Estouro do Radiador de ar quente.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#1

Mensagem por rgdl » Ter Jul 09, 2019 6:29 pm

Estava procurando um tópico semelhante mas não achei, tem muita coisa sobre arrefecimento mas nada sobre o radiador de ar quente, então...

Seguinte ontem voltando do trabalho, quando estava quase chegando em casa, ouvi um estouro e um barulho de panela de pressão, imediatamente senti meus pés queimando... \0/// \0/// \0/// ... quando olhei para os pedais vi o aditivo jorrando pelo acabamento... parecia uma cachoeira termal :suor: :suor: :suor: para chegar em casa eu removi as mangueiras do ar quente e fiz um jumper :tools: :tools: :tools: ... e tudo isso a noite, numa rua deserta e no maior frio... :tools: :tools: :tools: que lenha... :cry: :cry: :cry:

O que eu gostaria de saber é: se alguém conhece um tutorial de como trocar o radiador de ar quente do Xsara Picasso? Já vi muita coisa na internet sobre isso mas de outros carros como o C4, o 206 e o C3, mas nada do Picasso.

Já até comprei as peças, optei por comprar todo o conjunto e não apenas o radiador, ou seja, comprei o tubo com o o'ring e o radiador.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jul 17, 2019 11:17 am, em um total de 3 vezes.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiar de ar quente.

#2

Mensagem por Miau » Ter Jul 09, 2019 11:05 pm

Fala.. Você vai ter que soltar o acabamento lá baixo do capo que prende as duas pontas de duto da mangueira de ar quente.

Feito isso, vai ter que desmontar a parte inferior do console. Tem parafusos na parte encarpetada tambem em ambos os lados.

Feito isso, ai é desmontar o radiador.. Que da acesso pelo lado do motorista.. Pra isso, vai soltar o duto do radiador. Vai remover a sonda de temperatura do radiador, e por fim, puxar o radiador
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#3

Mensagem por rgdl » Qua Jul 10, 2019 4:08 pm

Miau obrigado pela resposta, então não tem muita diferença em relação ao que vi nos vídeos de outros carros.

Para quem quiser saber, as peças saíram mais em conta na concessionária do que nas lojas de auto peças. O radiador saiu a R$ 166,39 e o conjunto de tubos (que vem com o anel de vedação) foi R$ 84,16.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#4

Mensagem por Miau » Qua Jul 10, 2019 5:55 pm

Comprou também as mangueiras de durite?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#5

Mensagem por rgdl » Qui Jul 11, 2019 9:59 am

Vc está falando das mangueiras de retorno do ar quente das fotos abaixo? Se for essas eu não comprei porque elas são relativamente novas, eu as instalei em 2016.

Imagem Imagem

Vou tentar instalar eu mesmo o radiador do ar quente e tirar fotos para fazer aqui uma espécie de tutorial.

Ontem eu refiz a tubulação para isolar o radiador, porque o que tinha feito as pressas na segunda feira foi só mesmo para chegar em casa (3 quarteirões). Eu usei uma mangueira em J, que se não me engano é usada no cabeçote do Passat/Voyage e é parecida com a da foto abaixo, um espigão metálico e a mangueira da gambiarra de segunda, ficou satisfatório, dá para aguentar até o radiador chegar. Depois eu posto a foto.
mangueira jahu ja04579.jpg
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jul 17, 2019 11:19 am, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#6

Mensagem por Miau » Qui Jul 11, 2019 11:07 am

No meu, estourou aquele parafuso plástico de sangria dessa mangueira, mas o miolo do parafuso ficou nela. Ao tentar desacoplar a mangueira do duto, percebi que ela estava colada no plástico do duto, e bastou tentar puxar pra quebrar. A mangueira, na parte emborrachada está perfeita, mas o engate se desprendeu e está todo apodrecido.

Nisso, aproveitei pra desmontar o radiador, pra ver como é e entender o q preciso comprar. Mas pra não gastar, removi as mangueiras e coloquei tampões. Foram 10 bozos cada.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#7

Mensagem por rgdl » Qui Jul 11, 2019 12:42 pm

Eu fiquei com receio de colocar tampões e com isso reduzir o fluxo do liquido de arrefecimento e forçar a bomba d'água, já que só passaria liquido pela abertura do caixa de passagem que vai para o tubo de aço, por isso decidi fazer o by pass, custou um pouco mias mas nada absurdo, 28,00 da mangueira J, o espigão e as abraçadeiras custaram acho que 20,00 tudo, a outra mangueira eu já tinha em casa.

Agora sobre as mangueiras de retorno, esse modelo com engate de metal não é mais fabricado, por isso ele é caríssimo, para vc ter uma ideia o par está custando no service 952,78 bozos, sendo que a que não tem o parafuso de sangria custa 817,75 bozos. Ninguém em sã consciência paga esse preço.

Agora as de engate plástico, como as da foto que postei, são mais fáceis de achar no mercado de reposição e são beeem mais em conta, eu paguei, em 2016, 182,00 bozos nas duas da marca Cauplas que é a fornecedora da PSA na Argentina, ou seja, o Picasso argentino sai de fábrica com essa mangueira kkkkk... acho que continua +/- o mesmo preço hoje.

O único problema é que para esse modelo com engate plástico encaixar no engate do duto tem que tirar o anel metálico que fica preso no bendito engate do duto do ar quente, esse anel é colocado ali porque o engate metálico da mangueira original precisa dele para encaixar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Estouro do Radiador de ar quente.

#8

Mensagem por Kadurj » Qui Jul 11, 2019 1:40 pm

Boa tarde! Rgdl e Miau. Nunca me aventurei a saber o preço para pôr para funcionar o ar quente. Deu até uma animada pelo valor que o RGDL colocou. Achei que seria bem mais caro. O meu usa esses tampões desde que comprei a nave mas vive estourando. A última vez foi no mês passado indo para Grussaí. Pela primeira vez a nave subiu num reboque.
Vou me preparar para tentar resolver mais pra frente. Por enquanto, poderia me informar onde comprou essa mangueira em J? Também acredito que deva forçar menos a bomba d'água. Vou montar essa gambiarra por enquanto. Abs.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#9

Mensagem por rgdl » Qui Jul 11, 2019 3:33 pm

Eu comprei essa mangueira em J numa lojinha bem no ponto cem réis em Niterói, é meio difícil de achar porque é só uma portinha. Na verdade eu cheguei lá procurando uma mangueira em U usada no Celta com motor rocam, ai o cara da loja me apresentou essa muito melhor para o que eu queria fazer.

Vc deve achar essa mangueira no Coelho com certa facilidade, pois ela é a mangueira do coletor de admissão/válvula termostática do Monza/Kadett. Eu comprei da marca Jahu o código dela é JA04579-0 ou JA15062-3. Vc vai precisar de um espigão metálico de 3/4 e um pedaço pequeno de mangueira.

A que eu comprei é exatamente essa ai de baixo, vou editar a imagem do outro post porque embora parecida não é a mesma.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Estouro do Radiador de ar quente.

#10

Mensagem por Kadurj » Qui Jul 11, 2019 5:01 pm

Beleza.... Vou atrás dela. Obrigado!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#11

Mensagem por rgdl » Qui Jul 11, 2019 5:51 pm

Segue ai como ficou a gambiarra.
WhatsApp Image 2019-07-11 at 17.46.59.jpeg
Acho que ficou satisfatório, dá para aguentar até as peças chegarem.

Ah! sim, veja que a curva da mangueira não ultrapassa o nível dos conectores do radiador, eu fiz assim para minimizar o acumulo de ar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#12

Mensagem por Miau » Sex Jul 12, 2019 4:23 pm

bom, vamos lá..

sobre uso de tampão forçar bomba, no meu ver, não ocorre. As duas mangueiras que vão para o sistema de ar quente saem do mesmo tubo de aço que é aquele que vai na bomba. A diferença é o angulo de cada saída. Uma delas está a favor do fluxo e a outra, está, digamos, contra o fluxo. Assim, cria-se uma facilidade para o escoamento por uma das saídas, e favorece o retorno pela outra. Mas em nada influencia na bomba.

O único porém de se usar tampão, é somente de confiar que o mesmo suporta a pressão e temperatura geradas no sistema.

Eu mesmo não confio muito.

Mas estava pensando, melhor do que comprar mangueira + niples pra fazer o retorno,seria arruma um cano de aço em perfil U da medida que sirva pra usar com abraçadeiras.

tipo isso:

Imagem

Em tempo.. rgdl, caso vá manter por muito tempo essa mangueira ai, recomendo que dê um jeito dela não ficar roçando em nada.. só a vibração do motor, com ela tocando alguma parte, vai rapidamente desbastando a mangueira.

O meu duto do sistema de ar quente quebrou igualzinho o seu. o superior apodreceu e quebrou.

Outra dica.. antes de desmontar o radiador do duto, tente conseguir um compressor de ar pra expulsar a resíduo que fica no radiador.. senão faz maior lambança no carpete.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#13

Mensagem por rgdl » Sáb Jul 13, 2019 6:25 pm

Então, realmente pode não ter problema algum colocar o s tampões, mas confesso que o receio falou mais alto.

Não vou deixar por muito tempo não, só até as peças chegarem.

Eu ainda não tirei o acabamento para ver o tamanho do problema, mas, como vc notou, o estado do duto está ruim, podre mesmo, acredito que o duto deve ter explodido. Aí não sei se a dica do compressor vai funcionar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estouro do Radiador de ar quente.

#14

Mensagem por rgdl » Ter Jul 16, 2019 12:01 pm

As peças chegaram. Menos de 5 dias úteis. Vieram dois pares de o'rings, um par no tubo e outro junto com o radiador.

Imagem

Agora a primeira dificuldade, o acabamento lateral é aparafusado no mobile que tem o acendedor de cigarro, já tirei os parafusos dele mas não consigo remove-lo. Sem remover essa peça não dá para trabalhar direito, pois o acabamento lateral fica atrapalhando o acesso. alguém sabe como remover isso?

Imagem

Outra coisa que já vi é que, diferente de outros tutoriais de outros carros, o Picasso tem uma saída de ar que fica bem na frente do radiador, então tem que remover essa saída de ar para pode tirar o radiador, agora resta saber como sai, pois os dois parafusos visíveis eu já tirei, mas acho que tem outro escondido pela estrutura metálica.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estouro do Radiador de ar quente.

#15

Mensagem por Miau » Ter Jul 16, 2019 4:28 pm

rgdl.. essa parte de baixo do console sai inteira, incluindo frontal e laterais de carpete. tem que soltar os parafusos dos acabamentos laterais, parafusos da parte inferior na frontal, bem no pé do porta trecos de baixo, e mais 2 parafusos bem na cara do isqueiro, e o segundo onde seria o isqueiro do outro lado. olhando de baixo pra cima, você vê.

ai é só puxar a parte inferior inteira na direção do freio de mão. ao puxar um pouco, você ve o chicote do isqueiro, tem que desplugar.

feito isso, tem que soltar essa coluna metálica ai também, que tem 3 parafusos.

o difusor do pé, acho que são 2 parafusos só.ai voce olhando, vai perceber um encaixe.

no radiador, tem que desacoplar os dutor de subida com ele.. é um parafuso só.. solta, e depois faz alavanca com uma chave.

não esquece de soltar a sonda de temperatura que fica alí na parte frontal, atrás do acabamento do console, do porta trecos inferior. pois ela toca no radiador.

Adicionado a 25 minutos 12 segundos:
ahh.. esse difusor acho que tem um terceiro parafuso atras da coluna de metal.. remove ela.

outra coisa que lembrei.. ao remover a parte inferior do console, talbem tem um chicote da lampada do cinzeiro.. bata puxar que ela sai toda com soquete e tudo do console.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder