carlos.fernando escreveu:Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).
Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.
Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.
Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.
Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?
Obrigado.
Pessoal,
Depois de muitas idas e vindas à concessionária, um mecânico me explicou o que acontece.
Ele efetuou a medição e confirmou.
Mas para entender melhor, tem que entender o que aconteceu antes:
- Desde a compra, meu carro fazia um barulho "chiado de correia".
- Levei na concessionária e trocaram correia mas não resolveu.
- Recentemente levei de novo, mexeram e falaram que arrumaram.
- Agora em Novembro fui fazer a revisão de 80.000 km, e voltou o chiado.
Falei com o mecânico e ele explicou que:
1. O motor 1.6 16V THP tem uma válvula (parece válvula corta-fogo de motor AP) no cabeçote que controla o vácuo na linha de lubrificação (semelhante a um hidro-vácuo)
2. Quando ela danifica (a membrana), ela faz barulho de chiado pois não consegue sugar ar.
3. Na concessionária, anteriormente, quando "arrumaram" o "barulho de chiado" tinham colocado silicone na tampa do bocal de óleo do motor, deixando ela meio aberta
4. Com isso entrava ar (e contaminação externa) por ali, mas não ocorria o barulho de chiado.
-- Na revisão de 80.000 km, pra adicionar óleo, ele teve que retirar o silicone, voltando a fazer barulho.
5. Por outro lado, quando a quantidade de ar era demais, o vácuo ficava baixo, o motor entendia que estava esquentando, e acionava a ventoinha na velocidade máxima pra refrigerar (mesmo sem ser necessário).
Segundo o mecânico e o rapaz de Serviços, isso é uma falha comum nesses motores (1.6 16V THP da linha BMW aplicados no Citroën e Peugeot) que só acontece depois de um tempo (vício oculto de produto).
Segundo a concessionária, para reparo tem que trocar a tampa de válvulas completa.
Para confirmar, tem levar na concessionária ou mecânico com scanner compatível pra efetuar as medições, e eles vão verificar o valor do vácuo dessa válvula.
Abraços.