Água sumindo do reservatório
- Edson0
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Água sumindo do reservatório
Bom dia,
Pessoal, desculpe eu ressuscitar esse tópico.
Meu Xsara picasso 2004 está vazando água por baixo do motor próximo a caixa de marcha, não consigo ver exatamente de onde está saindo, pois o peito de aço está atrapalhando, eu ando uns 30km com ele, logo quando paro o carro e dou uma olhada por baixo, eu vejo a água caindo bem e quando coloco a mão, a água não está quente e nem morna está na temperatura normal, mas o carro não ferve e fica na temperatura ideal, eu vou e coloco aguá no reservatório e chega a pegar de 1 a 2 litros, a ventoinha está armando com mais frequência!! O que pode ser??
Abraço.
Pessoal, desculpe eu ressuscitar esse tópico.
Meu Xsara picasso 2004 está vazando água por baixo do motor próximo a caixa de marcha, não consigo ver exatamente de onde está saindo, pois o peito de aço está atrapalhando, eu ando uns 30km com ele, logo quando paro o carro e dou uma olhada por baixo, eu vejo a água caindo bem e quando coloco a mão, a água não está quente e nem morna está na temperatura normal, mas o carro não ferve e fica na temperatura ideal, eu vou e coloco aguá no reservatório e chega a pegar de 1 a 2 litros, a ventoinha está armando com mais frequência!! O que pode ser??
Abraço.
- Edson0
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Água sumindo do reservatório
Boa noite pessoal,
Graças a Deus eu consegui resolver o problema que eu cheguei a relatar logo acima. Como eu vi que aconteceu algo semelhante com um amigo aqui nesse tópico, eu fiquei desesperado achando que poderia estar acontecendo a mesma coisa que o nosso amigo falou que o problema dele era cabeçote trincado ou algo assim! Hoje eu retirei o meu o peito de aço para visualizar melhor de onde saia tanta água, e pude ver que a água estava saindo de um tampão de borracha que fica em um tubo de ferro que passa bem atras do motor, postei a foto aí para entender melhor, postei o tampão com rachadura e a localização dele já trocado. Com isso, o vazamento parou!! Estou pronto para próximo desafio!!!!
Abraço!
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Graças a Deus eu consegui resolver o problema que eu cheguei a relatar logo acima. Como eu vi que aconteceu algo semelhante com um amigo aqui nesse tópico, eu fiquei desesperado achando que poderia estar acontecendo a mesma coisa que o nosso amigo falou que o problema dele era cabeçote trincado ou algo assim! Hoje eu retirei o meu o peito de aço para visualizar melhor de onde saia tanta água, e pude ver que a água estava saindo de um tampão de borracha que fica em um tubo de ferro que passa bem atras do motor, postei a foto aí para entender melhor, postei o tampão com rachadura e a localização dele já trocado. Com isso, o vazamento parou!! Estou pronto para próximo desafio!!!!
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Água sumindo do reservatório
Percebi que esta baixando agua do reservatorio, baixando pouco mas esta, não mostrou nenhum vazamento de agua até agora, o carro está normal, sem superaquecer e sem falhas, escapamento limpo.Hoje de manha com o carro frio, abri o reservatorio de agua e escutei um barulho de pressão saindo do reservatório, a TAMPA do reservatorio acho que é original ainda. Será algo grave?
- rgdl
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Água sumindo do reservatório
Notou se as mangueiras, especialmente as do ar quente, estão estufadas?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Água sumindo do reservatório
As Mangueiras de ar quente estão desligadas, comprei o carro a poucos dias, O Carro não falha e não tem vazamneto de oleo, A ventoinha esta acionando, A temperarura fica em 3 pontos sempre .To desconfiado de ter ar no sistema de refrigeração, pois coloquei agua, e acelerei para ver o teste de junta, não borbulhou, mas logo depois a agua tava no minimo de novo, não encontrei vazamento, Por isso to desconfiado do ar, ela sempre baixa e fica no mesmo nivel. Acho que ao emendarem as mangueiras do ar quente ficou com Ar, o que vc acha? Outra coisa, pode ser a tampa do reservatorio?
- rgdl
- Zumbi
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Água sumindo do reservatório
Sobre o teste de junta que vc fez nesse motor, e no 2.0 também, ele não rola por causa do sistema de refrigeração em anel adotado pela PSA nesses dois motores.
É que nesse esquema de anel todo ar da compressão do motor que estiver vazando pela junta só vai parar no reservatório de expansão depois que a válvula termostática abrir e ela só abre quando o motor alcança a temperatura de 89°C. Nessa temperatura haveria refluxo de água quente pelo reservatório de qualquer maneira dificultando o diagnóstico.
É melhor fazer um teste de compressão de cilindro, que tem que dar resultado em torno de 159 psi, isso se seu carro estiver ao nível do mar.
Sobre o ar no sistema, tem uma maneira bem simples de tirá-lo. Como vc não tem as mangueiras do ar quente vamos pular o primeiro passo que seria abrir a válvula da mangueira de ar quente, então vamos direto para a segunda parte.
Na caixa de passagem de água do seu motor tem uma tampa parecida com a tampa do pino de pneu (item 6 da imagem abaixo), retire ele e coloque água no reservatório de expansão até sair água pela abertura que ele tampava. Observe se vai sair ar por ali e só pare de colocar água quando não sair mais nenhuma bolha de ar e feche.
Retire a mangueira de retorno (a fininha que liga o radiador ao reservatório de expansão) do radiador e coloque água no reservatório de expansão até sair água pelo encaixe da mangueira, observe até parar de borbulhar ai é só encaixar a mangueira. Acerte e nível e pronto, como vc não tem mais as mangueiras de ar quente pode ser que ainda fique um pouco de ar, mas será coisa mínima que vai baixar quase nada no reservatório.
O mais provável é que a emenda das mangueiras de ar quente seja por onde a água vaza. Não precisa fazer muito não, basta gotejar.
Normalmente quando vaza pela tampa do reservatório dá problema de superaquecimento, de qualquer maneira basta vc checar a tampa assim que chegar em casa e veja se está vazando por ali.
Não esqueça de usar aditivo orgânico a base de monoetilenoglicol depois que vc resolver os problemas de vazamento.
É que nesse esquema de anel todo ar da compressão do motor que estiver vazando pela junta só vai parar no reservatório de expansão depois que a válvula termostática abrir e ela só abre quando o motor alcança a temperatura de 89°C. Nessa temperatura haveria refluxo de água quente pelo reservatório de qualquer maneira dificultando o diagnóstico.
É melhor fazer um teste de compressão de cilindro, que tem que dar resultado em torno de 159 psi, isso se seu carro estiver ao nível do mar.
Sobre o ar no sistema, tem uma maneira bem simples de tirá-lo. Como vc não tem as mangueiras do ar quente vamos pular o primeiro passo que seria abrir a válvula da mangueira de ar quente, então vamos direto para a segunda parte.
Na caixa de passagem de água do seu motor tem uma tampa parecida com a tampa do pino de pneu (item 6 da imagem abaixo), retire ele e coloque água no reservatório de expansão até sair água pela abertura que ele tampava. Observe se vai sair ar por ali e só pare de colocar água quando não sair mais nenhuma bolha de ar e feche.
Retire a mangueira de retorno (a fininha que liga o radiador ao reservatório de expansão) do radiador e coloque água no reservatório de expansão até sair água pelo encaixe da mangueira, observe até parar de borbulhar ai é só encaixar a mangueira. Acerte e nível e pronto, como vc não tem mais as mangueiras de ar quente pode ser que ainda fique um pouco de ar, mas será coisa mínima que vai baixar quase nada no reservatório.
O mais provável é que a emenda das mangueiras de ar quente seja por onde a água vaza. Não precisa fazer muito não, basta gotejar.
Normalmente quando vaza pela tampa do reservatório dá problema de superaquecimento, de qualquer maneira basta vc checar a tampa assim que chegar em casa e veja se está vazando por ali.
Não esqueça de usar aditivo orgânico a base de monoetilenoglicol depois que vc resolver os problemas de vazamento.
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Água sumindo do reservatório
Obrigado pelas dicas Amigo, Levei o carro para trocar a Agua de arrefecimento, dai com a bomba, foi constatado um pequeno vazamento na valvula termostatica, dai mandei trocar, e para minha surpresa tava sem a valvula, apenas a carcaça, Comprei o carro a poucos dias. Coloquei a valvula nova e completa e troquei todo o liquido de arrefecimento, Andei com o carro pouco ainda, mas já vi que a aguá não baixou e a temperatura está normal, acionando a ventoinha em 93 graus, mais ou menos, medi no termometro a laser
- rgdl
- Zumbi
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Água sumindo do reservatório
Então está perfeito .
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- RobertoSuzano
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Água sumindo do reservatório
Boa Noite Senhores,
Sou bem leigo em carros, há algum tempo tive problemas com meu Câmbio (Automático) e graça as dicas que recebi aqui consegui resolver, hj venho com uma nova duvida: Meu C3 é 2008/09 1.6 Flex Automático com 70.000km, 1 vez por semana olho a água do radiador e está sempre bem próxima ao mínimo e tenho que completar, perguntei a 3 mecânicos se isso é normal, 2 disseram que sim e 1 disse que não porem todos os 3 não encontraram nenhum tipo de vazamento minha duvida é, pela experiência dos participantes do fórum é algo que devo me preocupar ou realmente preciso sim 1 vez por semana verificar esse nível de água por ser algo normal do veiculo ou alguma outra dica e se é verdade que cada vez que eu completar devo colocar junto o aditivo e nunca utilizar água de torneira para completar o nivel?
Desde já agradeço a atenção de todos!
Sou bem leigo em carros, há algum tempo tive problemas com meu Câmbio (Automático) e graça as dicas que recebi aqui consegui resolver, hj venho com uma nova duvida: Meu C3 é 2008/09 1.6 Flex Automático com 70.000km, 1 vez por semana olho a água do radiador e está sempre bem próxima ao mínimo e tenho que completar, perguntei a 3 mecânicos se isso é normal, 2 disseram que sim e 1 disse que não porem todos os 3 não encontraram nenhum tipo de vazamento minha duvida é, pela experiência dos participantes do fórum é algo que devo me preocupar ou realmente preciso sim 1 vez por semana verificar esse nível de água por ser algo normal do veiculo ou alguma outra dica e se é verdade que cada vez que eu completar devo colocar junto o aditivo e nunca utilizar água de torneira para completar o nivel?
Desde já agradeço a atenção de todos!
- rgdl
- Zumbi
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Água sumindo do reservatório
O único mecânico que respondeu certo foi o que disse que não é normal o liquido de arrefecimento baixar do reservatório. Um sistema de arrefecimento que funciona 100% sem vazamentos não diminui o nível em hipótese alguma.
Nem pensar em usar água de torneira, se ela for de poço pior ainda, é cheia de minerais que vão corroer principalmente os radiadores de óleo e as juntas metálicas, inclusive a do cabeçote. Vc pode até usar água de torneira numa emergência por pura e simples falta de alternativa, mas no dia a dia nem pensar.
Nunca use apenas água, é obrigatório o uso de aditivo na proporção de 50/50, ou seja, metade água desmineralizada metade aditivo concentrado. Sobre o aditivo ele tem que ser obrigatoriamente do tipo orgânico e com etilenoglicol ou monoetilenoglicol. Não se pode usar o tipo sintético e nem esses aditivos que não possuam monoetilenoglicol.
O uso do aditivo é porque ele aumenta o ponto de ebulição da água (de 100°C para 120~150°C) evitando que ela crie bolhas de cavitação no motor, também possui aditivos antiespumantes e anticorrosivos.
Bom, o liquido de arrefecimento não some e motor não bebe água, então para algum lugar esse liquido está indo. O que pode estar acontecendo é seguinte:
1 - Pode haver um vazamento não identificado pelos mecânicos: Para identificar faça o seguinte compre um aditivo concentrado orgânico com monoetlenoglicol de cor bem chamativa (verde ou rosa) complete com ele sem diluir vá completando até a concentração de aditivo ficar alta. Observe as mangueiras, juntas e etc... onde estiver vazando vai ficar colorido pela tinta do aditivo, aliás essa tinta é para isso, para facilitar a identificação de vazamentos.
2 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo: Observe se não há borra branca n a tampa do óleo ou na tampa do reservatório do expansão, se nas trocas de óleo sai água antes de sair o óleo velho.
3 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo do cambio automático: Nesse caso o câmbio reclama na hora, é certo dar erro no câmbio. Além de que vc nota a perda de força e o o não engate das marchas.
4 - A junta do cabeçote pode estar queimada e vazando água para a câmara de combustão: Aqui vc nota a perda de potência do motor, muitas vezes o motor estabiliza quando aquece mas não rende e vibra muito quando frio. Outra coisa é que as mangueiras costumam estufar e haver pressão no reservatório mesmo com o motor frio. Um teste simples é o teste de compressão do cilindro, se seu motor é o TU5JP4 flex a taxa de compressão é 12,5:1, ou seja, 12 vezes e meia a pressão atmosférica. Sendo assim, a nível do mar, (12,5 X 14,6959487755) a compressão tem que ficar em torno de 183 PSI em cada cilindro.
Nem pensar em usar água de torneira, se ela for de poço pior ainda, é cheia de minerais que vão corroer principalmente os radiadores de óleo e as juntas metálicas, inclusive a do cabeçote. Vc pode até usar água de torneira numa emergência por pura e simples falta de alternativa, mas no dia a dia nem pensar.
Nunca use apenas água, é obrigatório o uso de aditivo na proporção de 50/50, ou seja, metade água desmineralizada metade aditivo concentrado. Sobre o aditivo ele tem que ser obrigatoriamente do tipo orgânico e com etilenoglicol ou monoetilenoglicol. Não se pode usar o tipo sintético e nem esses aditivos que não possuam monoetilenoglicol.
O uso do aditivo é porque ele aumenta o ponto de ebulição da água (de 100°C para 120~150°C) evitando que ela crie bolhas de cavitação no motor, também possui aditivos antiespumantes e anticorrosivos.
Bom, o liquido de arrefecimento não some e motor não bebe água, então para algum lugar esse liquido está indo. O que pode estar acontecendo é seguinte:
1 - Pode haver um vazamento não identificado pelos mecânicos: Para identificar faça o seguinte compre um aditivo concentrado orgânico com monoetlenoglicol de cor bem chamativa (verde ou rosa) complete com ele sem diluir vá completando até a concentração de aditivo ficar alta. Observe as mangueiras, juntas e etc... onde estiver vazando vai ficar colorido pela tinta do aditivo, aliás essa tinta é para isso, para facilitar a identificação de vazamentos.
2 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo: Observe se não há borra branca n a tampa do óleo ou na tampa do reservatório do expansão, se nas trocas de óleo sai água antes de sair o óleo velho.
3 - Pode estar havendo mistura de óleo e água através do radiador de óleo do cambio automático: Nesse caso o câmbio reclama na hora, é certo dar erro no câmbio. Além de que vc nota a perda de força e o o não engate das marchas.
4 - A junta do cabeçote pode estar queimada e vazando água para a câmara de combustão: Aqui vc nota a perda de potência do motor, muitas vezes o motor estabiliza quando aquece mas não rende e vibra muito quando frio. Outra coisa é que as mangueiras costumam estufar e haver pressão no reservatório mesmo com o motor frio. Um teste simples é o teste de compressão do cilindro, se seu motor é o TU5JP4 flex a taxa de compressão é 12,5:1, ou seja, 12 vezes e meia a pressão atmosférica. Sendo assim, a nível do mar, (12,5 X 14,6959487755) a compressão tem que ficar em torno de 183 PSI em cada cilindro.
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Re: Água sumindo do reservatório
Bom dia amigo. Desculpe desenterrar o tópico, mas estou com o mesmo problema, no mesmo lugar e antes de levantar o carro para tirar o protetor do carter e chegar nessa peça, pois ontem a noite constatei que era no mesmo lugar que o seu, onde você comprou outra peça dessa? ou fez adaptação com um pedaço de mangote? Obrigado!Edson0 escreveu: ↑Sáb Mai 06, 2017 6:54 pmBoa noite pessoal,
Graças a Deus eu consegui resolver o problema que eu cheguei a relatar logo acima. Como eu vi que aconteceu algo semelhante com um amigo aqui nesse tópico, eu fiquei desesperado achando que poderia estar acontecendo a mesma coisa que o nosso amigo falou que o problema dele era cabeçote trincado ou algo assim! Hoje eu retirei o meu o peito de aço para visualizar melhor de onde saia tanta água, e pude ver que a água estava saindo de um tampão de borracha que fica em um tubo de ferro que passa bem atras do motor, postei a foto aí para entender melhor, postei o tampão com rachadura e a localização dele já trocado. Com isso, o vazamento parou!! Estou pronto para próximo desafio!!!!
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- Kadurj
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Re: Água sumindo do reservatório
Olá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso por indicação do amigo RGDL fui atras de uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.
É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.
Aqui tem o vídeo depois de instalado.
Segue o link da mangueira.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7
Abs.
É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.
Aqui tem o vídeo depois de instalado.
Segue o link da mangueira.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7
Abs.
Editado pela última vez por Kadurj em Ter Jun 16, 2020 10:35 am, em um total de 1 vez.
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Re: Água sumindo do reservatório
Bom dia meu amigo! Muito obrigado pelo retorno, peguei esse meu carro a um ano e estou apaixonado pelo mesmo, muito conforto e tecnologia. Porém o antigo dono era porco e me deixou meio mundo de coisa para resolver nele e que estou fazendo aos poucos. Esse tampão de borracha no caso ele faz a ligação para a entrada de ar-quente?Kadurj escreveu: ↑Ter Jun 16, 2020 9:39 amOlá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso descobri uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.
É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.
Mangueira.jpg
Aqui tem o vídeo depois de instalado.
Segue o link da mangueira.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7
Abs.
Adicionado após 21 minutos 20 segundos:
Obrigado! Vou ver com calma a noite quando chegar em casa com o áudio.Kadurj escreveu: ↑Ter Jun 16, 2020 9:39 amOlá Fabio Reis! Tudo bem?! O sistema de ar quente da minha nave também está isolado porém sempre tive problemas com esse tampão pois sempre estourou em pouco tempo de trocado. Tenho até hoje uns 5 guardados no porta luvas. Com isso descobri uma mangueira do Kadett da GM que parece uma bengalinha e fiz o by-pass unindo as duas saídas do líquido sendo uma na carcaça da válvula termostática e outra no tubo. Veja a imagem abaixo.
É só cortar um pedaço e problema resolvido. Já está na nave há 6 meses e tenho outra de reserva no carro.
Mangueira.jpg
Aqui tem o vídeo depois de instalado.
Segue o link da mangueira.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2187355de7
Abs.
Obrigado!!!!!!!!!
- Kadurj
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Re: Água sumindo do reservatório
Cara. Para deixar o esquema 100%, o ideal mesmo é descobrir o porque do sistema de ar quente estar isolado e resolver o problema. Geralmente é isolado quando há algum vazamento na tubulação ou no próprio radiador de ar quente. Vou deixar um link abaixo com o passo a passo relatado pelos nossos amigos RGDL e Miau que sabem tudo e mais um pouco.
viewtopic.php?f=29&t=10682
Um abraço e boa sorte com a nave!!
viewtopic.php?f=29&t=10682
Um abraço e boa sorte com a nave!!