O manual pede 4 litros, sai 3 entra 4 e coloca no nível.Antonioraf escreveu:Na verdade o carro tinha somente usa hesitação entre a primeira e a segunda marcha (somente na passagem, não na redução). Não se tratava de um tranco forte ao patinação. Acredito que o baixo número do degradador de óleo se deve a trocas anteriores de fluído. O que posso dizer é que o carro está perfeito agora e vou fazer a troca parcial (3 lts) a cada ano.giovane s escreveu:Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.
Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Acredito que a temperatura de trabalho deste câmbio seja mais alta que de outros carros, o problema é que com a diminuição da viscosidade os vazamentos internos causam trancos após longas viagens. Se a água do radiador trabalhasse mais fria ou o trocador de calor fosse maior ajudaria bastante.leandrobastosbr escreveu:Acredito que uma solução para baixar a temperatura do AL4 seria instalar um radiador de óleo exclusivo do câmbio (o Focus trabalha assim, tem um radiador próprio). O problema seria adaptar um flange próprio para isso.
Tem uma válvula solenóide na tampa traseira que é acionada eletronicamente pelo módulo, deve ficar fechada até atingir aqueles 58°C da temperatura mínima para colocar o óleo no nível.leandrobastosbr escreveu: A questão é que o trocador de calor do AL4 serve também para aquecer o óleo na fase fria.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Se faço isso, quando coloco no nível saem em torno de 1 litro. Assim, retiro 3 litros e insiro 3 litros.giovane s escreveu:O manual pede 4 litros, sai 3 entra 4 e coloca no nível.Antonioraf escreveu:Na verdade o carro tinha somente usa hesitação entre a primeira e a segunda marcha (somente na passagem, não na redução). Não se tratava de um tranco forte ao patinação. Acredito que o baixo número do degradador de óleo se deve a trocas anteriores de fluído. O que posso dizer é que o carro está perfeito agora e vou fazer a troca parcial (3 lts) a cada ano.giovane s escreveu:Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Depende de quanto óleo sai.
Para min saiu 3,2l em uma das vezes, talvez tenha sido o tempo de drenagem mais longo.
Para min saiu 3,2l em uma das vezes, talvez tenha sido o tempo de drenagem mais longo.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Pessoal, criei a conta exclusivamente para agradecer.
Preciso trocar o óleo do meu C3 e entrei aqui sabendo nada de câmbio. Muito obbrigado pelo material de excelente qualidade.
Agradecimento especial aos ilustríssimos Xamã, rgdl, munhoz e Miau.
Paz e saúde a todos, que as engrenagens do saber se mantenham em vocês girando sempre a todo vapor — opa, pera que já estamos na era da combustão, rsrs.
Preciso trocar o óleo do meu C3 e entrei aqui sabendo nada de câmbio. Muito obbrigado pelo material de excelente qualidade.
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Óleo lubrax pro câmbio AL4?
Minha c4 está com 70 mil km, resolvi trocar o óleo do câmbio preventivamente, fui numa empresa especializada que tem aquela máquina que suga o óleo e circula o óleo novo, ou seja troca praticante todo o óleo... Mas eu estava lá e pelo que vi colocaram óleo lubrax, não vi a especificação, vi que era vermelho. A pergunta é, existe algum óleo da lubrax pra esse câmbio?
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Óleo lubrax pro câmbio AL4?
Eu não concordo com tudo que é dito no video, principalmente em relação ao que se diz que não se troca o fluido.
Mas a recomendação dos atfs está correta.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Boa noite pessoal,
Comprei em dezembro meu C4 Picasso 2.0 2011/2012 e tenho gostado muito do carro, antes eu tinha uma Xsara Picasso 2009.
Tenho pesquisado bastante a respeito principalmente do câmbio automático, algo novo pra mim pois meus carros anteriores todos eram manuais, e vi em diversos lugares a recomendação de trocar o óleo da caixa no máximo aos 60.000 kms.
Meu carro atualmente está com 88500 kms e não sei se o dono anterior fez ou não essa troca alguma vez, apenas vi no manual que todas as revisões até 60.000 kms foram feitas em concessionária, mas nada além disso. Na minha mão eu troquei velas, filtros e óleo do motor até o momento.
Comecei a pesquisar algumas oficinas aqui em São Paulo (capital) e peguei alguns orçamentos:
- Automatik: R$1500,00 , usa 10L de óleo original, faz a substituição usando flushing, faz a reprogramação e os "adaptativos".
- Pradomatic: R$1300,00 , usa 9L de oleo Maxlife ATF/DVI/Mercon LV Synt e faz o flushing.
- Prontcar: R$750,00 , usa um óleo chamado "Tracktelf". Alguém já ouviu falar desse? Ele disse que tem a mesma especificação do original, porém com melhor qualidade. A troca creio que faça pelo modo convencional, não mencionou nada de flushing ao telefone.
O que vocês acham desses valores? E sobre as oficinas, aqui no fórum já li algo sobre a Prontcar mas nada sobre as outras. Se alguém conhecer outra que valha a pena checar eu agradeço.
Obrigado e um abraço!
Comprei em dezembro meu C4 Picasso 2.0 2011/2012 e tenho gostado muito do carro, antes eu tinha uma Xsara Picasso 2009.
Tenho pesquisado bastante a respeito principalmente do câmbio automático, algo novo pra mim pois meus carros anteriores todos eram manuais, e vi em diversos lugares a recomendação de trocar o óleo da caixa no máximo aos 60.000 kms.
Meu carro atualmente está com 88500 kms e não sei se o dono anterior fez ou não essa troca alguma vez, apenas vi no manual que todas as revisões até 60.000 kms foram feitas em concessionária, mas nada além disso. Na minha mão eu troquei velas, filtros e óleo do motor até o momento.
Comecei a pesquisar algumas oficinas aqui em São Paulo (capital) e peguei alguns orçamentos:
- Automatik: R$1500,00 , usa 10L de óleo original, faz a substituição usando flushing, faz a reprogramação e os "adaptativos".
- Pradomatic: R$1300,00 , usa 9L de oleo Maxlife ATF/DVI/Mercon LV Synt e faz o flushing.
- Prontcar: R$750,00 , usa um óleo chamado "Tracktelf". Alguém já ouviu falar desse? Ele disse que tem a mesma especificação do original, porém com melhor qualidade. A troca creio que faça pelo modo convencional, não mencionou nada de flushing ao telefone.
O que vocês acham desses valores? E sobre as oficinas, aqui no fórum já li algo sobre a Prontcar mas nada sobre as outras. Se alguém conhecer outra que valha a pena checar eu agradeço.
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Óleo lubrax pro câmbio AL4?
Cada câmbio tem um óleo específico.hernanicomh escreveu: ↑Dom Mai 03, 2020 5:39 pmMinha c4 está com 70 mil km, resolvi trocar o óleo do câmbio preventivamente, fui numa empresa especializada que tem aquela máquina que suga o óleo e circula o óleo novo, ou seja troca praticante todo o óleo... Mas eu estava lá e pelo que vi colocaram óleo lubrax, não vi a especificação, vi que era vermelho. A pergunta é, existe algum óleo da lubrax pra esse câmbio?
O óleo original do câmbio AL4 é o LT da ESSO/MOBIL, não use óleos Dexron sem especificificação LT 71141.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Comprei Xsara Picasso com 135 mil km e hoje tem 200 mil km, não use dexron VI, use Dexron III G ou H com especificação LT 71141.
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Óleo lubrax pro câmbio AL4?
Desconheço qualquer óleo da Petrobras que atenda as especificações do Al4.
Para a linha leve o que se aproxima é o Lubrax ATF TDX que é um óleo com certificação Dexron III, porém por ser um óleo mineral ele não serve no AL4.
Só lembrando que o Al4 é um cambio desenvolvido por um consorcio formado pela Renault e pela PSA (dizem que envolvia a ZF também, mas que ela saiu do projeto) e a Renault não usa o LT71141 no seu cambio que ela dá o nome de DP0.
A Renaul usa o Renaultmatic D3 SYN da Elf/Total que na ficha técnica não tem especificação nenhuma além de ser recomendada para o AL4/DP0.
A verdade é a seguinte, ambos os óleos são óleos Dexron III de base sintética (semissintético no caso do LT e totalmente sintético no caso do Renaultmatic) sem maiores aperfeiçoamentos, caso contrário tudo estaria nas suas respectivas fichas técnicas.
É perfeitamente possível usar um óleo diferente desses desde que seja de base sintética e, no mínimo, Dexron III.
Eu uso o óleo da GM Dexron VI e o cambio está bem macio.
Para a linha leve o que se aproxima é o Lubrax ATF TDX que é um óleo com certificação Dexron III, porém por ser um óleo mineral ele não serve no AL4.
giovane não exatamente, LT 71141 não é uma especificação mas apenas o nome do óleo da Mobil e não é usado no mesmo cambio dos carros da Renault.
Só lembrando que o Al4 é um cambio desenvolvido por um consorcio formado pela Renault e pela PSA (dizem que envolvia a ZF também, mas que ela saiu do projeto) e a Renault não usa o LT71141 no seu cambio que ela dá o nome de DP0.
A Renaul usa o Renaultmatic D3 SYN da Elf/Total que na ficha técnica não tem especificação nenhuma além de ser recomendada para o AL4/DP0.
A verdade é a seguinte, ambos os óleos são óleos Dexron III de base sintética (semissintético no caso do LT e totalmente sintético no caso do Renaultmatic) sem maiores aperfeiçoamentos, caso contrário tudo estaria nas suas respectivas fichas técnicas.
É perfeitamente possível usar um óleo diferente desses desde que seja de base sintética e, no mínimo, Dexron III.
Eu uso o óleo da GM Dexron VI e o cambio está bem macio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
também uso o dexron VI sem problemas.. na verdade o meu cambio já estava com problema, e o uso desse fluido amenizou.. ainda preciso juntar uma verba, ferramentas e tempo pra baixar esse cambio e meter bala nele.. inclusive com troca do conversor.
outra dica é.. o dexron VI também funciona maravilhosamente bem na direção, que exige o dexron III.. assim como é perfeitamente possível usar um fluido de freio DOT superior ao especificado, nos freios é claro.
outra dica é.. o dexron VI também funciona maravilhosamente bem na direção, que exige o dexron III.. assim como é perfeitamente possível usar um fluido de freio DOT superior ao especificado, nos freios é claro.
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Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Alguém sabe dizer se o Óleo PEAK ATF é bom para o cambio AL4?
Parece que ele é Dexron VI.
O preço desse óleo tá muito bom e tem várias oficinas no youtube usando esse óleo para o cambio AL4.
Adicionado após 1 minuto 18 segundos:
O preço tá muito bom.
https://www.altese.com.br/93252-altese-oleo-peak/p
Parece que ele é Dexron VI.
O preço desse óleo tá muito bom e tem várias oficinas no youtube usando esse óleo para o cambio AL4.
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O preço tá muito bom.
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Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Tem as mesmas especificações do LT71141, porem com uma viscosidade um pouco menor.
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Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Achei maneiro a colocação do colega que é Eng. mecânico, salvo engano, que disse que a definição do fluido tem relação com o clima do local no globo terrestre em que o auto estará. Dessa forma, se o veículo não foi "adaptado" ao destino diverso, essa alteração/readequação do fluido fica com o usuário, como muitos estão fazendo, buscando safar o seu dinheiro aumentando a vida útil.
Digo isso porque eu usar meu C4 no RS ou SC, e usá-lo aqui no noroeste do PR, ou RJ, cujas temperaturas são muito discrepantes dentro da região geográfica sob o "mesmo manual". Isso montadora nenhuma vai personalizar. Não vale o custo.
Logo, a troca de experiência é enriquecedora nessa busca pelo ideal.
Tô lendo e vendo qual colocar na caixa do meu recém adquirido.
Digo isso porque eu usar meu C4 no RS ou SC, e usá-lo aqui no noroeste do PR, ou RJ, cujas temperaturas são muito discrepantes dentro da região geográfica sob o "mesmo manual". Isso montadora nenhuma vai personalizar. Não vale o custo.
Logo, a troca de experiência é enriquecedora nessa busca pelo ideal.
Tô lendo e vendo qual colocar na caixa do meu recém adquirido.