Xsara Picasso - Apito de anomalia

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Apito de anomalia

#1

Mensagem por Miau » Dom Jan 08, 2017 8:58 am

Fala turma.. recentemente tenho viajado muito com o carro.. e ocorreu de umas 4 vezes, sem motivo aparente.. do carro dar aquele apito igual de porta aberta, tanque vazio ou defeito na injeção.. porem sem mensagem alguma no painel. Acontece tão rápido que nem da tempo de ver se alguma luz acende no momento..

Já aconteceu com alguem? grato
por Miau » Seg Dez 20, 2021 7:44 am
ultimamente, não está mais carregando depois de quente os 2 ultimos tuchos.

o problema da pressão de oleo sumiu com a troca da bomba, porém, talvez o oleo novo lavou o sistema deixando mais evidente a fuga de vazão pelo mancal
Ver resposta completa


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Apito de anomalia

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Jan 08, 2017 3:04 pm

Na que meu pai tinha isso acontecei quando desengatava o carro, o giro baixava e ele apitava.. um dia consegui ver que era o aviso de baixa pressão de óleo, mas isso por conta do giro abaixo da lenta.
Uma limpeza na TBI resolveu, estabilizou a lenta.

O seu da esse apito em qual situação?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Apito de anomalia

#3

Mensagem por Miau » Dom Jan 08, 2017 10:37 pm

não tem assim uma condição específica.. acontece tão rápido que nem da pra ver..

percebi isso tem coisa de 1 mês e aconteceu umas 5 vezes acho..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Apito de anomalia

#4

Mensagem por rgdl » Seg Jan 09, 2017 11:39 am

Quando eu tinha problema de pressão de óleo é que isso acontecia comigo, dava apito mas não aparecia aviso no painel ou era tão rápido que não via. Depois que troquei a bomba de óleo nunca mais aconteceu.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#5

Mensagem por sebastiao » Dom Mai 31, 2020 12:07 am

Boa noite! em tempo, bom dia ... Amigos, proxurei tópico sobre o assunto, mas ese e o que mais se assemelha. Começou a acontecer com a minha XP. Sempre que ando um percurso de uns 30km a 40km (geralmente faço isso aos finais de semana) e sempre quase no final da viagem uns 3o ou 25 km começa uma apitacao sem.parar quando reduz o a velocidade ou tiro a marcha e deixo na banguel, só para quando acelero um pouquinho ou desligou o carro um.pouquinho (tipo no farol) .

Tô suspeitando de sensor de marga lenta ou algo como bomba se óleo.

Nunca acontece em percursos pequenos (uso carro todo dia, levo minha esposa e abuso no trabalho, em torno de 26 km dia)

já vi um.video que um tal de bardhal prolonga resolve, mas tenho receio.

agradeço mais uma vez👏👍😁
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
LuanbothRS
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Abr 11, 2020 7:42 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso exclusive 02/03 vermelho

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#6

Mensagem por LuanbothRS » Dom Mai 31, 2020 3:12 pm

Boa tarde, acontecia esse aviso no meu também e então verifiquei o nível de óleo tava pouco acima do minimo da vareta original já estava quase na hora de trocar o óleo então já aproveitei a ocasião e troquei o óleo e agora não faz mais mas acontecia quando minha esposa ia entrar na garagem de casa que o carro ficava inclinado e então provavelmente o óleo que fica no cárter "fugia do pescador" e quando soltava a embreagem a ponto do motor querer morrer, mas fiz isso pra ver a mensagem.

As vezes é coisa minima mas poder ser mais seria, já estou me preparando pra trocar bomba de óleo, agora estou cuidando mais seguido o óleo, principalmente quando acelero mais forte, motor já esta com 175mil, e troco de óleo mais seguido
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#7

Mensagem por Miau » Dom Mai 31, 2020 6:49 pm

Tem que ver que esse motor, se o rpm cai pra menos de 650rpm, a pressão fica fraca o suficiente pra desarmar o pressostato de óleo e dar o aviso no painel.

O lance é que se a pressão volta o suficiente pra armar o pressostato, o aviso some imediatamente. Então você so ouve o apito e a luz vermelha do óleo acende e apaga, junto com a mensagem PARE

Como esse não é um erro de injeção, não armazena na central.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#8

Mensagem por rgdl » Dom Mai 31, 2020 9:57 pm

Eu criei um tópico para isso há algum tempo atrás e era esse mesmo o comportamento, em marcha lenta apitava e acendia a luz do óleo, no meu caso o problema era bomba de óleo mesmo, até postei uma foto da bomba velha toda desmontada, talvez a leitura dele seja útil a você.

O tópico é esse: Pare pressão de óleo baixa

Mas pressão de óleo pode ser um monte de coisa, pode ser pescador entupido, excesso de borra, sensor de pressão ruim... até marcha lenta como lembrou o Miau, então tem que ver.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#9

Mensagem por sebastiao » Seg Jun 01, 2020 12:15 pm

Boa tarde!

Ah beleza! Não tinha visto esse, procurei mas não achei..hehe

Nossa o Miau, descreveu exatamente o que houve, vem.ua mensagem rapidinha mesmo de PARE e a luz do óleo. Só acontece isso quando faço um percurso maior que 30km e detalhe, quando estamos com o ar ligado, pois ontem votei pelo rodoanel, andei 67km direto nada aconteceu.

Hoje cedo no scaner que o carro passou não deu nada. Mas eu já sabia que gastaria a toa, fiz pra ver se tinha algo.

Mas vou ver o tópico e me preparar pra mexer no motor.
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#10

Mensagem por Miau » Sex Jun 12, 2020 5:21 pm

@rgdl quando tiver um tempo.. Motor já em temperatura de trabalho.. Se puder monitorar o rpm de marcha lenta pra comparar..

O meu aqui oscila entre uns 680 ~ 720rpm com motor engatado.. E 700rpm em lenta desengatado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#11

Mensagem por rgdl » Sex Jun 19, 2020 7:31 am

Oi Miau, desculpa ai mas só hoje vi sua mensagem.

Seguinte estou com problema nos bicos injetores, com isso a lenta está falhando então não vou poder fazer esse teste agora.

Estou enfrentando esse problema faz algum tempo por causa de gasolina ruim. Já comprei bicos novos e estou esperando chegar, assim que chegar e eu resolver o problema posto aqui os valores da marcha lenta.

De qualquer maneira eu vi no Docbackup que a lenta esperada para esse motor é entre 650 a 720 rpm.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#12

Mensagem por Miau » Sex Jun 19, 2020 7:43 am

650..? Então minha bomba de óleo ta ruim também.

Quando cai abaixo de 700.. Começam os apitos

Ou é ela.. Ou o pressostato de óleo.. Assumindo que não há fuga de óleo entre a bomba e o pressostato, e nem aspiração de ar, pois usei vedações novas.

Curioso é que só dá apitos nessa condição, com o motor quente.. Talvez porque frio, o regime de rpm esteja na casa dos 800

Adicionado após 28 minutos 26 segundos:
Bom. Posso testar o pressostato.. Basta colocar nele uma pressão acima de 0,5 bar / 7,25 psi que é o ponto de acionamento.

Você colocou bomba genuina? Vi da marca takao.. Será que presta?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#13

Mensagem por sebastiao » Dom Jun 21, 2020 12:10 pm

Boa tarde! Desculpe a demora tava pensando como resolveria começando pelo mais barato...hehe

Bom como meu carro já está com 234mil Km ( o rapaz que me vendeu disse que o dono só rodava em estrada, e realmente o intervalo entre manutenções na francecar foram bem curtas). resolvi ver o estado do filtro de oleo que troquei em janeiro. Resolvi comprar outro novo (wega) pois vou trocar o óleo mas que vem. Só troquei o filtro (deu trabalho pra tirar ele) é já parou com isso. Mas depois com o tempo vou preparar uma bomba nova, pois pretendo viajar longas distâncias com ele.

Valeu!! E desculpa ae hehe👍
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#14

Mensagem por rgdl » Ter Jun 23, 2020 9:57 am

Miau esse pressostato é muito barato então vale a pena trocar para não com dúvida sobre ele.

Quanto a bomba de óleo eu comprei na concessionária e não tem nada nela que indique que foi fabricada por terceiros, então eu suponho que seja uma peça original feita pela PSA mesmo. Ela me custou pouco mais de R$ 600,00 na época.

A marca TAKAO eu não conheço, mas a Nakata também tem uma bomba para esse motor e a Nakata é boa marca, agora só acha Nakata no Mercado Livre.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#15

Mensagem por giovane s » Qua Jun 24, 2020 9:43 pm

sebastiao escreveu:
Dom Jun 21, 2020 12:10 pm
Boa tarde! Desculpe a demora tava pensando como resolveria começando pelo mais barato...hehe

Bom como meu carro já está com 234mil Km ( o rapaz que me vendeu disse que o dono só rodava em estrada, e realmente o intervalo entre manutenções na francecar foram bem curtas). resolvi ver o estado do filtro de oleo que troquei em janeiro. Resolvi comprar outro novo (wega) pois vou trocar o óleo mas que vem. Só troquei o filtro (deu trabalho pra tirar ele) é já parou com isso. Mas depois com o tempo vou preparar uma bomba nova, pois pretendo viajar longas distâncias com ele.

Valeu!! E desculpa ae hehe👍
A troca do filtro de óleo resolveu o problema?
Responder