Temperatura do motor
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Temperatura do motor
E normal a temperatura chegar a 105 graus? Andei hoje na cidade com o conector obd e teve hora que a temperatura chegou a 105 graus, porém no painel sempre mostrando três barras, li também no manual que em condições severas a barra pode se aproximar da listra vermelha, mas mesmo assim fica essa dúvida.
- rgdl
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Numa situação de maior stress (trânsito de cidade e calor forte de verão) no uso do carro sim a temperatura pode ser alcançar os 105°C sem que isso importe realmente em problema.
Porém, normalmente, a ventoinha arma na velocidade mínima os 98°C maios ou menos, por isso liquido de arrefecimento não costuma chegar aos 100°C.
Faça esse teste em casa, na sombra, veja se o comportamento se repete.
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Em casa a ventoinha armou em aprox 97 e oscilou um pouco, mas não entendo porque a temperatura chegar a 105 graus sendo que o ar estava ligado, pois não era pra ajudar já que a ventoinha sempre esteve ligada? Odeio esse tipo coisa, por mais que desenvolvam motores pra altas temperaturas acredito que calor excessivo nunca seja uma vantagem.
- rgdl
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Quando o ar condicionado está ligado o condensador (que fica antes do radiador) esquenta então o ar que o radiador recebe é um ar já aquecido o que não ajuda muito no arrefecimento do motor. É por isso que a central desarma o ar condicionado quando o motor está superaquecendo.
No caso, os motores atuais são feitos para trabalhar em temperaturas altas por que isso facilita a queima completa do combustível fazendo com que o carro se torne mais econômico e menos poluente, então não se liga, a temperatura de trabalho desse motor gira em torno dos 90°C~100°C, é uma fervura mas é o normal dele.
Uma coisa que eu sei sobre esse radiador é que ele é superdimensionado então, se o seu não está dando conta de resfriar com rapidez pode ser que ele esteja parcialmente entupido, uma limpeza do radiador é aconselhável. Vá numa oficina especializada em radiadores e peça para abrir o seu e limpar (aqui chamam de varetar).
No caso, os motores atuais são feitos para trabalhar em temperaturas altas por que isso facilita a queima completa do combustível fazendo com que o carro se torne mais econômico e menos poluente, então não se liga, a temperatura de trabalho desse motor gira em torno dos 90°C~100°C, é uma fervura mas é o normal dele.
Uma coisa que eu sei sobre esse radiador é que ele é superdimensionado então, se o seu não está dando conta de resfriar com rapidez pode ser que ele esteja parcialmente entupido, uma limpeza do radiador é aconselhável. Vá numa oficina especializada em radiadores e peça para abrir o seu e limpar (aqui chamam de varetar).
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Pois é, e eu achando que era vantagem deixar o ar ligado , pois disseram que ajudava a refrigerar o câmbio.
- rgdl
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O que realmente ajuda é usar o ar quente do sistema de ventilação do ar condicionado, pois ele serve como um radiador adicional.
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E como faz isso?
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No ar analógico basta rodar o botão de temperatura do ar do azul para o vermelho e ligar a ventilação. O ar vai sair quentíssimo e vc vai torrar nesse verão mas numa situação de emergência ajuda bastante.
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Não sabia dessa do ar quente, ma o calor que é aqui vai ser de ficarr magro no carro se ter que usar
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Sou um pouco leigo no assunto e queria uma indicação de vocês sobre qual o material que eu mesmo possa comprar para fazer a limpeza e qual o aditivo que vocês indicam para eu comprar... Também se existir algum vídeo tutorial de como fazer, queria assistir...
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Eu nunca fiz em casa, mas pelo que acompanho nas oficinas onde mando fazer, é esgotado o sistema e se o reservatório de expansão tá muito sujo, eu mando trocar, porque normalmente é barato essa peça. Mas já vi gente limpar com pedra e areia o reservatório, isso claro ele fora do carro. Sobre o aditivo tem que ver a especificação do carro de qual usa. Eu não arrisco sempre mando fazer até porque é um serviço barato que se manter sempre en dia vai fazer a cada 2 anos
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- rgdl
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Limpeza do radiador só dá para fazer em casa se for coisa simples, entupimento severo tem que ir numa oficina especializada. Esses aditivos de limpeza só vão tirar a borra mais leve que fica presa nas paredes do sistema, só isso. A sujeira que entope as canaletas do radiador infelizmente só sai varetando mesmo.
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Painel - TemperaturaJhenrique escreveu:E normal a temperatura chegar a 105 graus? Andei hoje na cidade com o conector obd e teve hora que a temperatura chegou a 105 graus, porém no painel sempre mostrando três barras, li também no manual que em condições severas a barra pode se aproximar da listra vermelha, mas mesmo assim fica essa dúvida.
6 - 118°C Vermelha (cheguei nela duas vezes é de infartar) antes de consertar
5 - 115°C (Cheguei nela mais de 10 vezes) antes de consertar
4 - 110°C (Não atingiu em congestionamento com 39°C de temperatura, mas desarmou Ar condicionado)
- 108°C Desarme automático do Ar condicionado
- xxx°C Rearma automaticamente Ar Condicionado
3 - 100°C
- 89°C Início da abertura da válvula termostática
2 - 75°C
1 - 60°C
De 1 a 6 são as temperaturas indicadas no painel.
Editado pela última vez por giovane s em Qui Jan 17, 2019 9:33 pm, em um total de 2 vezes.
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rgdl escreveu:O que realmente ajuda é usar o ar quente do sistema de ventilação do ar condicionado, pois ele serve como um radiador adicional.
No ar digital 28°, ventilação no máximo e manter de 80 a 90 km/h isto mantém a temperatura abaixo de 110°.rgdl escreveu:No ar analógico basta rodar o botão de temperatura do ar do azul para o vermelho e ligar a ventilação. O ar vai sair quentíssimo e vc vai torrar nesse verão mas numa situação de emergência ajuda bastante.