Tranco no Câmbio Automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#661

Mensagem por gjvialta » Seg Ago 21, 2017 6:08 pm

hsaraivag escreveu:Eu também desconfio da alavanca.
Vi alguns relatos, de quando na hora da mudança na alavanca, dava erro de ESP/ASR. O meu apresentou este erro umas duas vezes a um tempão atrás, mas sempre quando eu apressadamente movi a alavanca muito rápido.
Este problema agora está um pouco diferente.
De qualquer forma vou tentar abrir a caixa da alavanca e passar um limpa contato.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Olá! O sistema é ótico. o limpa contato não vai resolver. São fotoacopladores. Tem um post meu aqui mostrando uma possível solução para um determinado defeito. Veja lá!

Abç


hsaraivag
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

Tranco no Câmbio Automático

#662

Mensagem por hsaraivag » Seg Ago 21, 2017 9:19 pm

Ok, tinha esquecido deste detalhe.
Hoje no inicio da noite, ao estacionar na escola de meus filhos, coloquei em P para desligar o carro, apareceu a mensagem de " falha no cambio ".
Ao ir para casa, novamente o carro só ligou no N, e a mensagem de erro apareceu novamente.
No percurso para casa, o mostrador novamente "perdeu" a referencia durante o caminho, mas o cambio se comportou normal.
Vou tentar encontrar uma oficina com o scanner, para dar uma olhada no erro.
Para essa leitura de erro, só com lexia, ou outro scanner consegue ler?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#663

Mensagem por gjvialta » Ter Ago 22, 2017 9:29 am

Bom dia!

Procure por aqui viewtopic.php?p=37903#p37903

Defeitos na alavanca dificilmente fogem disso. Exceto pelas soldas dos fotoacopladores, o sistema é robusto.

Boa sorte e depois poste a solução encontrada.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tranco no Câmbio Automático

#664

Mensagem por gjvialta » Ter Ago 22, 2017 9:37 am

gjvialta escreveu:
hsaraivag escreveu:Olá pessoal, hoje me deparei com um probleminha no cambio do meu C4 Grand Picasso:
Parei em uma oficina e levanteino carro para analisar um barulho na supensão traseira, ao descer o carro e ir embora, o carro não ligava! Dava o alarme de colocar o cambio em P.
Lembro que o mecanico deixou o cambio e N, e quando fui ligar o carro pus e P antes de ligar.
Depois de muita agonia resolvir desacoplar a bateria e esperar um tempo. Ao religá-la o carro continuou a não pegar, até que pus o cambio em N ele ligou.
Ao começar a dirigir, o painel passou a não identificar as posições do cambio, ao invés de mostrar D ou R ou P, mostra apenas -- .
O carro andou e desenvolveu legal, apenas não mostra as marchas.
Parei em casa e ao sair novamente a mesma coisa. Ligo a ignição, o mostrador mostra o cambio em P, mas ele não liga, apenas quando coloco em N o carro liga, e ao começar a rodar o mostrador "perde" a posição do cambio, mas o carro anda e troca as marchas normalmente.
Alguém pode me dar uma luz do que possa ser?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Olá!

O mecânico deixou o câmbio em "N" para ao desligar o motor, as rodas ficarem livres. Deveria ter deixado em "P" e desligar a chave pisando no freio. Este procedimento evita o reame automático do freio de estacionamento.

Penso que algum erro foi gravado na BSI. É preciso dar uma olhada para ver se acusa.

Qualquer coisa vamos conversando. Dê mais informação pra gente depois.

Att
Procedimento correto para se deixar as rodas livres em freios de estacionamento acionamento automático ao desligar as chaves. Linha c4:

1- Carro estacionado em local seguro, plano, sem risco de iniciar movimento espontâneo. Importante não abandonar o carro nessas condições sem calçar as rodas.

2- Ignição desligada e freio de estacionamento acionado.

3- Posicionar a chave de contato na posição ignição, sem dar partida.

4- Liberar manualmente o freio de estacionamento.

5- Posicionar a chave de contato na posição desligado.

6- Rodas liberadas. Cuidado a partir daí, pois as rodas estão livres.

Att,
hsaraivag
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

Tranco no Câmbio Automático

#665

Mensagem por hsaraivag » Ter Ago 22, 2017 11:20 am

^^^^^^
Sempre realizo desta forma, e mais sempre tomo o cuidado de evitar que pessoas manobrem o carro, por achar esta alavanca da GPicasso um pouco frágil. Fui falar com o gerente da oficina e mecânico se adiantou manobrou e deu no que deu.
Entretanto, fuçando alguns vídeos no youtube, encontrei alguns relatando problema similar ao que venho encontrando, e em todos, provocados pela CMF, ora suja ora descalibrada.
Foi então que lembrei que na semana passada fiz uma limpeza no motor, justamente naquela área, pois como o carro se aproxima dos 100mil km, estou planejando uma troca do óleo do cambio, e estava querendo visualizar melhor o bujão da entrada do óleo, daí estou pensando que talvez esta limpeza tenha afetado este sensor de posicionamento do cambio.
Estou pensando em começar a verificar por ai.
Enfim, em breve dou notícias.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#666

Mensagem por rgdl » Ter Ago 22, 2017 12:58 pm

É muito comum, com o tempo, dar mal contato nas trilhas do CMF, a principal razão disso é que é colocada uma graxa para lubrificar o contato que, com o tempo, vai se solidificando e virando borra.

Dá uma olhada no tópico abaixo, pode ser útil.

Anatomia de um contator multifunção CMF
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
hsaraivag
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 10:37 pm

Tranco no Câmbio Automático

#667

Mensagem por hsaraivag » Sex Ago 25, 2017 11:08 am

Bom dia pessoal.
O problema do carro era a CMF mesmo. Tirei a tarde de ontem para fazer uma limpeza na mesma, e o problema foi resolvido.
Peço desculpas por não tirar fotos ou fazer videos, pois foi uma correria danada para aproveitar a luz do dia.
Há diversos videos no youtube mostrando de forma bem clara, como chegar a peça e fazer a limpeza.
O que posso falar é que tive muita dificuldade para tirar o suporte metálico de apoio da bateria, o que facilitaria a remoção da CMF, só que há um bendito parafuso de fixação do mesmo que fica meio que por baixo da BSM, sofri e não consegui retirá-lo com as ferramentas que dispunha.
Fui obrigado a limpar a CMF lá no local mesmo. Apesar da dificuldade maior e das dores na coluna, creio que ficou bem limpa. No fim, foi recolocar tudo no local e fazer a calibragem da posição da peça.
Obrigado a todos pelas dicas.

P.S.
Já rodei uns 60 km em transito severo após a limpeza, e nada do problema.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Tranco no Câmbio Automático

#668

Mensagem por Munhoz » Sex Ago 25, 2017 11:38 am

Maravilha!! Obrigado por reportar a solução.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

Tranco no Câmbio Automático

#669

Mensagem por tilex » Qua Nov 08, 2017 7:32 pm

Olha que legal que inventaram pros AL4, uma troca de oleo total e automatica
https://www.youtube.com/watch?v=tBgEzTWrwAg
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Tranco no Câmbio Automático

#670

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Nov 11, 2017 4:22 pm

tilex escreveu: Olha que legal que inventaram pros AL4, uma troca de oleo total e automatica
https://www.youtube.com/watch?v=tBgEzTWrwAg
Então, eu não sei se na transmissão dos Peugeot é utilizado flange para refrigerar o óleo igual nos Citroen, ou se é utilizado radiador de óleo. Fazer flush com transmissão com radiador de óleo é muito fácil, eu fiz no meu ex Focus auto. Vc tira o tubo que sai óleo da caixa em sentido ao radiador, e deixa a caixa bombear óleo até começar a cair a pressão. Aí vc desliga o carro, completa com o volume que saiu, e repete o processo. Vai ter uma hora que vai sair óleo novinho pelo tubo do radiador, trocando 100% do fluido.

Agora, se a caixa desse Peugeot for igual do Citroen, com flange, a impressão que dá é que a máquina tá tirando óleo antigo pelo bujão do cartér e colocando óleo novo pelo bujão de abastecimento... Ficou a dúvida.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Tranco no Câmbio Automático

#671

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Nov 11, 2017 4:40 pm

Meus caros, uma dúvida.

Comprei 9 litros do Renaultmatic D3 SYN para fazer a troca (paguei 59 reais o litro). Meu carro está com 107 mil km. Dá eventuais trancos de 1ª para 2ª marcha (na verdade, acontece mais nas reduções). Vcs acham aconselhável trocar as eletroválvulas preventivamente? Ou seria algo a ser feito só se o câmbio travasse em 3ª marcha?

Grato,
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tranco no Câmbio Automático

#672

Mensagem por rgdl » Ter Nov 21, 2017 9:49 am

Os trancos acontecem por desgaste natural de uso de várias peças internas, só trocar o óleo não vai resolver o que pode é amenizar.

Vc pode trocar preventivamente, mas é bom olhar se tem erros não permanentes gravados de controle de pressão e/ou travamento do lockup, se tiver é bom trocar, se não tiver nada, ai a troca pode ser adiada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Tranco no Câmbio Automático

#673

Mensagem por leandrobastosbr » Ter Nov 21, 2017 11:09 am

Entendi. A troca do fluido é mais preventivamente mesmo.

Estou com o Lexia e estou aprendendo a utilizar, ainda não acessei o módulo da transmissão.
jean_uemura
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Out 02, 2016 12:53 am

Tranco no Câmbio Automático

#674

Mensagem por jean_uemura » Ter Nov 21, 2017 6:47 pm

Meu C4P 2011 deu a primeira mensagem de defeito na caixa de câmbio, mostrador da marcha "--" mas sem nenhum problema mecânico. Fui direto numa oficina especializada em AT perto de casa e vou dar minhas recomendações positivas.
Mal terminei de explicar o que tinha acontecido o gerente já pegou seu notebook com o Lexia e foi fazer o diagnóstico imediatamente. Identificou problemas na CMF e me passou o orçamento na hora. Não demorou nem 10min. Resumindo:
- CMF novo + 5h de mão-de-obra = R$750,00
- Troca das solenóides, o-rings, óleo, setup, calibragem, etc = R$1.150,00

Como não vou ficar com o carro muito tempo não vou fazer o serviço por enquanto.
Segue os dados da oficina:

ProntCar Câmbios (procurar o Rodrigo)
Av. Prof. Abraão de Morais, 254 - Bosque da Saúde, São Paulo
prontcarcambios.com.br
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Tranco no Câmbio Automático

#675

Mensagem por leandrobastosbr » Seg Dez 18, 2017 11:19 am

Então pessoal, realizei a troca de óleo da caixa, fiz o processo de trocar 3 vezes. Fiz o reset do contador de desgaste do óleo também.

No início, não senti muita diferença, mas conforme fui andando com o carro, depois de uns 100km rodados, a caixa ficou mais suave e com menos trancos. Ficou bem melhor. Não troquei as eletroválvulas.

Fiz o serviço em casa, é tranquilo de fazer.
Responder