Xsara Picasso - Dando geral no motor

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#31

Mensagem por giovane s » Dom Fev 10, 2019 8:51 pm

Vou deixar o escape para depois.
Verifiquei a pressão da linha de combustível, a princípio normal, pequeno erro de indicação de manômetro chinês.
Fiz o reset dos auto adaptativos e a EGR ficou doida, pulsando ar para admissão. P1160, P1161 e P0170. Cortando cilindro também.
Desconectado o plug da EGR melhora, mas os outros parâmetros ficaram doidos por causa da EGR, subiu pressão de admissão e tempo de injeção e adiantou a ignição.
:sad:
Amanhã desmontar EGR e limpar.


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#32

Mensagem por giovane s » Dom Mar 17, 2019 9:16 pm

Como ficou o teu motor após a geral?

Troquei as juntas do coletor de admissão e lavei o coletor. O duto metálico estava com muita carbonização na ponta, cerca de 5mm de carvão, obstrução de 80 a 90%.
Meu motor falha na fase de aquecimento, não tem entrada de ar falsa, por volta de 70°C a pressão de admissão sobe até 730 por um minuto e depois volta para 500 mb.
Andei uns 1000 km com V-Power, as válvulas de admissão ainda tem carbonização, os dutos de admissão onde pega gasolina 100% limpo, onde não pega cerca de 0,5 a 1 mm de carvão.

Quando retirei o coletor de admissão vi um sensor, pressão, temperatura ou é uma termostática eletrônica?
Fica na ponta do trocador de calor do óleo.
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#33

Mensagem por Miau » Seg Mar 18, 2019 7:58 am

O problema que eu queria resolver, persiste. To começando a acha que é a lockup do conversor de torque do cambio.

Isso que você viu aí é o pressostato de óleo, responsável pela luz de óleo pressão baixa.

E tem mais um que fica no bloco do motor, logo acima do suporte de óleo. É o sensor de detonação que serve pra fazer ajuste fino do avanço de ignição.
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#34

Mensagem por giovane s » Seg Mar 18, 2019 4:33 pm

O lock-up do conversor de torque só entra em giro alto, por volta de 1600 rpm, geralmente em 2ª, 3ª e 4ª.
2ª uns 30 km/h
3ª uns 45 km/h
4ª uns 64 km/h

Problema de lock-up aparece no AL4, mas não entra em 3ª em emergência.
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#35

Mensagem por Miau » Ter Mar 19, 2019 10:14 pm

Pois é. Acho que está agarrando em baixa, causando carga no motor.

No scanner, acusa erro no al4 no lockup do conversor. Não lembro a descrição completa.

E dá pra ouvir, quando sai do neutro, algo raspando com o giro do motor.

Infelizmente não posso brincar no câmbio agora, mas assim que me sobrarem bozos, vou desmonta-lo.

Já tenho o filtro e um conversor novo.
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#36

Mensagem por giovane s » Qua Mar 20, 2019 12:04 am

O meu câmbio acusou problema no Lock-up quando o filtro do corpo de válvulas entupiu.
E acusa diferent setting quando a velocidade do motor e da turbina ficam diferentes. Parece que meu conversor não aguenta mais 100% de potência e torque.
Anexos
Lock-up
Lock-up
diferent setting
diferent setting
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#37

Mensagem por Miau » Qua Mar 20, 2019 2:50 am

Acho q foi exatamente esse erro de cima.. Porém não tenho problemas de pressão.

Antigamente tive defeito de pressão.. Fiz a troca das eletrovalvulas, uma desmontagem e limpeza completa do corpo de válvulas, inclusive do filtro dele e respeitando o ajuste padrão das molas de esfera.
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#38

Mensagem por giovane s » Qua Mar 20, 2019 11:43 am

Fiz o mesmo só não troquei as solenóides.
Pretendo colocar filtro novo no corpo de válvulas, trocar óleo, mas o lock-up patinando...
Estou pesquisando sobre os anéis de vedação na tampa que fica na roda do motorista, dentro tem uma acumuladora de pressão...a princípio é só para o acionamento de freios e embreagens e a solenóide para lock-up.
Na lenta com carro frio a pressão varia de 2.45 a 2.75 BAR, o manual fala de em 2.4 a 2.8 em N, mas vou tentar regular para a pressão ficar mais alta.

Fiz uns testes no carro pois a CMF estava um pouco fora de posição.
Na lenta com o carro quente, AL4 estava com 58°C, 2.5 a 2.65 BAR , abaixo dos 2.7 indicados pelo Lexia como pressão requerida, mas dentro da faixa do manual.
Coloquei em D na lenta, manual pede de 2.8 a 3.1 e Lexia 3.0 BAR como requerido, mas meu câmbio não passa de 2.7 BAR.
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#39

Mensagem por giovane s » Sex Mar 22, 2019 8:09 pm

Miau escreveu:
Testei estanqueidade do coletor de admissão, tá blz.. Fiz isso colocando uma lamina plastica entre o coletor e o cabeçote.. Fixei o mesmo.. Tampei todas as demais entradas e coloquei 1 bar.. Ponteiro fixo
Boa noite.

Tampei a borboleta com a mão com o carro na lenta, deu para escutar ar entrando pelo tudo metálico por uns 5 segundos após o carro apagar.
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#40

Mensagem por giovane s » Ter Mar 26, 2019 1:39 am

Miau escreveu:Pois é. Acho que está agarrando em baixa, causando carga no motor.

No scanner, acusa erro no al4 no lockup do conversor. Não lembro a descrição completa.

E dá pra ouvir, quando sai do neutro, algo raspando com o giro do motor.

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#41

Mensagem por giovane s » Ter Mar 26, 2019 1:41 am

Filtro, conversor e cinta da F3 é serviço para ir até 300k km.
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#42

Mensagem por Renan6111 » Ter Jul 16, 2019 4:03 am

Tenho uma xsara picasso 2008 1.6 e esta vazando óleo no cabeçote, pouca coisa. Devo apenas trocar as juntas?
Obrigado
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#43

Mensagem por rgdl » Ter Jul 16, 2019 12:22 pm

Renan6111 escreveu: Tenho uma xsara picasso 2008 1.6 e esta vazando óleo no cabeçote, pouca coisa. Devo apenas trocar as juntas?
Obrigado
Depende só de onde no cabeçote está vazando óleo.

Muitas vezes vaza porque a mangueira de retorno dos gazes do carter (que o povo chama de anti-chama) pode estar rompida ai vaza óleo por ali.

Agora, realmente também é comum o vazamento pela junta, pois ela fica ressecada e perde a capacidade de impedir o vazamento.
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Re: Xsara Picasso - Dando geral no motor

#44

Mensagem por rgdl » Sex Set 18, 2020 2:13 pm

Seguinte, vou ter que fazer o motor. Pelo diagnóstico do mecânico o óleo vem do cilindro. Então comprei algumas coisas que sei que vai ser necessário uma delas é o parafuso do motor.

Só que eu não sabia que o parafuso do motor EW10A é menor que o do motor EW10J4, a medida do EW10A é de 12,7 cm e do EW10J4 é de 14,10cm, também o do EW10A vem com uma arruela que no do EW10J4 não vem.

Curiosamente o parafuso do motor EW10J4S é o mesmo do EW10A. Outra coisa curiosa é que tanto o EW10A quanto o EW10J4 usam o mesmíssimo torque de aperto.

Segue foto de ambos:

Parafuso do EW10J4
Parafuso EW10J4 Takao.jpg
Parafuso do EW10A
Parafuso EW10A Takao.jpg
A pergunta que não quer calar dá para usar sem medo o parafuso do EW10A no EW10J4?
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Re: Xsara Picasso - Dando geral no motor

#45

Mensagem por giovane s » Ter Jun 08, 2021 9:05 pm

Miau escreveu:
Qui Jan 17, 2019 10:41 pm
Rapaz, tá muito feio isso ai.. Nao entendi a chave de fenda e martelo.

Eu já fiz um flush uma vez com koube, mas ficou bem diferente do seu.. Da uma pesquisada em um tópico sobre tuchos batendo que fiz, lá tem fotos dessa limpeza.

Adicionado a 8 minutos 50 segundos:
Link pro topico do flush http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 909#p27909
Fiz 2 flush 1 preventivo e 1 corretivo da koube
Antes do flush preventivo o motor batia tucho na partida e consumia óleo, 800ml a cada 1000km, tentei usar 20w50 API SN mas não diminuiu o consumo.

Flush preventivo koube / 15w40 API SL mineral / condicionador de metais koube (por 4000km)
O consumo diminuiu para 600ml e a batida de tucho ocorria quando ficava mais de 3 dias parado nas partidas por cerca de 30 segundos.

Flush corretivo koube / 10w40 API SN Semisintético / condicionador de metais motorkote (por 7000km)
O consumo diminuiu para 400ml e a batida de tucho parou após rodar uns 2000km e voltou após 5000km.
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