resumindo.. Eu teria que desmontar o motor e mandar o eixo pra retifica e trocar todas as bronzinas.
Se eu fizesse isso, provavelmente já mandatia verificar o estado das camisas dos cilindros.. Se estiverem no limite ou já fora, também retificar e trocar pistões.
Pra um motor de 120mil km.. Acho muito prematuro
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Eu penso diferente sobre os tuchos hidráulicos.Miau escreveu: ↑Sáb Dez 04, 2021 8:10 pm
Aparenta ser em apenas um dos mancais da gaiola.
Com essa folga, acaba escoando oleo demais pelo mancal, perdendo pressão dentro da galeria. Isso está se confirmando pelo seguinte, se eu desligar o motor já quente, e religar em seguida, as vezes fica um tucho batendo.
Acredito que os tuchos das duas valvulas de admissão do cilindro que estão na fase de admissão deveriam descarregar devido a pressão das molas que fecham as válvulas, quando a vedação do tucho já não está boa.
Quanto tempo demora para recarregar os tuchos nesta partida quente?
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
ultimamente, não está mais carregando depois de quente os 2 ultimos tuchos.
o problema da pressão de oleo sumiu com a troca da bomba, porém, talvez o oleo novo lavou o sistema deixando mais evidente a fuga de vazão pelo mancal
o problema da pressão de oleo sumiu com a troca da bomba, porém, talvez o oleo novo lavou o sistema deixando mais evidente a fuga de vazão pelo mancal
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
Eu fiz flush corretivo da koube, os tuchos carregam bem melhor pois parece que desobstrui as galerias mas aumenta as fugas nas bronzinas.
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Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia
pois é.. até onde consigo perceber, o sistema funciona assim:
temos o cárter como reservatório. depois dele, temos a trompa de aspiração que é ligada diretamente na bomba, que é de engrenagem. nisso, a bomba aspira o óleo do cárter e, através das engrenagens, bombeia o fluxo na sua saída, que joga no duto do suporte do filtro. nesse percurso, o fluxo encontra resistência à vazão, que se transforma em pressão, exatamente no pressostato, que é um tipo de sensor binário. O fluxo continua pelo filtro e segue de volta até o bloco, onde se comunica com o cabeçote. Ali na subida, existe uma válvula check(anti-retorno) para manter as galerias do cabeçote sempre abastecidas evitando o retorno do óleo quando a bomba não está ativa. Depois da válvula check, o fluxo se distribui pelas galerias, saindo pelos orifícios dos mancais fixos e móveis do virabrequim, dos mancais dos eixos de comandos, e saindo pelos orifícios dos alojamentos dos tuchos. Cada tucho tem uma vala na sua lateral, onde tem 1 ou 2 orifícios de carregamento.
Em todo o sistema, em caso de fuga de vazão, o primeiro local a sofrer são os 2 últimos alojamentos de tucho, isso porque ficam no final do circuito do fluxo.
Ao acelerar o motor, é possível perceber um som de vibração do eixo no mancal fixo. Se há vibração, certamente há folga entre o eixo e a bronzina, e o filme de óleo que deveria haver ali se escoa com facilidade. Nisso, afeta a pressão que deveria haver no final do circuito da galeria, dificultando o carregamento dos tuchos.
Essa linha de raciocínio que estou seguindo
temos o cárter como reservatório. depois dele, temos a trompa de aspiração que é ligada diretamente na bomba, que é de engrenagem. nisso, a bomba aspira o óleo do cárter e, através das engrenagens, bombeia o fluxo na sua saída, que joga no duto do suporte do filtro. nesse percurso, o fluxo encontra resistência à vazão, que se transforma em pressão, exatamente no pressostato, que é um tipo de sensor binário. O fluxo continua pelo filtro e segue de volta até o bloco, onde se comunica com o cabeçote. Ali na subida, existe uma válvula check(anti-retorno) para manter as galerias do cabeçote sempre abastecidas evitando o retorno do óleo quando a bomba não está ativa. Depois da válvula check, o fluxo se distribui pelas galerias, saindo pelos orifícios dos mancais fixos e móveis do virabrequim, dos mancais dos eixos de comandos, e saindo pelos orifícios dos alojamentos dos tuchos. Cada tucho tem uma vala na sua lateral, onde tem 1 ou 2 orifícios de carregamento.
Em todo o sistema, em caso de fuga de vazão, o primeiro local a sofrer são os 2 últimos alojamentos de tucho, isso porque ficam no final do circuito do fluxo.
Ao acelerar o motor, é possível perceber um som de vibração do eixo no mancal fixo. Se há vibração, certamente há folga entre o eixo e a bronzina, e o filme de óleo que deveria haver ali se escoa com facilidade. Nisso, afeta a pressão que deveria haver no final do circuito da galeria, dificultando o carregamento dos tuchos.
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