Problema em XM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#1

Mensagem por Alexandre Pires » Seg Dez 29, 2008 6:26 pm

Tenho um XM V6 92/93 que apresenta um defeito intermitente. Por vezes o motor começa a falhar até apagar, como se faltasse combustível. As vezes desligando o contato e religando ando mais alguns kilometros e a falha volta a parecer. As vezes demora a dar a partida e volta a apagar.
Já testei a bomba, que mesmo nessa situação mantém a pressão na linha. Efetuado o scaner, acusa defeito no relê da bomba, que substituído continua apresentar o defeito.
Outra coisa é que quando vou dar partida no carro os dois leds ficam acesos e sem que eu digite o código do imobilizador o motor dá partida. As vezes digito o código e o led verde pisca por quatro vezes seguido dos 4 respectivos bips, e neste caso o motor não dá a partida, neste situação desconecto a bateria e conecto novamente e consigo ligar o carro.
Este carro está com 63800 km e pertenceu a meu pai desde zero, ficou parado por uns três anos, até que no começo do mês efetuei a substituição das esferas, troca de todos os fluidos, filtros e velas para que voltasse a andar.
Agradeço desde já a colaboração dos participantes deste fórum.
Alexandre


alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#2

Mensagem por alexandre » Ter Dez 30, 2008 2:39 pm

Ola amigos :lol:


Alexandre, simpatizei com seu nome não sei por que...rsrsrs

Seu caso é daqueles bem cabeludos e vai consumir um bocado de paciencia sua, a rede eletrica da barca esta com falta de massa (aterramento) e pode ter se acentuado pelo tempo que ficou parado.
Verifique os pontos de fixação da rede eletrica a massa do veiculo no motor, do lado direito da bateria, no acabamento da soleira da porta direita (motorista), sob o painel e sob o console (abaixo do teclado do codigo).
Um deles esta desligado ou com mal contato e é isto que gera insuficiencia do funcionamento do rele da bomba e imobilizador eletronico.

Boa sorte e se precisar estamos aqui...


Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#3

Mensagem por Alexandre Pires » Ter Dez 30, 2008 6:23 pm

[quote name='alexandre' post='4070' date='Dec 30 2008, 12:39 PM']
Ola amigos :lol:
Alexandre, simpatizei com seu nome não sei por que...rsrsrs

Seu caso é daqueles bem cabeludos e vai consumir um bocado de paciencia sua, a rede eletrica da barca esta com falta de massa (aterramento) e pode ter se acentuado pelo tempo que ficou parado.
Verifique os pontos de fixação da rede eletrica a massa do veiculo no motor, do lado direito da bateria, no acabamento da soleira da porta direita (motorista), sob o painel e sob o console (abaixo do teclado do codigo).
Um deles esta desligado ou com mal contato e é isto que gera insuficiencia do funcionamento do rele da bomba e imobilizador eletronico.

Boa sorte e se precisar estamos aqui...
Um abraço B)
[/quote]

Olá Alexandre

Obrigado pela dica.

Chequei os dois terras ao lado da bateria ew realmente estavam soltos. O polo negativo da bateria que ja haviam sido substituidos apresentava folga.
Andei ai uns 50km com o carro e não apresentou o problema.
Não encontrei os da soleira. Seria necessário desmontar a guarnição interna, onde fica o puxador do capo?
E como tenho acesso ao do console? É só retirar a coifa do cambio ou preciso desmomtar a parte onde fica o teclado? Se sim, como faço a desmontagem?

Mais uma vez, muitissimo obrigado.
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#4

Mensagem por Alexandre Pires » Ter Jan 06, 2009 8:40 pm

Olá amigos.

Segui as dicas do nosso amigo Alexandre, revisei todos os pontos de terra e em parte o problema aparentemente está sanado.

O carro já não morre em movimento. Apenas em 500 km de uso chegou a morrer 3 vezes quando parado no farol. Continuo testando.

Quanto ao problema do imobilizador, este permanece.

Quando chego no veiculo o led vermelho está piscando. Ao dar a ignição, acendem-se os dois leds (vermelho e verde) neste ponto mesmo que eu digite ou não o código, ligo o carro normalmente.

Agradeceria se alguém pudesse me ajudar nesta questão.
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm » Ter Jan 06, 2009 11:25 pm

Boa noite gente...

Isto aqui está virando um mar de Alexandresssssssssssssss... :D

Caros Alexandres, cada vez que eu ouço falar em um problema elétrico pelo qual ainda não passei, me sobe um arrepio na espinha, apesar de o carro ser muito bom de eletrônica.

Ainda há pouco eu estava lendo um documento intitulado "The Citroen Internet Reference", que é muito parecido com o do nosso colega Checov em relação ao seu C4 Pallas - aliás por onde anda o amigo? - mas, que além de referencias de experiências pessoais com o "transatlântico", como costuma falar nosso outro colega Alexandre, ainda dispõe sobre dicas para entendimento e reparos de alguns problemas, dentre outras coisas.

Estava justamente vendo um artigo sobre o teclado de código no console; eu havia me lembrado do seu problema, mas a única sugestão do sujeito que postou a dicam foi a troca do sistema ( teclado e suas conexões ).

Até por não ter passado por alguns problemas, não me preocupei em saber por antecipação, quais seriam as soluções para determinados problemas. Acredito que no seu caso, retornar a operação do teclado a sua condição original, ou seja, default, talvez seja a solução.

Recordo de ter visto algo sobre isso, mas sinceramente neste momento, não me recordo quando nem onde.

Vou dar uma buscada na memória. Se encontrar esta informação, e quando encontrar, posto como resposta.

Abraço e bom ano a todos.
Ainda por aqui!
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#6

Mensagem por Alexandre Pires » Qua Jan 07, 2009 12:19 am

[quote name='rafael_xm' post='4112' date='Jan 6 2009, 09:25 PM']
Boa noite gente...

Isto aqui está virando um mar de Alexandresssssssssssssss... :D

Caros Alexandres, cada vez que eu ouço falar em um problema elétrico pelo qual ainda não passei, me sobe um arrepio na espinha, apesar de o carro ser muito bom de eletrônica.

Ainda há pouco eu estava lendo um documento intitulado "The Citroen Internet Reference", que é muito parecido com o do nosso colega Checov em relação ao seu C4 Pallas - aliás por onde anda o amigo? - mas, que além de referencias de experiências pessoais com o "transatlântico", como costuma falar nosso outro colega Alexandre, ainda dispõe sobre dicas para entendimento e reparos de alguns problemas, dentre outras coisas.

Estava justamente vendo um artigo sobre o teclado de código no console; eu havia me lembrado do seu problema, mas a única sugestão do sujeito que postou a dicam foi a troca do sistema ( teclado e suas conexões ).

Até por não ter passado por alguns problemas, não me preocupei em saber por antecipação, quais seriam as soluções para determinados problemas. Acredito que no seu caso, retornar a operação do teclado a sua condição original, ou seja, default, talvez seja a solução.

Recordo de ter visto algo sobre isso, mas sinceramente neste momento, não me recordo quando nem onde.

Vou dar uma buscada na memória. Se encontrar esta informação, e quando encontrar, posto como resposta.

Abraço e bom ano a todos.
[/quote]


Boa noite Rafael

Obrigado pela ajuda.

Mas não consigo realizar função alguma pelo teclado. O que você diz de retornar a default seria troca do código por 0000 (código atual + C + novo código + C)?

Já tentei esta opção, mas como disse assim que viro o contato os dois leds ficam acesos e não importa se digito ou não o código, consigo dar partida no motor.

Senão, qual seria o procedimento?

Pelo que percebo, parece que o sistema está inoperante, mas tenho medo de travar de vez e me deixar na mão.

Muito obrigado

Abçs
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#7

Mensagem por rafael_xm » Qua Jan 07, 2009 11:44 pm

Boa noite Alexandre,

Gostaria de ter essa resposta, mas infelizmente não a tenho. Mais uma vez vale aquela máxima de correr atrás da informação só quando o problema bate a porta.

Vou dar uma pesquisada na net para ver se encontro algo que possa te ajudar.

Só mais uma dica: já tentou o procedimento com a ignição ligada?

Abraço!
Ainda por aqui!
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#8

Mensagem por Alexandre Pires » Qui Jan 08, 2009 1:16 am

[quote name='rafael_xm' post='4128' date='Jan 7 2009, 09:44 PM']
Boa noite Alexandre,

Gostaria de ter essa resposta, mas infelizmente não a tenho. Mais uma vez vale aquela máxima de correr atrás da informação só quando o problema bate a porta.

Vou dar uma pesquisada na net para ver se encontro algo que possa te ajudar.

Só mais uma dica: já tentou o procedimento com a ignição ligada?

Abraço!
[/quote]


Boa noite Rafael.

Com certeza, toda tentariva é válida. Estou também procurando onde e como posso.

Já tentei de tudo, sem sucesso.

Para mim importa ver a barca em perfeitas condições, pois como disse esse carro pertenceu a meu pai desde zero. Para mim é algo sentimental. E além do mais me apaixonei por ele.

Ainda tenho algumas coisas a fazer, como a caixa da direção que vaza. Nada muito alarmante, coisa de 1/2 litro ao mês, mas me incomoda, já que emporcalha todo chão da garagem.

O resto é maquiagem, como um polimento, já que o carro ficou parado sob um teto de zinco. Imagina o estrago...

Para completar, ainda na terça dei uma pancada na trazeira de uma eco sport. Quebrei lanterna dianteira direita :angry2: , são coisas que acontecem.

Sigo a saga de vê-lo 100% funcionando.

Mais uma vez, muitissimo obrigado pelo empenho em me ajudar.

Grande abraço.

Alexandre
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#9

Mensagem por RAFAEL » Qui Jan 08, 2009 10:42 pm

Reportado: fabio

ola amigos, boa noite, sou um novo membro e estou ainda um pouco perdido no site, agradeço a atenção e o meu problema e o seguinte, comprei um xm ano e modelo 1992 6 cc impecavel de unico dono mas este carro foi *FUÇADO* por profissionais que acabaram por deixar o carro desmontada a parte eletrica do motor, *distribuidor bicos e o sistema da bomba hidraulica, este carro estava parado ha mais de tres anos, baixei alguns esquemas na net e liguei a distribuição bicos e modulos, para a minha surpresa dei na partida e funcionou, acontece que ele funciona erratico e nao consigo aceleração, se acelerar totalmente ele da estouros no coletor de admissao, o que poderia ser esse problema, seria uma questao de honra eu colocar esse carro para funcionar, ate apelidaram esse carro aqui como o de volta pro futuro, *tom de sarro* mas ja consegui o que eles nao conseguiram, e gostaria muito se pudessem me ajudar, PS esta com um sensor que vai no coletor de admissao com os fios cortados, ele vai em conjunto com o acelerador que varia o seu ajuste de acordo com a aceleração do veiculo, att Fabio Alves
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#10

Mensagem por rafael_xm » Qui Jan 08, 2009 11:24 pm

Muita gente acharia sua saga um verdadeiro calvário, mas elas não tem nem idéia da satisfação que se sente quando solucionamos um problema aparentemtne insolúvel. Vamos continuar tentando, sempre.

Nosso colega fábio - seja bem vindo aventureiro - apesar das probabilidades, mostrou que tem a veia do desafio latente.

No seu caso fábio, o ideal seria posicionar um outro carro próximo ao seu, e comparar as fiações. Isso seria mais rápido que buscar esquemas e tentar fazer as ligações testando fio a fio.

Eu poderia até sugerir um dos meus para esse trabalho, mas os meus são 1995, o que pode trazer alguma alteração na fiação. De qualquer forma, se estiver disposto, podemos ver a possibilidade de fazer este contato. Há outras pessoas aqui no fórum que gostariam de acompanhar isso também.

Veja as possibilidades e a disponibilidade, e entre em contato para tentarmos resolver isso.

No aguardo.

Abraço!
Ainda por aqui!
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#11

Mensagem por Alexandre Pires » Sex Jan 09, 2009 12:25 am

[quote name='rafael_xm' post='4154' date='Jan 8 2009, 09:24 PM']
Muita gente acharia sua saga um verdadeiro calvário, mas elas não tem nem idéia da satisfação que se sente quando solucionamos um problema aparentemtne insolúvel. Vamos continuar tentando, sempre.

Nosso colega fábio - seja bem vindo aventureiro - apesar das probabilidades, mostrou que tem a veia do desafio latente.

No seu caso fábio, o ideal seria posicionar um outro carro próximo ao seu, e comparar as fiações. Isso seria mais rápido que buscar esquemas e tentar fazer as ligações testando fio a fio.

Eu poderia até sugerir um dos meus para esse trabalho, mas os meus são 1995, o que pode trazer alguma alteração na fiação. De qualquer forma, se estiver disposto, podemos ver a possibilidade de fazer este contato. Há outras pessoas aqui no fórum que gostariam de acompanhar isso também.

Veja as possibilidades e a disponibilidade, e entre em contato para tentarmos resolver isso.

No aguardo.

Abraço!

[/quote]

Pois é Rafael.

Hoje falei com o Flávio da Flafersa, que me disse ser quase certeza problema de bateria.

A minha troquei no mes passado, quando fiz a manutenção. Apesar de ser uma de 75Ah naum eh de marca.

O "olho" está acusando baixa densidade. Vou tentar arrumar uma outra pra fazer o teste, ou levar esta para troca.

Quanto ao amigo Fabio, apesar do meu ser mod 93, pelo orga consta fabricação 20/01/1992. talvez sirva como referencia.

Aliás Rafael, parabéns pelas barcas. Jah vendeu alguma ou desistiu?

Gde Abç
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#12

Mensagem por rafael_xm » Sex Jan 09, 2009 1:08 am

Tive um problema com a bateria, mesmo sendo uma Moura. Ela ficou com a carga abaixo da capacidade de carregamento do alternador. Deixei ela dois dias na loja onde comprei para uma carga lenta, e nunca mais tive problema.

As barcas estão comigo, estou tentando passar para um carro mais novo, mas ainda com um olho nos antigos. O mecânico tá show, apesar de sempre ter alguma coisinha para fazer. De nada adiantaria ter um carro desses sem diversão. Este se eu pudesse, ficaria com ele. O outro, o automático, é perfeito para um backup. mecânica ótima, tudo funcionando, e com quase a totalidade das peças de acabamento em condições de uso.

O tempo vai passando, e enquanto não vendemos, continuamos nos divertindo.

Abraço!
Ainda por aqui!
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#13

Mensagem por Alexandre Pires » Sex Jan 09, 2009 1:22 am

[quote name='rafael_xm' post='4157' date='Jan 8 2009, 11:08 PM']
Tive um problema com a bateria, mesmo sendo uma Moura. Ela ficou com a carga abaixo da capacidade de carregamento do alternador. Deixei ela dois dias na loja onde comprei para uma carga lenta, e nunca mais tive problema.

As barcas estão comigo, estou tentando passar para um carro mais novo, mas ainda com um olho nos antigos. O mecânico tá show, apesar de sempre ter alguma coisinha para fazer. De nada adiantaria ter um carro desses sem diversão. Este se eu pudesse, ficaria com ele. O outro, o automático, é perfeito para um backup. mecânica ótima, tudo funcionando, e com quase a totalidade das peças de acabamento em condições de uso.

O tempo vai passando, e enquanto não vendemos, continuamos nos divertindo.

Abraço!
[/quote]


Vou verificar isso amanhã, e espero reslover o problema.

Caso contrario, como disse o Flávio trocar o teclado.

Eu vi pelas fotos, realmente muito bonito.

Boa sorte com a venda.

Com certeza um belo divertimento, pena que um pouco caro.

Abraço!
Alexandre Pires
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 4:17 pm
Nome: XM V6 BR EXCLUSIVE
Localização: São Paulo

#14

Mensagem por Alexandre Pires » Sex Jan 09, 2009 12:48 pm

Pois é Rafael.

Hoje estive na oficina onde consertei a barca.

Descobri que o problema do carro é o alternador. Não está carregando suficiente.

Vou tentar efetuar o conserto.

Abraço
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#15

Mensagem por alexandre » Seg Jan 12, 2009 1:59 pm

Ola amigos :lol:

Parece que os X decidiram dar o que falar...rsrsrs

Fabio, vi o seu post e vai uma dica: O sensor que voce mencionou é o de "posição da borboleta", ele informa a central de injeção quanto voce esta acelerando, sem a informação deste sensor o X não sabe que voce quer acelerar o motor e dai o funcionamento erratico e estalos (estouros) no coletor.

Verifique tambem se os sensores de detonação (aneis redondos pretos sob as flautas de injeção) estão conectados.

Veja sob o reservatorio de LHM se o sensor de oxigenio (sonda Lambda) esta conectado (são dois conectores com dois fios: branco-branco e cinza-preto).


No mais é isso, um passo de cada vez afinal é isso que o Dr Emmet Brown diria :P


Um abraço B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
Responder