Ventoinhas do Xantia - Solucionando problemas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

Ventoinhas do Xantia - Solucionando problemas

#1

Mensagem por RAFAEL » Qua Fev 21, 2007 6:27 pm

Transcrevemos o e-mail recebido do nosso colega Pedro Prado sobre a solução de problema no funcionamento das ventoinhas do Xantia.

Caso tenha alguma dúvida sobre as instruções/orientações, pedimos para contatar o autor do artigo.

"Galera,

Conforme eu tinha comentado, eu estava com apenas uma ventoinha funcionando. Neste sábado consegui dar cabo do problema! Vou descrever como. Se preparem porque é bíblia, mas vale a pena!

COMO FUNCIONA O SISTEMA DAS VENTOINHAS e os dois estágios (quem sabe, só pular)

O Xantia (e o 306, e o Xsara, talvez ZX) têm 2 ventoinhas que funcionam, SEMPRE, funcionar juntas. Ver uma só ligando é sinal certo de falha na outra.

O sistema usa 2 velocidades de acordo com determinados parâmetros que descrevo mais abaixo:

ALTA - são aplicados 12v em cada ventoinha.
BAIXA - são aplicados 12v no (+) da primeira ventoinha, o (-) dela vai pro (+) da segunda, e o (-) da segunda pro negativo (terra).

Para os da eletrônica, em ALTA elas estão em paralelo e em BAIXA elas estão em série. Isto é feito por aqueles 3 relês entre elas (comandados pela caixa bitron).
Quando o sistema está desativado, elas estão ligadas uma na outra (série).

Em BAIXA, o relê da ventoinha esquerda é ligado e a alimenta. Como as duas estão em série, cada uma fica com 6v pra trabalhar, portanto elas giram aproximadamente na metade da velocidade máxima:

(12v) ---- Rele E ----- (+) Vent E (-) ---- (+) Vent D (-) ----- Terra (0v)

Em ALTA, mais dois relês são ligados: o que alimenta o (+) da ventoinha direita com 12v, e o que liga o (-) da ventoinha esquerda no terra (0v).

(12v) ---- Rele E ----- (+) Vent E (-) -----Rele ALTA ----- (Terra)
(12v) ---- Rele D ----- (+) Vent D (-) ----- (Terra)


É, em texto não faz muito sentido. Se alguém quiser entender melhor olhe os diagramas em:

[url=http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... fanop1.htm" target="_blank]Peugeot Logic[/url]

DOIS ESTÁGIOS - QUANDO ENTRAM

Quando a temperatura da água está em 97 graus, o estágio 1 entra até ela cair pra 90.
Se o A/C for ligado ele é ativado permanentemente.

Quando a temperatura chega a 107 graus ou é detectada alta pressão no sistema do ar, o estágio 2 entra. Se o sensor falhar também...

Vejam aqui a importância de corrigir esse problema: com uma ventoinha apenas, a refrigeração só começa a 107 graus! Eu contornava esse problema ligando o ar, e maneirando no pé (afinal só uma ventoinha
está funcionando).

PLANO B
Caso façamos a ligação da alimentação do esquerdo pra alimentar os outros 2 (qualquer um, eles estão ligados), a ventoinha que funciona entraria a 97 graus.
Esse era meu plano B, caso a ventoinha não ficasse boa; ela nem ia voltar pro carro até ser consertada.

Agora vamos arrumar tudo!

REMOVENDO AS VENTOINHAS (ou pagando seus pecados)
Muitos detalhes aqui são do meu motor (2.0 16v). Acredito que todos os 16v sejam semelhantes.

Puxe os clips do radiador para cima e deite-o. Eu removi a caixa do filtro de ar para ter mais espaço. Acabei removendo o radiador e aproveitei pra lavar com água sob alguma pressão - a quantidade de ferrugem é assustadora...

O condensador (radiador do ar-condicionado) tem 2 tubos que passam por um suporte do lado direito (passageiro). Solte este suporte mas ATENÇÃO - os parafusos nos buracos!!! Tem parafusos em cima, mas eles vão liberar gás e não o suporte. O parafuso inferior foi a razão de eu
remover o radiador - não dá pra tirar ele com a mangueirona no lugar...

Com o suporte solto dá pra puxar o radiador pra frente e empurrar pra direita, soltando os calços de borracha. Agora dá pra ver a traseira das ventoinhas e seus parafusos 10. Basta soltar e puxar com cuidado.

Para soltar a hélice, coloque uma chave philips com encaixe preciso no parafuso central e gire pra direita (como se fosse apertá-lo). A rosca é inversa...

CORRIGINDO O PROBLEMA DELAS

O motor não tem parafusos - tem abinhas metálicas que são dobradas.
Você precisará endireitá-las usando um formão, martelo e cuidado... Eu comecei com uma chave e martelo, e amassou um pouco o metal (corrigi depois).

Use o formão para fazer a tampa sair, novamente com cuidado. Nada vai pular, a tampa só segura o eixo e fecha o motor.

Você estará vendo o suporte das escovas (4), com fios soldados em buracos do suporte, e o rotor do motor. As escovas são empurradas na direção do rotor por molas. Eu já tinha pedido para trocar as escovas deste motor, então no meu caso elas estavam novinhas e por isso os fios esticados lá pra trás.

Quando eu puxei o suporte vi o problema: As molas não conseguiram empurrar as escovas, que permaneceram imóveis! Empurrando-as, vi algo que não conhecia - os fios tinham endurecido, não sei por que.
Trabalhando cada fio com cuidado, consegui deixá-los flexíveis novamente. Mas tinha uma escova travada... depois de destravar vi zinabre nela. Limpa-contatos e muita raspagem depois, ficou nova também.

Com as 4 escovas totalmente soltas, montei novamente no motor e testei. SUCESSO! girando perfeitamente.
Daí pra frente foi só montar tudo de volta. Como eu achei zinabre na danada, tive o cuidado de passar massa de calafetar em volta da borda do motor.
Resultado? O carro não passa do meio da temperatura praticamente nunca!

Pra quem conseguiu ler essa bíblia, acredito que as coisas estejam confusas.
Qualquer coisa, me adicionem no MSN: pradomuzik@hotmail.com

Aos poucos tudo fica zero =)

Abraços,"
Editado pela última vez por RAFAEL em Qua Fev 21, 2007 6:41 pm, em um total de 1 vez.


O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
ronaldo mansur
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 08, 2007 10:15 pm
Nome: ronaldo

#2

Mensagem por ronaldo mansur » Ter Mai 08, 2007 10:34 pm

Tenho um Xantia 1.8 16v e está com o mesmo problema das ventoinhas,só q não tenho tempo e nem habilidades para tal serviço.
Gostaria de saber se vc faz esse serviço e mais ou menos quanto ficaria,ou se indica algum ligar q o faça !
Desde já agradeço a atenção !
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#3

Mensagem por RAFAEL » Qua Mai 09, 2007 9:05 am

Bom dia Ronaldo,

O artigo sobre a reparação das ventoinhas é de autoria do colega Pedro Prado, sendo praticamente certo que as conclusões descritas por ele só foram alcançadas após a realização desse trabalho.

Sugerimos que encaminhe um e-mail para ele, o que certamente lhe renderá uma resposta mais rápida.

No canto superior esquerdo do Fórum, há um link para "Membros". Procure pelo nome.

Se possível, poste seus comentários sobre esse serviço.

Boa sorte!
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
LUIZMINHOCA
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 11:43 pm
Nome: LUIZMINHOCA

#4

Mensagem por LUIZMINHOCA » Qua Ago 06, 2008 11:39 pm

BOA NOITE SENHORES:
SOU UM RECENTE PROPRIETÁRIO DE UM XÂNTIA 96/97 2.0 16v (HÁ UM MÊS), TODO LINDO, MAS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DA TEMPERATURA CHEGAR A 107 GRAUS CENTÍGRADOS PARA A VENTOINHA ENTRAR RACHANDO.
ESTE ARTIGO DO PEDRO PRADO ME DEU A INFORMAÇÃO QUE EU PRECISAVA. VOU LEVAR PARA O MEU ELETRICISTA, MAS COM ESTAS INFORMAÇÕES.
OBRIGADO
LUIZMINHOCA
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#5

Mensagem por Malonne » Qua Jul 04, 2012 1:31 pm

Boa tarde Xanteiros,

Desenterrando o tópico!!

Como estou passeando pelos tópicos, achei esse e resolvi me pronunciar. Todos aqui relatam problemas com a temperatura do carro e já li em tópicos anteriores que as as duas ventoinhas do X, funcionam sempre na mesma velocidade ao mesmo tempo (1° ou 2° estágio), deixa eu explicar melhor.

Apesar de não ter problemas com temperatura, no meu caso minha ventoinha do lado direito funciona um pouco mais lenta que a do lado esquerdo. Não sei se no segundo estágio as duas funcionam na mesma velocidade, mas acredito que meu problema de velocidade deve estar relacionado com o tal do OSMAR ( "OS MAR CONTATO") ou as escovas desgastadas.

Qualquer novidade posto novamente.

Abraço!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#6

Mensagem por Malonne » Seg Jul 09, 2012 4:28 pm

Boa tarde pessoal,

Esse final de semana, retirei a grade do carro para ter acesso às ventoinhas. Retirei o parafuso da hélice de cada uma delas mas as danadas não sairam. Puxei de um lado para o outro e nada. Notei que elas estão com um pouco de restrição no giro, acredito ser sujeira (barro) mesmo, já que o antigo proprietário morava numa chácara. Preciso apenas retirar as hélices para dar uma lubrificada no eixo, existe algum macete pra isso.


Abraços!
Editado pela última vez por Malonne em Seg Jul 09, 2012 4:29 pm, em um total de 1 vez.
Xantia Exclusive V6 3.0i
luizmura
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 10:18 pm
Nome: luizmura

#7

Mensagem por luizmura » Qua Jul 17, 2013 11:19 am

Alguém saberia me dizer qual a identificação dos relés? tenho a impressão que, no meu caso, foram instalados relés diferentes e fora da especificação. Obrigado.
Xantia 2.0i 8V 95
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#8

Mensagem por Edson Feitosa » Dom Fev 01, 2015 4:45 pm

Boa tarde.

Malonne, você conseguiu resolver o problema da sua ventoinha?

Abraço.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#9

Mensagem por Malonne » Qua Fev 11, 2015 5:33 pm

[quote name='Edinho Filho' date='Feb 1 2015, 03:45 PM' post='27496']
Boa tarde.

Malonne, você conseguiu resolver o problema da sua ventoinha?

Abraço.
[/quote]

Consegui lubrificar sim... Melhorou bastante, mas como gosto das coisas funcionando normalmente, estou esperando um tempinho pra tirar cada uma do lugar e lubrificar cada eixo e verificar as escovas. Postarei fotos com certeza.

Abraço!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#10

Mensagem por Edson Feitosa » Qua Fev 11, 2015 6:42 pm

Boa noite.

Valeu.

Você chegou a ver as fotos que eu postei em outro tópico?

Abraço.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#11

Mensagem por Malonne » Qui Fev 19, 2015 4:20 pm

[quote name='Edinho Filho' date='Feb 11 2015, 05:42 PM' post='27654']
Boa noite.

Valeu.

Você chegou a ver as fotos que eu postei em outro tópico?

Abraço.
[/quote]

Meu caro,

Já passei em alguns tópicos, me lembro de algo, mas não sei se foi o seu caso. Me relembra colocando o link do tópico.

Estou me organizando pra colocar algumas fotos de tutoriais que eu fiz para nossos bólidos. Estará bem explicativo.
Estou com um projeto preliminar de alterar todas as lâmpadas para LEDs e fazendo algumas "pequenas" modificações. Estou gostando do resultado até agora e espero que todos do fórum apreciem!!
Ahh... sou perfeccionista. Então, nada de gambiarra!

Forte Abraço!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#12

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 20, 2015 12:31 am

depois posta foto pra gente
Responder