Xsara Picasso - Dando geral no motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#16

Mensagem por Miau » Qua Jan 09, 2019 11:51 am

Pois é.. Tenho de vareta e de estalo. É essencial ter.

Na china existe um soquete torquimetro digital, fiquei curioso com esse.

Terminei praticamente toda parte de cima.
image.png
Testei estanqueidade do coletor de admissão, tá blz.. Fiz isso colocando uma lamina plastica entre o coletor e o cabeçote.. Fixei o mesmo.. Tampei todas as demais entradas e coloquei 1 bar.. Ponteiro fixo

Testei estanqueidade do circuito de arrefecimento, tá ok também. É ate simples. Solta a mangueira de retorno, tampa um lado e injeta 1 bar e acompanha o Ponteiro.. Paradinho.

Estou esperando chegar os retentores da bomba de óleo pra montar cárter.

Ficou faltando montar:

Trompa de aspiração, bomba de óleo, cárter, correias

E falta fazer o kit coifa da transmissão lado do câmbio, rolamento do suporte, coxim inferior


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#17

Mensagem por Miau » Qua Jan 16, 2019 10:30 am

quando penso que falta pouco.. eis que encontro agora caído e meio escondido no chão da sala...
image.png
possivelmente caiu quando peguei o cabeçote pra colocar no carro.

resumindo.. válvula anti-retorno de oleo do cabeçote.. ou seja, terei que desmontar o cabeçote do bloco novamente.. ou seja, remover coletor de admissão, exaustão, demontar caixa dagua, to pensando em deixar os eixos de comando no lugar.. enfim.. retrabalho pesado.

me veio a duvida.. terei que trocar novamente a junta por esta ter sido apertada?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#18

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 16, 2019 2:15 pm

:o :o
Que raiva hein
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#19

Mensagem por rgdl » Qua Jan 16, 2019 2:59 pm

Putz... que melda...
Miau escreveu: terei que trocar novamente a junta por esta ter sido apertada?
Se vc não ligou o motor acredito que não tenha que trocar a junta do cabeçote, mas é bom dar uma inspecionada, agora os parafusos vc vai ter que trocar com certeza.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#20

Mensagem por Miau » Qua Jan 16, 2019 7:29 pm

Ai é que está.. O parafuso tenho 90% de certeza que dá pra aproveitar, pois como o motor não foi ligado, não teve ação de temperatura + explosão no cilindro forçando contra o parafuso. Mas. Vou conferir o passo de rosca e o limite de serviço de medida que consta no manual.

Mas a junta, só por ter apertado, pode ter estampado(esmagado) formato do bloco vs cabeçote.. 100 bozos + 10 dias pra chegar.. Se for o caso
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#21

Mensagem por rgdl » Qui Jan 17, 2019 9:50 am

Miau escreveu: O parafuso tenho 90% de certeza que dá pra aproveitar, pois como o motor não foi ligado, não teve ação de temperatura + explosão no cilindro forçando contra o parafuso.
Mas parafuso com torque angular estica independente de estar sujeito a calor, ele estica no simples aperto mesmo. Sei lá pode ser neura da minha parte, já que o manual admite o reaproveitamento se ele estiver dentro da medida de tolerância mas eu ficaria com essa pulga atrás da orelha o tempo todo.

Já a junta, salvo engano, tem um produto químico entre as chapas que reagem com o calor do motor promovendo vedação... mas é assim... tem que fazer uma inspeção visual, se ela ficou muito achatada então é melhor trocar mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#22

Mensagem por giovane s » Qui Jan 17, 2019 11:18 am

Miau escreveu:
Os dutos de óleo do cabeçote estavam normais.. Dei jato de água e fluiu bem, furo por furo. Agora bem depois da sede das válvulas de exaustão, em cada uma tem um furinho. Todos entupidos de carvão. Esses furos vão dar naquela torre com um diafragma ao lado da egr. Pelo que me pareceu, acredito ser um sistema de compensação da contrapressao do escape. Tive que desobstruir na furadeira, saiu tanto carvão que dava pra fazer churrasco kk
Tem fotos dos furinhos da saída de escape? Foi difícil retirar as porcas do coletor de escapamento e a braçadeira?
Meu motor vibra na lenta, estou pensando em limpar estes furos e o coletor de admissão.
Quais óleos utilizou entre a primeira manutenção e esta? Achei o sistema de lubrificação bem limpo, após fazer flush no meu, limpei o cabeçote e o cárter do meu usando martelo e chave de fenda.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#23

Mensagem por giovane s » Qui Jan 17, 2019 2:42 pm

Miau escreveu:quando penso que falta pouco.. eis que encontro agora caído e meio escondido no chão da sala...

possivelmente caiu quando peguei o cabeçote pra colocar no carro.

resumindo.. válvula anti-retorno de oleo do cabeçote.. ou seja, terei que desmontar o cabeçote do bloco novamente.. ou seja, remover coletor de admissão, exaustão, demontar caixa dagua, to pensando em deixar os eixos de comando no lugar.. enfim.. retrabalho pesado.

me veio a duvida.. terei que trocar novamente a junta por esta ter sido apertada?
Os parafusos do cabeçote e do virabrequim são elásticos, acredito que esticam e mudam o passo de rosca somente se houver superaquecimento ou torque excessivo.
A junta de alumínio já vi mecânico reaproveitar de carro que superaqueceu, mas o risco de ter um superaquecimento, perda de compressão e óleo no arrefecimento...
Eu reaproveitei a junta das tampas de válvulas, da carcaça da válvula termostática e da tampa do e do corpo de válvulas do AL4, sem vazamentos.

Já que vai ter que retirar o cabeçote aproveita e faz blueprint para medir o empenamento do bloco e do cabeçote. Talvez o problema da lenta fosse vazamento de compressão entre cilindros.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#24

Mensagem por Miau » Qui Jan 17, 2019 9:26 pm

Fala rgdl.. Medi os parafusos, não apresenharam alongamento.. Inclusive casei a rosca do topo onde é virgem até a região da ponta, o passo de rosca certinho.

A junta não estava marcada, e os bordos pretos inteiros, reaproveitei. Amanha meto 1 bar de pressão no sistema de arrefecimento pra ver se está estanque. Ahh sim.. a sequencia de aperto é..

pré aperto de 1,5 Nm
aperto de 5 Nm
afrouxar 360º na sequencia inversa
aperto de Nm
aperto angular de 285º (pode se fazer o aperto em 2 vezes, ou seja, 140º na sequência, depois 145º)

sequencia:
PE 8 4 1 5 9
PA 7 3 2 6 10

existe um aviso dizendo que é proibido voltar a apertar(reaperto), ou seja.. se ta dando ruim depois disso, é retifica.

Outro aviso dizendo pra lubrificar a rosca e a base da cabeça com lubrificante de montagem molikote g rapid plus E3.. como não tenho, usei graxa branca. (possivelmente é pra facilitar a desmontagem no futuro, pois na primeira vez que desmontei estava absurdamente descomunalmente apertado)

Giovane, não tenho foto dessa parte, mas são furos logo após a sede de válvula de escape entre a haste e o retentor, bem pequenos mesmo. Só tirando o cabeçote fora e removendo as válvulas de escape pra ter acesso.

No meu caso, não tem empeno em nada. Inclusive ao desmontar da primeira vez, você consegue ver o bordo do cilindro, tem a marca certinha da junta.. Geralmente quando vaza, fica um rastro do vazamento nessa marca. O carro nunca fumou. Água nunca baixou.. Óleo baixava pq tinha vazamento no retento do virabrequim e do comando. E também os retentores de válvula tavam bem alargados. Desconfio que até estava admitindo ar falso por ali.

A junta da tampa de válvulas é seminova, tem pouco tempo que troquei, estava macia e inteira. Inclusive tem ordem de aperto, se não respeitar, pode vazar.. Se não me falha a memória, a ordem é começando de fora, lado da polia, dando a volta até chegar no lado de dentro das velas, até aquele parafuso que fica no meio da polia , por último. corrigindo, é igual a sequência de aperto do cabeçote,sendo que o último vai ser o do lado da polia.

O óleo que uso é o castrol magnatec 10w40 semi.. Atende os requisitos acea
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#25

Mensagem por giovane s » Qui Jan 17, 2019 10:20 pm

O meu estava superaquecendo, fumando e baixando muito óleo. Xsara Picasso 2 tempos, ainda não me animei a tirar o cabeçote.
Anexos
Depois de limpar com chave de fenda e martelo e descarbonizante.
Depois de limpar com chave de fenda e martelo e descarbonizante.
Assim estava quando comprei.
Assim estava quando comprei.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#26

Mensagem por Miau » Qui Jan 17, 2019 10:41 pm

Rapaz, tá muito feio isso ai.. Nao entendi a chave de fenda e martelo.

Eu já fiz um flush uma vez com koube, mas ficou bem diferente do seu.. Da uma pesquisada em um tópico sobre tuchos batendo que fiz, lá tem fotos dessa limpeza.

Adicionado a 8 minutos 50 segundos:
Link pro topico do flush http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 909#p27909
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#27

Mensagem por giovane s » Qui Jan 17, 2019 11:30 pm

A foto com a borra (carvão) foi após fazer flush. O flush limpou todas as galerias, tuchos bronzinas e anéis. Usei martelo e chave de fenda para quebrar o carvão, para o carvão não entrar nas galerias usei aspirador de pó. Usei umas 5 latas de limpa tbi. Desmontei o cárter e o pescador de óleo, usei mais 3 latas de car 80. Usei militec e já rodei 20k km.
Depois disso o motor superaqueceu várias vezes, foi bomba de água, termostática, mangueira inferior, radiador e tampa do reservatório trocados.
O motor fumava até 2 semanas atrás , acho que o óleo estava oxidado pelos superaquecimentos.
Nunca descarrega tucho, troquei o retentor do virabrequim 2 semanas atrás , filtro e o óleo, aparentemente parou de fumar. Quero rodar 1k km e avaliar o consumo de óleo.
Acho que o consumo está dentro do normal 15km/l andando até 90 sem ar e 13km/l andando a 110 com ar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#28

Mensagem por Miau » Sex Jan 18, 2019 8:26 am

Provavelmente foi usado oleo mineral em alguma vez.. O meu tinha carvão dentro dos tuchos e na parte da exaustão, que é normal devido a idade do motor
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#29

Mensagem por giovane s » Sex Jan 18, 2019 9:45 am

Por isso perguntei se tinha como acessar os furinhos na saída de escape. Pensei que removendo o coletor de escapamento teria acesso suficiente para desentupir estes dutos girando uma broca manualmente.
Quero evitar remover o cabeçote, este motor já sofreu demais, certamente o cabeçote e o bloco devem ter algum empeno.

Olhei o tópico com flush corretivo, eu fiz um flush preventivo, tem menos carga de limpeza.
Eu não tinha retirado a tampa dos comandos, pelo bocal do óleo não deu pra ver a real dimensão da borra.
A tampa de válvulas ficou 10%, mas o cárter ficou igual ao seu.

:think: O que acha de uma remoção do coletor de escapamento e catalizador. Desmontar, limpar e montar?
3 dias de trabalho? o que usou para descabonizar o escapamento?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#30

Mensagem por Miau » Dom Fev 10, 2019 7:15 pm

Salve..

Ontem foi o dia de dar partida.. Porém, bateria arriada.

Usando uma fonte de 15v 8A.. fiz um carregador.

Então hoje, fui dar partida.. Girou uns 5 segundos, pegou, após 1 segundo, ratiou como se 2 cilindros estivessem mortos e apagou o motor.

Pensei logo nos bicos..

Agora fica a dica pela mancada que dei.. Esse bicos são praticamente novos.. Originais valeo, comprei e n rodei 10 mil km com eles.

Quando resolvi desmontar o motor, esqueci dos bicos. Ficaram lá na galeria por 4 ou 5 meses.. Quando tirei, estavam todos enferrujados na entrada. Eu tinha que ter tirado fora quando parei o carro.

Resumo.. Peguei uma fonte de 12v, instalei um switch, bornes, e fiz uma ferramenta pra testas bico. Saldo: 3 bicos travados fechados..

Sorte que tenho 3 bicos velhos guardados. Mas depois dessa limpa, vou testar o motor e se estiver 100% colocarei bicos novos.

Mas fica o aviso.. Vai parar o carro? Bicos fora

Adicionado a 2 horas 53 minutos 34 segundos:
giovane s escreveu: :think: O que acha de uma remoção do coletor de escapamento e catalizador. Desmontar, limpar e montar?
3 dias de trabalho? o que usou para descabonizar o escapamento?
Ops agora que vi hehe

O escape eu não mexi.. Nem vale a pena, creio eu.

Por exemplo, o catalisador tem vida útil de 80 mil km.. A partir daí e sorte.

Também tem o lance que a colmeia fica muito frágil.

Desmontar o coletor de escapamento é muito penoso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder