O Dilema do GNV - Instalo ou Não no Picasso ?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Felipe Rocha
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 9:44 pm
Nome: Felipe Rocha

#1

Mensagem por Felipe Rocha » Qui Jan 08, 2009 9:39 pm

Prezados, Boa Noite.
Tenho um Xsara Picasso 2.0 16 V 06/07 e tenho pesquisado sobre a possibilidade de migrar para o GNV.
Verifiquei que o kit ideal é o chamado 5a geração injetado modelo MY07 do fabricante BRC com módulo 16 bits. Foi informado também que este kit com 02 cilindros de 9,5 m3 tem peso aproximado de 70 Kg.

Podem confirmar se as informações procedem ?
Será necessário levantar o carro em virtude do GNV ?
Será necessário trocar as velas e os filtros ?
Alguma indicação de oficina do RJ que realiza esta modificação ?
Preço melhor que R$ 4.300,00 ?


CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#2

Mensagem por apmed2000 » Sáb Jan 10, 2009 12:46 am

Talvez seja até preconceito meu...

Mas, nunca vi com "bons olhos" o GNV...

E, não sei se seria uma boa opção para a XSPC, pois a mesma possui uns 1.300 Kg e muita tecnologia embarcada...
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#3

Mensagem por ilima » Sáb Jan 10, 2009 2:28 am

Concordo integralmente com vc.

[]s

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Qui Dez 29, 2011 2:35 pm, em um total de 1 vez.
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#4

Mensagem por rafael_xm » Sáb Jan 10, 2009 4:31 pm

Boa tarde gente,

Essa é uma discussão que sempre rende muita cerveja e os respectivos petiscos. Particularmente não bebo, mas digamos que entendo a discussão. ^_^ .

Penso que uma coisa seja fundamental para uma decisão dessas: custo X beneficios!

Como todos sabemos, com GNV o carro perde parte da sua potência; se bem que o que mais me incomoda é a perda do torque, que acaba deixando o carro sem uma arrancada adequada.

No meu caso por exemplo, uso meu XM eventualmente, mais nos finais de semana e, também eventualmente, durante a semana, razão que me leva a ser radicalmente contra o GNV para o meu carro.

Nem por isso deixo de pensar nas pessoas que utilizam seus carros todos os dias, rodando 30, 40, 50, 100 km. Nesse caso além de prazer, há que se pesar o custo, porém, ciente de que não há um com a manutenção do outro.

O kit, mesmo que eu não conheça o fabricante, sendo de 5ª geração, e com as especificações técnicas que passou, parece ser o mais adequado para o seu carro, muito embora o trabalho de instalação represente 50% da eficiência do equipamento.

Boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm em Sáb Jan 10, 2009 4:33 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#5

Mensagem por luizge » Ter Jan 13, 2009 1:04 pm

Cara pelo custo da instalação, o preço do m3 do gas, os gastos com manutenção, acho que não vale a pena cair nessa não, sem dizer que da uma louca na Bolivia e eles sobem o gas de novo, e daí cade o seu lucro nisto tudo, fica na gasolina mesmo, faça as revisões de rotina ande com pé leve, que você ganha muito mais. Se mesmo assim achar que esta gastando muito, tente trocar por uma Picasso flex é muito melhor. O resto é lenda, só vai gastar dinheiro e no final quem ganha é a pessoa que instalou.

Gas é furada, mesmo os carros originais de fabrica não vendem bem, pelo simples fato de ter poucos postos para abastecer, o valor do gas não ser tão atrativo e o desempenho do carro ficar ruim.
Editado pela última vez por luizge em Ter Jan 13, 2009 1:19 pm, em um total de 1 vez.
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#6

Mensagem por reitoso » Ter Jan 13, 2009 2:27 pm

Colega vou passar minha experiência e opinião com GNV, talvez ajude.

Comprei um lindo XSARA com GNV instalado, eu não conhecia o GNV, tudo muito em ordem e funcionando bem até que:

- Descobri que o "pequeno" cilindro acabou com a barra de torção do meu carro, fiquei na ilusão de que bastava regular a suspensão. Quando põe GNV precisa reforçar a suspensão traseira e o dono antigo não o fez, então a bomba sobrou para mim. Eu tirei o GNV um mês depois de comprar o carro, sinceramente não gostei do GNV no carro, mas já era tarde. Talvez tenha como reforçar, mas deve ser complicado, talvez igual ao sistema das caminhonetes.

- Motor: tanto o álcool como a gasolina quando são pulverizados na câmara de combustão dão algum tipo de redução na temperatura no centro do pistão, lá no cilindro (bem pequena, mas dá), isso desde que inventaram o motor a explosão, o primeiro motor de Von Otto era movido a benzina :o .

Quando o motor, álcool ou gasolina ou os dois, passa a receber gás realmente a queima é mais limpa mas o centro do pistão não tem mais nenhum tipo de pequeno arrefecimento na injeção da mistura ar+combustível, então o cabeçote esquenta mais, o seu sistema de arrefecimento (radiador) vai ter um trabalho extra e poderá ter algum ponto quente lá no cabeçote. Isso implica também em mais atenção com o uso do óleo certo e a verificação semanal do nível do óleo, mas com o tempo adeus juntas e anéis antes do que se poderia esperar. Dependendo do carro, do ano, como usa e do modelo isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde, mas o GNV encurta vida útil do cabeçote e suas partes.

GNV vale a pena?

Sim para quem trabalha com lotação, transportes, taxista, representante comercial etc. vale sim pois ele põe o carro para trabalhar e o carro devolve para ele em serviço, vai fazer as retíficas e passar para frente para pegar outro, para essas pessoas carro é ferramenta, então ele mede o quanto gasta e o retorno do investimento.

Não para pessoa física. Você pode ficar com um carro 1 ano ou 30 anos, não dá para saber o seu amanhã. Com GNV ele não vai dar um retorno satisfatório no seu investimento. Vai ficar com um carro pesado, com potência reduzida, que esquenta mais e vai fazer retífica mais cedo. Um vez lendo uns artigos do Tamer (Pergunte ao Tamer) ele disse que teoricamente quando uma pessoa física compra um carro deve usá-lo até o fim para valer o investimento feito, mas as pessoas tem desejos, acabam trocando por querer melhorar o patrimônio por uma série de razões.
andre.fucks
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 5:26 pm
Nome: nsnmarsf
Localização: Cabo Frio

#7

Mensagem por andre.fucks » Ter Jan 13, 2009 3:32 pm

Parabéns pelo comentário REITOSO
Xsara Picasso 2.0 16v Exclusive
2001/2001 - Prata
Manual
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#8

Mensagem por reitoso » Qua Jan 14, 2009 12:25 am

Valeu, aprendi isso na retífica...com o meu cabeçote, agora que estão todos perdendo dinheiro com a conversão veio a verdade. Se quisermos tirar a prova aqui no interior de SP tem revenda que nem pega com GNV, e ainda tem o mito que depois que tira o GNV o carro dá problema, acho que é pela razão do GNV esquentar muito o cabeçote de depois com o combustível normal batendo lá começa a fumar.
Editado pela última vez por reitoso em Qui Dez 29, 2011 2:35 pm, em um total de 1 vez.
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#9

Mensagem por luizge » Qui Jan 22, 2009 5:19 pm

Realmente infelizmente no Brasil nos vendem meias verdades, falam que é uma maravilha que economiza, mais omitem que você terá mais manutenção e problemas a medio prazo, para frotista vale a pena, pois eles usam o carro até ficar no "osso", daí se quebrar outro que arrume, agora pra andar no dia a dia não vale a pena pela dor de cabeça que dá.
Não sei se notaram mais todo carro GNV com o tempo começa a fazer um barulho como se estivesse vazando ar pelo coletor, aqui na minha cidade tem onibus a GNV com motor feito para andar só no GNV e faz este barulho, tenho um conhecido que tinha um Vectra que teve que apertar o coletor de admissão 2 vezes por causa deste problema.
Editado pela última vez por luizge em Qui Dez 29, 2011 2:35 pm, em um total de 1 vez.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#10

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Jan 22, 2009 10:10 pm

Cada vez mais tenho a certeza de que este é o lugar para quem realmente gosta de ficar interado sobre o mundo dos carros.

Este tópico, assim como alguns outros aqui no Fórum, demonstram que a experiência de alguns colegas, podem e devem ser consideradas a peso de ouro por todos aqueles que compartilham do interesse por carros.

Mais do que simples conversas de balcão, ele demonstra que o conhecimento a partir da prática, pode ser compartilhado de maneira clara e objetiva, dando inclusive a alguns profissionais, dados valiosos para o aprimoramento das suas rotinas de trabalho.

Parabéns a todos! :icon_smile_approve:

Tá, tá, tem muita abobrinha no Fórum? Claro que sim!

Mas não se esqueçam que o circo não é feito só de malabaristas; tem que ter palhaço também! :icon_smile_big:
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Qui Jan 22, 2009 10:13 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
luizge
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Sex Mar 28, 2008 1:06 pm
Nome: luizge

#11

Mensagem por luizge » Qui Jan 22, 2009 11:05 pm

Nada como a esperiência de quem já sofreu, para ajudar um amigo, pois tem muito profissional que prometem resolver nossos problemas, mas no fundo só pensam no nosso dinheiro.
Editado pela última vez por luizge em Qui Dez 29, 2011 2:34 pm, em um total de 1 vez.
Felipe Rocha
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 9:44 pm
Nome: Felipe Rocha

#12

Mensagem por Felipe Rocha » Dom Fev 01, 2009 9:52 pm

Companheiros,
obrigado pela experiência de todos vocês e estou convencido em não colocar o GNV no Picasso.

Muito Obrigado.
CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#13

Mensagem por rafael_xm_C4 » Dom Fev 01, 2009 11:27 pm

Boa escolha Felipe, boa escolha.

O C4 em um portamalas gigante que daria para colocar uns 100m3 de gás :icon_smile_angry: , mas jamais faria isso.

Imagina a dó que dá ver alguém colocar GNV num XM, ou melhor, a dó é ver um XM com gás adaptado.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#14

Mensagem por Lortoo » Sáb Abr 04, 2009 1:41 am

Senhores,

Sou novo neste forum, tenho um EXA 2005...como sabemos, um excelente carro, mas um senhor beberrão...rsrsrs
Comprei este carro, porque tenho duas meninas: uma de 2 anos e outra de três meses..que usam cadeiras adequadas para seu transporte e um filho adolescente..então precisava de mais espaço para os passageiros.

Desde 1999, sempre tive carros que usavam o GNV..tive dois astras, peugeot 306, palio weekend, fiesta, siena 1.3 fire( que possuo até hoje).
No RJ, além de termos a redução do IPVA (a aliquota cai de 4% para 1%), temos o preço do m3 do GNV na faixa de R$ 1,49 (rodo por volta de 12KM na cidade com 1 m3 no siena 1.3).

Posso afirmar que nunca tive um problema significativo em nenhum destes carros devido ao GNV...mas sempre tive muita atenção com a manutenção destes carros, principalmente com o sistema de ignição.
Para quem usa GNV, a troca de velas, filtros de ar e verificação dos cabos é SAGRADA. O sistema de arrefecimento também deve ser olhado com carinho...realmente a temperatura de trabalho com o GNV tende a ficar um pouco mais elevada.. encurta-se então a troca do oleo lubrificante..

No meu entendimento, é uma questão de custoxbenefício. Gasta-se mais tempo e dinheiro em manutenção...
mas..como gosto muito de dirigir, viajar...não abri mão do GNV e já estou a procura de uma instaladora de confiança no RJ para colocar o melhor kit possível no meu Picasso EXA.

Existe sensação melhor do que ir do RJ a SP e chegar a conclusão de que se gastou mais com pedagio do
que com combustível?..isso já aconteceu comigo várias vezes!!!

Grande abraço a todos!
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
Felipe Rocha
Habilitado
Mensagens: 71
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 9:44 pm
Nome: Felipe Rocha

#15

Mensagem por Felipe Rocha » Dom Abr 05, 2009 6:42 pm

Lortoo,
no RJ não achei instaladora de GNV.

Dá uma olhada no www.gaspoint.com.br o pessoal faz o orçamento rápido.

O mais indicado é o kit de 5a geração que está em torno de R$ 4.500,00.

Boa Sorte.
CITROËN XSARA PICASSO
GLX 1.6 FLEX
2008 CINZA CHUMBO - MANUAL
Responder