Xsara Picasso - Dando geral no motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#1

Mensagem por Miau » Sex Jul 27, 2018 8:32 am

Salve turma..

Como não consegui resolver um problema com carga em lenta, de falhar, resolvi dar uma geral no motor..

Desmontei o cabeçote pra trocar os retentores de válvula.. checar assentamento e vedação.. checar todos os tuchos, molas, válvulas.. etc

Meu cabeçote não tem empeno, está perfeito.. então vou usar junta standart.. a junta original é metalica de aço.

Sei que toda vez que é solto o cabeçote, é imperativo trocar junta e parafusos, independente da situação, sempre!

Pois bem, a junta original custa só 620,00 temers.. absurdo.

Alguém conhece marca boa e confiável de junta?

Encontrei essa, diz ser alemã Elring Das Original.. mas não conheço a marca.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... j4-aco-_JM

Toda ajuda é bem vinda.

valeu


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#2

Mensagem por rgdl » Sex Jul 27, 2018 9:04 am

Miau escreveu: Pois bem, a junta original custa só 620,00 temers.. absurdo.
Que é isso?!?! Eu paguei R$ 90,00 nela no início de 2015... caramba! A única mara paralela de junta que dizem valer a pena é a Argentina Taranto.

Eu já usei dela, mas não dá para dizer se ela é boa ou não porque na época (início de 2014) não troquei os parafusos e também o carro deu vários problemas de superaquecimento por rompimento de mangueira o que detonou a junta em pouco tempo.

Essa Elring também já ouvi falar, mas só pela internet também, na época eu estava procurando parafusos para cabeçote, mas acabei comprando na concessionária mesmo. Realmente é uma indústria alemã de reposição, pode ser que o produto valha a pena.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#3

Mensagem por Miau » Sex Jul 27, 2018 9:16 am

cara.. então devem ter me passado o preço errado, poque também achei muito estranho.. talvez o cara confundiu o codigo. vou verificar novamente.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#4

Mensagem por rgdl » Sex Jul 27, 2018 10:17 am

Miau escreveu: cara.. então devem ter me passado o preço errado, poque também achei muito estranho.. talvez o cara confundiu o codigo. vou verificar novamente.
Pois é, a junta padrão (código 0209Z3) no service está a R$ 89,75.

Eles devem ter te dado o preço da junta para cabeçotes desgastados que são bem mais caras, a 0209EP que é de 1,1mm está com preço sugerido de R$ 998.67 e a 0209EQ de 1,4mm está com preço sugerido de R$ 815,08.

Tudo bem que eles não praticam esses preços mas também não costuma ir tão além.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#5

Mensagem por gjvialta » Sex Jul 27, 2018 11:02 am

Olá!

Junta do cabeçote aqui em Campinas-SP, na concessionária Le Mans 19 3794-8000, R$92,00. O atendente não informou a marca porque o "sistema" informatizado não permitiu, porém disse ser genuína e a recmomndada pelo fabricante do motor do carro.

Sobre os parafusos, junta da tampa de válvulas e demais peças, informou serem componentes que não são vendidos em kits, mas sim em separado. Respondeu isso porque indaguei se existia algum kit no qual viessem mais peças, que costumam serem trocadas nesse tipo de intervenção, o que poderia ter gerado a confusão no preço fornecido ao Miau.

Quanto à marca alemã não tenho informação! Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#6

Mensagem por Miau » Sex Jul 27, 2018 1:59 pm

rgdl escreveu:Pois é, a junta padrão (código 0209Z3) no service está a R$ 89,75.
então, foi esse codigo que passei pra eles lá.. talvez digitaram errado ou entenderam errado.. até eu achei muito esquisito
O atendente não informou a marca
a marca genuina é Meillor, tá estampado na junta que tirei aqui.

Inclusive li algo que a Meillor foi comprada pela Elring

Bom, vou tentar novamente na CC.. se insistirem nesse valor, vou comprar Elring mesmo.

Sobre o cabeçote.. como não tinha empeno nem nada.. apenas foi desmontado.. não há necessidade de plainar correto?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#7

Mensagem por rgdl » Sex Jul 27, 2018 2:33 pm

Certamente foi algum engano, porque esse preço absurdo não tem razão de ser.

Aliás li recentemente uma matéria onde a PSA está tentando modificar a reputação da marca que é de baixa valorização do usado e preços altos para peças e serviços. Eles até romperam com o grupo SHC por acharem que esse grupo não estaria mais alinhado com a nova estratégia da PSA. Então, se esse preço for real e não um engano essa concessionária não vai demorar para fechar.

Se não tem empeno não precisa plainar, mas tem que tirar toda sujeira deixada pela junta anterior, tanto do cabeçote quanto do bloco.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#8

Mensagem por gjvialta » Sex Jul 27, 2018 3:41 pm

Em Campinas-SP a fidelização nas CC dão direito a desconto que varia de 10 a 15% na aquisição de peças. Vale a pena pedir isso também. Se não pedem não ofoerecem.

Att,
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#9

Mensagem por Miau » Qui Jan 03, 2019 10:59 am

Atualizando...

A junta do cabeçote foi 90 e poucos bolsos.. Acho que o cara lá tinha feito confusão com o código.

Segue o estado do conjunto pistão bloco..
image.png
pistão bem carbonizado.. certamente isso influencia o consumo, pois esse carvão absorve muito do combustível injetado.
image.png
inicio da limpeza
image.png
vale ressaltar que limpei usando car-80 e bombril. preocupado com a limalha do bombril ficar alojada nos anéis, fiz o seguinte. subi o pistão todo, fui esfregando e limpando com papel toalha. Por fim, depois de polido, eu dei jato de ar no vão do pistão, e depois desci ele todo e limpei a parede do cilindro, que quase não tinha resíduos.

resultado..
image.png
aqui foi o resultado da primeira troca de correia dentada no mecânico, onde o mesmo não possuia as ferramentas de ponto. Improvisou com uma chave allen mas veja o resultado: Pistão marcado pelas válvulas de escape. Sorte que, talvez por ser tucho hidráulico, não houve empeno das valvulas. Mas chegou a riscar a bronzina no virabrequim, mas nada que atrapalhe. Mas fica o aviso! Somente com ferramentas corretas!

Imagem


parte de cima do bloco finalizada!
image.png
retirei o suporte do filtro de óleo, e fiz a limpeza do duto da conexão com o cabeçote até o suporte. Vou desmontar cárter e a bomba de óleo também pra fazer a limpeza completa. Só não vou desmontar o virabrequim, hehe.

Mas já montei o cabeçote e coloquei no lugar, foi completamente limpo e desobstruído.

Verei se tenho fotos
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#10

Mensagem por Kadurj » Qui Jan 03, 2019 11:20 am

Espetáculo... Queria muito ter coragem pra fazer esse tipo de coisa na minha nave... Mas além de coragem, faltam ferramentas... rs
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#11

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 03, 2019 12:31 pm

Show de bola. Como estavam as válvulas? Muito sujas?
E os dutos?
Vc usa mais gasolina comum ou aditivada?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#12

Mensagem por Miau » Qui Jan 03, 2019 10:16 pm

Falta de ferramentas é receita pro desastre. No meu caso, ocorreu o seguinte.. Os parafusos do cabeçote são cabeça torx. Dei mole e usei um soquete estriado 11 que até encaixa. Na hora, o mole foi que esqueci de trocar o soquete pelo torx e fui tentar soltar o parafuso da ponta esquerda.. Espanou o maldito.. Por muita sorte nesse azar, era o unico parafuso que dava acesso com furadeira devido ao posicionamento do motor, e mesmo assim, tira do radiador fora e puxando o máximo pra fora..
image.png
Foram 5 brocas de aço rapido, até acertar o diametro do parafuso.
image.png
Outra foi que varios parafusos do mancal do eixo de comandos espanaram.. E isso usando a allen correta. Certamente já tinham mexido ali e apertaram demais, fora dos parâmetros.
image.png
Quase sempre uso gasolina aditivada. 90% das vezes.

O que suja é a entrada de óleo pelo retentor de válvula, e a entrada de carvão pela EGR.

Desmontei o cabeçote todo. Nenhuma válvula empenada, o qual era meu receio. Mesmo assim, reassentei válvula por válvula. Estavam cambonizadas também.

O que mais deu trabalho foi desmontat os malditos tuchos. Em todo lugar que vi, inclusive no manual de serviços, bate-se com o tucho numa madeira até ele desmontar a válvula. Só consegui 6 assim, depois de quase destruir minha mão kkk

Testei várias soluções e a que deu certo foi de prender o tucho com fita isolante num cano de pvc de uns 80cm pra ter mais alvanca e dar muita porrada contra a madeira. Ai soltaram.
image.png
Muita sujeira dentro, muito carvão. Ao remontar descarregado no cabeçote, quando você o pressiona contra a válvula, faz exatamente o barulho de tucho batendo. Então tucho bate quando não consegue carregar.
image.png
Os dutos de óleo do cabeçote estavam normais.. Dei jato de água e fluiu bem, furo por furo. Agora bem depois da sede das válvulas de exaustão, em cada uma tem um furinho. Todos entupidos de carvão. Esses furos vão dar naquela torre com um diafragma ao lado da egr. Pelo que me pareceu, acredito ser um sistema de compensação da contrapressao do escape. Tive que desobstruir na furadeira, saiu tanto carvão que dava pra fazer churrasco kk
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#13

Mensagem por Miau » Sex Jan 04, 2019 11:33 pm

atualizando.. cárter e bomba de óleo removidos.. como não podia ser diferente, um do parafusos pequenos do cárter espanou a cabeça hahaha e o bendito era exatamente o que fica atrás do suporte inferior do motor, sem acesso fácil pra tentar com outra ferramenta. Eu já estava pensando em furar até destruir a cabeça, mas ai tive uma ideia legal.. usei uma chave de bits soquete em polegada, que é ligeiramente menor que 11mm.. e pra firmar a chave no bendito, usei um macaco hidráulico fazendo pressão da chave no parafuso, e usei um alicate pra girar a chave. E não é que deu certo? hahah
image.png
depois de muito trabalho, bomba limpa
image.png
mais informações interessantes sobre a bomba.. http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 688#p48688
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#14

Mensagem por rgdl » Ter Jan 08, 2019 10:50 pm

Quando eu desmontei a bomba e postei no outro tópico eu lembro que se não colocasse a engrenagem interna daquela forma que mostrei ficava desalinhado com o orifício por onde entra o virabrequim. Só ficava certo com aquelas marcações na posição.

Mas é bem legar desmontar e ver como funciona.

Sua bomba está boa, a minha antiga tinha sinais claros de desgaste além do anel de vedação da saída de óleo estar claramente no fim da vida.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Kako-CFR
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Dez 22, 2018 12:55 pm
Nome: Cesar
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: C3 ExcL 1.4 FleX 8V 2011/2012

Xsara Picasso - Dando geral no motor

#15

Mensagem por Kako-CFR » Qua Jan 09, 2019 9:47 am

:vg:

:soco:

Fantástico !!! Parabéns !!!
Queria eu ter uma Garagem, rs
E Claro, Ferramentas, rs principalmente um Torquímetro.
:soco: Hoje sou Eu. Amanhã poderá ser Você
:dislike: Não tiro Dúvidas por Mensagem Privada, e-Mail, etc
:like: ESPALHE CONHECIMENTO! Como? USE O FÓRUM !
:dislike: MP, e-Mail e etc, SÓ AJUDA 1 PESSOA...
:like: "Aqui Recebo, Aqui Transmito"
Responder