Xsara Picasso - Dando geral no motor
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Xsara Picasso - Dando geral no motor
Vou deixar o escape para depois.
Verifiquei a pressão da linha de combustível, a princípio normal, pequeno erro de indicação de manômetro chinês.
Fiz o reset dos auto adaptativos e a EGR ficou doida, pulsando ar para admissão. P1160, P1161 e P0170. Cortando cilindro também.
Desconectado o plug da EGR melhora, mas os outros parâmetros ficaram doidos por causa da EGR, subiu pressão de admissão e tempo de injeção e adiantou a ignição.
Amanhã desmontar EGR e limpar.
Verifiquei a pressão da linha de combustível, a princípio normal, pequeno erro de indicação de manômetro chinês.
Fiz o reset dos auto adaptativos e a EGR ficou doida, pulsando ar para admissão. P1160, P1161 e P0170. Cortando cilindro também.
Desconectado o plug da EGR melhora, mas os outros parâmetros ficaram doidos por causa da EGR, subiu pressão de admissão e tempo de injeção e adiantou a ignição.
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Como ficou o teu motor após a geral?
Troquei as juntas do coletor de admissão e lavei o coletor. O duto metálico estava com muita carbonização na ponta, cerca de 5mm de carvão, obstrução de 80 a 90%.
Meu motor falha na fase de aquecimento, não tem entrada de ar falsa, por volta de 70°C a pressão de admissão sobe até 730 por um minuto e depois volta para 500 mb.
Andei uns 1000 km com V-Power, as válvulas de admissão ainda tem carbonização, os dutos de admissão onde pega gasolina 100% limpo, onde não pega cerca de 0,5 a 1 mm de carvão.
Quando retirei o coletor de admissão vi um sensor, pressão, temperatura ou é uma termostática eletrônica?
Fica na ponta do trocador de calor do óleo.
Troquei as juntas do coletor de admissão e lavei o coletor. O duto metálico estava com muita carbonização na ponta, cerca de 5mm de carvão, obstrução de 80 a 90%.
Meu motor falha na fase de aquecimento, não tem entrada de ar falsa, por volta de 70°C a pressão de admissão sobe até 730 por um minuto e depois volta para 500 mb.
Andei uns 1000 km com V-Power, as válvulas de admissão ainda tem carbonização, os dutos de admissão onde pega gasolina 100% limpo, onde não pega cerca de 0,5 a 1 mm de carvão.
Quando retirei o coletor de admissão vi um sensor, pressão, temperatura ou é uma termostática eletrônica?
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O problema que eu queria resolver, persiste. To começando a acha que é a lockup do conversor de torque do cambio.
Isso que você viu aí é o pressostato de óleo, responsável pela luz de óleo pressão baixa.
E tem mais um que fica no bloco do motor, logo acima do suporte de óleo. É o sensor de detonação que serve pra fazer ajuste fino do avanço de ignição.
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O lock-up do conversor de torque só entra em giro alto, por volta de 1600 rpm, geralmente em 2ª, 3ª e 4ª.
2ª uns 30 km/h
3ª uns 45 km/h
4ª uns 64 km/h
Problema de lock-up aparece no AL4, mas não entra em 3ª em emergência.
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3ª uns 45 km/h
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Problema de lock-up aparece no AL4, mas não entra em 3ª em emergência.
- Miau
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Pois é. Acho que está agarrando em baixa, causando carga no motor.
No scanner, acusa erro no al4 no lockup do conversor. Não lembro a descrição completa.
E dá pra ouvir, quando sai do neutro, algo raspando com o giro do motor.
Infelizmente não posso brincar no câmbio agora, mas assim que me sobrarem bozos, vou desmonta-lo.
Já tenho o filtro e um conversor novo.
No scanner, acusa erro no al4 no lockup do conversor. Não lembro a descrição completa.
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O meu câmbio acusou problema no Lock-up quando o filtro do corpo de válvulas entupiu.
E acusa diferent setting quando a velocidade do motor e da turbina ficam diferentes. Parece que meu conversor não aguenta mais 100% de potência e torque.
E acusa diferent setting quando a velocidade do motor e da turbina ficam diferentes. Parece que meu conversor não aguenta mais 100% de potência e torque.
- Miau
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Acho q foi exatamente esse erro de cima.. Porém não tenho problemas de pressão.
Antigamente tive defeito de pressão.. Fiz a troca das eletrovalvulas, uma desmontagem e limpeza completa do corpo de válvulas, inclusive do filtro dele e respeitando o ajuste padrão das molas de esfera.
Antigamente tive defeito de pressão.. Fiz a troca das eletrovalvulas, uma desmontagem e limpeza completa do corpo de válvulas, inclusive do filtro dele e respeitando o ajuste padrão das molas de esfera.
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Fiz o mesmo só não troquei as solenóides.
Pretendo colocar filtro novo no corpo de válvulas, trocar óleo, mas o lock-up patinando...
Estou pesquisando sobre os anéis de vedação na tampa que fica na roda do motorista, dentro tem uma acumuladora de pressão...a princípio é só para o acionamento de freios e embreagens e a solenóide para lock-up.
Na lenta com carro frio a pressão varia de 2.45 a 2.75 BAR, o manual fala de em 2.4 a 2.8 em N, mas vou tentar regular para a pressão ficar mais alta.
Fiz uns testes no carro pois a CMF estava um pouco fora de posição.
Na lenta com o carro quente, AL4 estava com 58°C, 2.5 a 2.65 BAR , abaixo dos 2.7 indicados pelo Lexia como pressão requerida, mas dentro da faixa do manual.
Coloquei em D na lenta, manual pede de 2.8 a 3.1 e Lexia 3.0 BAR como requerido, mas meu câmbio não passa de 2.7 BAR.
Pretendo colocar filtro novo no corpo de válvulas, trocar óleo, mas o lock-up patinando...
Estou pesquisando sobre os anéis de vedação na tampa que fica na roda do motorista, dentro tem uma acumuladora de pressão...a princípio é só para o acionamento de freios e embreagens e a solenóide para lock-up.
Na lenta com carro frio a pressão varia de 2.45 a 2.75 BAR, o manual fala de em 2.4 a 2.8 em N, mas vou tentar regular para a pressão ficar mais alta.
Fiz uns testes no carro pois a CMF estava um pouco fora de posição.
Na lenta com o carro quente, AL4 estava com 58°C, 2.5 a 2.65 BAR , abaixo dos 2.7 indicados pelo Lexia como pressão requerida, mas dentro da faixa do manual.
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Boa noite.Miau escreveu:
Testei estanqueidade do coletor de admissão, tá blz.. Fiz isso colocando uma lamina plastica entre o coletor e o cabeçote.. Fixei o mesmo.. Tampei todas as demais entradas e coloquei 1 bar.. Ponteiro fixo
Tampei a borboleta com a mão com o carro na lenta, deu para escutar ar entrando pelo tudo metálico por uns 5 segundos após o carro apagar.
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Miau escreveu:Pois é. Acho que está agarrando em baixa, causando carga no motor.
No scanner, acusa erro no al4 no lockup do conversor. Não lembro a descrição completa.
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Xsara Picasso - Dando geral no motor
Filtro, conversor e cinta da F3 é serviço para ir até 300k km.
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Tenho uma xsara picasso 2008 1.6 e esta vazando óleo no cabeçote, pouca coisa. Devo apenas trocar as juntas?
Obrigado
Obrigado
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Xsara Picasso - Dando geral no motor
Depende só de onde no cabeçote está vazando óleo.
Muitas vezes vaza porque a mangueira de retorno dos gazes do carter (que o povo chama de anti-chama) pode estar rompida ai vaza óleo por ali.
Agora, realmente também é comum o vazamento pela junta, pois ela fica ressecada e perde a capacidade de impedir o vazamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- rgdl
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Re: Xsara Picasso - Dando geral no motor
Seguinte, vou ter que fazer o motor. Pelo diagnóstico do mecânico o óleo vem do cilindro. Então comprei algumas coisas que sei que vai ser necessário uma delas é o parafuso do motor.
Só que eu não sabia que o parafuso do motor EW10A é menor que o do motor EW10J4, a medida do EW10A é de 12,7 cm e do EW10J4 é de 14,10cm, também o do EW10A vem com uma arruela que no do EW10J4 não vem.
Curiosamente o parafuso do motor EW10J4S é o mesmo do EW10A. Outra coisa curiosa é que tanto o EW10A quanto o EW10J4 usam o mesmíssimo torque de aperto.
Segue foto de ambos:
Parafuso do EW10J4 Parafuso do EW10A A pergunta que não quer calar dá para usar sem medo o parafuso do EW10A no EW10J4?
Só que eu não sabia que o parafuso do motor EW10A é menor que o do motor EW10J4, a medida do EW10A é de 12,7 cm e do EW10J4 é de 14,10cm, também o do EW10A vem com uma arruela que no do EW10J4 não vem.
Curiosamente o parafuso do motor EW10J4S é o mesmo do EW10A. Outra coisa curiosa é que tanto o EW10A quanto o EW10J4 usam o mesmíssimo torque de aperto.
Segue foto de ambos:
Parafuso do EW10J4 Parafuso do EW10A A pergunta que não quer calar dá para usar sem medo o parafuso do EW10A no EW10J4?
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Re: Xsara Picasso - Dando geral no motor
Fiz 2 flush 1 preventivo e 1 corretivo da koubeMiau escreveu: ↑Qui Jan 17, 2019 10:41 pmRapaz, tá muito feio isso ai.. Nao entendi a chave de fenda e martelo.
Eu já fiz um flush uma vez com koube, mas ficou bem diferente do seu.. Da uma pesquisada em um tópico sobre tuchos batendo que fiz, lá tem fotos dessa limpeza.
Adicionado a 8 minutos 50 segundos:
Link pro topico do flush http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 909#p27909
Antes do flush preventivo o motor batia tucho na partida e consumia óleo, 800ml a cada 1000km, tentei usar 20w50 API SN mas não diminuiu o consumo.
Flush preventivo koube / 15w40 API SL mineral / condicionador de metais koube (por 4000km)
O consumo diminuiu para 600ml e a batida de tucho ocorria quando ficava mais de 3 dias parado nas partidas por cerca de 30 segundos.
Flush corretivo koube / 10w40 API SN Semisintético / condicionador de metais motorkote (por 7000km)
O consumo diminuiu para 400ml e a batida de tucho parou após rodar uns 2000km e voltou após 5000km.